31 janeiro 2014

Último dia do mercado de inverno!

Ou não vender nenhum deles?
E sim, trazer um presente para os adeptos?

14 comentários:

  1. Mais? Já temos que chega e sobra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo! ;)

      Eliminar
    2. se fosse o manuel fernandes, confirmando-se a saida de a.gomes, era 1 luxo!

      Eliminar
    3. mpcp,

      Para mim o Manuel Fernandes só vinha em Julho e a custo 0, mas assegurava-o já! Só não vinha já por uma questão financeira... porquê ir gastar mais uns milhões quando se calhar dá para desenrrascar com o que se tem?

      Só se o Benfica vendesse vários médios... ;)

      Eliminar
  2. Deixar tudo como está.

    ResponderEliminar
  3. PP, vou deixar aqui a minha resposta ao teu comentário de ontem. Primeiro quero agradecer, já o fiz mas faço outra vez, o facto de teres dedicado algum tempo a responder a um post meu. Fico contente com isso porque é exactamente esse tipo de debate sobre o Benfica que me interessa fazer.

    Quero reforçar algo que pode não ter ficado claro. Eu estaria contente se eles fizessem parte do plantel e está escrito no blog, por mim, que o Miguel Rosa, a certa altura devia ter feito parte do plantel principal. O que eu quero dizer é que o facto de não estarem, não é suficiente para concluir que o Benfica não aposta na formação. Porque eles não são assim tão bons.

    1 - Não são o melhor que a formação deu mas são exemplos usados por muita gente. E são jogadores que já estão em idades que, para mim, permitem tirar conclusões. Na minha opinião, o melhor que a formação produziu está em ainda em idade de camadas jovens. Bernardo Silva, Cavaleiro, Hélder Costa, Fábio Cardoso. Depois destes saírem do Benfica sem terem oportunidades (espero que não aconteça), aí sim. Devemos criticar.

    2 - O Emerson tinha feito uns 20 e tal/30 jogos no campeão francês, vinha bem referenciado, e não te esqueças, vinha para ser suplente. O treinador do Benfica entendeu que um campeão do mundo e da Europa não merecia uma oportunidade. Continuo a achar que o Luís Martins não é jogador para um grande. Realmente eu não sou ninguém para dizer isso. A sua carreira é que o dirá. Se preferia que ele tivesse jogado em vez do Emerson? Epa talvez, mas repara que o Emerson até defendia bem. Seria um risco muito grande pôr um junior que nem sequer se destacava no seu escalão.

    3 - Novamente. Não sou ninguém para dizer que ele não tem talento. Só acho é que um extremo do Benfica tem que ser capaz de acertar um drible mais do que uma vez por jogo. Acho que o Ola John ainda pode dar bastante ao Benfica. Discordo que a sua passagem tenha sido um fracasso, o ser humano tem é tendência para formar opiniões com base nas memórias mais recentes. Eu não me esqueço que foi quando ele se estreou a titular, no dia 27 de Outubro de 2012 contra o Gil Vicente, que o Benfica fez a sua primeira exibição decente nessa época, dando início a uma grande série de resultados e exibições individuais do Ola John. Sobre o Ola John por pessoas que sabem bem mais do que eu:

    http://possedebolla.blogspot.pt/2013/08/ola-john.html

    http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2013/07/fugir-para-ir-linha-cruzar-ou-procurar.html

    Sobre o Rosa já disse. Se ele estivesse no actual plantel, eu estaria satisfeito com isso. Eu sei que ele esteve lesionado, mas o que sei também é que já fez 10 jogos, em 16 jornadas. Admito que acompanho pouco as equipas pequenas, mas o facto de ninguém falar nele, acho que quer dizer alguma coisa. Se andasse a fazer um brilharete que justificasse a presença num clube de maior dimensão, acho que já se tinha dado por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos Atalaia,

      Sê bem vindo ao meu blog. Por acaso ia passar hoje pelo teu blog para ver se já tinhas respondido.

