19 fevereiro 2018

Foi por causa...


... não foi Varela?


Este texto é para ti, Bruno. Mas, também é para todos aqueles que te criticam por criticar, sem olhar para os problemas que enfrentas, nem ter a compaixão necessária para com um jovem ainda à procura do seu espaço. Em primeiro lugar, não há problema, nem vergonha nenhuma em admitir que sentiste um nervosismo maior neste jogo frente ao Boavista. Não é para menos, pois o peso da derrota no jogo do Bessa ainda te deve fazer doer as costas e sobretudo o ego. Tu próprio sabes que poderias ter feito melhor, naquele lance. Mas, agora é preciso libertares-te dessa recordação. Solta cá para fora um valente "F0d@-se! Fiz m&rd@!" Já está?! Pronto, "já passou" (como canta a Elsa da Frozen).  Agora, é seguir em frente. É agarres às exibições que fizeste em pleno dragão, em que com um par de defesas complicadas agarraste a equipa ao topo da tabela. Não tenhas dúvidas Bruninho de que eles pensavam que aquele jogo dariam-nos a estocada final quanto às nossas aspirações relativamente ao P3N7A. Mantiveste-nos no rumo e isso é algo que deves sentir orgulho e acalmar os nervos quando sentires ansiedade.

Frente ao Boavista, na Luz, sentimos-te todos que estavas nervoso. Parecia que querias participar mais no jogo. Tocar mais na bola. Mas, estás no Glorioso, meu caro. E, aqui o guardião é mais um espectador com redpass relvado e com direito a tocar na bola umas quantas vezes por jogo. Mas, mesmo assim tens de fazer boa figura porque aparecerás no ecrã gigante onde toda a gente vai comentar, desde se calçaste meia branca ou não, até se penteaste o cabelo para o lado direito ou esquerdo. E, tu que tens pouco cabelo, pior ainda, portanto, muita calma e tranquilidade e é deixá-los ir falando. Agora, as mãos, essas não podem ser de manteiga como no Bessa. Lembra-te sempre que és o mãos de ferro que esteve no dragão a parar tudo e mais alguma coisa. Por outro lado, se queres ter mais tempo de posse de bola recomendo-te a falares com o "mister" e começares a treinar a jogar a central. Sei que o Luisão está recuperado, mas não tem parceiro nos treinos, pois o Rúben Dias e o Jardel são agora a dupla do momento. Penso que dessa forma irias aos poucos sentires-te mais confortável com a bola nos pés. E, olha que para o nosso modelo de jogo, isso seria um enorme reforço para a equipa, pois teria a ti uma linha de passe que o adversário jamais conseguiria cobrir. Ah! E, se aprimorares melhor o teu passe longo... Ui! Ui!

Meu amigo, mais do que dizer que o futuro está nas tuas mãos ou nos teus pés, ele está verdadeiramente na tua cabeça. Por isso mesmo, trabalha-a. Torna-a robusta contra a adversidade, contra a crítica, contra o negativismo do exterior. Rodeia-te de quem goste de ti e de quem queira verdadeiramente ver-te a evoluir. Afasta-te de quem te faz os elogios fáceis, pois são esses os primeiros a criticar quando voltares a fazer "m&rd@".



10 comentários:

  1. verdade seja dita, ele evolui bastante desde o inicio de epoca, mas ainda esta muito fraco nos cruzamentos... espero que continue a evoluçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No jogo do dragão esteve muito bem nesse capítulo. O problema está nos jogos em que não está tanto em jogo. Acho que ele se sente como se tivesse de estar a fazer mais alguma coisa e quando isso acontece é quando costuma dar nos erros.

      Eliminar
  2. « um nervosismo maior »

    Isto descreve os 5 minutos que se seguem a qualquer acção fraca do Varela. O que fazendo ele pelo menos uma por jogo tem a tendência a tornar-se factor multiplicação.

    Mas se este momento, daqueles azares que certamente até o Buffon terá uma colectânea no YouTube, servem para ele ainda andar abalado quando tem a confiança plena do treinador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que neste momento é preferível estarmos a apoia-lo...

      Eliminar
  3. Então e como se faz isso? Olhando para o lado às suas falhas? Já disse que sou contra ir ao estádio assobiar, sempre fui, mas tirando isso não estou a ver como o posso apoiar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é olhar para o lado as falhas, mas sim adoptar um discurso mais construtivo para com o Varela. Até agora, o teu discurso é apontar os erros, hiperbolizar as falhas e constantemente a pedir um guarda-redes novo, quando sabes de antemão que já não irás arranjar outro esta temporada. Sendo assim, é trabalhar sobre o que se tem e mais nada.

      Eliminar
  4. Por um motivo qualquer não consigo responder ao comentário, segue como comentário novo.

    Pode ser defeito profissional, mas quando passas a vida a trabalhar com segurança e integridade de bens e pessoas não olhas para as falhas como uma coisa má, olhas para as falhas como forma de perceberes o que tens de melhorar no teu sistema. E olhas para as falhas porque são as falhas e os pontos fracos aqueles que pedem a tua intervenção. Varela é, neste momento um ponto fraco da equipa. Se é o ponto fraco? Não. Mesmo que fosse, espera-se que o gestor da equipa soubesse trabalhar a equipa para o proteger. Isso é motivo de outra conversa.

    Depois não percebo a conversa de hiperbolizar as falhas. Eu constato as que há, não as faço maiores do que são. Tenho repetido, desde Julho pelo menos, que o Varela é um dos dois melhores GRs portugueses da sua geração. Estranha forma de diabolizar alguém e de hiperbolizar as suas falhas...

    Desde que fechou o mercado de Agosto que não me vês a pedir ninguém novo. Ou se calhar posso ter dito que a existir um negócio com o greco-alemão era bom que chegasse em Janeiro e não no Verão, tirando isso nada. Nem no teu post do reforço do clube, em que concordo na generalidade contigo, me viste sequer a tocar na posição de GR. Estranha forma de pedir constatemente um GR novo.

    E sobre o trabalhar com o que se tem, há coisa de um mês (portanto ainda durante o mercado de Janeiro) que digo que Varela até pode ser, dentro do que temos à disposição, a melhor opção. O que não quer dizer que seja uma opção ao nível da ambição que tenho.

    E sobre o trabalhar com o que se tem, por muito bom que seja o barro, se o oleiro for fraco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda noutra caixa de comentários pedias um gk novo... É dai.

      Mas, achas mesmo que o oleiro é fraco? Olha para os vizinhos do lado e vê o que ele ainda não foi capaz de fazer desde que saíram a coluna vertebral da equipa montada pelo Jardim e Silva. Mais a norte, achas mesmo que conseguiríamos ter um estilo de jogo tão físico como o do Porto sem pelo menos um jogador ser expulso por jogo?

      E depois desta introdução, achas mesmo que aqueles trombolhos conseguiriam mudar o sistema é modelo de jogo da forma como o Vitória fez e com todas as lesões que temos tido?

      Não brinques.

      Eliminar
    2. Tens mesmo de me dizer onde é que nos últimos 2 meses pedi um GR novo... A menos que pedir um novo seja dizer que acho que Varela não serve, aí sim "estou a pedir" um GR novo.

      Se por um lado achei assim que publiquei o comentário que devia ter clarificado quem era o "oleiro", por outro lá insistes tu em querer comparar com os outros. Pela enésima vez, estou-me a cagar para os outros porque o que eles fazem pouco me importa, o que eu quero é que o Benfica ganhe. Sobre o "oleiro", não estou a falar de RV.

      Eliminar