08 dezembro 2014

Qual o onze para amanhã?


Este seria o meu onze para o último encontro da Liga dos Campeões esta temporada. Qual seria o vosso?

«
Vamos encarar o jogo com o máximo respeito. Já não dá para o objetivo do apuramento, mas também está em jogo a questão financeira. Mas, o mais importante é domingo, no Dragão. E face a esse objetivo vou fazer muitas alterações em relação ao jogo de hoje [n.d.r. com o Belenenses]»
por Jorge Jesus

Tendo em conta estas declarações do técnico encarnado após o encontro frente ao Belenenses no sábado passado, é de antever grandes mexidas no onze titular. Provavelmente, essas alterações não serão assim tantas como aquelas que para mim faria. De qualquer maneira, penso que seria crucial evitar que o trio atacante argentino jogasse, uma vez que já não serão muito mais valorizados e porque é fundamental tê-los bem fresquinhos "que nem alfaces" para o importante clássico no próximo fim-de-semana. Assim sendo, o onze que escolhi e que faz capa deste artigo é o seguinte: Júlio César na baliza; quarteto defensivo formado por André Almeida na direita, Loris Benito na esquerda e no centro Lisandro López e Jardel; Cristante a médio defensivo; Tiago a extremo direito, Pizzi a médio centro "box-to-box" e Ola John como extremo esquerdo; e lá na frente a dupla brasileira formada por Talisca e Derley.

Embora esquematicamente possa ser interpretado num 4-4-2 (4-1-3-2) que Jorge Jesus tem preconizado para o seu Benfica, como poderemos ver pela figura abaixo, a polivalência dos seus jogadores permite muitas nuances tácticas (posicionais) consoante os vários momentos do encontro da próxima terça-feira. O Bayer Leverkusen com o seu futebol pressionante será um adversário ideal para verificar até que ponto a nossa segunda linha evoluiu ao longo dos últimos 3 meses de trabalho com "Jota-Jota". Para além disso, acredito que os alemães não deverão jogar com o seu melhor onze, isto depois de já terem assegurado a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Os jogadores que estarão sobre o escrutino avaliador serão:
  • Lisandro López: sem o capitão Luisão castigado pela expulsão no encontro frente ao Zenit, daria a titularidade ao argentino que na última época jogou no Getafe naquela posição central sobre o lado direito. Com Jardel ao seu lado, gostaria de verificar se o argentino tem a capacidade de liderança e sentido posicional que o camisola 4 encarnado assegura ao esteiro defensivo da equipa. Importante também será verificar o controlo emocional do camisola 2 encarnado nestes grandes momentos.
  • Loris Benito: para fazer descansar o uruguaio Maxi Pereira, colocaria na sua posição o André Almeida. Como Eliseu ainda está lesionado, a porta para a titularidade de Benito na lateral esquerda estaria completamente aberta. Seria muito importante avaliá-lo num contexto muito mais exigente e frente a extremos muito perigosos, como os que o Bayer Leverkusen possui. Para além disso, ao colocar um Ola John como extremo esquerdo, é necessário ter um lateral esquerdo de raiz, capaz de dar profundidade ao flanco.
  • Bryan Cristante: o geómetra italiano poderá ter neste jogo a oportunidade de redimir-se da sua pior exibição com a camisola encarnada. Por outro lado, poderá dar à equipa uma segurança na saída de bola que ela tanto precisa para fazer face à primeira linha de pressão do Bayer. Penso que uma das formas de quebrar com esse tipo de jogo da equipa germânica estará na capacidade de passe longo do Cristante. Sobretudo, se ele for direccionado para o Tiago, que como veremos, estando numa ala e sendo forte fisicamente poderá ganhar facilmente ao lateral esquerdo que o marcar. Este encontro será excelente para avaliar a evolução do camisola 24.
  • Pizzi: o português será o médio todo-o-terreno da equipa neste encontro. Dele se espera o controlo do ritmo de jogo da equipa. Ora mais pausado com circulação da bola, ora mais repentino, com a aceleração através de passes rápidos ou do transporte de bola, para quebrar uma ou outra linha defensiva do adversário. Vai ser um jogo muito exigente a nível físico e mental, pois a pressão feita pelos jogadores germânicos é de um campeonato onde o ritmo é muito mais elevado que o português. Mas, sendo um dotado tecnicamente e um jogador com conhecimento profundo dos vários momentos do jogo, ele terá a chance perfeita para dizer a "Jota-Jota" e aos adeptos do terceiro anel, que está presente e que quer ser solução neste Benfica desta temporada. Se há altura de fazer o jogo da vida dele, é esta a altura! Até porque ao que parece o Enzo vai sair...
  • Tiago: o extremo/avançado português está cada vez mais a ficar para trás de uma grande carreira. Com cada vez menos oportunidades de jogar num grande clube como o Benfica, devido à quantidade elevada de qualidade para as várias posições que ele joga, o "Bébé" tem de aproveitar cada oportunidade. Mais do que estar preparado fisicamente e tecnicamente, ele tem é de estar preparado mentalmente. Precisa de estar focado o encontro todo e precisa de dar tudo por tudo neste jogo. Para mim, e face à posição que o coloquei em campo, ele será a chave do jogo. É por ele que o jogo poderá desequilibrar em nosso favor. Sendo um jogador muito rápido e muito potente fisicamente, poderá tirar muita vantagem do seu posicionamento sobre a linha. Primeiro, porque o lateral esquerdo que deverá jogar embora excelente perde para ele no confronto físico. Segundo, porque o lateral esquerdo do Bayer é um jogador muito ofensivo e numa transição ofensiva rápida dos encarnados, o Tiago poderá ter o tempo e espaço para fugir a ele. Terceiro, como extremo direito, o Tiago fugirá um pouco ao raio de acção dos centrais adversários, que estarão muito ocupados a marcar a dupla atacante encarnada. Agora, para tudo fazer sentido, não poderá perder a bola com passes sem nexo, ou não ajudar o André Almeida em tarefas defensivas pelo seu corredor.
  • Talisca: o jovem brasileiro tem aqui mais um grande jogo para provar que está a evoluir. Fisicamente vai ser um encontro muito desgastante - antevejo que ele não dure os 90 minutos - mas ele tem de estar mentalmente preparado, tal como esboçou no encontro frente ao Mónaco na Luz. Nesse encontro jogou a segundo avançado e jogando ao primeiro toque lá conseguiu imprimir a dinâmica necessária para conseguirmos a vitória. Espero o mesmo neste encontro.
Júlio César, André Almeida, Jardel, Ola John e Derley serão os jogadores nucleares para equilibrarem a equipa nos vários momentos do jogo. O internacional canarinho está cada vez mais seguro na baliza e isso transmite-se a olhos vistos a cada jogo que efectua. O camisola 33 será a muleta ideal para a titularidade de Lisandro López, dando solidez defensiva ao centro do terreno. O internacional português será o guarda-costas perfeito para os desequilíbrios do Tiago. Por outro lado, o internacional holandês ajudará o estreante Benito nas tarefas defensivas. Já o brasileiro Derley, será o avançado ideal para jogar ao lado do Talisca, dando-lhe o apoio que o jovem precisa para desenvolver o jogo ofensivo encarnado. Salientar que tanto Jardel e Derley, como André Almeida e Ola John terão um papel fundamental no auxílio à dupla de meio-campo, fazendo o 3º homem do meio-campo sempre que tal for necessário e dependendo do momento do jogo. Em suma, estes quatro jogadores serão determinantes nas compensações.

