31 julho 2018

O novo herdeiro da...


... encarnada: Jota!

Quando o Poborsky
dava show na Luz, o
Jota estava a nascer.
Percebem agora porque é que a camisola 7 do Benfica está disponível? Isto depois do Samaris ter optado pelo número 22? É para que o jovem Jota possa ser o seu novo dono e seguir os pergaminhos de grandes desequilibradores da história do Benfica que remonta a José Augusto na década de 60/70, passando por Nené na década de 70/80, Vítor Paneira na década de 80/90, Poborsky na década de 90/00, depois de na última década 00/10 este número mágico ter estado ligado ao poderoso ponta-de-lança paraguaio Óscar Cardozo. E que bem entregue fica a camisola ao jovem formado no Seixal.

O João Filipe, aka Jota, é de facto um prodígio dentro das quatro linhas. As suas referências não poderiam deixar de ser o Cristiano Ronaldo (mas atenção, o de Manchester United, aquele que fazia malabarismos com a bola nos pés e desequilibrava todos com a sua energia. velocidade, técnica, drible, finta e ginga), o Neymar e claro está o Messi. Enfim, repararam que são apenas e somente os "GOAT" actuais, não repararam? Pois é! O nosso menino quer, realmente, vingar no mundo do futebol e com as nossas cores encarnadas.
Parece que foi
ontem, mas já
foi à 10 anos:
Jota com o seu
ídolo Ronaldo.
Isso é notório na forma como joga, mas torna-se ainda mais notório no seu discurso estruturado e até bem maduro para a sua tenra idade (19 anos). Não tenho dúvidas que o fará.

A meu ver será um erro não apostarmos nele já nesta temporada. Com a sua energia, irreverência e inteligência de jogo, poderá ser solução para o plantel. Vejo-o perfeitamente a conseguir interpretar todas as nuances tácticas necessárias para um jogador poder sentir-se bem dentro de um 4-3-3 e de um 4-4-2. Ao contrário de outros miúdos, como por exemplo, o João Félix e o Gedson, o Jota está em ponto rebuçado para agarrar com unhas e dentes a vaga disponível no plantel principal, ainda para mais quando o Ebuehi acabou por se lesionar com gravidade.

De facto, a lesão prolongada (no mínimo 6 meses) do nigeriano, poderá ser a oportunidade flagrante para o Rui Vitória, mais do que ir ao mercado adquirir outro lateral direito, fazer aquilo que há muito defendo: adaptar o Eduardo Salvio à posição de lateral direito. Com essa medida abriria a vaga para o Jota entrar no plantel e na posição que poderá render neste momento no Benfica: médio-ala/extremo direito/esquerdo.
O futuro lateral direito
encarnado será o Salvio.
Mesmo parecendo ser um pouco diferente da forma como joga nos escalões mais jovens do Benfica e na selecção nacional sub19, a verdade é que o miúdo mentalmente falando está muito mais bem preparado que os seus colegas (João Félix e Gedson).

Não tenho dúvidas nenhumas de decidir este rearranjo do plantel encarnado. E, faria-o já amanhã, ao convocar o Jota para o último encontro da pré-época encarnada, frente ao Lyon. Seria uma espécie de presente pela enorme conquista do europeu de sub19 por Portugal, mas também uma espécie de aposta convicta perante o trabalho que apresentou até agora com a mítica camisola 7, que representa um número de um jogador titular. Tal e qual como Ferguson pensou em 2003, quando deu a camisola 7 do Manchester United ao Ronaldo.


Rearranjo do plantel do Benfica para esta temporada
2018-2019.

26 comentários:

  1. Também acho que o Jota justifica uma chamada à equipa principal e, quem sabe, até pode ser já um forte concorrente pela titularidade. Mas acho que precisamos mesmo de um lateral direito para ser alternativa ao André. Baixar o Salvio, que garante tantos golos e assistências jogando a extremo, parece-me um desperdício.

