11 novembro 2012

Rio Ave - Benfica: O meu onze para hoje



A convocatória...

À data da escrita deste artigo, a convocatória encarnada não tinha saído. Contudo, sabe-se que o uruguaio Maxi Pereira, não seguiu viagem com a restante comitiva, pois não conseguiu recuperar da mazela física adquirida na passada quarta-feira, no jogo de Liga dos Campeões frente aos russos do Spartak.

A táctica...

Em termos tácticos, as alterações são mínimas, muito porque o tempo de preparação para este jogo do campeonato fora concerteza distinto daquele que o Rio Ave teve. É, pois, necessário manter a estrutura e a estratégia de jogo condizente ao que fora treinado durante a semana. Sendo assim, o 4-4-2 (que se transforma num 4-4-2 em diamante, ou num 4-1-3-2, conforme a forma de cada um interpretar), é a táctica a entrar em campo.

Na baliza...

O rei da baliza, neste momento, só pode ser mesmo o Artur. Tenho notado que desde que Paulo Lopes beslicou a concorrência com exibições de elevado nível, que o Artur sentiu o toque e voltou ao nível exibicional que nos tinha habituado na época passada. Já é o segundo jogo que tem tido defesas que valem pontos. Na passada quarta-feira, fez mais uma vez a defesa da noite!

Na defesa...

Com a lesão de Maxi Pereira, o polivalente André Almeida tem mais uma oportunidade de se integrar na estrutura da equipa principal do Benfica, e como lateral direito. Eu que até preferia ver o João Cancelo no início desta temporada, entendo que neste momento, a melhor opção é mesmo o André Almeida, pois assim tem a hipótese de jogar com maior regularidade na equipa principal, quer seja adaptado a lateral direito, quer seja na sua posição de origem a médio defensivo. Aliás, na quarta-feira, alguém se lembrou do Matic? Grande pulmão tem este miúdo. No entanto, quero ver qual será a sua reacção física esta noite...

No centro da defesa, de pedra e cal estão o brasileiro Jardel e o argentino Garay. Cada vez mais gosto de os ver a jogar juntos, e muito sinceramente, se o Jesus tiver como único critério o momento de forma, então o Luisão não terá a titularidade assegurada quando regressar à competição após castigo. Quanto a mim, com razão, pois o Jardel tem-nos feito esquecer em muito o nosso capitão.

A lateral esquerda entregaria ao português Luisinho. Melgarejo fez um grande jogo a meio da semana, sendo um dos que mais correu. Tendo em conta que o paraguaio veio de uma lesão, penso que seria correcto evitar uma utilização excessiva e acabar por acontecer o mesmo que tem acontecido com o Carlos Martins, ou seja, mal sai de uma entra noutra lesão. Se adicionarmos a este raciocínio o excelente momento de forma do Luisinho, acho que faz todo o sentido a aposta neste encontro do português.

No meio-campo...

Com o reposicionamento do André Almeida a lateral direito e o regresso de Matic ao onze titular, a posição  de médio-defensivo estará mais que bem entregue ao sérvio.

Mais à frente, a jogar como um "8", um médio "box-to-box", que tanto é voluntarioso a defender, como é cerebral a atacar, estará o motor "Ferrari" da equipa: o argentino Enzo Pérez. O outrora muito criticado argentino, tem surpreendido tudo e todos com este novo reposicionamento em campo e com exibições de grande nível. Ainda há muito para melhorar, sobretudo, ao nível da decisão nos movimentos e passes ofensivos. No entanto, penso que trata-se apenas de uma questão de tempo e de adaptação ao sistema de jogo e à posição/funções a desempenhar em campo. Quero é ver se após o desgaste físico a meio da semana se ele não se vai ressentir fisicamente...

Na ala direita, ao invés de colocar o argentino Salvio, coloquei o holandês Ola John. O camisola 15 tem estado em grande, sobretudo a nível ofensivo, e em particular, na pequena sociedade frutuosa que constituiu com o Cardozo: ele assiste e o paraguaio marca golos! Com o camisola 18 algo desgastado fisicamente (praticamente tem sido titularíssimo esta temporada) e a merecer descansar, estou curioso por ver a actual dinâmica do Ola na ala direita. Em termos defensivos, poderemos perder algo, pois o Salvio é um jogador mais completo que o Ola, pois tem as rotinas defensivas mais bem preparadas. No entanto, sem Maxi (o nosso lateral direito mais ofensivo) e a jogar com o André Almeida que é sempre um lateral mais posicional, o camisola 15 poderá ter as costas mais bem protegidas e assim poder desenvolver as suas competências defensivas em ambiente mais controlado. Por outro lado, continuando a aparecer no onze titular, a sua confiança irá subir... ah! E o Cardozo, decerto que terá mais bolas para si...

