10 dezembro 2014

A minha #TeamOfTheYear


Esta é a minha e a vossa, qual é?

Já começa a ser tradição a eleição do melhor onze do ano por parte da UEFA. A época passada o melhor onze para mim foi este. Neste ano de 2014, continuei a apostar num esquema com 3 centrais, 4 meio-campistas e 3 avançados, tal como em 2013. Independentemente do grau de subjectividade sobre algumas posições e até mesmo formações, uma coisa é certa, existem dois nomes incontornáveis nestas formações: Ronaldo e Messi. É impressionante os números destes dois jogadores. 

Tentei fazer um onze com os melhores do ano, mantendo uma análise equidistante. Saliento para o elevado número de jogadores polivalentes neste onze, que permitem facilmente jogar em vários sistemas de jogo. Saliento para a predominância de jogadores da "La Liga", não fossem 3 de 4 equipas finalistas das competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa), equipas espanholas. Também é importante referir o efeito do Mundial e a tentativa de ser democrático quanto a outros campeonatos menos importantes. Por outro lado, tentei construir um onze sólido e equilibrado. Assim sendo, comecemos com as apresentações:

#1 - Thibaut Courtois: Este ano, tirando o Oblak o guarda-redes que realmente preencheu-me as vistas foi sem sombra de dúvida o belga ao serviço então da equipa do Atlético de Madrid. Foi muito graças a ele que a equipa de Diego Simeone foi campeã espanhola e chegou à final da Liga dos Campeões em Lisboa. Equacionei o alemão Manuel Neuer pois teve um excelente mundial. Por causa disso, há quem o defenda como candidato ao prémio de melhor do mundo de 2014. Contudo, esquecem-se que falhou no jogo da "Champions" frente ao Real Madrid, onde encaixou 4 golos.

#2 - Ezequiel Garay: O líbero desta equipa, o central de classe inegável, o central goleador, o central que sai a jogar redondinho, esse "cara" é o argentino que mais uma vez ajudou o Benfica a chegar à sua segunda final europeia consecutiva (Liga Europa). Talvez aqui tenha pendido um pouco o lado emocional, talvez tenha sido porque queria colocar pelo segundo ano consecutivo um jogador do Glorioso. Contudo, se for ponderar correctamente sobre o tema, talvez só o Diego Godín tenha estatísticas tão boas como o antigo camisola 24 encarnado. E, nesse caso, considero o vice-campeão mundial um jogador muito mais completo. Aliás, não esquecer no enormíssimo campeonato do mundo que o Garay realizou, para além da excelente temporada à frente do Benfica, onde só não ganhou a final da Liga Europa.

#3 - David Alaba: O lateral esquerdo austríaco é um dos melhores do mundo na sua posição. No Bayern de Munique ele tanto dá profundidade atacante pela ala esquerda, como sabe atacar o espaço interior e fazer muitas vezes de terceiro ou quarto médio centro. Neste esquema, utilizaria-o como defesa direito, exactamente para aproveitar o seu jogo interior, mas também o seu enorme poder de antecipação e de marcação. No ano de 2014, melhor que o Alaba, penso mesmo que só o Filipe Luís. Aliás, este teria sido a minha escolha caso tivesse entre os nomeados. O brasileiro foi uma das principais figuras do Atlético de Madrid de Simeone, tendo sido posteriormente transferido para o Chelsea de José Mourinho. Quanto a mim, é talvez o melhor lateral esquerdo da actualidade. Ele e o Alaba, pois claro.

#4 - Sérgio Ramos: O defesa polivalente espanhol foi uma das pedras basilares da equipa de Carlo Ancelotti para conquistar "la décima" (10ª Liga dos Campeões) pelo Real Madrid. O camisola 4 dos "los blancos" pode actuar em qualquer posição da defesa e até mesmo do meio-campo defensivo. É um jogador super rápido e ágil. Tem uma excelente técnica, é agressivo e muito voluntarioso. Gosta de sair a jogar e tem um excelente jogo de cabeça. Tal como o Alaba, gosta de jogar em antecipação e na marcação. No mundial, não foi por ele que "la roja" desiludiu. Para mim, foi sem sombra de dúvidas, o melhor defesa de 2014.

#5 - Toni Kroos: O alemão foi quanto a mim o melhor jogador do mundial. Teve um ano de 2014 em grande. Primeiro, no seu Bayern Munique, onde foi um dos melhores da equipa de Pep Guardiola, apesar de inicialmente, este preferir o espanhol Thiago Alcântara para a posição do Kroos. Este soube lutar e agarrar o lugar. Aprendeu muito com o técnico espanhol, sagrando-se campeão bávaro, mais uma vez. Seguiu-se o mundial, onde sagrou-se campeão do mundo pela sua selecção. Com o seu colega de equipa do Bayen, o alemão Bastian Schweinsteiger (que esteve na minha equipa no ano passado), fez uma dupla de meio-campo terrível no Brasil. A transferência para o Real Madrid fê-lo crescer ainda mais como jogador nas mãos do Ancelotti. É hoje o médio mais recuado, mas continua a ser ele a orquestrar e a pautar todo o jogo ofensivo da equipa. Uma espécie de médio defensivo "playmaker". Quanto a mim, o melhor de 2014 no meio-campo.