    Quem é o Simão que colocas a 6?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O David Simão. Penso que beneficiaríamos de um jogador que pudesse jogar como Pjanic na Juventus, ou o Jorginho no Nápoles/Chelsea, que conseguisse variar o centro de jogo com um passe médio/longo. O David Simão evoluiu imenso. Tem conhecimento do jogo. É um jogador feito. E estou certo que não teria dificuldades em rodar com o Fejsa.

      Prefiro um jogador mais agressivo mais à frente para levar o adversário a cometer erros e o David Simão rapidamente conseguir recuperar a bola. Daí que penso que iria casar bem com um Alfa Semedo ou um Gabriel, por exemplo.

      O Salvio podes começá-lo a trabalhar da seguinte forma: na mudança do 4-3-3 para o 4-4-2. Com a aquisição do Gabriel, o Fejsa poderá com o brasileiro formar dupla no meio-campo. O Pizzi retorna à posição de médio-interior/ala direito, para a entrada de um avançado, que neste momento seria o Jonas. Este substituiria o André Almeida, porque o André gosta de fazer incursões pelo centro do terreno, mas como tens agora o Pizzi naquela zona, precisas é de um lateral mais vertical. E dessa forma baixas o Salvio para fazer o corredor todo.

      Notar que precisas do Pizzi para os equilíbrios do meio-campo, porque do outro lado tens o Cervi que se encosta muito à ala esquerda.

      Última nota: o Salvio jamais será um extremo de renome internacional, porque actualmente a tendência é para falsos extremos e não extremos puros à antiga. Agora, ele poderá ser um excelente lateral, de classe mundial. Depois, vejo uma mudança táctica neste Benfica no final desta temporada, que será a do sistema com 3 defesas, Aí o André Almeida será um defesa do lado direito e o Salvio será o ala direito puro.

      Eliminar
    2. Até concordo com o Sálvio e o Jota, mas o Alfa é trinco/6/médio defensivo e não um médio de ataque/organizador. Não se iludam com a pujança física dele.
      O Gedson é jogador para o plantel principal, sabe transportar a bola e tem muito bom passe. Pode jogar a médio centro e médio interior.
      O Parks é outro jogador que é substimado pela maior parte dos benfiquistas. Tem técnica, passe e visão de jogo.
      O João Félix pode jogar em qualquer posição no ataque, é só rever os jogos da equipa B e de Júniores, tanto jogou nas alas/extremos como a avançado centro.
      Há ainda Samaris, outro que agora é renegado, quando é um excelente médio centro e muitos não sabem, mas no Olympiakos ele e o Fejsa eram o esteio do meio campo.
      O Gabriel e o David Simão não são necessários. Se defende-se a aposta na formação, Varela, Ruben, Yuri, Gedson, Alfa, Jota, João Félix e Parks (embora não seja da formação mas vem da equipa B) são jogadores que dão garantias a curto prazo. Sim, agora ainda estão a "mostrar", mas daqui a 1 mês, mais coisa menos coisa, estão no ponto. Para os jogos das eliminatórias da Liga dos Campeões há os mais experientes, salvo seja, que podem abrir caminho para que os miúdos entrem na equipa. Não é lançar e já 'tá.
      Os benfiquistas em geral estão a querer que os miúdos venham já "feitos" e não pode ser.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    3. Nenhum dos miúdos (Gedson, Parks e Félix) estão prontos para amanhã ou daqui a 6 meses serem titulares e tu para aquela zona do terreno tens de ter soluções e não protótipos de soluções. No máximo poderás ter um ou dois, que quanto a mim são o Krovinovic e o Alfa. Depois não podes deixar estes miúdos sem rodagem, quando eles para evoluírem não será apenas e só nos treinos. Precisam de jogar e ganhar calo e confiança. Por isso, preferir não ficar com nenhum deles, ainda para mais depois desta primeira avaliação na pré-época.

      Dizes que daqui a um mês estão no ponto, não acredito. Há muito para trabalhar sem bola, algo que nunca precisaram de fazer com grande rigor, por estarem sempre a jogar numa equipa muito superior ao adversário desde tenra idade.

