03 fevereiro 2016

Olha que três


Quem são os três melhores jogadores do campeonato Português?

Jonas, Pizzi e Gaitán
Eu sou suspeito, mas tenho em mim a crença de que não estarei muito errado se afirmar que o Benfica tem os três melhores jogadores do campeonato nacional, neste momento. São eles o Jonas, o Pizzi e o Gaitán. No domingo passado, os três destruíram completamente a defesa do Moreirense, na vitória de 1-4 do Benfica em Moreira de Cónegos. O trio, que na realidade é um quarteto se considerarmos o Mitroglou (ou o Raúl quando é ele que joga), foi terrível na mobilidade ofensiva da equipa encarnada. Os defesas do Moreirense foram completamente ultrapassados pela qualidade de movimentações ofensivas dos jogadores encarnados. E, não se trata de qualidade individual em prol da equipa. Trata-se sobretudo de qualidade táctica devido a muito treino. É interessante ver a forma como Pizzi sai da sua posição original de médio-ala/extremo direito para o corredor central e até lateral esquerdo e o Mitroglou ocupa o corredor direito, com o Jonas no central e o Gaitán na esquerda, quando o Benfica marca o segundo golo, com mais uma assistência do internacional Português. Este é só um belo exemplo de como o trabalho de Rui Vitória, aliada à qualidade técnica destes jogadores, está a produzir estes enormes resultados, quer colectivos, quer individuais. O brasileiro Jonas, outrora conhecido por não marcar muitos golos, está a lutar para a bota de ouro. O camisola 21, outrora visto com muita desconfiança pelos adeptos encarnados, sobretudo devido a ser o jogador mais caro da história do Benfica (14M€), hoje muitos já pensam o contrário e que foi de facto uma grande contratação. Quanto ao Nico, este dispensa apresentações. O que é de realçar é que ele está recuperado e a magia já anda à solta.


Kostas e Raúl
Como é bom um treinador e um adepto ter este tipo de dores de cabeça. Qual o melhor? O Mitroglou ou o Jiménez? Para mim, tanto-me faz! Penso que os dois são um excelente apoio e complementam bem o quarteto ofensivo com os três acima. No entanto, a forma de jogar é diferente. Enquanto o grego parece ter o doutoramento no jogo de área, o mexicano fora desta parece estar nas suas sete quintas. E estas duas características são bem exemplificadas pelos seguintes dois momentos, respectivamente. No primeiro deles, o avançado Mitroglou marca um excelente golo ao primeiro poste após enorme cruzamento de Eliseu (porque continuam a não gostar do açoreano é algo que me aflige um pouco). O segundo momento, é o passe que o Raúl faz da esquerda para o centro para Jonas, e este por sua vez deixar para a entrada na grande área de Gaitán. Ou seja, pela criação de espaço para outro colega poder entrar. A meu ver, faltará ao Mitro um pouco do Raúl e vice-versa, para estar tudo perfeito. De qualquer maneira, que sorte a nossa podermos contar com dois avançados desta categoria.


Lisandro e Lindelöf
A lesão do central argentino durante o encontro fez com que Rui Vitória tivesse que mandar entrar o jovem central sueco. Em primeiro lugar, desejo as rápidas melhoras do Lisandro, pois ninguém gosta de estar lesionado. Ainda para mais de um jogador que já de si está a jogar bem e a substituir o habitual titular que está ausente também por lesão, o Luisão. Mas, se o camisola 2 não poder dar o seu contributo já frente ao Belenenses, não estou minimamente preocupado. Estou seguro que o Lindelöf pelo que já demonstrou nos últimos jogos em que jogou que estará com certeza pronto para assumir a posição. A qualidade do treino também se mede na forma como os jogadores estão preparados para entrar sempre que necessário.





P.S.: O golo sofrido nos últimos instantes é que foi um pouco consentido e deve ser revisto. Aliás, o Júlio César deve mesmo cobrar todo o resto da equipa por não ter saído de Moreira de Cónegos sem uma ficha limpa.

8 comentários:

  1. O teu post remeteu-me para um clássico da literatura universal : Os três mosqueteiros de Alexandre Dumas . Mas como sabes os três mosqueteiros eram na realidade quatro pois a eles juntou-se D`Artagnan.
    Por essa razão junto , com tua licença, o quarto mosqueteiro : Mitroglou , ele é o nosso D`Artagnan , até porque chegou depois e está emprestado.
    Não sei se são os melhores do campeonato. O Sporting tem um jogador de nível mundial, chamado João Mário e dois outros muito bons que são Ruiz e Slimani e no Porto estão Layun , o rei das assistências e Brahimi.
    Concluindo , direi que Jonas e Gaitan são os dois melhores jogadores da nossa liga. Parece-me justo mencionar Renato Sanches , apesar de dois ou três jogos menos exuberantes , de quem espero uma segunda metade de campeonato fantástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh! Eh! Eh! Tive mesmo para meter esse título mas depois só fazia sentido com o D'Artagnan do Talisca... ;P

      Acerca do João Mário, também sou um adepto desse jogador. No entanto, e jogando na posição do Pizzi, prefiro mil vezes o Sr. 14M€. Acho que o Pizzi consegue ser muito mais jogador que o João Mário que em termos criativos oferece muito pouco. Poderia equacioná-lo no Benfica, na posição 8, mas mesmo aí, penso que seria uma aposta para o curto prazo, porque a médio prazo o Renato vai ser gigante. Aliás, o quanto este menino tem crescido nos últimos meses de trabalho (e só passaram cerca de 2 meses)...

      O Layun ainda é o rei das assistências? É que o Pizzi deve andar já muito perto, não? ;)

      Eliminar
  2. Em Portugal há muitos craques de nível Mundial; Não sabemos é dar o devido valor.
    Em termos máximos, os melhores são Gaitan, Jonas, Brahimi e João Mário. Mas há muitos mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Mas há também muitos que têm esse potencial para o ser, mas duvido muito que permaneçam por lá.

      Eliminar
  3. Pizzi, Gaitan e Jonas... Estes jogadores representam realmente tudo o que eu gosto no futebol e a razão pela qual adoro este desporto ! Os três têm as qualidades que os tornam ao mesmo tempo eficazes e lindos a ver jogar : qualidade técnica, visão de jogo, capacidade de decisão acima da média. São na minha opinião as três qualidades mais importantes num jogador ofensivo e cada um entre o Pizzi, o Jonas e o Gaitan reúne estas qualidades em si, portanto acaba por ser lógico que se entendam tão bem em campo.

    E já agora o Pizzi a continuar assim merece claramente a titularidade na Selecção para o Euro 2016 ! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! O Pizzi para mim é titular de caras na selecção nacional.

      Eliminar
    2. Não é fácil. É incrível como Portugal no meio-campo tem provavelmente o melhor set de jogadores de todas as seleções do mundo quando relacionamos qualidade em quantidade.
      William Carvalho, Danilo, Rúben, Tiago

      Adrien(Está feito um líder), João Mário, Moutinho, André André, Pizzi, Bruno Fernandes, Renato Sanches

      André Gomes, Bernardo Silva, Danny, Ronny

      Minha nossa. Com um selecionador a sério, ter-se-ia equipa para debater com qualquer seleção.

      Eliminar
    3. Temos de facto muita qualidade, mas há aí muitos jogadores que o que têm neste momento é apenas e só potencial. Falta-lhes muita coisa para ser titular na selecção nacional.

      Eliminar