07 fevereiro 2016

E ainda queriam mudar de treinador?


O que está a acontecer ao Porto é a prova viva de que a "chicotada psicológica" num clube que lute pelo título, dificilmente dá resultado.

Quando em Dezembro o Benfica empatou frente ao União da Madeira, foram várias as vozes no seio da família Benfiquista que pediam a cabeça do Rui Vitória. Diziam que aquele era o momento certo para fazer a mudança. Sempre fui contra e o motivo está agora mais que visto.

Pouco tempo depois, e também vítima dos resultados, o Porto opta por substituir o seu treinador. Claramente, foi uma decisão movida por impulso por parte de uma direcção portista, pois nem sequer tinham um treinador em mente após o despedimento de Julen Lopetegui. A meu ver, esse despedimento serviu mais para aliviar as tensões que já começavam a surgir perante a direcção do que propriamente um bom acto de gestão. E é aqui que denoto já um enorme sinal de fraqueza da até agora proclamada pela maioria com "a estrutura" do futebol em Portugal.

Ao contrário, a estrutura encarnada, igual a si própria, manteve a sua aposta em Rui Vitória. Pessoalmente, penso que o presidente encarnado aprendeu imenso com a péssima decisão de despedir o Fernando Santos no início de 2007-2008, decisão essa que acabou por sabotar por completo essa temporada, sobretudo se atendermos ao início da mesma. O Luís Filipe Vieira aprendeu aí que não se deve seguir as emoções, nem tão pouco as vozes dos adeptos, nesses momentos. A prova dos nove, veio épocas mais tarde, após a quarta época de Jesus de águia ao peito, a célebre temporada em que perdemos tudo no final. Foi essa lição aprendida com Fernando Santos que fez o LFV manter o Jesus por mais duas temporadas. Foi essa decisão que levou-nos ao sucesso. E, deverá ser essa decisão que nos levará ao sucesso esta temporada (veremos no final, mas até agora tudo aponta para um desfecho feliz).

Esta derrota do Porto no Dragão frente ao Arouca só vem dar mais força a todo este raciocínio. As "chicotadas psicológicas", como é referido quando um treinador é despedido e é substituído por um novo treinador, pode até ter algum sucesso em clubes na cauda da tabela. No entanto, mesmo nestes, a taxa de sucesso é muito, mas mesmo muito reduzida. E, se formos para os clubes do topo da tabela, sou (in)capaz de contar os casos de sucesso, pelos dedos de uma só mão. Aliás, convido o leitor a dar-me um caso de sucesso de um clube que luta para ser campeão num dos principais campeonatos da europa, tê-lo sido depois de despedir o treinador e contratado um novo. É que assim de repente, não me recordo de nenhum.

Por isso mesmo, aquilo que está a acontecer ao Porto não me surpreende minimamente. Tecnicamente falando, também há explicação. A preparação de uma equipa de futebol não é apenas fazer o seu onze titular. Vai muito para além disso. Tem a ver com a metodologia de treino. Essa é muito própria de treinador para treinador. Ao mudar-se de treinador, é criar uma quebra com todo o trabalho que foi feito até então. E, muitas vezes, o sucesso está mesmo ali ao virar da esquina. Veja-se o exemplo do actual Benfica de Rui Vitória. Até finais de Dezembro as exibições eram cinzentas, mas as vitórias foram constantes. A confiança veio, e o treino começou a produzir o efeito desejado. O mês de Janeiro foi sublime e a entrada de Fevereiro foi a todo o vapor.

Depois, temos de perceber que essa quebra do trabalho, na maioria das vezes, é prejudicial, pois os clubes não têm tempo para reajustamentos. Por melhor que seja o treinador vai ter sempre trabalho de readaptação ao clube e aos seus atletas. Veja-se o exemplo de Jürgen Klopp no Liverpool. E este foi substituído muito antes de Dezembro. Por isso mesmo, muitas vezes tenta-se solucionar com recurso a novos jogadores, particularmente jogadores que estejam em forma e possam entrar de caras no onze. Mas, isso é outro tema que dá pano para mangas... O que é essencial reter, é que não se deve substituir o treinador a meio da temporada. Só em situações muito excepcionais. Ah! E quanto ao José Peseiro, penso mesmo que ele se não tem cuidado acabará por queimar a sua carreira com este convite claramente envenenado.