      O Alfa para mim só é trinco porque o colocam nessa posição. A forma como ele recupera a bola e logo de seguida vai para cima, procurando o desequilibro ofensivo é de jogador ofensivo. É como o Pogba. Por isso, é que gostava que soubessem trabalhá-lo bem, pois está aqui um verdadeiro diamante em bruto.

      Concordo com o Samaris. Aliás, já na época passada penso que poderia ter sido incorporado no onze titular nos importantes encontros, nomeadamente o frente ao Porto na Luz. No entanto, neste momento via-o mais a jogar como central.

      Quanto ao Gabriel e ao David Simão, penso que fazem falta, sobretudo, depois do que escrevi acima dos miúdos. Prefiro apostar em dois jogadores já feitos, com ainda potencial para melhorar e que não tremarão ao entrarem no onze titular. O Gabriel seria o complemente perfeito ao onze titular, pois sendo esquerdino acabaria por dar à equipa o que mais nenhum médio consegue dar no lado direito, variações rápidas para o lado esquerdo do nosso ataque.

      Por fim, não quero que os miúdos venham já "feitos", mas não quero que venham ainda para aprender o b-a-bá do futebol sénior. Há comportamentos, matreirices, e sobretudo inteligência de jogo que alguns têm e outros não. De todos os que referiste, tirando o Varela, o Rúben e o Yuri, apenas o Jota está preparado para ingressar já hoje no plantel e começar a render e evoluir na equipa principal.

      Eliminar
    4. «Nenhum dos miúdos (Gedson, Parks e Félix) estão prontos para amanhã ou daqui a 6 meses serem titulares e tu para aquela zona do terreno tens de ter soluções e não protótipos de soluções. No máximo poderás ter um ou dois, que quanto a mim são o Krovinovic e o Alfa. Depois não podes deixar estes miúdos sem rodagem, quando eles para evoluírem não será apenas e só nos treinos. Precisam de jogar e ganhar calo e confiança. Por isso, preferir não ficar com nenhum deles, ainda para mais depois desta primeira avaliação na pré-época.» - Mas queres o quê? Contratar jogadores que parecem ser melhores, tipo Douglas, e depois a meio da época recambia-los para a China?
      «Dizes que daqui a um mês estão no ponto, não acredito. Há muito para trabalhar sem bola, algo que nunca precisaram de fazer com grande rigor, por estarem sempre a jogar numa equipa muito superior ao adversário desde tenra idade.» - Isso aplica-se a jogadores que vais buscar ao Sul da América. O Conti para ti está pronto? Para mim está, tal como os nossos putos. Ou se aposta ou não se aposta.
      «O Alfa para mim só é trinco porque o colocam nessa posição. A forma como ele recupera a bola e logo de seguida vai para cima, procurando o desequilibro ofensivo é de jogador ofensivo. É como o Pogba. Por isso, é que gostava que soubessem trabalhá-lo bem, pois está aqui um verdadeiro diamante em bruto.» - Queres outro Renato Sanches à força. O Alfa recupera a bola e sobe porque joga mais atrás, a trinco, e para além disso, hoje em dia um trinco já não é um jogador estático como há 10/20 anos atrás.
      «Concordo com o Samaris. Aliás, já na época passada penso que poderia ter sido incorporado no onze titular nos importantes encontros, nomeadamente o frente ao Porto na Luz. No entanto, neste momento via-o mais a jogar como central.» - Tem lógica o teu raciocínio, mas é no meio campo que faz a diferença, antes ele que o Pizzi, pois o Samaris tem cabedal, protege bem a bola e bate melhor as bolas paradas.
      «Quanto ao Gabriel e ao David Simão, penso que fazem falta, sobretudo, depois do que escrevi acima dos miúdos. Prefiro apostar em dois jogadores já feitos, com ainda potencial para melhorar e que não tremarão ao entrarem no onze titular. O Gabriel seria o complemente perfeito ao onze titular, pois sendo esquerdino acabaria por dar à equipa o que mais nenhum médio consegue dar no lado direito, variações rápidas para o lado esquerdo do nosso ataque.» - O Gabriel para o preço que pedem, mais vale apostar no que temos, para além de ser sempre um incógnita se pegava ou não. O David é bom jogador, mas o que traria que o Gedson não trás? O Gedson é miúdo? O Jota também o é e para mim dá mais que o Sálvio.
      «Por fim, não quero que os miúdos venham já "feitos", mas não quero que venham ainda para aprender o b-a-bá do futebol sénior. Há comportamentos, matreirices, e sobretudo inteligência de jogo que alguns têm e outros não. De todos os que referiste, tirando o Varela, o Rúben e o Yuri, apenas o Jota está preparado para ingressar já hoje no plantel e começar a render e evoluir na equipa principal.» - O b-á-bá já aprenderam nas épocas na equipa B. Temos de apostar já, porque daqui a mais uns 2 ou 3 anos, os passes dos jogadores serão incompatíveis para nós e aí estes putos já foram outros Migueis Rosas, Hélderes Costas, Davides Simões, Luises Martins, etc., jogadores que não foram apostas numa altura que o podiam ter sido.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    5. «Mas queres o quê? Contratar jogadores que parecem ser melhores, tipo Douglas, e depois a meio da época recambia-los para a China?»
      Eu quero que se aproveitem os melhores, os que estão mais bem preparados para no máximo em dois ou três meses ser hipóteses reais para a titularidade. Não podemos ter miúdos, quer sejam da nossa formação, quer sejam comprados, que depois tenhamos de lhes ensinar o b-a-bá do futebol sénior de elite. Sou a favor da contratação do Gabriel, porque vejo nele um jogador já feito e que facilmente entraria no onze e seria realmente reforço. O Gedson é ainda um projeto de jogador.

