18 agosto 2018

Mais três ou quatro...


... para quê?


Posso considerar um ou outro reforço de última hora, devido a uma ou outra possível saída/oportunidade de mercado. No entanto, ir buscar mais 3 ou 4 reforços até ao final de agosto é simplesmente um acto de má gestão desportiva. Mas, vamos por partes.

Começo por referir, que ao contrário de muitos adeptos, penso que as soluções de reforço da equipa estão já todas no plantel. Já aqui referi na adaptação do Salvio a lateral direito, jogador que ainda hoje foi convocado para a alviceleste e ainda por cima, reparem no pormenor, para o sector defensivo. O Samaris, que nos últimos dias é referido a sua possível saída como empréstimo para as arábias, é um jogador que com o enquadramento correcto poderia estar a jogar a titular nesta equipa encarnada. E, mesmo que se possa pensar na sua saída, dada a aposta no Gedson, o Benfica teria aqui a oportunidade para subir o Florentino ao plantel principal para ser solução ao Fejsa e deixar o Alfa Semedo ser uma solução para a posição "8". Ah! E, ainda temos o João Félix que quanto a mim deveria estar a ser trabalhado para ser um interior.


Na lateral esquerda, o Yuri Ribeiro é perfeito para ir entrando como suplente. No ataque o que não nos falta é talento. Nas alas, Cervi e Zivkovic chegam para as encomendas e mesmo passando o Salvio para lateral direito, temo um Rafa e um dos melhores talentos saídos do Seixal: o campeão europeu de sub19 Jota. No centro do ataque, temos com a renovação do Jonas, 4 opções válidas que nos levam para que se aposte num 4-4-2, o que pode até ser exagerado, tendo em conta que jogamos em 4-3-3. Mas que poderá não o ser, tendo em conta que temos 4 avançados internacionais A pelas suas selecções e de enorme qualidade, que com um meio-campo ~50% novo (dos 7 elementos actuais do meio-campo, Fejsa, Samaris, Pizzi, Alfa Semedo, Gedson, Krovinovic e João Félix, 3 são novos e 1 deles ainda está a recuperar de lesão prolongada).

Mais preocupado estou com o número elevado de soluções para o centro da defesa: neste momento, temos 5 centrais de raíz (Luisão, Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema). Isto é um exagero, até porque Samaris e Alfa Semedo podem também jogar nessa posição e até ser uma hipótese para eles acumularem ritmo de jogo e entrosamento com os colegas, caso não sejam tantas vezes chamados a jogar a titulares. Juntando o Odysseas, o Varela e o Svilar na baliza, estamos já a falar de um total de 26 jogadores (27 se considerar que o Jota é para ser aposta esta temporada). Agora, se precisamos de mais 3 ou 4 reforços, estamos a falar de um plantel de 30 jogadores. Isso já não é praticável. Convido o leitor a analisar o número de jogadores das equipas com maior sucesso nas últimas temporadas: Barcelona e Real Madrid. O número não ultrapassa os 25 jogadores!


Depois, o que se entende actualmente por reforços? Jogadores para entrarem já no onze titular? Ou jogadores para fazerem parte do plantel? E, aqui faço ainda distinção dos jogadores que vêm cá só para dar uma perninha em alguns momentos da temporada (tal como o Douglas e o Gabigol na época passada na Champions), ou jovens jogadores com potencial? É que se forem jovens jogadores com potencial, pergunto em que posições realmente podemos reforçar, pois serem melhores dos que os jovens que temos para todas as posições, acho difícil. Dessa forma, só admito reforços para o onze titular e aqui tenho duas perguntas: quem sairá do onze titular e será que isso faz sentido quando já estamos em plena competição?

Pessoalmente, só viria apenas com um certo interesse duas entradas caso houvessem duas saídas. Falo das possíveis saídas de Samaris e de Salvio. O primeiro porque parece que nunca será uma aposta definitiva para o Rui Vitória e o segundo, porque entra no último ano de contrato e ainda não há renovação à vista. Verdade que o Salvio tem um bom rendimento, mas também a sua saída poderá abrir portas a outras soluções. Para este cenário equacionava e bem a contratação por empréstimo ou aquisição de Corchia e de Ramires. Este último poderia ser um reforço de peso para o 4-3-3 encarnado.





P.S.: Entretanto, o que fazemos com o Taarabt?


6 comentários:

  1. O Taarabt é o chamado jogador vagabundo. Anda por todo o campo sem posição fixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como falso extremo esquerdo ou como falso 9 porque não aproveitá-lo?

      Eliminar
    2. O Luisão não é também um falso central?

      Eliminar
  2. O Taarabt fica no balneário a jogar às damas com o Luisão que também não está nada barato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh! Tens a noção que ficam no balneário muitos milhões de euros brutos anuais, não tens?

      ;)

      Eliminar
    2. Pois é, o Ruben a dar o coiro e o Luisão a coçar os tomates e receber 6 ou 7 vezes mais...

      Eliminar