25 novembro 2018

Sabem quem mais está...


O Bayern de Munique!


Pois é, o nosso próximo adversário na Liga dos Campeões, o poderoso Bayern Munique, está com uma crise de resultados e de exibições. Olhando para os jogos do conjunto de Nico Kovac, facilmente se percebe que parte das dificuldades que os bávaros apresentam tem a ver com o funcionamento do meio-campo, quer com e sem bola. Isso faz com que, por um lado a bola não chegue com qualidade ao último terço do terreno e por outro, expõe a equipa a mortíferos contra-ataques/tansições ofensivas.

Achei interessante esta situação, porque tal como referi anteriormente, estes são os problemas que uma equipa que compita a este nível e que está a passar por um fase de reconstrução possui. Recordar que o Bayern viu sair nos últimos 2 a 3 anos Xavi Alonso e Arturo Vidal do tridente de meio-campo que fez maravilhas às ordens de Pep Guardiola e depois com Ancelotti.
«O Benfica tem problemas no seu jogo, mas são problemas comuns de uma grande equipa europeia que está a passar por um processo de reconstrução do plantel (...) e a competir com um calendário com elevada densidade.»

É normal que agora, quem venha tenha de reconstruir, mas essa reconstrução demora tempo, afectando performances e, por conseguinte, os resultados. Como é óbvio o que um treinador pretende é evitar que os resultados sejam afectados, mas é natural que tal suceda. O que não é natural é que suceda por muito tempo.

De qualquer maneira, quero aproveitar este jogo frente ao Düsseldorf, para deixar aqui uma ideia que o Benfica poderá aproveitar na próxima jornada da Champions. De facto, podemos ir a Munique e sacar um resultado histórico, se soubermos aproveitar bem os problemas de construção do meio-campo bávaro, nomeadamente, criarmos armadilhas tácticas, para jogadores como Renato Sanches e Thiago Alcântara, ou Goretzka e Müller, deixando depois um Martinez desamparado a tentar fazer contrapressão. Tendo em conta que a dupla de centrais joga muito subida no terreno e sabendo que tanto Boateng, como Sülle, como Hummels, não estão a passar um bom momento de forma, assim como o Neuer já não consegue varrer as costas como fazia à uns anos atrás, vejo todo aquele espaço nas costas da defesa bávara a ser aproveitada por um Seferovic, por exemplo. Tal como aconteceu ontem à tarde.






P.S.: E, o que dizer do Real Madrid que apesar de já ter-se livrado do treinador Lopetegui e após uns três jogos com bons resultados do Solari, já regressaram às exibições medíocres?

17 comentários:

  1. O que é que a equipa toda do Bayern está a fazer no meio-campo contrário aos 92 minutos de um jogo que está a ganhar 3-2?

    Sinceramente às vezes fico a pensar no que vai na cabeça desta malta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a identidade do seu jogo. Queriam marcar o 4º golo e descansar um pouco mais. Não vejo mal nisso.

      Eles jogam como treinam. Se treinam com defesa bem subida é assim que devem jogar.

      Mal é pensarem que numa equipa que joga de 3 em 3 dias haja tempo para treinar todos os momentos em futebol...

      Eliminar
    2. O problema é mesmo esse. O facto de jogarmos de 3 em 3 dias, com necessidade de recuperar os jogadores, pouco tempo resta para a afinação de processos e de jogadas estudadas. Mas vão lá dizer isso aos adeptos, a grande maioria ignorantes, especialmente os mais ruidosos e menos inteligentes, por isso fazem tanto ruído.

      Os tonéis, quanto mais vazios estão mais ruído fazem.

      Eliminar
    3. Haha desculpa lá mas essa não pega nesta situação. Há alturas para aplicar o plano de jogo e outras em que temos que ser realistas e não perder de vista o objectivo principal.

      Isto é algo que se vê com alguma frequência e é um erro táctico incrível na minha opinião. A nota artística não justifica deitar pontos fora.