      Espero que não tenhas ficado sentido com um possível tom mais agressivo das minhas palavras na minha resposta ao teu artigo. Até porque muito do que escreveste eu subscrevo.

      Contudo, no que toca aos exemplos que deste não pude deixar de fazer referência, até porque muita da tua argumentação a meu ver está descontextualizada e não faz muito sentido. Para além disso são argumentos que farto de ver as pessoas a tornar-los válidos sem tentar pensar um pouco mais sobre eles.

      Não te vou responder ponto-a-ponto desta vez, mas sim dar-te a minha visão sobre o que acho que acontece e está mal com a nossa política desportiva relacionada com a formação.

      É muito fácil neste momento fazer-se juízos de valor acerca da qualidade (ou falta dela) de jogadores como Miguel Vítor, Roderick Miranda, David Simão, Danilo Pereira, Sami, Miguel Rosa, Luís Martins, Sílvio, André Carvalhas, Nélson Oliveira, entre outros que foram saindo da nossa formação. Mencionei aqui nomes que provavelmente reconheças como casos de insucesso e outros como casos de sucesso. Contudo, todos eles fizeram parte da elite da formação encarnada. Não é à toa que todos eles assinaram o primeiro contrato profissional com o Benfica.

      Mas, há uma coisa em comum entre todos eles: não tiveram reais hipóteses na equipa principal do Benfica. Outro ponto em comum, é que neste momento nenhum deles é um habitual titular da selecção nacional, por exemplo. Estou a juntar estes dois pontos para demonstrar-te o quão importante é para estes jovens talentosos (repara que já separei aqui o trigo do joio a nível futebolístico nacional) poderem evoluir ainda mais num contexto que só equipas como o Benfica podem oferecer a estes miúdos. Não é à toa que hoje em dia a base da selecção nacional é composta por jogadores formados no Sporting - é que os verdes-e-brancos foram os únicos a apostar continuamente na integração dos seus jovens jogadores na sua equipa principal. Podemos discutir a forma como fizeram, pois eu também acho que ela poderá ser mais bem afinada. Contudo, o princípio está lá e até produz resultados positivos.

      Só o Benfica (e outros dois ou três clubes a nível nacional) podem oferecer não só uma boa base de formação aos jovens, como também o contexto futebolístico e competitivo para eles evoluírem e tornarem-se grandes jogadores de futebol.

      Atenção! Com isto não estou a dizer para só jogarmos com miúdos dos nossos escalões de formação! Não! Estou é a exigir que se aproveitem os melhores! I.e., aqueles que vão assinar contrato profissional.

      O problema da formação do Benfica nunca foi, nem nunca será a falta de talento. É acima de tudo a falta de oportunidades! É óbvio que haverá sempre uma pequena percentagem desses jogadores que por questões de falta mentalidade depois podem não singrarem-se, mas isso é um risco absolutamente controlado e algo que o modelo actual de gestão desportiva também não consegue evitar. Assim sendo, estão equiparáveis neste sentido.

      Mas, agora perguntas-me porque razão eles não têm oportunidades? Não é pela falta de talento, mas sim por questões de terceiros interesses que entram em conflito. Estou a falar de um lobby dentro do clube para facilitar o enriquecimento rápido de certos intervenientes, enfim... basta veres bem o tipo de pessoas que circulam nos meios do futebol nacional, para entenderes a "chico-espertice" que por lá anda.

      Mais uma vez peço a tua atenção Carlos para o seguinte: eu não sou contra o verdadeiro talento estrangeiro. Esses são mais do que bem vindos. Sobretudo, se forem para colmatar reais lacunas da nossa equipa. Lacunas essas que não conseguem ser colmatadas por jogadores da casa.

      (Continua...)

