21 fevereiro 2018

Uma autêntica...


... que é o Futebol Português.



Não há outro nome que se possa descrever o actual estado do futebol nacional. Somos a nação campeã europeia, temos dos melhores técnicos e jogadores do mundo, mas a nível organizativo somos do mais tribal que possa existir. Enquanto estas mentalidades pequenas, egoístas e egocêntricas poluírem o futebol nacional, as organizações que orbitam e regularizam a modalidade neste rectângulo à beira-mar plantado, mais não serão que meros fantoches naquelas mãos. Alimentados por filas intermináveis de pavões bífidos que fazem de tudo para alcançar uma posição de destaque onde possam alimentar seus egos e carteiras, temos armado o folclore que é o nosso futebol. Ele está cada vez mais revestido por interesses ocultos. Desde dos negócios à volta dos jogos de apostas e azar, até aos grandes interesses económicos de banqueiros, de fundos e de capitalistas, passando por toda uma tribo de apaixonados loucos pelos seus clubes ligados à justiça e saúde, o futebol português é um autêntico Carnaval. Minto! É mais um autêntico bacanal.

Louvo a postura do Benfica perante todo este lodo. Está a tentar segurar o mais possível a estabilidade. Pegando na figura acima, que serve de proa para o artigo, o Benfica está parado em seu campo, tentando que o seu peso seja o suficiente para equilibrar o campo inclinado por todo este arraial. É talvez a única entidade (a par dos restantes clubes modestos), que tenta equilibrar o que muitos querem de todo desequilibrar. As marionetas colocadas nos lugares de poder, continuam impávidos e serenos nos seus poleiros. O silêncio é aqui sinónimo de consentimento. Ora, perante este actual estado, não se pode ficar mais tempo quieto. Há uma luta terrível pelo poder, porque sabem que é a única maneira de conseguirem aproximar do nível de elite que o Benfica está neste momento. É a velha teoria dos caranguejos no balde a vir ao de cima, ou seja, nivelar as coisas não pela elevação, mas sim pelo rebaixamento. Por tudo isto, não podemos ficar parados. Temos de saltar e com isso fazer o adversário cair. E, se for necessário que se parta de vez o campo. Até porque estaremos sempre muito mais bem preparados que tudo o resto para reconstruir o futebol nacional. Impõe-se uma resposta mais bélica e cirúrgica do Benfica. Não apenas do departamento de comunicação, mas sim desde o presidente até ao treinador. Este é o momento para colocar o dedo na ferida. Para questionar quem é que de facto está a tentar inclinar o campeonato a seu belo favor. Para questionar a quantidade de ilegalidades que foram cometidas para desestabilizar o adversário e para conceder vantagens a outros. Isto por um lado. Por outro, é trabalhar forte e duro para mesmo nestas condições de campo inclinado, chegarmos a uma situação de dependermos de nós próprios e nesse momento dar-lhes a estocada final no seu campo inclinado. Aí a glória será ainda mais saborosa. Imaginem lá comigo, podermos perguntar aos nossos adversários, como foram capazes perder num campeonato inclinado por e para eles?! Quando penso nisso, só visualizo a minha indecisão de questionar-lhes via email ou enviar-lhes um voucher...




26 comentários:

  1. A estocada final era ter reforçado o plantel, contratar um treinador a sério, em vez de fazer do clube um entreposto de compra e venda de jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha bem para os nossos adversários e vê o que eles reforçaram e a qualidade desses reforços. Hoje em dia, o mercado dos jogadores está muito mais inflaccionado, porque qualquer clube das grandes ligas europeias consegue ir buscar jogadores por 10M€ e com vencimentos de mais de 1M€/ano. Hoje sai mais barato "comer em casa" do que ir "jantar fora".

      ;)

      Eliminar
    2. António Madeira23/02/18, 02:20

      Um treinador a sério? É pá, a sério? Por respeito ao PP, abstenho-me de adjetivar este comentário, mas se isto vem de um benfiquista, só posso sentir vergonha alheia.

      Eliminar
    3. Ó Ramalhete,

      Já roças o ridículo com está conversa absurda.
      Tenta mas é "reforçar" a tua deficitária massa cinzenta, essa sim, pouco "séria"...
      Porventura é o elemento que falta a alguns adeptos benfiquistas com o teu perfil.

      Eliminar
    4. Treinador a sério já temos? Já temos, muito obrigado.
      "A sério" e sério, o que no lamaçal vigente ainda assume maior relevo.