12 comentários:

  1. O palerma do Lagartinácio, quando substituiu o Materazzi. Assim de repente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Bem visto! Mas, o Materazzi nem sequer tinha feito 1/3 de temporada (saiu ao final de 5 jornadas). ;)

      Eliminar
  2. PP

    Muito boa a tua perspectiva, como de resto é habitual naquilo que expões. Parabéns e não percas a lucidez. Essa é a que ilumina nos momentos dificeis e não está ao alcance de muitos.
    Abraço benfiquista

    ResponderEliminar
  3. Lopetegui saiu porque não haviam condições para continuar. Além de ser um fraco treinador ainda se juntou o descontentamento de TODOS os portistas. Engraçado que não me lembro de um dizer bem dele.

    Para mim é claro que a estrutura do Porto queria André Villas-Boas, mas esqueceu-se que não era assim tão fácil contratá-lo a meio da época. Já foi tarde.

    Agora a direção portista move-se por interesses, talvez devido á idade do "papa" começam a surgir opositores como é o caso de Vitor Baia, e não pelo FC Porto com as artimanhas que se sabe pelo meio.

    Quanto ao que nos diz respeito, eu fui um dos que pediu a cabeça de Rui Vitória. Agora sei que estava completamente errado a esse respeito. Mais até de LFV que para mim é e continuará a ser o responsável por esta época. Esta mudança de opinião dá-se devido á evolução brutal da equipa. Durou tempo mas valeu a pena, pelo menos por agora. Sobre LFV já não mudo tanto a opinião, porque cometeu demasiados erros para ser desculpado do dia para a noite. E, sim, aprendeu muito com a saida do Fernando Santos, mas parece-me que foi a unica coisa que aprendeu em 14 anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que morra de amores pelo Lopetegui, mas perante tamanho investimento esta temporada no plantel e com tantas caras muito ao gosto do antigo treinador, deveriam ter-lhe dado mais tempo na minha opinião.

      Já agora, também é difícil reconstruir um meio-campo praticamente na sua totalidade, uma vez que da época passada para esta não transitou praticamente ninguém, nesse sector do Porto.

      Se a intenção era o André Villas-Boas, o que eu duvido, então deveriam ter sondado antes. Ou seja, ara resolver o problema deveriam ter dado logo a solução. Ao invés disso criaram foi outro problema. E isso para mim é um erro grave de gestão.

      E sim, é verdade, a direcção do Porto move-se por interesses. Não é à toa que sacrificaram o Lopes. Para mim, foi puramente para salvar a pele dos dirigentes que erraram no planeamento da equipa.

      Sobre o LFV, há coisas que também não gosto nele (por exemplo, as constantes contratações de jovens jogadores e muitos deles de qualidade muito dúbia e por montantes elevados e sobre as quais pretendo escrever algo ainda esta semana), mas tenho de dar o braço a torcer que ele no geral tem estado muito bem. Mas, também com mais de 14 anos de experiência no clube... um dia tinha de começar a acertar.

      ;P

      Eliminar
  4. PP, sou contra chicotadas num clube como o Benfica, é como tu dizes, as possibilidades de sucesso são infimas. No caso do R.Vitória então, seria absurdo, mudança de paradigma, primeira experiencia num grande clube, veio substituir alguém que teve uma importancia fundamental nos ultimos 6 anos. Em todo o caso,a situação não é equiparavel ao Flopes, este, em ano e meio provou que é um treinador banal sem a minima categoria para equipas de topo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao RV, nem mais Aquila Imperiale!

      Sobre o Lopes, para mim ele serviu de bode expiatório da SAD portista.

      Eliminar
  5. O Peseiro nessa foto tens un ares de Hugo Chavez ! xD

    Em relação ao RV, tenho de fazer mea culpa porque confesso que há algumas semanas/meses atrás eu já não confiava no RV, não até querer vê-lo na rua no meio da época mas por acaso imaginava mal continuarmos com ele a treinador na próxima época. Agora com os últimos resultados, a "remontada", e a qualidade de jogo ofensivo que temos praticado (nomeadamente graças a Sanches, Pizzi, Gaitan e Jonas) tem-me feito mentir e espero que continue !
    Agora sim posso dizer que acredito no projecto do Rui Vitória e por acaso nunca estive tão confiante antes dum jogo contra o Porto... Vamos ver no que dá...

    Viva o SLB ! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Próximo jogo frente ao Porto é jogo de apenas um resultado possível: vitória do Benfica!

      O próprio Rui Vitória sabe que é importante até para a sua confiança, ganharmos aos portistas na próxima 6ª feira. Jogamos em casa, jogamos melhor futebol, só temos de estar confiantes e com aquele querer ganhar que impeça que nada nem ninguém nos consiga retirar a vitória do encontro.

      VIVA O GLORIOSO!!! ;D

      Eliminar
  6. Concordo com o que escreveu, sobretudo a lição Fernando Santos.

    ResponderEliminar