Polivalência táctica que este onze encarnado confere à
equipa para o jogo frente ao Bayer Leverkusen.



P.S.: Este será também o jogo ideal para estrear um Nélson Oliveira, por exemplo. Será que ele vai ter a sua oportunidade? Já agora, será que Nico, Enzo e Salvio poderão entrar no jogo, para se mostrarem à Europa?

10 comentários:

  1. Para mim seria varela, benito, lisandro, cesar, nelsinho, cristante, pizzi, ola john, tiago, derley e nelson oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria um pouco demais. Penso que é necessário ter pelo menos uns 4 ou 5 jogadores perfeitamente identificados com os processos que o Jesus pretende que a equipa tenha.

      Gostava que o Bruno Varela, o Hélder Costa ou o Gonçalo Guedes tivesse a sua estreia na Liga dos Campeões, tal como o Nélson Oliveira.

      Eliminar
  2. É a tua opinião,,, mas para mim o que era demais era ficar sem o andré almeida ou jardel ou talisca ou até sem o júlio césar contra os corruptos isso sim seria demais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ???

      Mas queres que o Glorioso perca ou o quê?!

      Eliminar
    2. Quero que o MAIOR seja BI - CAMPEÃO , e nem um risco corra neste jogo. imagina que o andré se lesiona quem lá metes?!! contra corruptos e porcos temos que estar sempre á frente no raciocinio

      Eliminar
    3. Eh! Eh! Bem visto! Talvez por isso mesmo o Jesus convocou o Sílvio...

      ;)

      Eliminar
  3. Perante a convocatória apostaria nos seguintes: Artur, Sílvio , Lisandro, Jardel e André Almeida, Cristante , João Teixeira e Talisca, Gonçalo Guedes, Bebé e Nelson Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhando para a convocatória, apenas retirava do onze que adiantei o Júlio César para colocar o Artur (se bem que o Paulo Lopes também não seria mal pensado... :P).

      Sílvio e Nelson Oliveira jogariam de certeza. A terceira substituição seria entre João Teixeira e Gonçalo Guedes e dependeria do decorrer do encontro.

      Não quis retirar todos os habituais titulares ou aqueles que pertencem a esse grupo, por uma questão de descaracterização. É importante que o Benfica consiga fazer um bom jogo, independente do resultado, e o Bayer Leverkusen não é um adversário qualquer. Para mim, é a melhor equipa do grupo.

      Eliminar
  4. Artur, AAlmeida (a sair aos 60 pra entrar Sílvio), César, Lisandro López e Benito; Cristante, João Teixeira e Pizzi; Ola John, GGuedes e Derley. Risco mínimo para Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O César não tem categoria para estas andanças, pelo menos por enquanto.

      E quanto ao 4-3-3, acho que não seria aconselhável, pois os jogadores treinam diariamente no sistema que o Jesus tem já pensado desde que chegou à Luz (isto com uma ou outra nuance).

      Eliminar