16 agosto 2018

Será o Corchia uma...


... para lateral direito?


À partida, o badalado empréstimo do lateral direito e internacional A gaulês, Sébastien Corchia, do Sevilla ao Benfica, tem tudo para dar certo. Não só acabamos por contar com a experiência (27 anos) de um lateral ofensivo, com o selo de qualidade da escola francesa, como também de um jogador com uma inteligência de jogo elevada fruto do trabalho desenvolvido com o "Louco" Bielsa aquando da passagem do conceituado treinador argentino pelo Lille em 2016. Foi devido a esse facto que a equipa sevilhana o foi buscar por 5M€ na época passada. E, não fosse um calvário de lesões no início de 2018, muito provavelmente, a temporada dele teria tido outro sucesso.

Agora, com um Sevilla a adoptar um modelo de jogo assente num sistema de 3 defesas e a aposta de carriellos ofensivos da estirpe de Jesus Navas e, do recém contratado, Aleix Vidal, dois jogadores com uma história bem enraizada no clube andaluz, o espaço do francês no plantel de Machín ficou muito menor. No Benfica, a lesão grave do Ebuehi, faz com que fiquemos sem um concorrente directo ao André Almeida e é nessa vaga que a hipótese Corchia é bem vinda. No entanto, tenho um misto de emoções/razões. Se por um lado o camisola 2 andaluz pode vir a ser um grande reforço para o Benfica, dando outra capacidade de passe e cruzamento à equipa encarnada, por outro lado, estamos a falar de um atleta que chega por empréstimo e tem um vencimento elevado e que vai competir com um dos símbolos e rostos da equipa de Rui Vitória: o André Almeida que foi um dos melhores laterais direitos europeus na época passada. Isto para não falar das condições físicas com que chega à Luz (esteve basicamente 6 meses parado).

É certo que precisamos de qualidade, mas pergunto-me se para o número de jogos que irá fazer, se valerá realmente a pena este pequeno investimento. Sobretudo, quando há outras soluções (criativas) que poderão ter tanto ou maior sucesso. Falo da - já aqui abordada no blogue - adaptação de Salvio à posição de lateral direito. Essa adaptação poderia ser modular e acabaria por se articular a outra alteração que o onze encarnado deverá sofrer a partir de setembro: a inclusão de Jonas ao lado de outro avançado. Desse modo, o sacrificado, seria conforme escrevi anteriormente, o André Almeida, baixando no terreno o Salvio. Desta forma, dava tempo para o argentino ir-se adaptando à posição. Por outro lado, o seu recuo no terreno, criaria espaço para o Rafa entrar na equipa, assim como também o Jota entrar no plantel encarnado. O jovem que neste momento está na equipa B, mas que até ao final da temporada, tem de ser incluído no plantel principal tal a sua qualidade.


8 comentários:

  1. António Madeira16/08/18, 19:10

    Vejo-te repetidamente a falar no Salvio a lateral direito, mas, e apesar de compreender essa opinião, não posso ver nesse deslocamento algo de positivo para a equipa. A não ser que passássemos a jogar com três centrais, o que não me parece plausível neste momento.
    O nosso melhor extremo é o Salvio. Podem vir todos aqueles que o criticam, especialmente os benfiquistas, que é indesmentível e os factos (golos e passes) estão aí a prová-lo. Tal como fez na primeira parte em Istambul, onde, para mim, foi o melhor do Benfica, acompanhado de perto pelo Gedson.
    André Almeida não vai sair do seu lugar que conquistou com suor e mérito. E por uma simples razão: o Rui Vitória sabe que tem ali um jogador que a defender não há igual em Portugal e que a atacar não é nenhum podão, o que equilibra a equipa, tendo o Grimaldo como defesa mais ofensivo.
    Não conheço o Corchia, nunca o vi jogar. Mas para tirar o lugar ao AA, vai ter de provar muita coisa. E oxalá o prove, seria sinal de que tínhamos ido buscar um grande lateral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia do Salvio a lateral direito, passa sobretudo para dotar o 4-4-2 com Pizzi como médio interior direito de largura na asa direita. Ela foi desenvolvida já a alguns artigos atrás, uma vez que desconfiei desde muito cedo que o Ebuehi seria uma solução para o curto prazo e porque antevejo que alguém terá de sair do onze para entrar o Jonas e com o Salvio a extremo direito e Cervi na esquerda, o nosso meio-campo fica demasiado exposto. Desta forma, consigo equilibrar a equipa sem retirar o que de melhor Jonas, Pizzi e Salvio podem dar à equipa. Poderás ler mais sobre este tema aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.com/2018/07/algumas-notas-desta.html

      e

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.com/2018/08/o-que-faltou.html

      O Salvio é o nosso melhor extremo porque está rotinado. Tem mais jogos com os habituais titulares que todos os seus substitutos combinados. Não critico o Salvio como muitos o fazem aqui e no terceiro anel. Acho-o um pouco vítima até do modelo de construção de jogo encarnado. Críticas essas que são extendidas a Cervi e serão extendidas a Zivkovic e a Rafa quando forem aposta se não houver alteração nesse campo, conforme também já tive oportunidade de escrever aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.com/2018/08/atencao-as-percepcoes.html

      Com a entrada de Jonas e mantendo mais outro avançado que pode ser Ferreyra, Castillo ou Seferovic (todos eles internacionais e todos eles finalizadores), precisas é de alguém que os sirva de bandeja.