Com o reposicionamento do Ola para a ala direita, a ala esquerda fica disponível. O jogador que colocaria nessa posição seria o Nico Gaitán. Pensei em colocar o Nolito, mas penso que o espanhol não iria oferecer a largura de jogo ao ataque encarnado, necessária para "alimentar" as duas feras de área que tenciono colocar em campo, nomeadamente Cardozo e Lima. Por outro lado, é importante integrar o argentino, pois precisamos de todos os nossos médios-ala/extremos, para podermos rodar a equipa. Este mês de Novembro será muito desgastante, com 3 jogos por semana, daí que é importante o Jesus ter o plantel todo disponível.

No ataque...

Conforme já tinha mencionado atrás, a minha dupla de atacantes será formada pelo bombardeiro inquebrável Cardozo e o brasileiro Lima. Ao contrário do que Jesus poderá pensar, a meu ver o melhor companheiro de ataque do paraguaio até é o camisola 11. Lima é um jogador experiente que sabe o que fazer nos vários momentos de jogo. É extremamente móvel, veloz, explosivo, versátil e polivalente no ataque. É a meu ver, o nosso avançado mais completo do actual plantel encarnado. Sendo destro, acaba por tender a procurar espaços distintos do Cardozo que é canhoto, o que é uma mais valia para o nosso ataque e a sua imprevisibilidade. Tanto um como o outro, quero ver mais combinações e quero ver sempre um deles a descer para ente linhas e procurar bola ou procurar combinar com os restantes colegas, tal como fizeram na quarta-feira!

Os substitutos...

Das três substituições possíveis, reservaria pelo menos uma para o brasileiro Bruno César. Acho que o camisola 8 precisa de ganhar confiança e de minutos de jogo na sua verdadeira posição, que quanto a mim é atrás do ponta-de-lança ou como segundo avançado.

Nolito, é outro que tem de regressar à competição, muito embora que com ele, a nossa ala esquerda acaba por não ter a mesma largura e Cardozo acaba por ter menos bola para ele concluir...

No entanto, com um avançado como Rodrigo lá na frente, capaz de fazer diagonais e procurar espaços atrás dos defesas adversários, aproveitaria que nem ginjas a forma de jogar do espanhol...

Noutra perspectiva, de refrescar o meio-campo, João Cancelo é uma opção a ter em conta, se pensarmos em recolocar o André Almeida no meio-campo, colocando o Cancelo a lateral direito. Já Salvio poderia entrar se a exibição de Ola John estivesse abaixo do esperado.

Miguel Vítor estaria no banco caso houvesse uma necessidade de reforçar o centro da defesa, assim como Paulo Lopes.


PS: Entretanto a lista de convocados já saiu e é formada por 20 jogadores...
  • Guarda-redes – Artur e Paulo Lopes;
  • Defesas – Garay, João Cancelo, Miguel Vítor, Melgarejo, Jardel e Luisinho;
  • Médios – André Almeida, Enzo Perez, Bruno César, Nicolás Gaitán, Nolito, Salvio, Ola John e Matic;
  • Avançados – Rodrigo, Cardozo, Kardec e Lima.

3 comentários:

  1. O pior disso tudo, é que o André Gomes está suspenso.

    Muito fraquinho este artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Tem toda a razão e foi um lapso gritante de minha parte, já corrigido conforme poderá rever.

      A meu ver seria excelente a ideia de utilizar o André Gomes para refrescar o meio-campo, nomeadamente a posição do Enzo. Com a impossibilidade de utilizá-lo por cumprir um castigo (quanto a mim injusto) devido a expulsão do último encontro, frente ao Guimarães, penso que apostar na irreverência do João Cancelo para lateral direito, com subsequente subida para meio-campo do André Almeida, seria uma excelente hipótese.

      Quanto à qualidade do artigo, espero que no futuro a sua opinião possa ser bem mais positiva.

      De qualquer das formas, agradeço-lhe o reparo e convido-o a participar mais nos comentários, sobretudo com ideias sobre os temas propostos.

      Eliminar
  2. E um bom artigo meu caro... mas em sentido de uma critica construtiva, queria lhe sugerir a ter uma apreciacao sobre o equipa num todo e nao so individualmente. Tambem podias abrir espaco e comentar sobre as caracteristicas do adverdario, posicao na tabela, e perspectiva em caso de vitoria/empate/derrota em relacao aos resultados dos adversarios directos.

    by Helio

    ResponderEliminar