04 agosto 2018

Lição para...


... sobre inteligência de jogo.


Muitos dos adeptos encarnados podem ficar fascinados pelas combinações entre estes dois pequenos na asa esquerda encarnada. Mas, tirando uma ou outra combinação com sucesso, a eficácia e a eficiência dos seus movimentos é invariavelmente posta em causa. E pior, é muitas vezes a causa número 1 para os erros não forçados graves da equipa de Rui Vitória, contribuindo para que o adversário consiga contra-atacar, fazendo a transição rápida, e com isso chegar à nossa baliza com muito perigo e/ou finalizando em golo. Isto acontece porque não usam o apoio interior do médio, ou quando o tentam fazer, já perderam o melhor momento para o fazer. Como tal, talvez a seguinte mensagem permita a eles reflectirem um pouco mais sobre o jogo e como se devem comportar para atingir outro nível de excelência, porque talento têm eles!


6 comentários:

  1. rafa grimaldo fazriam uma combinaçao brutal, mas isso e trabalho que o treinador tb pode interferir e melhorar.... a questao e que estamos tao pobres no jogo que s combinaçoes desses 2 sao um brilho no meio do nosso jogo. Eu estou bastante pessimista com a forma com a politica desportiva do benfica, mas refiro que gosto do blog e do facto de pensares pela propria cabeça mesmo que difira opinioes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As combinações em tabelas pelas faixas, é um mimo para equipas de Champions, pois são facilmente anuláveis (os alas no fundo estão reduzidos a metade das soluções de combinação que os colegas no centro do terreno). Eles precisam de usar o médio interior mais rapidamente, para este poder variar o centro do jogo. E isso eles não fazem. Perdem-se em rodriguinhos... Daí esta chamada de atenção.

      Eliminar
  2. Só para assinalar que desta vez não discordo de ti, PP! ;-)

    O Cervi devia ser concorrente de Grimaldo para lateral esquerdo - ou ala num eventual futuro sistema de três defesas.

    Penso que, também dependendo de quem é o médio que dá o tal apoio interior, com o Rafa a titular no lugar do Cervi, este problema ia-se desvanecer. O Rafa sendo falso extremo na esquerda faz muito e bem os movimentos interiores. Claro que aí o Grimaldo teria que assumir mais a verticalidade no corredor lateral - e ele também gosta de vir para dentro...

    Enfim, isto sempre é uma mudança no Benfica de RV - habituámos-nos a ver as perdas de bola na faixa, por falta de inteligência e sentido colectivo do jogo, do lado direito, com Salvio; agora, pelo menos o mesmo problema mudou de lado...:-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta crítica foi para o Cervi e o Grimaldo, mas poderia ter sido para o Rafa e o Grimaldo, o Zivkovic e o Grimaldo, e a combinação de qualquer um deles com Cervi, porque todos eles insistem em demasia nas combinações localizadas, quando não entendem que têm de variar o centro de jogo.

      Face a equipas menos cotadas, essas combinações chegam e sobram, mas face ao nível de equipas na Champions, já precisam de ter outros comportamentos.

      A mensagem aqui, é de procurarem o apoio interior para virar o jogo. O mais provável é o jogo ir para o outro flanco e o adversário recuperar a tempo de anular o jogo nesse flanco. Aí no outro lado, deverão procurar fazer o mesmo e quando isso acontecer, muito provavelmente estes na ala esquerda terão o tempo e o melhor posicionamento para tornarem as suas combinações mais eficazes e eficientes.

      As perdas de bola na faixa não é exclusivo do Benfica de RV. Já com o Jesus isso acontecia. Aliás, ele no Sporting ainda era muito pior.

      O problema muda de lado porque é o forçar uma condição que não se deve ser feita. Recordo também que na época passada quando fizeram vídeos sobre as combinações dos pequeninos Grimaldo, Zivkovic e Cervi, começamos logo de seguida a ter dificuldades, porque os adversários começaram a estudar formas eficazes de anular. Por causa disso, temos de contra-argumentar com uma variante. E, essa variante é aquela que nos leva ao bom futebol.

      Eliminar
    2. Ou então usar os flancos para atrair e voltar ao corredor central...

      Se o 'modelo' de RV já de si subestima o corredor central - o mais promissor - imagine-se agora sem Jonas, e sem Krovinovic...

      O que dizes de aplicar-se a todas as combinações possíveis entre Cervi, Rafa, Zivkovic e Grimaldo é, a meu ver, só parcialmente verdade. Acho que aplica-se menos a Rafa do que aos outros, por ser destro e por ter a predisposição natural para procurar jogo por dentro.

      Quanto aos famosos triângulos de certa altura da época passada, é como dizes sem dúvida. Resultou bem nos primeiros jogos, mas depois começou a ser anulado facilmente e...não havia mais nada!...

      Eliminar
  3. Vejo aqui potencialmente, um dos principais problemas que podemos vir a ter ao longo da época.
    Tudo dependerá para mim, da contratação ou não de Gabriel e do que este possa imprimir em termos criativos no processo ofensivo.
    Está visto que os flancos estão fechados, como fechadas estão as portas da equipa A a willock e Jota para Já e Heri até final da temporada. Como tal sem Jonas ou com este em baixo de forma prevejo dificuldades para bater equipas trancadas lá atrás.
    Espero estar errado mas não me parece :/

    ResponderEliminar