      Poderíamos pensar então no Salvio como médio-ala. Mas, ele aí tem a tendência para arrancar e tentar o drible, quando precisas de alguém ali que procure mais combinar (porque tens mais um avançado no corredor central). Desta forma, prefiro o Pizzi, até porque tenho do lado esquerdo um Cervi encostado à linha. O Pizzi tenderá a combinar com o Jonas no corredor central, formando um losango com Jonas, o Gedson e o Fejsa. O Grimaldo, será mais um reforço a entrar nesse losango para o jogo interior, deixando assim o Cervi agarrado no corredor esquerdo, pronto para ser activado para depois ir à linha e cruzar. Do lado direito, estará o Salvio que até é bem mais assertivo na combinação, particularmente, com Pizzi e Jonas.

      Esta é uma abordagem diferente da actual, onde o André Almeida é fundamentalmente um lateral interior, mas acho que a com Salvio é a mais importante. Caso contrário, ficas com dois no meio-campo que não aguentarão as pontas, frente a equipas de maior qualidade.

      Não acho o Grimaldo um lateral ofensivo, como um Roberto Carlos ou um Jordi Alba. Vejo-o na mesma linha de um Marcelo, que é um lateral ofensivo mais criativo e não tão incisivo. Por incrível que pareça vejo-o na mesma linha do Almeida, mas com virtudes diferentes. Onde o Grimaldo procurar resolver com a sua perícia, o Almeida procura resolver como apoio, mas o objectivo é quase sempre o mesmo, o meio-espaço junto à lateral.

      O Yuri e o Salvio seriam carriellos puros, assim como o Corchia.

      Repara que desta maneira, também criaria espaço para o Rafa pegar no onze e com isso o Jota subir à equipa principal, pois para mim é o jogador que está mais perto de entrar na equipa principal.

      Eliminar
    2. António Madeira17/08/18, 00:02

      Eu percebo toda essa montagem, mas estás a falar de um meio-campo a dois, com Fejsa, que já não caminha para novo, e Gedson, que ainda agora começou a gatinhar.
      Gosto de ver o Pizzi na direita, para o jogo interior com Jonas (ou Krovinovic), mas recuar o Salvio parece-me pouco provável.
      Mas seria uma possibilidade, até porque quero ver como é que o Rui vai descalçar a bota de ter de jogar com o Jonas e ter mais três avançados no banco...
      Não estou a ver a equipa a ser rotinada para jogar dessa forma, por isso, veremos...

      Eliminar
    3. Tens o Samaris e ainda podes vir a ter o Ramires, como se fala...

      Eliminar
  2. respeito a tua opiniao , mas o benfica tem que ter osmelhores , Benfica precisa como podes ver , atropelar todos nesta liga, e o Salvio a DD , nao me diz nada , ate podes ter razao.
    De qualquer forma , para mim falta um 8 Potente duro no meio campo , um extremo , que nao seja individualista mas que tenha as outras boas caracteristicas do Salvio . E um GR daqueles de Top , Romero do united era o meu escolhido , até porque está tapado e nao joga e lesionado podia sair mais barato. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com todo o respeito por todas as equipas, o desnível é de tal forma tão grande, que vais apanhar equipas da treta que um Salvio a lateral direito serve perfeitamente, até para melhorarmos o nosso jogo com bola.

      O Almeida serve para todos os outros jogos, até porque o Corchia a vir será por empréstimo e nem sequer deveremos ter grande interesse em ficar depois com o atleta tendo em conta a sua idade e o investimento feito no Ebuehi.

      8 potente, tens lá o Samaris que ainda não jogou na sua posição. E, tens ainda o miúdo Alfa Semedo, a quem antevejo que seja nessa posição que ele possa vingar.

      Um extremo? O Jota. É novo. É inexperiente. Mas, tem o pedigree dos grandes craques. Não podemos o desperdiçar, porque vejo ali material para jogador de classe mundial.

      Quanto ao guarda-redes, só se fosse um Clissen. ;)

      Eliminar
  3. Corchia
    Ramires
    Romero
    Pjaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ramires é bem capaz se o Samaris sair...

      Eliminar