19 novembro 2012

Recuperações milagrosas


Hoje soube-se que os lesionados Maxi Pereira, Ezequiel Garay, Enzo Pérez e Carlos Martins, encontram-se recuperados fisicamente para o embate frente ao Celtic. Atendendo ao tipo de lesões que contraíram, essencialmente mialgias de esforço, a questão que gostaria de deixar aqui é a seguinte:
Até que ponto é que estes atletas estarão realmente a 100%?


Enzo é um jogador que também tem
um passado recente com muitas
lesões, pelo que deve haver um certo
cuidado na sua utilização.
É certo que há vários graus de gravidade deste tipo de lesão, mas em todas elas pelo menos um período de recuperação de uma a duas semanas é o necessário. É também verdade que estamos a falar de atletas de alta-competição que são devidamente bem acompanhados, mas o corpo tem as suas limitações e a minha maior preocupação é se uma utilização destes jogadores num jogo tão intenso não será mais do tipo "pior a emenda do que o soneto"?!

Carlos Martins é talvez o crónico
paciente do departamento médico.
Será que não há uma má utilização?

Por exemplo, Carlos Martins, olhando apenas para o seu registo clínico, deve ter uma lesão crónica, cujo tratamento deveria ser um pouco mais prolongado para ele estar realmente a 100%. Espero que o Jesus pondere bem a sua utilização e que se o utilizar saiba dosear essa mesma utilização.

É imporante que Maxi esteja realmente
a 100%, pois o risco de agravar a lesão
dada a sua forma de jogar é muito alta.
Preocupa-me também o Maxi Pereira, pois é dos jogadores do plantel encarnado que mais é exigido a nível físico. Se ele não estiver realmente recuperado, e face ao intenso ritmo de jogo da Liga dos Campeões, o risco de agravar será muito grande.

O central argentino é talvez dos que
regressam de lesão o que menos
falta faz neste momento, dado o
excelente momento de forma de Jardel
e o regresso do capitão Luisão.
Quanto a Garay e ao Enzo, ainda à 8 dias fizeram o seu último encontro, antes de contraírem as respectivas mialgias. Quanto a mim, acho pouco tempo de recuperação a 100%, no entanto, também é bem verdade que a equipa precisa de um "motor" Enzo a meio-campo para este jogo. O problema é se esse "motor engripar"... Relativamente ao central argentino, o último encontro frente ao Moreirense para a taça de Portugal, fez ver-nos que o Jardel está num grande momento e é capaz de substituir o argentino na sua posição. Com o regresso do capitão Luisão, penso que o Benfica não terá grandes preocupações no centro da defesa.

Quem destes 4 "recuperados" é que colocariam como titulares em campo amanhã?


PS: E já agora quando é que recuperam o "El Mago" Aimar?
Penso que todo o Benfiquista faz a mesma pergunta: quando
é que Aimar volta aos relvados?

2 comentários:

  1. Já não basta criticarem a torto e a direito, agora já médicos, fodasse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Não vejo onde este artigo possa estar a criticar os médicos.

      O que este artigo procura é alertar para os perigos de recuperações tão rápidas, sobretudo, aquelas ao nível muscular, pois facilmente podem virar crónicas ou mais agravadas.

      A tarefa do Jesus e do departamento médico não é fácil. Por isso mesmo, é importante discutir este tema. Até que ponto um treinador pode arriscar num jogador vindo de lesão? Até que ponto ele está realmente recuperado? Será que não haverá soluções embora de menor qualidade, que possam fazer a vez desse jogador?

      Por último gostaria de alertar para o calão utilizado no seu comentário. É mesmo necessário? Ou apenas é para chamar mais atenção?

      Eliminar