15 dezembro 2018

Afinal, também já...


... de bola parada!


Na "conversa à Benfica" que Rui Vitória teve na semana passada, desmontou a crítica da ineficácia da bola parada de forma muito correcta. Conforme poderão verificar pelo excerto do vídeo da entrevista em que ele disserta sobre esta problemática, o treinador encarnado, refere que o Benfica tem marcado mais golos de bola corrida, o que até acaba por desmontar aqueles que tanto criticam o modelo de jogo encarnado, pois caso não tivesse esses processos bem consolidados, nem sequer marcaria golos de bola corrida.


Aqui para nós, há aí muitas equipas que estão a lutar pela liderança do campeonato e que até vão neste momento à nossa frente e que apresentam um estilo de jogo, esse sim de "chutão para a frente", e, tendo consciência da (falta de) qualidade do seu jogo ofensivo, acabam por apostar num treino de bolas paradas, ou de bola longa para a corrida de alguma lebre que possuam lá no ataque. Olhem por exemplo, o Sporting de Braga. Toda a gente, eu incluído tenho gostado de algumas ideias de jogo da equipa de Abel. Depois, de ter saído das competições europeias, o treinador arsenalista tem tido mais do que tempo suficiente para preparar a equipa para as competições internas. Contudo, ontem na "pedreira" de Braga, apenas conseguiu desbloquear o jogo contra o Feirense, precisamente com um "chutão para a frente".


Onde estão os "puristas do bom futebol"? O problema é que os adeptos são preguiçosos para pensarem por eles próprios e, perante uma autêntica guerra que o Glorioso enfrenta perante os poderes instituídos ao longo das últimas décadas de futebol nacional, quer sejam eles nas organizações que regem o futebol, quer seja em todas as entidades com interesses à volta do desporto-rei, somos totalmente atacados por todos eles, nomeadamente, os órgãos de comunicação social e, respectivos, comentadores e especialistas. Não é à toa que perante um Benfica em reconstrução, critiquem por tudo e por nada o estilo de jogo do Benfica, passando por cima dos indicadores que lhes dizem o contrário, mas apoiando-se apenas nos maus resultados. Depois, pior que tudo isso, vemos constantemente a encobrirem lances dos nossos directos adversários na luta pelo título, como aqueles que o Benfica denunciou esta semana por parte do canal televisivo Sport TV.


Na minha opinião, o Benfica tem de ter uma posição de identificar os seus adeptos quem são realmente os inimigos do clube. Estão a fazer uma guerra sem precedentes perante o sucesso desportivo, financeiro e empresarial do Benfica. Perante estes ataques, o clube da Luz tem de reagir, impedindo que este estado perdure durante mais uma época. A época passada foi a prova cabal do que o desgaste do exterior pode-nos provocar. Primeiro, faz criar a dúvida interna. Segundo, faz parecer verdade o que é totalmente mentira (casos dos vouchers e o e-toupeira). Terceiro, começa a surgir o divórcio com os nossos adeptos. Quarto, a equipa começa a ressentir. Quinto, as instâncias caducas do futebol começam a perder o respeito. E, depois, começa a bola de neve. Portanto, é imperativo que declaremos guerra aberta a todos os que nos queiram prejudicar. E, isto deve começar desde logo pelo discurso do treinador. Não vale a pena o Rui Vitória ser muito cordial com quem não merece. É preciso que ele saiba quem lhe ataca para atacar da mesma forma e assim começar a ter o terceiro anel ao seu lado. E, por falar neste, onde anda o inferno da Luz?! Ainda esta semana nas competições europeias vimos adeptos muito mais calorosos por estes estádios fora...


Bem, mas fiquemos então com o nosso primeiro golo de bola parada esta temporada (e que golaço ó Grimaldo!?), o primeiro de muitos!


6 comentários:

  1. Excelente artigo...Comentou futebol de forma esclarecida e acrescentou reparos que são pertinentes e oportunos !!! Parabéns
    e um BOM NATAL para Todos os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José. Um feliz Natal também para ti e para os teus. 😉🎄🎆🎁

      Eliminar
  2. Grimaldo marcou o livre porque o Pizzi já tinha saído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não seja por ai, até porque o livre é em posição frontal sobre a meia-direita, óptimo para um pé esquerdo... 😉

      Eliminar
  3. PP no lance do golo do Braga o defesa vê a desmarcação do Diego Sousa e coloca a bola no espaço, não é chutão para a frente. A crítica que se faz ao Benfica é em situações em que o chuto para a frente acontece só porque sim, em situações que se sabe que só por azelhice dos defesas adversários é que terão sucesso. É óbvio que o Benfica não joga de chutão para a frente mas tb é verdade que vês vezes demais os centrais e o GR chutarem para a frente sem qualquer critério e é isto que se critica. Isto acontece porque a equipa tem os sectores bastante afastados uns dos outros. Quantas vezes a bola está a circular nos defesas e com uma pequena pressão dos adversários a bola vai parar ao GR, que acaba por chutar para a frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica usa da mesma forma esta estratégia de ataque que o Braga aqui evidenciou. A diferença é que aqui o Braga foi eficaz, enquanto ainda não houve grande eficácia destes lances por parte do Benfica.

      Mas, eu nem sou contra este tipo de jogadas, porque já tenho maturidade desportiva para perceber que por vezes, um jogo mais directo e longo tem o condão de libertar uma quantidade de espaços e distorcer uma qualquer malha que o adversário possa estar a querer montar.

      O motivo da minha observação neste artigo, não é fazer juízo de valor sobre a equipa do Braga. Cada um joga como pode. O motivo, é expor que a nossa equipa está constantemente a ser minada por uma opinião pública com dois pesos e duas medidas.

      O facto de o Braga ser eficaz neste modelo de jogo faz com que as vozes dos "especialistas" do futebol que pululem por cá, ficam calados. No fundo, por aqui percebemos que não querem fazer críticas construtivas, mas sim injuriar o Benfica.

      O Porto e, agora o Braga, jogam num estilo de jogo mais físico de bola longa e corrida desenfreada, sem muitas criatividade no meio-campo, sem qualquer jogo interior. E, não sofrem qualquer contestação. Ainda ontem o Porto nunca teve o jogo dominado e após o final do jogo é ouvir e ler os comentadores avençados a reproduzir um jogo de uma realidade completamente paralela. Mas, quando chegar a vez do Benfica jogar, vais ver os falsos puristas a falarem.

      Lamento que vejas apenas o chutão para a frente do guarda-redes e dos centrais do Benfica, e não percebas que por vezes é pelos mesmos motivos que os outros também o fazem. Seria bem engraçado o Benfica marcar golos dessa forma. Aí perceberias que os críticos carregariam novamente. Aqui a questão é que logo à partida estão a querer meter para baixo o Benfica com os seus comentários.

      Eliminar