      «Isso aplica-se a jogadores que vais buscar ao Sul da América. O Conti para ti está pronto? Para mim está, tal como os nossos putos. Ou se aposta ou não se aposta.»
      O Conti tem pelo menos uma época no futebol elite profissional argentino. Os nossos miúdos têm só experiência de 2ª Liga e numa equipa que acabou a meio da tabela nessa liga. Se fossem foras-de-série, o resultado teria sido outro, não achas? De qualquer maneira, eles são jogadores que podem vir a ser de elite, mas precisam de jogar e não ficar no plantel para depois na prática ficarem no banco ou na bancada. Não vejo o que isso seja apostar na formação. A aposta na formação tem de ser com critério. Nós não formamos apenas jogadores de elite, formamos acima de tudo jogadores profissionais. E, dentro deste lote, há sempre uns quantos (ou por vezes nenhum) de elite. Tão simples quanto isso.

      «Queres outro Renato Sanches à força. O Alfa recupera a bola e sobe porque joga mais atrás, a trinco, e para além disso, hoje em dia um trinco já não é um jogador estático como há 10/20 anos atrás.»
      O Alfa é muito mais que um trinco e que um Renato. Para além disso não quero um Renato, quero um jogador possante, que seja bom tecnicamente e que possa ser o companheiro ideal tanto do nosso meio-campo, como do nosso ataque.

      «O Gabriel para o preço que pedem, mais vale apostar no que temos, para além de ser sempre um incógnita se pegava ou não. O David é bom jogador, mas o que traria que o Gedson não trás? O Gedson é miúdo? O Jota também o é e para mim dá mais que o Sálvio.»
      O erro aqui é comparares o nível do Gedson ao do Jota, um poderá vir a ser um jogador de elite, outro já pertence ao jogadores de elite do seu escalão. O Simão trás mais do que o Gedson, porque já é um jogador feito. O Gedson é ainda um miúdo e tem muito para aprender. O melhor seria o Gedson estar a jogar numa equipa de 1ª Liga esta temporada.