      Eliminar
  2. António Madeira23/02/18, 02:46

    Eu sou da geração que viveu os anos negros do futebol português, os anos 80, 90 e início deste século, em que as práticas usadas nesse tempo culminaram no apito dourado, mas não se cingiam apenas ao que foi citado nesse caso que manchou para sempre uma modalidade centenária em Portugal.
    Contudo, pensava eu que tais práticas tinham acabado, porque os tempos são outros e a informação está disponível como nunca. Como estava enganado. O que se passou este fim-de-semana no jogo Tondela-Sporting e ontem na segunda parte do Estoril-Porto são a prova que tais práticas continuam e irão passar impunes.
    O jogo Estoril-Porto pode ser adicionado ao rol de casos escandalosos e eternos do futebol português que decorreram durante os tempos áureos dos quinhentinhos, das viagens Cosmos, das putas do Calor da Noite e das casas de Ovar, dos aconselhamentos matrimoniais a árbitros na véspera de jogos e muitas outras que são do conhecimento público.
    A invasão de campo e consequente adiamento de um jogo, para ser reatado semanas depois com 9 substituições é digno de um campeonato da Zâmbia ou do Burquina Faso, com todo o respeito por esses países. O que se passou nos 45 minutos da segunda parte, com o primeiro golo a ser inexplicavelmente validado pelo VAR e a apatia dos jogadores do Estoril, que foram severamente criticados pelo seu treinador, é algo a que todos os Benfiquistas devem estar atentos e bem conscientes. Curiosamente, é o segundo treinador em dois jogos fora do FCP que vem criticar os seus jogadores. E em ambos os jogos, o FCP foi beneficiado com lances em que o VAR foi à casa de banho.
    Este campeonato está manchado e tomara eu que fosse só no campo, porque tal como se viu no último jogo contra o Boavista, nem com o árbitro a perdoar um penálti escandaloso ao Boavista e a tentar condicionar os nossos jogadores com amarelos ridículos nos conseguiram travar. E eles sabem que dentro do campo, não conseguirão vencer-nos.
    Eu que julgava que o tri e o tetra tinham sido épicos e que dificilmente seriam ultrapassados em termos de grau de dificuldade, posso dizer, sem quaisquer veleidades, que se formos penta campeões, será um feito que ficará na história do Clube, não apenas pelo título em si, mas por tudo o que fizeram esta época para nos espezinhar.
    Contudo, se não alcançarmos tal objetivo, manter-me-ei confiante para o futuro, pois nem FCP, nem SCP poderão ombrear connosco, um Clube pujante e que não vai vacilar por perder um título.
    Basta ler o comunicado inenarrável do SCP hoje sobre o futsal para perceber porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser mais saboroso vencer desta maneira...

      Eliminar
  3. «Louvo a postura do Benfica perante todo este lodo.» Eu louvava até começarem também a chilrear sobre os outros e com programas na TV do clube... Mas o que esperar de um departamento de comunicação liderado por quem orquestrou a campanha da idade do Renato?

    E o lodo do futebol português, podemos não gostar, mas é o mesmo que nos levou ao bi e ao tri e ao tetra. É como costumo dizer, o futebol português não gosta de si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começarem a chilrear? Estás a confundir o que é a resposta institucional da de um convidado adepto num programa de televisão. Não vês o nosso departamento de comunicação a fazer o que os outros fazem. E podíamos estar todos os dias a atacá-los, porque razões não nos faltam.

      Mas, agora temos a arma nas mãos e temos de usá-la.

      Eliminar
    2. Chilrear = To Tweet

      Eliminar
  4. Pois eu acho muito bonita a longevidade da carreira de Luís Ferreira: de advogado de defesa na versão 1.0 a protagonista decisivo na actual versão 2.0!...digam lá que não é notável nos dias que correm, com tanta precariedade laboral!

    Só tenho uma dúvida: ainda é o actual presidente da FPF a fazer as ordens de compra? E as facturas vão em nome da FPF ou do Fruta Corrupção Pancadaria?

    Mais dúvidas: porque é que as três equipas que, fora os dois grandes e o Sporting, melhor futebol estavam a jogar nesta época - estou a falar do Chaves, Rio Ave e Estoril - de repente jogam - digamos - contra o Fruta Corrupção Pancadaria e parecem equipas de amadores, com a atitude de uma preguiça com paralisia cerebral e a qualidade de um Ed Wood do futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, sem querer beliscar o Luis Castro, cujas equipas aprecio, todos sabemos donde vem e por onde passou. O Rio Ave historicamente abastece e é abastecido pelos restos do Olival. O Estoril é uma nova, porque sempre pensei que a Traffic se dava bem ali com os vizinhos do lado Norte da Segunda Circular. Talvez por causa do casamento tenha passado a ser enteado?

      Eliminar
    2. rsss essa do enteado está bem esgalhada, mas não sei não - ainda agora foram lá e levaram dois secos, limpinhos limpinhos...

      Quanto ao Rio Ave, terás razão, mas recentemente nós também temos estabelecido umas 'parcerias' com eles...numa delas, voou um guarda-redes top 5 mundial e voaram também 20 milhões; na outra, voaram mais uns milhões mas veio um clone do Modric distribuir chocolate na Luz.

