23 fevereiro 2018

Sensibilidade e...


Uma comunicação talvez demasiada elevada para este futebol.


Já viram e ouviram o que o Rui Vitória falou esta tarde, quando questionado sobre o momento actual do futebol nacional e sobre se o Benfica estava a ser prejudicado ou não esta temporada? Então vejam, pois é o mais belo exemplo de como a comunicação deve ser. Sem ter descido ao nível dos adversários e, sem arranjar culpados como os nossos adversários arranjam constantemente, o técnico encarnado demarcou-se e bem do lamaçal que tentaram atirá-lo. Posso dizer-vos com toda a humildade que o Vitória ensina muito sobre inteligência emocional em ambientes de grande pressão. Ao invés de dar importância aos erros das arbitragens que toda a gente sabe estão a prejudicar directa e indirectamente o percurso do Benfica e do campeonato nacional, e com isso poder dar armas para o adversário continuar a combater na lama, ao mesmo tempo que poderia dar azo a algum desfoco interno, o Vitória não desvia um milímetro sequer do foco na máxima "cada jogo, uma final". Mas, mais do que isso, consegue apresentar uma estratégia construtiva no meio de um ambiente de guerrilha. Uma estratégia que obriga a todos estarem de acordo por mais que não queiram estar. Esta foi de mestre Rui. Contudo, não te esqueças de ir dando as alfinetadas sempre que necessário, porque afinal, como bem referiste, és um agente do futebol, portanto, tens o direito e o dever de ter uma palavra a dizer sobre o estado das coisas na modalidade. Agora, façam o favor de ver e ouvir o nosso técnico:




Horas depois, foi a vez do presidente do Benfica, também fazer um discurso orientado para os Benfiquistas e a fazer um apanhado do estado actual. Foi um discurso que não fugiu de nenhum assunto, quer interno, quer externo e, inclusive, um pouco pessoal, como poderão ver. Aproveito para deixar aqui uma opinião, pois tal como muitos de vós, também nem sempre concordo com as decisões da nossa direcção. Quer a nível desportivo (política de contratações), quer a nível estratégico comercial/financeiro. Mas, ao contrário do que os nossos adversários querem fazer passar a imagem, todo este nosso sucesso foi graças ao trabalho de muita gente e não surgiu da noite para o dia, como Porto e o Sporting querem fazer actualmente. O Luís Filipe Vieira está já à 15 anos no Benfica. Mas, só nestes últimos 5 anos é que realmente conseguiu ver o Benfica a ganhar com a regularidade que ele tanto ambicionava e trabalhou para tal. Ou seja, foi uma década de reorganização, de reinvenção, de readaptação, de aprendizagem constante e, volto a referir, de muito trabalho. Reforço o muito trabalho, pois por vezes, quando oiço a comunicação do Sporting e do Porto a dizer que o Benfica só ganha por ajudas de A e B, e olho para muitos a pensarem que é possível, pergunto-lhes onde estiveram nos últimos 15 anos. Todo este trabalho é algo que quer gostemos ou não das pessoas que estão no pelouro neste momento, temos de saber respeitar e até mesmo elogiar. Não é fácil colocar um gigante adormecido e meio moribundo, por maior potencial que tinha (e tem!), na rota que agora está. Então neste momento, é importante que todos nós Benfiquistas saibamos defender esta memória e este trabalho.

  



Agora, tendo todo este bom senso, também, verdade seja dita, é preciso termos sensibilidade para despertar a chama da alma Benfiquista para este último terço do campeonato. Que o Rui e o Luís saibam bem disso e comuniquem de acordo com tal!

1 comentário:

  1. Sobre o Vitória nada a apontar, é o regresso ao registo que se quer de um treinador do Glorioso, alguém que sabe que está no negócio futebol e o trata bem e o eleva.

    Já o Presidente... Same old, same old...

    ResponderEliminar