07 dezembro 2014

12ª Jornada: Benfica - Belenenses


Mais uma importante vitória no campeonato... e a 40ª de seguida no estádio da Luz.
As estratégias
Entrando com o mesmo onze titular em Coimbra, Jorge Jesus pretendeu desde cedo fazer da posse de bola e da circulação de bola de forma paciente a sua estratégia principal para penetrar na organizada defesa dos azuis de Belém. Por seu turno, Lito Vidigal vinha com uma estratégia de contra-ataque bem definida, muito embora não pudesse contar com as suas duas principais unidades ofensivas: Miguel Rosa e Deyverson (dois ex-formados encarnados).


O jogo
Lima a desbloquear a partida com
um excelente tento de cabeça.
Durante a primeira parte, o Benfica foi atacando pela certa e o Beleneneses contra-atacando. Resultado no final dos primeiros 45 minutos: um nulo e com um empate a 2 em termos de oportunidades claras de golo, muito embora, o Belenenses tenha dado mais trabalho ao Júlio César, que o Talisca e o Jonas deram ao Matt Jones. Este apenas teve dois grandes sustos com a bola a passar muito perto da sua baliza.

Enzo Pérez marca o segundo golo de
grande penalidade. Terá sido o seu
último golo na Luz?
Na segunda parte, o Benfica entrou novamente paciente. Mas, após a saída de Talisca (mais um jogo em que o brasileiro não "dura" os 90 minutos), para a entrada do Lima, o Benfica começou a ser muito mais objectivo. Foi com naturalidade que a equipa chega ao primeiro golo, por intermédio da aposta vinda do banco e após canto de Gaitán, para o Jonas assistir de cabeça o camisola 11 encarnado. Estava feito o primeiro e Lima acabava com um "borrego" que já durava várias semanas - vem mesmo a tempo para o importante jogo no dragão, na próxima semana!

Salvio marca o terceiro após enorme
jogada do "Picasso da Luz".
Desbloqueado o marcador na Luz, a equipa soltou-se mais e começou a combinar muito melhor. Enzo engoliu por completo o meio-campo adversário e numa penetração pelo lado direito da grande área azul, foi rasteirado. Grande penalidade para os encarnados, sendo que o camisola 35 assumiu o momento para fazer o dois a zero - será que o Enzo está de despedida da Luz?! No entanto, o momento áureo da noite estava reservado para a jogada do "Picasso da Luz". Nico Gaitán, pega a bola no centro do terreno e em vários dribles em grande velocidade vai deixando adversários pelo caminho. 1, 2, 3, 4,... e depois sobre a esquerda cruza tenso para a entrada em voo de Toto Salvio, que faz assim o terceiro e último tento do encontro de ontem.

«A vitória foi conseguida com muita qualidade. O Belenenses organizou-se bem, criou muitos problemas, até percebemos como estava a defender. Depois do intervalo a entrada do Lima foi determinante. Jogámos de forma muito inteligente. O adversário foi difícil as coisas só ficaram mais fáceis depois dos golos.
O Lima tem tentado recuperar a veia goleadora, fez um golo e esteve bem em processos de ligação do jogo. Os adeptos do Benfica voltaram estar muito perto da equipa e temos de lhes agradecer.»
por Jorge Jesus 

As figuras
N1c0 e Lima estiveram em grande
no final de tarde na Luz.
N1c0, Lima e Enzo foram para mim as principais figuras do encontro. O camisola 10 é o jogador em melhor forma na Luz e para mim é o melhor jogador do campeonato nacional esta temporada. Mais um jogo a distribuir magia pelo relvado encarnado. Já o Lima, foi ele quem desatou um jogo que se estava a tornar complicado. Fico muito feliz pelo seu golo e espero que seja o primeiro de uma série de jogos sempre a marcar. E, quanto ao Enzo, espectacular no meio-campo. Um verdadeiro motor da equipa, um verdadeiro pulmão da mesma. O argentino é um verdadeiro "carregador de piano", tal a sua preponderância nos vários momentos do jogo.