      «O b-á-bá já aprenderam nas épocas na equipa B. Temos de apostar já, porque daqui a mais uns 2 ou 3 anos, os passes dos jogadores serão incompatíveis para nós e aí estes putos já foram outros Migueis Rosas, Hélderes Costas, Davides Simões, Luises Martins, etc., jogadores que não foram apostas numa altura que o podiam ter sido.»
      Tens de apostar sim naqueles que fazem sentido e que te vão adicionar valor, não aqueles que te vão ainda dar muito trabalho para valorizar. É à pala disso que perdemos épocas inteiras a não passar da fase de grupos na Liga dos Campeões. Na equipa B não se aprende tudo. Basta entenderes que o ritmo de jogo e a dificuldade que os adversários te dão não é o mesmo que nas ligas de elite.

      Eliminar
    6. Concordo em alguns aspectos, noutros não, nomeadamente o caso do Gedson. O miúdo tem futebol e já o mostrou. São opiniões.
      O ano passado, o Diogo Gonçalves fez um Mundial Sub-20 extraordinário e os benfiquista pediram logo que ficasse no plantel. Fui, não aqui, de muitos que disse que o Diogo tinha de ser emprestado, não que não tivesse qualidade, mas sim porque não fez a pré-época com a equipa. Ficou no plantel e o que aconteceu? Foi emprestado esta época, quando o devia ter sido na anterior. Isto para dizer que o Jota pode ser igual, não fez a pré-época com a equipa e, apesar da qualidade enorme, pode não se afirmar, mas acredito que uma ou duas oportunidades sérias, agarra o lugar. Outro exemplo é o do José Gomes, na época 16/17 quiseram que ele fizesse parte do plantel porque tinha sido o melhor marcador do europeu sub-17 e de facto ele jogou quando o Jonas se lesionou. O que aconteceu? Queimou, literalmente, uma etapa e agora tem de ser emprestado, aquilo que defendi na altura, se não será outro Nelson Oliveira.
      Mas pronto, são diferentes pontos de vista e não vale a pena o bate-boca, digamos.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    7. Ele tem futebol, mas não está no momento para chegar à equipa principal. Ainda agora estamos a ver o miúdo frente ao Lyon e é mais do mesmo do que tenho escrito aqui.

      Outra coisa que não se deve fazer Michael Krueger: é levar literalmente os miúdos ao colo. É preciso ter muita atenção a isso, pois é assim que nascem os vícios com os miúdos.

      Quanto ao Jota, percebo o que escreves sobre o Diogo Gonçalves, mas recordo que o miúdo foi aposta ainda antes do Cervi e do Zivkovic e do Rafa como extremo esquerdo. Não vingou porque estava muito verdinho. Acredito que o Jota está noutro estágio, até porque é um jogador diferente e mais completo a meu ver que o Diogo.

      Eliminar
  2. Não incensem o rapaz! Calma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relaxa! Este é como o algodão... não engana. ;)

      Amanhã era convocado, dava-lhe a mítica #7 e depois dizia: "entra e parte tudo"!

      Eliminar
  3. o jota e um talento incrivel, esta epoca ja conseguia ter uns jogos na equipa principal, mas dai a estar melhor que o felix e o gedson nao posso concordar... o felix e cada recepçao que faz corar de vergonha a maioria dos jogadores na nossa liga. e pena que o benfica tenha tanto talento mas da sempre a impressao que nao vamos aprovei ta -lo como deve ser. ainda por cima as geraçoes que ai veem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Félix não ganha a nenhum no trio da frente. No trio de meio-campo, tira o lugar a quem, quando tens Pizzi, Krovinovic e até mesmo o Zivkovic, para além de te estares a preparar para comprar o Gabriel?

      O Jota, oferece mais do que o Félix, que é muito bom com a bola, mas sem ela tem graves lacunas. É uma questão de oportunidade dos lugares no plantel.

      Eliminar
    2. O ano passado na equipa B o Jota e o Félix jogaram juntos como extremos/avançados, tendo o Heri como colega mais avançado do ataque. Não sei qual é a embirração com o João Félix. O miúdo tem talento e pode aprender muito com o Jonas. Num sistema de dois avançados prefiro o Félix ao Seferovic. Mas são opiniões!