#6 - Koke: Se o Courtois foi dos principais responsáveis pelo registo defensivo impecável do Atlético de Madrid, o espanhol foi dos principais responsáveis pelo registo ofensivo da equipa de Simeone. Enorme época do Koke, que poderia ter sido ainda melhor, caso o Vicente Del Bosque tivesse feito a necessária remodelação no onze titular da selecção espanhola, onde o camisola 6 do "atleti" teria com certeza lugar no meio-campo. Jogando numa ala (direita ou esquerda), tanto o Koke, como o turco Ardan Turan, foram os principais desequilibradores e equilibradores da equipa do Atlético de Madrid. As assistências para o golo e sobretudo os índices de trabalho de Koke são o seu melhor cartão de visita e o seu melhor passe para a entrada directa no melhor onze de 2014. Neste meu onze seria o médio ala-direito. Nota importante: melhor que o Koke nesta posição só mesmo o Enzo Pérez. Contudo, este não foi seleccionado porque não consta na lista da UEFA, tal como acontece com Filipe Luís.

#7 - Ángel Di Maria: O argentino foi o melhor jogador na final de Lisboa da Liga dos Campeões. Apesar de não ter marcado qualquer golo nessa final, foi dos pés dele que o Real concretizou a sua remontada. Carlo Ancelotti teve o engenho e a arte de fazer do extremo, um médio completo, de tal forma que chegou ao mundial do Brasil e foi ele, e não o Messi, quem carregou a "alvi-celeste" às costas. A sua saída do Real, após o verão, para Old Trafford, foi amarga para Ronaldo e companhia. Em Manchester, envergou a mítica camisola 7 dos desequilibradores natos, dos extremos que fintam e dão velocidade à equipa. Hoje em dia, Di Maria é isso e muito mais. Está um jogador muito mais inteligente e tem um índice de trabalho defensivo e ofensivo ímpar no futebol mundial. Claramente é titular na equipa do ano de 2014. 

#8 - James Rodríguez: O colombiano não era para estar neste onze, pois inicialmente pensei em colocar o croata Luka Modric nesta posição. O maestro do Real Madrid foi um dos grandes jogadores de 2014, mas quando olhei para as estatísticas, pelos vistos, não foi o único. Rodríguez fez uma época espectacular ao serviço do Mónaco, isto apesar da equipa monegasca ter ficado privada do contributo do ponta-de-lança Falcao. Muitas assistências e muitos golos jogando como médio ofensivo central. Depois veio o mundial e aí foi quem carregou a selecção colombiana às costas, tendo sido o melhor marcador do torneio. Sendo um esquerdino e jogando no corredor central, ele é a minha escolha para a posição 8 da equipa.

#9 - Gareth Bale: Jogando como falso extremo/avançado interior direito neste onze, o galês apresenta números bastante elevados para a sua primeira época ao serviço do Real Madrid. Contudo, esses números podem ser melhorados. Por vezes, sinto-o algo desligado do jogo colectivo da equipa. Mas, a verdade é que sempre que a bola lhe chega aos pés, o Bale não tem dificuldade em jogar com a bola. Parece que tudo lhe sai bem. Seja a finta, seja o drible, seja o arranque, seja o cruzamento. A propósito, tem sido notável a sua evolução ao nível do cruzamento e passe com o pé direito (o seu pior pé), uma vez que agora joga predominantemente sobre o flanco direito. Não foi ao mundial e a meu ver este ficou um pouco mais pobre. Deve ser ingrato para um jogador deste nível, não ter selecção para apresentar-se nesses palcos. No Real Madrid, foi uma das figuras na "Champions" e na época de 2014. Nota: pensei no Karim Benzema para esta posição, mas preferi um canhoto. Para além disso, penso que o francês seria uma boa hipótese para a posição de avançado centro/ponta-de-lança, mas para aí já tenho outra opção como veremos.

#10 - Cristiano Ronaldo: Simplesmente, o melhor jogador do mundo em 2014.

#11 - Lionel Messi: Envergando a mítica camisola do "baixinho" Romário e jogando na mesma posição que o canarinho, o argentino é o meu ponta-de-lança para a minha equipa de 2014. Não é que tenha tido um grande mundial, ou até mesmo uma grande Liga dos Campeões, ou um grande campeonato espanhol. Talvez se considerasse a impressão das prestações optaria pelo francês Karim Benzema. Acontece é que os números falam por si e o argentino tem números acima da média. Talvez seja pelo sistema de jogo do Barcelona, talvez seja pelo seu talento natural. A verdade é que enquanto o Messi apresentar estes números e este nível exibicional, será sempre um titular nesta equipa do ano.