Jonas, Samaris e André Almeida
também estiveram em grande plano.
Salutar o ambiente de união da
equipa no golo de Lima.
Gostei também de Jonas, Samaris e André Almeida. O brasileiro tem classe em tudo o que toca. É impressionante o seu toque de bola e a sua visão de jogo, sobretudo se atendermos que ele começou a jogar futebol profissional muito tarde e nem sequer tem "escola" futebolística. É claramente um talento puro. Já grego vem em crescendo de forma. Cada vez está mais identificado com aquilo que o Jesus lhe pede nos vários momentos de jogo e com uma defesa mais sólida formada por Luisão, Jardel e um André Almeida mais cauteloso no avanço do terreno, as suas costas ficam mais bem protegidas e o Samaris torna-se mais seguro. E, por falar no Português... está em grande forma e está a querer dizer à crítica que é mais do que um jogador para o plantel encarnado. Quando o Eliseu recuperar, não sei se ele ou o Maxi serão titulares absolutos... para mim, estará aqui o próximo jogador à Benfica!

Apesar do golo a exibição de Salvio
não me convence. Falta-lhe passar
mais a bola aos colegas. O Talisca
seria o primeiro a agradecer...
É fácil não gostar da exibição de Talisca. Muito lento com a bola nos pés, muito lento a ler o jogo, muito lento a movimentar-se,... o máximo que fez durante toda a primeira parte foi um remate contra a barreira do Belenenses, num livre. Muito pouco, como é óbvio. Mas, também não é só culpa dele. Apesar do golo, também não gostei da exibição do Salvio, ontem na Luz. Muitas vezes, o argentino conseguia fazer o desequilíbrio e nesse momento, em vez de passar para um colega melhor posicionado - o Talisca era quase sempre um desses colegas, pois ficava à entrada da área em posição para rematar - lá fuçava numa jogada individual, com tentativa de remate que muitas vezes nem sequer se concretizava, tal a eficácia da defesa adversária. O Salvio quando souber libertar a bola no momento certo será um jogador para valer 10 vezes mais aquilo que vale agora. Quando esse dia surgir estou certo que dificilmente ficará na Luz e dificilmente não será convocado para a "alvi-celeste". 

«O golo do Lima tornou o jogo mais fácil.»
por Nico Gaitán

As dúvidas
Com a quebra de rendimento de Talisca, não sei até que ponto não seria interessante colocar o N1c0 no centro do terreno e fazer deslocar um Lima ou até mesmo um Ola John para extremo esquerdo...

E, se o que fazer com Talisca? O brasileiro está em sub-rendimento, porque não só não está com fulgor físico, como essa quebra está a fazer vir ao de cima todas as suas dificuldades em posicionamento e entendimento das várias fases de jogo. Tentar encontrar a melhor posição para ele poder reencontrar o seu jogo será a próxima tarefa de Jesus. Questiono é se o Enzo sair se não será na posição "8" que o Talisca vai encontrar o seu espaço...



A questão
Depois desta vitória sobre o Belenenses, com um importante jogo para a decisão do campeonato nacional no próximo fim-de-semana, frente ao Porto, questiono qual será o onze que vai defrontar os alemães do Bayer Leverkusen a meio da próxima semana na Luz? É que o Benfica deverá querer vencer esse encontro, para ter uma saída positiva da Liga dos Campeões, assim como amealhar um bom encaixe financeiro com a respectiva vitória. Será que Jesus vai apostar um onze com as principais referências atacantes? Uma coisa é certa, Jesus está privado do seu mais experiente jogador: Luisão!

Mais de 46 mil adeptos no estádio da Luz ontem. Sinal de que os adeptos estão com a
equipa... E sinal que é início do mês...

2 comentários:

  1. Da minha parte:

    César;
    Almeida, Luisão, Jardel, Benito
    Cristante
    Sálvio Talisca Ola John
    Lima Derley

    Entram: Enzo, Gaitan, Samaris (para manter minutos de competitividade).

    Campeonato:

    César
    Maxi Luisao Jardel Almeida
    Samaris
    Enzo Gaitan
    Salvio Jonas Ola John
    (433, ou 442 com Gaitan a 2ºAv)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arrenka!

      Esse teu último onze para o campeonato, também poderá ser interpretado como um 4-2-3-1, se considerarmos: Júlio César na baliza; Maxi, Luisão, Jardel e Almeida como quarteto defensivo; Samaris e Enzo como duplo pivot de meio-campo; Salvio, N1c0 e Ola John como trio ofensivo; e o Jonas como avançado.

      Quanto ao onze frente ao Bayer a meio da semana que colocaste, apenas um reparo: o Luisão não poderá jogar esse encontro, porque foi expulso em São Petersburgo.

      ;)

      Eliminar