      Eliminar
  4. 4 - O Nelson Oliveira, numa das entrevistas falou no André Martins, no William Carvalho e no Adrien. É assim, ele pode ser mais rápido, mais forte e mais forte no um-para-um, mas falta-lhe o mais importante para a sua posição. Portanto, discordo totalmente dessas comparações que ele fez. Qualquer um deles é melhor do que o Nelson na sua posição. Se ele tivesse sido aposta e evoluído poderia estar ao nível deles? Sim claro. Então que prove isso num sítio qualquer, como fez o Adrien que andou emprestado várias épocas.

    Eu acho que deixei isso claro mas volto a referir. Os 3 meses são um exemplo. Ele vai ter muitos 3 meses na sua carreira. Ele nunca será um goleador. Pode ser útil ao Benfica se estiver disposto a ser opção secundária, mas nunca será tão bom que se consiga provar por a+b que os dirigentes do Benfica cometeram um erro enorme ao não apostar nele. Posso estar enganado e estarei cá para responder quando se provar o contrário do que digo. PP, usar o exemplo do Rodrigo é infeliz na minha opinião. Mesmo nos maus períodos, sei que teve muitos, nunca deixou de marcar golos com frequência, e isto mostra a diferença entre os dois. Aconselho-te a fazer uma pesquisa pelos números dele. Tendo em conta os minutos e considerando que não marca penalties, concluirás que nunca foram maus. Muito longe disso.

    Eu elite dentro do Benfica?! Eu tenho 24 anos, não sou de Lisboa. O meu pai gosta muito do Benfica mas não gosta de ir ao Estádio. Antes de vir estudar para Lisboa tinha ido umas 3 ou 4 vezes à Luz. Neste momento já vão em mais de 70, só da equipa principal de futebol. Sou sócio desde 2010 e abdiquei de bastantes coisas para poder pagar as quotas e o Redpass. Na época passada fui a TODOS os jogos e em 2011/2012 faltei a 4 jogos. 4 jogos de LC, ou seja, os mais apetecíveis. Porquê? Porque são durante a semana e eu tinha um part-time depois das aulas do mestrado, para poder pagar os outros jogos todos. Fizemos 5 jogos em casa nessa edição.. é verdade, fui ver o Chelsea... pedi para trocar o horário. Neste momento não tenho Redpass por razões de incerteza profissional na altura em que ele teria que ser renovado. Agora, com esse aspecto da minha vida completamente resolvido, vou com bastante frequência.

    Não tenho nenhum primo de um amigo da família que conheça alguém que tenha estado ou esteja ligado Benfica. Bem pelo contrário, as únicas vezes que estive próximo de dirigentes do Benfica foi por minha iniciativa, em ocasiões como AG's, eleições, jogos no pavilhão, etc. O mais próximo que estou da elite do Benfica é ser amigo do Rui Gomes da Silva no facebook, tal como centenas de outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Continuação...)

      Isto é muito diferente do que defender a vinda de um Ola John (início da época passada), quando se tem um Nolito a render (e que tinha sido referência na época anterior), um Miguel Rosa a mostrar-se entre empréstimos, e de um Ivan Cavaleiro a ser a cereja em cima do bolo dos júniores, ao mesmo tempo que deixo a posição de lateral esquerdo a uma adaptação (Melgarejo na altura)!

      Também poderia comentar a vinda do Emerson, quando já tinhas contratado o campeão do mundo e da Europa, e tinhas no plantel dos júniores um miúdo a dar cartas (o Luís Martins)... Enfim, as desculpas de falta de maturidade/experiência tornam-se muito convenientes para certo tipo de negócios que enriquecem muita gente. E é isso que mina por completo as oportunidades da nossa formação e que muita gente não percebe, ou não consegue ver. Repara que o Luís Martins até era bem capaz de fazer tanto como o Emerson fez nessa temporada. Mas, essa oportunidade teria feito com que o jovem crescesse e evoluísse, ao contrário do que aconteceu com o brasileiro que já era um jogador feito. Repara também o quão é fácil para uma determinada elite que controla o negócio e os media, em mandar para a opinião pública de que o Emerson é que é a melhor opção. A maior parte das pessoas não sabe se o jogador é bom ou mau. Boa parte dos interessados faz avaliações em youtube e todos nós sabemos que qualquer jogador com 10 boas jogadas pode ter 1 ou 2 minutos de youtube em grande estilo.