A verdadeira equipa do ano de 2014. Notar na incorporação de Filipe Luís, que foi quanto a
mim o melhor lateral esquerdo em 2014, e do motor do Benfica, o argentino Enzo Pérez,
que carregou os encarnados para uma época gloriosa.




P.S.: E qual seriam os 7 jogadores para o banco de suplentes? E quem seria o treinador ideal para treinar esta equipa?

8 comentários:

  1. 4-3-3 Neuer-Lahm-Hummels-Garay-Alaba-Di Maria-Pogba-Reus-Muller-Diego Costa-CR7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito talento, mas falta aí alguém que seja um pêndulo a meio-campo...

      Neuer, percebo, assim como Lahm, Garay e Alaba. O Hummels nem tanto, porque teve lesionado algum tempo. Pogba pelo que tem jogado na Juventus, mas sinceramente ainda não convenceu-me. O Di Maria compreendo e o Reus também até se lesionar gravemente. Muller falta-lhe um "je ne ces quoi"... o Diego Costa é um tanque e um mete nojo do caraças. Por vezes não gosto dele, mas confesso que em campo às vezes é necessário alguém assim. Infelizmente, lesionou-se no pior momento: na final! CR7 é o melhor do mundo e ponto final.

      Eliminar
  2. Vou fazer um onze que tem mais a ver com os meus preferidos do que com aqueles que brilharam em 2014 se bem que nalguns casos se confundam. Aqui vai (um bocado germanófilo) :
    1- Neuer , para mim de longe o gr mais completo do futebol mundial. Bom entre postes e a sair da baliza. E ainda por cima não acusa a pressão dos grandes momentos;
    2- Lahm. Um dos melhores futebolistas do mundo ;
    3- Hummels. Na minha opinião o melhor central do mundo;
    4- Ricardo Carvalho . Classe a fazer lembrar os melhores da minha juventude como Baresi;
    5- Azpilicueta, ;
    6- Matic, o maior
    7-Schweinsteiger, um jogador absolutamente extraordinário, infelizmente para nós
    8-Iniesta,na minha opinião o melhor jogador espanhol de todos os tempos. Genial;
    9-Gotze ;
    10-Messi ;
    11- Cristiano Ronaldo ,

    12-Courtois;
    13-Ivanovic;
    14-Alaba;
    15-Kroos;
    16-Bale;
    17-Neymar;
    18-Ibrahimovic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que equipaço! Só não percebo o Azpilicueta... a meu ver destoa um pouco...

      ;)

      Eliminar
  3. O Azpilicueta foi um erro . Estava a escrever e acabei por enviar sem corrigir. O 5 é o Alaba e 14 o Marcelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não sou muito fan do Marcelo. Reconheço-lhe a técnica e a magia que às vezes coloca em alguns lances. No entanto, penso que falha muito no passe e na tomada de decisão. Por exemplo, quase sempre opta por mais um toque ou finta quando poderia fazer logo a assistência e assim perde a jogada. O mais engraçado é ver a reacção dele quando faz "merda"... coloca as mãos à cabeça e abana-se todo como que a dizer para ele próprio "porque é que faço mais uma finta"! =D

      Para mim, os melhores laterais esquerdo do mundo da actualidade são o Alaba e o Filipe Luís. Têm tudo!

      Eliminar
  4. 4-4-2 --> Neuer - Lahm, Ramos, Boateng, Alaba - Robben, Pogba, Touré, Di Maria - CR7, Neymar

    Na baliza : acho que não é preciso comentar.

    Na defesa : Lahm e Boateng foram importantes na equipa campeã do mundo. Sergio Ramos foi decisivo na conquista da Champions pelo Real Madrid. E o David Alaba é um lateral-esquerdo de classe mundial.

    No meio-campo : Pogba e Touré no centro, simplesmente são 2 dos médios mais completos do mundo, sabem fazer tudo e mais alguma coisa : defender, construir jogo, rematar de longe, marcar golos, etc... Nas alas, Robben e Di Maria, 2 extremos desequilibradores que tanto conseguem chegar à linha de fundo e cruzar como fletir para dentro e rematar.

    No ataque : CR7 ! O melhor jogador do mundo, simplesmente. E o Neymar que eu achei impressionante no mundial e pela época que vem fazendo no Barça. Teriamos então uma frente de ataque extremamente movel com os 2 avançados completamente livres. Pois acho que tanto o CR7 (como temos andado a ver no Real Madrid) como o Neymar (como vimos no mundial) rendem mais como avançados-centro com liberdade total para deambular onde querem e sem nenhumas tarefas defensivas. Num flanco têm menos liberdade e mais tarefas defensivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o Neymar... no mundial fiquei com a sensação de que se ele não tivesse lesionado frente à Colômbia, o jogo frente à Alemanha poderia ter sido outro...

      Gostei do tem onze! ;)

      Eliminar