04 agosto 2018

Só pode ser...


... a saída agora de Jonas.



Depois de emprestarmos/vendermos Talisca, Raúl Jiménez, Carrillo e até Jovic, tudo jogadores com futuro e já com créditos firmados, sendo até que Talisca e Jovic podem jogar na posição do camisola 10 encarnado, não faz qualquer sentido esta notícia da saída do craque brasileiro.

Nem sequer faz sentido o facto de não ter sido muitas vezes utilizado na pré-época, como argumento para a sua saída. Aqui pode haver duas desculpas plausíveis. A primeira, deve-se ao trabalho de recuperação física do problema das costas do Jonas. Aliás, se não joga aqui, também não deverá jogar noutro lado, porque são dores impeditivas para qualquer atleta de alta competição. A segunda, o calendário difícil do Benfica até setembro impede que estejamos à espera da rápida recuperação do Jonas. Ele é único no plantel no que toca ao que pode oferecer à equipa em termos criativos. Apenas o miúdo João Félix pode oferecer algo semelhante, salvo as enormes diferenças de nível competitivo a que está habituado, e o suíço Seferovic, que já deu sinais que pode ser um pivô ofensivo, se bem que diferente do Jonas. Sendo assim, e com o suíço a chegar mais tarde ao plantel devido ao Mundial, é normal que o Rui Vitória tenha preparado um modelo de jogo adaptado às características dos avançados que temos à disposição.

A nível financeiro também não vejo que fosse um bom negócio para o Benfica. O Jonas é o nosso game changer. Temos/tínhamos sobre contrato outros jogadores que a curto e médio prazo poderiam assumir a posição do camisola 10, como o Talisca e o Jovic. Se desfizemos-nos destes foi porque não só quisemos capitalizar sobre os jogadores, como fizemos uma clara aposta no Jonas. A época passada foi disso bem notória, com todo o modelo de jogo concretizado à volta do nosso 10. Não é à toa que ele foi o melhor marcador do campeonato. Portanto, não faz sentido a sua saída numa altura em que pretendemos reconquistar tudo o que perdemos a época passada, que por sinal foi tudo!

Depois, sair do Benfica pela porta pequena por apenas 5M€?! Estão a gozar não estão? Ou será que não é mais zum-zum que a comunicação social controlada pelos mesmos grupos económicos que também estão por detrás de Porto e de Sporting, para camuflar situações pouco claras como a não convocação de Marega para a Supertaça Cândido de Oliveira que se disputa esta noite entre o Porto e o Desportivo das Aves? É que segundo o empresário do maliano, este já está com a cabeça em Inglaterra, mas não convém criar muito ruído sobre esse assunto... porque será?!


Já sobre a ausência nesta noite de Marega no Porto para a Supertaça contra o Desportivo
das Aves, já ninguém quer saber? Cheira-me a tentativa de desvio de atenções,

14 comentários:

  1. Continuo a não ver um 8, continuo a achar que precisaos de um extremo diferente dos que temos (aka Cervi e Salvio), os laterais também podiam ser mais completos (um não ataca o outro não defende) e agora ficarmos sem o melhor jogador é top.

    A este ritmo nem do grupo da Europa League passamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o Jota (pé direito dominante) e tinhas o Heriberto (pé esquerdo dominante).

      O Jonas ainda não saiu e a meu ver, tal como escrevo no artigo acima, não faz sentido a sua saída.

      Eliminar
  2. 5,2M de ordenado, com 34 anos, faz todo o sentido! Até eu ia...

    Perante estes valores que poderia o LFV fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jonas tem um contrato assinado e renovado à pouco tempo com o Benfica, protegido por uma cláusula.

      Eliminar
    2. Como conseguiria gerir um jogador insatisfeito no plantel?

      Eliminar
    3. Até ao momento o Benfica sempre foi impecável com o Jonas, não vejo por que razão teria que se extremar posições.

      Mais, também não estou a ver um clube árabe dar tanto dinheiro em vencimentos a um jogador que depois não poderá jogar... se houver mesmo problema das costas.

      Eu acho que esta notícia foi plantada pela comunicação social, para desviar as atenções do que se está a passar no Porto...

      Eliminar
  3. empurrar um jogador que tem uma média de i golo por jogo e que o ano passado carregou o benfica sozinho é um crime...o benfica dos 10 anos à frente da concorrência parece querer passar para 10 anos atrás. se não fosse o jonas a época passada ficávamos atrás do braga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem empurrou o jogador? O único que eu vi empurrar foi o clube comprador.

      Eliminar
    2. Quem está a querer empurrar o quem é o Porto ao querer lançar fumaça para o que está acontecer com o Marega...

      Eliminar
    3. Atrás do Braga também é um exagero...

      Eliminar
  4. Acautelaram a saída de Jonas (a ser verdade que irá sair) e têm alguém em mente que traga golos nas pernas e na cabeça? Porque de Ferreyra e de Castillo (e sobre Seferovic estamos falados) ainda não vimos grande coisa.
    Só espero que se não encare esta época com a ligeireza/arrogância/incompetência/inconsciência com que a última foi encarada, senhor LFV! É que deu (e poderá voltar a dar) muito mau resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de termos perdido tudo na época passada? Depois de colocarmos a reconquista como porta estandarte da presente época? Depois de terem emprestado/vendido os jogadores que referi no texto? Sinceramente, eu acho que não vão vender o Jonas. Ainda para mais por míseros 5M€.

      Eliminar
  5. João Oliveira05/08/18, 00:31

    Eu gostava de acreditar que são mesmo fake news. Mas se fossem acho que já teriam sido desmentidas.

    Sente-se que muitas da noticias que foram saindo sobre Jonas eram para preparar uma saída. Ele querer uma melhoria do contrato, depois os problemas de costas, os poucos minutos de jogo.

    A minha esperança é que ainda mudem de ideias com a reacção de muitos Benfiquistas. A saida de Jonas pode provocar o caos no Benfica. Com bons resultados uma decisão destas esquece-se, mas com maus resultados pode levar a uma desunião dentro do Benfica dificil de ultrapassar.

    Depois tendo em conta o jogador e a sua qualidade é um erro tremendo. Ele tem contrato. E 5 milhões não são suficientes para abdicar de pelo menos 20/25 golos se fizer uma má época e o que ele faz a equipa jogar. Percebo que Jonas já não tem as melhores condições para jogos onde temos pouca bola (jogos de champions) mas para 90% dos jogos em Portugal jonas é imprescindivel.

    Se Jonas ficar descontente por rejeitarmos a sua saída então que se tente chegar a um entendimento com ele. Mais um milhão não é nada para o que ele pode dar. Daqui a um ano se ele quiser sair pelo menos tivemos tempo para preparar a sua saída. Aí João Felix já teve um ano de aprendizagem com ele.

    Mantendo Jonas, contratando Gabriel (ou um jogador semelhante), um defesa direito e outro esquerdo (nem precisam de ser excepcionais) e partimos com uma grande vantagem sobre os nossos rivais. Se deixarmos sair Jonas voltamos a cometer o erro do ano passado. Deixamos-os aproximar e como está o futebol português neste momento se partirmos em igualdade em termos de qualidade com eles, somos comidos em tudo o resto que se vê fora do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só passaram dois dias... na segunda-feira há o desmentido e assim os jornais ficam a ganhar...

      ;)

      Eliminar