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    3. Não é embirração. É perceber que o miúdo sem bola não sabe metade dos comportamentos que tem de ter (provavelmente porque sempre jogou com a posse de bola e nos momentos defensivos, os colegas resolviam, deixando-o solto). Falas na época passada, mas a equipa B do Benfica não ficou em primeiro lugar, mas sim a meio da tabela, porque será? Exactamente, porque em muitos jogos não conseguimos dominar. Porquê? Porque é preciso dominar a posse de bola e ainda mais sem bola.

      Depois como escrevi acima, o miúdo tem inúmeros colegas à frente dele. Se fosse um fora-de-série, já tinha agarrado o lugar nas oportunidades que teve. Claramente, é um miúdo dotado, mas que precisa do seu tempo para crescer até ao nível superior. Neste momento, o melhor é mesmo jogar. Face à sua tenra idade, é jogar na equipa B (segunda temporada), ir chamando-o para os jogos da taça até dezembro e primeiros jogos da taça da Liga.

      Num sistema com dois avançados preferes o quê? O Félix? Vejo o futuro do João Félix no meio-campo e não tanto no ataque. Ali, precisa de outra fibra, de outro jogo sem bola que não tem.

      Eliminar
    4. «Não é embirração. É perceber que o miúdo sem bola não sabe metade dos comportamentos que tem de ter (provavelmente porque sempre jogou com a posse de bola e nos momentos defensivos, os colegas resolviam, deixando-o solto). Falas na época passada, mas a equipa B do Benfica não ficou em primeiro lugar, mas sim a meio da tabela, porque será? Exactamente, porque em muitos jogos não conseguimos dominar. Porquê? Porque é preciso dominar a posse de bola e ainda mais sem bola.» - Lá está, a equipa B serve para ensinar e não para ganhar como a A. O Félix tem a maneira de jogar como o Jonas, solto no ataque, para além que o domínio de bola depende muito mais do meio campo, e durante as épocas da equipa B o meio campo é a zona que mais mudanças há de jogo para jogo. Mais uma vez, a equipa B serve para ensinar e como tal, os jogadores entram "aos montes" para crescerem.
      «Depois como escrevi acima, o miúdo tem inúmeros colegas à frente dele. Se fosse um fora-de-série, já tinha agarrado o lugar nas oportunidades que teve. Claramente, é um miúdo dotado, mas que precisa do seu tempo para crescer até ao nível superior. Neste momento, o melhor é mesmo jogar. Face à sua tenra idade, é jogar na equipa B (segunda temporada), ir chamando-o para os jogos da taça até dezembro e primeiros jogos da taça da Liga.» - Desculpa, mas querias que o miúdo pega-se em 5/7 minutos de jogo? O miúdo é um talento nato, um desequilibrador que pode resolver jogos. Lembro-me deste tipo de observações em relação ao Bernardo Silva, que tinha de ser emprestados e tretas do tipo, e o que aconteceu? "Choramos" a quase nulidade de jogos na equipa principal.
      «Num sistema com dois avançados preferes o quê? O Félix? Vejo o futuro do João Félix no meio-campo e não tanto no ataque. Ali, precisa de outra fibra, de outro jogo sem bola que não tem.» - Então não viste jogos da equipa B nem dos júniores: o Félix jogou nas alas e no centro e não mostrou qualidade? No meio campo? Talvez, mas ele é e sempre foi avançado.
      Eu sou um acérrimo defensor da formação. De há muitos anos para cá temos tido melhores jogadores formados no Seixal que outros que fomos comprar e lembro-me assim de repente do Felipe Augusto, Taarabat, Luisinho, Bruno Cortez, Mukhtar, Jonathan Rodriguez, Seferovic, Emerson, Roberto, e muitos outros que não me lembro. Gastamos dinheiro com esses jogadores, não era preferível ter apostado nos miúdos e se não desse como esses não deram, o prejuízo financeiro não era tão acentuado?