      Daí grande parte das minhas críticas, não só quanto ao teu texto, como também à actual política desportiva do Benfica.

      Repara Carlos, andamos actualmente a ir buscar miúdos brasileiros aos escalões secundários do Brasil. Olha para o exemplo do Felipe Menezes. Chegou ao Benfica para efectuar praticamente a sua primeira época como sénior. E tinha como currículo um jeitoso percurso nos júniores do Goiás, ou como o clube dele se chamava. Quer dizer... passa à frente de jogadores da nossa formação como tu lá tu cá?! Por exemplo, ele foi o principal responsável por o David Simão ter que sair da Luz e ir sendo emprestado por aí fora.

      Ora, num momento em que os jovens talentosos precisam de ter um mentor com "know-how" para conseguirem manter-se na senda do que o potencial deles transmite, são colocados a rodar em empréstimos completamente descontextualizados e sem sequer ter preocupações para acompanhar esses atletas, conforme o Nélson Oliveira e outros já referiram em entrevistas!

      Esta política de empréstimos do Benfica é então uma fantujada! Aliás, mesmo para aqueles jogadores estrangeiros, quando são emprestados, nunca mais regressam ao Benfica.

      O mais gritante disto tudo, é que hoje em dia, até mesmo esses jogadores que são comprados ao estrangeiro, têm poucas oportunidades. Assim de repente, lembro-me de 3 jogadores que já poderiam à muito estar no plantel do Benfica em vez de andarem emprestados e que custaram algum dinheiro ao Benfica: Franco Jara, Urreta e Rodrigo Mora (veio a custo 0 mas com prémio de assinatura e vá lá já foi vendido). O Jara faz uma época a suplente e quase sempre a marcar golos e na época seguinte é recambiado?! Quando se contratou o Lima, nem pensaram no argentino, porquê? O uruguaio Urreta, com 17 anos já fintava meia-equipa do Braga, no Benfica do Quique. 5 anos depois anda agora na equipa B... porquê? O Mora... bem já foi vendido, menos mal para o jogador que é ídolo dos "Milionários" da Argentina.

      Em suma, é toda uma política desportiva que só tem explicação quando olhamos sobre o prisma de interesses terceiros.

      Eliminar
    2. Aceito essas críticas com todo o respeito. São pontos de vista. Eu sonho ver o Benfica com um plantel baseado em atletas da formação. Mas jogadores de qualidade. Roderick (acho-o medíocre e teve oportunidades mas foi em excesso), Sami, Luis Martins ou André Carvalhas, acho que o Benfica está melhor sem eles do que com eles. Nenhum jogador deve ser integrado só por ser da formação.

      Eliminar
    3. Sonhas tu e eu Carlos! ;)

      Gosto muito do modelo de integração da formação do Barcelona e da aquisição de craques mundiais deles. É assim que gostaria de ver o meu Glorioso. Excepto os esquemas como aconteceu com o Neymar... mas enfim!

      O Roderick prometia muito, e eu até acho que ele nunca teve oportunidades sustentáveis. Dizer que jogou 15 jogos, mas entrando a 1 minuto do final do jogo, ou em jogos espaçados no tempo, não é uma aposta sustentável. Depois o Roderick ficou marcado pelo lance do Kelvin... é um alvo fácil agora!

      ;)

      Eliminar
  5. não esquecer que o mercado para a russia, turquia, brasil, e paises nordicos não fecha hoje!
    com o interesse de clubes dos 3 paises em varios jogadores nossos esta novela vai durar ate meio de fevereiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade mpcp! Mas, sinceramente não estou a ver nenhum destes 4 a ir para lá...

      ;)

      Eliminar