      Eliminar
    4. Eles jogam como treinam...

      Eliminar
    5. «O facto de jogarmos de 3 em 3 dias, com necessidade de recuperar os jogadores, pouco tempo resta para a afinação de processos e de jogadas estudadas.»

      Até porque são dois dias para descanso e um para um treino levezinho...

      Eliminar
    6. Descanso, recuperação ativa, treino de afinação de princípios e treino tático. Normalmente é por aqui que se trabalha a meio de um mesociclo de alta intensidade.

      Eliminar
  2. O real madrid e mónaco são a prova que mudar de treinador a meio da época faz mais mal do que bem. Podem ganhar 2 ou 3 joguitos mas depois volta tudo ao mesmo. O Benfica só precisa do apoio dos sócios e adeptos. Não é por acaso que nos tem tantado dividir desde o ínicio da época, 1º o simões 1 dia antes do jogo mais importante da champions (que coincidência), depois a treta com o regresso de jj. Todos os "casos", a cofinaria sempre em grande o o blog do gosma da sic sempre a casacar em tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, nem mais. Mas as pessoas adoram sangue, adoram sacrifícios... Se o próprio Jesus foi colocado na cruz...

      Eliminar
    2. Quem nos tenta dividir com a treta do JJ é o Presidente do Benfica. Estranho? Só para quem não conhece a peça!

      Agora a questão da mudança prende-se com o que se pretende que essa mudança traga. Para mim, no cenário mais optimista, a saída de RV devia ter acontecido por esta altura o ano passado. Não me vou alongar nos porquês, eles estão aí nas caixas de comentários de há um ano. E quanto ao Real e ao Mónaco é ainda cedo para falar.

      Depois, comparar Kovac (4 meses) com Rui Vitória (4 anos) é piada certamente. E é tão piada que no Bayern há essa vontade em dar mais tempo ao Croata. Com a noção clara que, uma vez que a equipa pára no Inverno, toda e qualquer mudança será mais proveitosa nesta altura por não expôr o novo treinador ao imediatismo dos resultados.

      Se calhar podia-se comparar Vitória com Leonardo Jardim, com Mourinho ou Simeone.

      Quanto aos motivos, do PP já sei a resposta, mas Rui Vitória deve ficar porquê? O que é que a equipa ganha com isso?

      Eliminar
    3. Ah e sobre o Bayern, só quem está profundamente desligado da Bundesliga pode ignorar uma coisa na organização do Bayern: o balneário. Mais do que os adeptos, o peso daquilo que os jogadores acham é tomado em linha de conta pela administração do clube. Serve isto para dizer que se os jogadores perderem a fé nos métodos do treinador, o treinador se arrisca a ser corrido, mesmo que ganhe a Champions (o grando objectivo do clube).

      Eliminar
    4. Como sabes que é o presidente do Benfica?

      Eliminar
    5. Não deves ter nem visto a entrevista dele onde praticamente lança o tema, nem te deves ter apercebido que ng no Benfica está incomodado com a divulgação da "escuta" em que o Presidente tenta despachar o treinador.

      Eliminar
    6. Vi a entrevista e ele responde que é amigo do Jesus, mas que está com o Rui Vitória.

      Essa escuta em que o presidente tenta despachar o treinador... estás a esquecer do contexto, em que ele diz que para haver negócio é preciso o treinador querer. Ele, apenas disse que se o treinador quiser, só vai sair por x M€. Acho perfeitamente normal.

      Eliminar
    7. O que ele diz na entrevista, a forma como diz, a não reacção da "estrutura" à "escuta"... A verdade é que neste momento o pior inimigo de RV não sou eu, é mesmo o Presidente.

      Eliminar
    8. O regresso hipotético seria um erro Crasso.

      Eliminar
    9. Concordo plenamente.

      Quanto ao jogo de ontem, comento no teu post mais logo.

      Eliminar