30 novembro 2016

O Zlatan explica...


... lá na frente.


Que grande jogo do Manchester United esta noite frente ao West Ham, em encontro do quartos de final da Taça de Inglaterra. A equipa de Mourinho jogou em altíssima rotação e todo o quarteto atacante esteve em grande destaque. Em particular, o poderoso ponta-de-lança sueco. Tenho escrito sobre as vantagens do uso de um avançado com a mobilidade do Raúl e, embora o Ibrahimovic seja um jogador com outros predicados técnicos, não possui os mesmos recursos físicos que o mexicano. Por exemplo, a velocidade e a estamina que o camisola 9 encarnado demonstra em campo. No entanto, isso não faz com que jogue pior. O "Ibra" utiliza a sua inteligência de jogo, leia-se capacidade de saber ler o jogo e posicionar-se nos sítios certos para criar os desequilíbrios, para colmatar a sua falta de velocidade e resistência física. Por isso, mais que os golos que marca, o importante é o quanto ele dá e faz jogar a sua equipa. E, nesse contexto, é um exemplo para todos. Diria mesmo que é um belo exemplo para o Mitroglou seguir, uma vez que é um jogador do mesmo estilo. Agora deliciem-se com o movimento, a visão e a execução de Zlatan no terceiro golo dos "red devils".



6 comentários:

  1. O Ibra é o verdadeiro ponta de lança recuado. Dos poucos que considero um verdadeiro galático. Jogador que deixará saudades. Génio do futebol.
    A vantagem do Ibra é mesmo a de saber jogar parado. Isso só para os foras de série, como ele. Jimenez nem a correr nem parado: Nunca valerá 60 milhões nem 20, nem 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponta-de-lança recuado? Então o que é o Rooney? Mas, a comparação aqui nem foi com o Raúl. Este tem um estilo de jogo diferente. A comparação aqui foi com o Mitroglou, que também não tendo muita velocidade, poderia ser mais inteligente a jogar, pois uma coisa não implica a falta de mobilidade, como acontece com o Zlatan. Saber jogar de costas para a baliza é isto. Não tanto o que o Kostas faz na maioria das vezes.

      Eliminar
    2. Precisa de reformulação esta parte do texto: «Tenho escrito sobre as vantagens do uso de um avançado com a mobilidade do Raúl, e embora o Ibrahimovic seja um jogador com outros predicados técnicos, não possuir os mesmos recursos físicos que o mexicano, como por exemplo a velocidade e a estamina. No entanto, isso não faz com que jogue pior.»

      Consigo concordar que o Zlatan não joga pior do que o Raul, no entanto. (E em PT-PT normalmente usa-se resistência no lugar de estamina.)

      Eliminar
    3. Obrigado pelo reparo e até já reformulei o texto por causa disso. Estamina, resistência, vigor,... é a riqueza da nossa língua portuguesa.

      A intenção deste artigo não é comparar o Zlatan ao Raúl, até porque são jogadores com características e comportamentos futebolísticos bem distintos. A intenção é criar um pararelismo com o perfil do Mitroglou e verificar o que o grego pode fazer mais do que tem feito.

      Na verdade, estou insatisfeito com a produção do grego no Benfica. Perante o tipo de adversários que enfrenta em 80% dos jogos, deveria ter números bem mais expressivos. Actualmente, tem 0.4 golos por jogo, i.e., precisa de 3 jogos para marcar um golo. Na época passada, a proporção era de 1 golo em cada 2 jogos. E depois se olharmos para a sua influência e contributo para golos dos colegas, os números não são por ali além.

      Vejo muita gente a defender o Mitro, mas sem substanciar muito essa defesa. É como se defendessem por gostar dele. Eu gosto dele, mas perante estes números preciso de ser exigente e indicar um caminho para ele evoluir. Um olhar para o que o Zlatan faz em campo seria benéfico para ele.

      Eliminar
    4. Lá mais para a frente no post percebi que não era sobre o Jiménez. Aliás, dadas as características nunca podia ser sobre o Jiménez!

      O que me leva a defender o Mitro, de uma forma resumida, é o que ele fez no jogo com o Paços, desde a tabela para o golo do Guedes, ao abrir as pernas para a bola ir ter com Sálvio e este atirar a contar. É aquela capacidade dele de prender defesas, saber onde aparecer, quando aparecer, quando atirar, quando passar, quando vir mais atrás, quando ficar lá na frente. É ver aquela meia hora em Alvalade o ano passado para se perceber. Mais do que o golo é como a equipa fica mais perto de marcar com ele em campo.

      Jiménez não dá isso. Pode ser tempo? Se calhar, mas não tem demonstrado capacidade para dar isso. É um tipo que aparenta ser demasiado formatado (faz o que lhe mandam e é mau a ler o jogo, por isso não consegue dar mais). Daí eu ter dito, há uns tempos, que neste momento o Zé Gomes parece uns furos acima do Jiménez.

      Eliminar
    5. Esqueci-me de acrescentar: Apesar de tudo, é notório que Mitro está em baixo de forma. Não só pelos golos, mas pelo alheamento geral do jogo.

      Eliminar