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    5. « Lá está, a equipa B serve para ensinar e não para ganhar como a A. O Félix tem a maneira de jogar como o Jonas, solto no ataque, para além que o domínio de bola depende muito mais do meio campo, e durante as épocas da equipa B o meio campo é a zona que mais mudanças há de jogo para jogo. Mais uma vez, a equipa B serve para ensinar e como tal, os jogadores entram "aos montes" para crescerem.»
      Vamos lá ver uma coisa, que parece estar a confundir muita gente por aqui: a equipa B serve para o jogador aprender a ser um jogador profissional. Ser um jogador de elite já necessita de outros ensinamentos e de outros contextos estimulantes.

      «Desculpa, mas querias que o miúdo pega-se em 5/7 minutos de jogo? O miúdo é um talento nato, um desequilibrador que pode resolver jogos. Lembro-me deste tipo de observações em relação ao Bernardo Silva, que tinha de ser emprestados e tretas do tipo, e o que aconteceu? "Choramos" a quase nulidade de jogos na equipa principal.»
      Outra vez as comparações absurdas. O Benny tinha tudo para vingar porque tinha terminado o seu segundo ano de equipa B. O Félix acabou de fazer a primeira. Nas oportunidades que teve (e não foram apenas 5 ou 7 minutos, porque jogou partes inteiras nos primeiros jogos da pré-época), pouco ou nada mostrou de que realmente era um fora-de-série, um "game changer". Tem talento? Tem! E a potes! Mas, ainda é uma criança a ler o jogo. E, na equipa principal jogas contra homens, muitos deles com o triplo da experiência dele e também da matreirice. Matreirice essa que engolem a meninice do miúdo, quer com bola, mas sobretudo, sem bola.

      «Então não viste jogos da equipa B nem dos júniores: o Félix jogou nas alas e no centro e não mostrou qualidade? No meio campo? Talvez, mas ele é e sempre foi avançado.
      Eu sou um acérrimo defensor da formação. De há muitos anos para cá temos tido melhores jogadores formados no Seixal que outros que fomos comprar e lembro-me assim de repente do Felipe Augusto, Taarabat, Luisinho, Bruno Cortez, Mukhtar, Jonathan Rodriguez, Seferovic, Emerson, Roberto, e muitos outros que não me lembro. Gastamos dinheiro com esses jogadores, não era preferível ter apostado nos miúdos e se não desse como esses não deram, o prejuízo financeiro não era tão acentuado?»

      Aí é que te enganas. Vi o miúdo. Mas, o que não consegues entender é a diferença dos contextos que são o futebol de formação e o futebol profissional de segunda liga, muito menos o de 1ª liga e o de Champions. Repara que se ele fosse realmente muito bom, a classificação final da equipa B não teria sido aquela. Ele teria rendido em média 0,8 golos/jogo etc e tal. O que eu assisti foi jogos mais conseguidos seguido de jogos completamente abafado... precisa de ter outro tipo de consistência se é que quer ingressar a equipa principal encarnada e a titularidade. Ao contrário do Gedson, este meteria na equipa B mais uma temporada, com um programa específico de objectivos. Caso fosse concretizando iria ter chamadas à equipa principal para jogar, ainda esta temporada.

      Podes entender que não, mas acabo por ser mais acérrimo defensor da nossa juventude do que tu, porque estou a pensar mais à frente no que realmente é bom para a evolução dos jogadores e não apenas pelo interesse do impacto publicitário de meter 7 ou 10 jogadores da formação na equipa principal. Foi por erros desses que a formação foi muito mal tratada neste país nas últimas décadas.

      Eliminar
    6. Não é com objectivo de mostrar que a nossa é melhor, simplesmente se temos cá, para quê ir buscar lá fora?
      Emprestar um jogador até que idade? A clubes que lutam para não descer, porque os que lutam para competições europeias, também não querem "imaturos".
      Pontos de vista.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    7. Temos cá potencial, não temos cá concretamente. Mas, para libertar esse potencial de forma eficaz e eficiente é criar-lhes as condições para tal. Isso não é ficarem no banco ou na bancada e jogar 5 jogos por época.

