10 agosto 2018

Começa hoje...


... a reconquista!


Não peço uma exibição espectacular. Peço sim a vitória! É isso que precisamos neste momento. Ainda para mais quando nos retiraram o nosso avançado em melhor forma, o chileno Castillo, numa situação muito pouco clara. Por outro lado, Jonas continua a não estar em condições para competir ao mais alto nível, pelo que nem sequer foi convocado. Os 20 eleitos por Rui Vitória, para esta 1ª jornada da 1ª Liga NOS, frente ao Vitória SC (Guimarães) são:
  • Guarda-redes: Svilar e Odysseas;
  • Defesas: Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Lema, Jardel e André Almeida;
  • Médios: Fejsa, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, Samaris, Rafa, João Félix e Gedson;
  • Avançados: Seferovic e Ferreyra.
Destes 20, dois deverão ficar na bancada, pelo que antevejo a saída do Lema e do João Félix desta lista. Em termos de onze titular, provavelmente será previsto pelo menos duas mudanças, para suprir o efeito do desgaste físico do jogo frente ao Fenerbahçe na 3ª feira. No lugar do técnico encarnado, optaria pela substituição do Salvio e do Cervi por Zivkovic e Rafa, respectivamente.



Equacionaria mais duas substituições: a de Ferreyra por Seferovic e a de Gedson por Alfa Semedo. A primeira, apenas dependeria da condição física do suíço que desde que chegou para a pré-época ainda não tem qualquer minuto de jogo. A segunda, prende-se com uma opção mais pessoal, uma vez que sou da opinião de que o Alfa oferece mais do que Gedson naquela posição.


De qualquer forma, o modelo de jogo altera-se um pouco mais com o uso de dois falsos extremos. Mas, isso até poderá ir ao encontro às nossas necessidades, pois não só os extremos tendem a abandonar o corredor lateral, afastando marcações nessas zonas e com isso criando espaços para os laterais subirem, como também permitir que ao atacarem o corredor central com a bola no pé, o Ferreyra possa explorar as diagonais curtas atrás dos defesas do Guimarães. E, tendo em conta a tendência do Vitória em subir no terreno e de procurar controlar a posse de bola, poderemos retirar enormes dividendos neste tipo de movimentos em transição rápida. Sendo assim, vamos por-nos a caminho da reconquista do título nacional!


6 comentários:

  1. Afinal ainda gastas tempo e energia a pedir a titularidade de Ziv e Rafa! ;-)

    É raríssimo desde Julho de 2015, mas na sexta jogámos bem! Muito mais futebol, muito menos cruzabol...

    O jogo interior voltou a existir, em quantidade e qualidade! E isso é logo outra louça porque o jogo interior obriga a estrutura adversária a desequilibrar-se muito mais do que o jogo exterior.

    A presença de Pizzi e de Cervi, juntamente com Gedson, dentro do bloco deles, nas costas da linha média, bem como a maior projecção dos laterais, desde o início da nossa construção, quanto a mim foi o que mais contribuíu para a melhoria franca do nosso jogo interior e, por conseguinte, do nosso jogo.

    Agora, uma provocaçãozinha, se me permites: a agressividade à Pogba que vês no Alfa Semedo é aquela que ele empregou nas duas saídas à bola que nos custaram os dois golos do Vitória?...🙄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedi por uma questão de gestão de esforço, mas espero que este encontro tenha explicado o porquê de Rafa e Zivkovic não merecerem a titularidade. O Zivkovic teve pelo menos 3 péssimas tomadas de decisão na 2ª parte. E, o Rafa novamente é inconsequente. Quando precisamos de pousar e reter a posse de bola ele tende sempre a perdê-la. Também não gostei mesmo nada da atitude do Alfa Semedo, que pareceu-me bem cansado.

      Eliminar
    2. O que é evidente também é a desmotivação estampada nos rostos de Ziv e Rafa...pōe-te no lugar deles: depois de ano e meio de degredo - entre banco e bancada, com uma passagem trimestral do cavalo - são finalmente titulares de forma consistente e começam a render mais de acordo com o potencial que têm; nova época começa, voltam para o banco, jogam os de sempre, como sempre...

      Concordo que ambos estão a render muito abaixo do que sabem, mas acho que é por causa disto. O efeito pró-depressivo das opções do treinador...

      Eliminar
    3. Desculpa-me mas não podem ter esse comportamento. No lugar deles têm é de jogar e fazer jogar. Não, perder as bolas em jogadas individuais.

      Eliminar
    4. «mas espero que este encontro tenha explicado o porquê de Rafa e Zivkovic não merecerem a titularidade. O Zivkovic teve pelo menos 3 péssimas tomadas de decisão na 2ª parte. E, o Rafa novamente é inconsequente.»

      Não percebo, estes não podem ser titulares porque têm estes pecadilhos, mas os que lá estão podem ter os pecadilhos porque são titulares?

      Queres perceber o efeito de um treinador? Vê lá como os toscos do Vitória conseguem no primeiro golo meter o André ao Quadrado sem marcação dentro da área e no segundo o mesmo André ao Quadrado fixa quatro jogadores do Benfica em torno dele antes de meter no Celis que aparece na cara do GR do Benfica.

      Sobre o segundo golo e a jogada que lhe dá origem... Tantos mas tantos erros de tanta gente que ficava aqui o dia todo a falar disso.

      Eliminar
    5. Não foi isso que escrevi. Apenas quis salientar que tanto o Rafa como o Zivkovic não são a última bolacha do pacote, como vejo muitos a quererem passar essa ideia. Tenho lido muitos comentários dos ditos especialistas que não entendem como jogadores como o Zivkovic que possuem uma excelente tomada de decisão (segundo eles) fique de fora do onze. O comentário foi para estes especialistas que em apenas um jogo traçam logo o perfil do jogador e agarram-se intransigentemente a essas percepções.

      Eliminar