      Chaves/Luís Castro: elementary, my dear Nortor ;)

      Independentemente destas especificidades de cada um dos três, todos têm família...Pode muito bem ser tão simples como isso.

      Eliminar
    3. O Luís Ferreira é mais um caso de nepotismo no futebol português...

      Eliminar
  5. O tempo da fruta voltou, o tempo da fruta voltou, o tempo da fruta voltou!
    Os frutanheiros estão aí, os frutanheiros estão aí, os frutanheiros estão aí!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que nós nos devíamos organizar e fazer ouvir a nossa voz. Talvez uma manifestação na Cidade do Futebol. O que está a acontecer é demasiado grave. Não basta queixarmo-nos nas redes sociais, temos de fazer um barulho impossível de abafar. Não sei se teria algum efeito prático, mas pelo menos os fantoches da FPF e da Liga ficavam a perceber que não nos comem por parvos.

    Miguel Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no lugar do Rui Vitória confrontava os nomes do poder e incendiava o ambiente. Neste momento é preciso que os holofotes estejam todos virados para eles.

      O próprio discurso seria benéfico para a nossa equipa. Precisamos de jogar com raiva de quem nos anda a roubar e de quem tudo e todos nos deve, porque essa é a verdade.

      Eliminar
  7. PP, como consegues conciliar "Louvo a postura do Benfica perante todo este lodo" com "impõe-se uma resposta mais bélica e cirúrgica do Benfica"??

    Pergunto sem ironias ou sobrancerias porque eu próprio tenho a mesma ambivalência. Nunca professo a estratégia olho por olho, dente por dente por uma questão de princípio e por uma questão pragmática: só acaba quando estão todos cegos e desdentados - como disse o outro.

    Mas por outro lado, esta versão 2.0 está a chegar a um tal ponto de desfaçatez, em que já nem tentam disfarçar ou receiam minimamente que a impunidade acabe, que já não sei o que defenda exactamente...

    A sugestão do Miguel Costa parece-me boa, se lá fosse uma multidão minimamente representativa da nossa grandeza...será que ia?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não a professo por causa do porco e do chafurdar na lama.

      Eliminar
    2. Considerando o estado a que chegámos, acho que se consegue uma participação muito significativa da Família Benfiquista. A mobilização depende essencialmente da divulgação que se consiga fazer. Podemos começar pelos blogs amigos e ver a reacção.
      Temos que apontar para uma data, hora e local. A Cidade do Futebol, por ser aí a sede da FPF, parece-me o mais indicado.

      O que acham?

      Eliminar
    3. Até agora o Benfica confiou nas instâncias do futebol nacional, mas depois do que aconteceu só tem é que exigir a cabeça de todos os que estão no poder. E é fácil. O VAR mais não serve para muita gente encher os bolsos. Custa por época vários milhões à liga e federação. Mas continuamos a ter jogos que impossibilitam realizar um jogo até ao fim. E no meio disto o dinheiro de termos vencido o europeu é gasto em jantaradas. E que tal apostarem na formação de qualidade?

      Eu no lugar do Vitória dizia das boas...

      Eliminar
    4. Será que o Benfica confia MESMO nas instâncias do futebol nacional, sendo elas lideradas por Fernando Gomes, Tiago Craveiro, Fontelas Gomes, Paulo Costa, Pedro Proença??...duvido muito que não conheçam as, digamos, inclinações de toda esta gente - se até eu as conheço...Não me parece verosímil.

      Acho que o Benfica - e muito bem! - tem é confiado nas instâncias judiciais. O problema é que os tempos da Justiça e os tempos do futebol são tão próximos um do outro como John Oliver é próximo de Donald Trump...e a coisa já chegou a um ponto que o Benfica tem que fazer mais alguma coisa. Sob pena de perder a única coisa que não pode mesmo perder: os benfiquistas...

      Eliminar
    5. * a um ponto em que o Benfica (...)

      Eliminar
    6. BP, por isso mesmo é que afirmei que o comportamento do Benfica até agora tem sido exemplar. Temos comportado como o cidadão exemplar que acredita nas instâncias. No momento, em que por A+B se prova que elas estão corrompidas, um cidadão exemplar não fica de braços cruzados. Muito pelo contrário, torna-se agente de mudança. Por isso mesmo, é que agora é o momento da águia mostrar as suas garras e entrar em voo picado.

      Eliminar
    7. "Por isso mesmo, é que agora é o momento da águia mostrar as suas garras e entrar em vôo picado".

      Clap Clap Clap! Subscrevo!

      Não obstante, se noutro momento anterior não tivéssemos apoiado a lista de Fernando Gomes e Tiago Craveiro para a FPF - como foi possível?? - este momento nunca teria chegado...

      Eliminar
    8. Podemos ter apoiado, para dar oportunidade de demonstrarem o que poderiam fazer de bem para o futebol nacional, mas se não estão a funcionar é pressioná-los.

      Eliminar