      Depois, não podes dizer que vais emprestar um miúdo até aos 21 anos ou algo. São todos diferentes, porque todos eles têm maturidades diferentes. A maioria dos craques acabam por ser os miúdos em que a maturidade física e psicomotora chega mais cedo. Mas, se a maturidade mental não acompanhar, chegam aos séniores e estagnam até aos vinte e muitos... quantas vezes as tais "eternas promessas" chegarem um pouco ao potencial que prometiam lá perto dos 28 anos? Tem tudo a ver com isso. Tem também a ver com se reunirem com as pessoas certas, os treinadores certos, os companheiros certos que permitam rapidamente essa evolução.

      Mas, uma coisa é certa, os precoces muitas vezes demonstram coisas já muito à frente para a idade deles. Muitas delas nem sequer têm a ver com os aspectos técnicos, mas sim como a forma como vêem o jogo, como se posicionam, como se antecipam, como jogam de primeira em espaços curtos, como lidam com a pressão do adversário.

      Eliminar
  4. Não podia estar mais de acordo!!! Merece, sem sombra de dúvida, um lugar no plantel. E algo me diz que não vai demorar muito a agarrar a titularidade...

    ResponderEliminar
  5. Agrada-me bastante a ideia de o colocar em campo na apresentação, como prémio pelo desempenho no europeu. Tenho é algumas reservas se a pressão não será demasiada de início, quando for visto como a nova coqueluche do clube. Falo wm relação aos primeiros jogos e não só este.

    David Simão sempre me agradou e foi dos poucos que achei mal aproveitados, das gerações pre Cancelos e afins, tal como Miguel Rosa. Já a deep lying playmaker como pareces sugerir, é que tenho um bocado de dificuldade a ver e claro não tenho seguido a carreira para falar com propriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi há pouco a lista de convocados do RV para o jogo frente aos franceses e o puto não foi convocado... Shame on you Vitória!

      Era o momento ideal. Não era necessário ser titular, mas na segunda parte, metia-o a jogar ao lado de Pizzi, com Jonas à sua frente e o Salvio a lateral direito. Seria a estreia de sonho e com o espírito de conquista que o miúdo parece ter, estou certo que teríamos uma exibição para partir tudo, tal como o Ronaldo fez em Alvalade antes de ir para o United. Wishfull thinking meu? Talvez... mas, arriscava com este menino.

      A ideia com o David Simão é exactamente essa. Acredito que se tiver acompanhado no meio-campo por um Alfa Semedo e até um Gabriel, poderemos ter uma espécie de recriação do tridente da Juventus de Conte, com Pirlo, Pobga e Vidal...

      https://www.youtube.com/watch?v=YNk6TGn_VbA

      O Alfa e o Gabriel poderiam fazer a protecção ao David. Falta-nos um médio-defensivo com estas características...

      ;)

      Eliminar
    2. Hmm consigo ver similaridades sim até parecenças físicas eu diria.
      Não sei se o Gabriel Pires virá mesmo ou qual a rotação do David Simão para se afirmar num clube desta dimensão no entanto.

      Eliminar
    3. O Alfa hoje quando entrou e enquanto jogou num tridente fez mais movimentos de penetração sem e com bola que o Gedson. Este acaba-se por esconder do jogo. Muito verdinho o miúdo. E incompreensível os elogios que muitos fazem... Como se pode elogiar um meio-campista de uma equipa que perde o jogo por não conseguir segurar o meio-campo?

      Eliminar
  6. Off-topic mas acho que poderias fazer um post para discussão sobre a política de contratações do clube.
    Se é compreensível a necessidade de contenção de custos e aproveitamento de oportunidades de negócio, no mercado hiperinflacionado actual, certamente também a pool de jogadores contrataveis será mais diminuta. Se se escolher esse caminho a médio/longo prazo estar-se-a a limitar o valor das soluções há disposição do treinador.

    Fica a dica se houver opinião formada sobre o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A política não é má e já abordei aqui um pouco sobre ela. Mas, a ver se escrevo sobre isso nos próximos tempos... 😉

      Eliminar