07 julho 2018

A Liga anda a...


... e tu vais ficar a ver Benfica?

Basta! O Benfica tem de por travão nisto. A Liga muda as regras conforme dois dos seus associados: Sporting e Porto. Basta olharmos para a forma como se realizou o sorteio da calendarização da temporada nos últimos 3 anos (e estou a ser meigo nesta análise). Na época passada, o Sporting foi claramente beneficiado por um condicionamento que previa que clubes que estavam nas pré-eliminatórias das ligas europeias, não poderiam jogar contra as melhores equipas no início da competição, para poderem focarem-se na Europa. Até posso entender. Mas, esta temporada, em que o Benfica está nas mesmas condições e pode arrecadar 40M€ que de forma directa ou indirecta irá ser distribuído em Portugal, a Liga resolve dizer que o sorteio tem de ser livre. Depois de uma época em que o Benfica foi atacado por Porto e Sporting, com a liga a fazer ouvidos de mercador, não podemos deixar isto seguir em frente.


Ainda para mais, quando dão borrada em horário nobre. E, depois, a culpa é da miúda? Logo por aqui vê-se a estirpe de gentalha que está à frente da Liga Portuguesa de Futebol "Profissional" - coloco as aspas, porque penso ser completamente ofensivo para quem é verdadeiramente um profissional em qualquer sector de actividade, um verdadeiro insulto. São uma cambada de chupistas que se querem encher o mais rapidamente possível. E, sabem porque têm muita força? Porque tanto o Porto como o Sporting são clubes que querem é fazer dinheiro e estão pouco se barimbando com a evolução do futebol português.


O Benfica tem o seu projecto e tem as suas prioridades, mas sabe perfeitamente que o sucesso do seu crescimento, passa invariavelmente, pelo sucesso do crescimento do futebol português. Um pequeno parêntesis sobre esta relação: reparem em como só o facto da hipótese de Cristiano Ronaldo ingressar na Juventus, poderá aumentar o valor do calcio italiano como competição apetecível para o patrocinador e operador de televisão?! Ou seja, o Benfica procura credibilizar o futebol nacional, para ganhar confiança de patrocinadores internacionais, daqueles que têm capital para investir e não apenas, daqueles que queiram fazer dinheiro com o futebol distribuído para apenas e só os portugueses. Isto se faz com muito trabalho e não fanfarronice pegada como vemos acontecer no Sporting e no Porto.



Fala-se dos empréstimos e das vendas que o Benfica faz para clubes nacionais, mas vejam lá o Rio Ave que nesta parceria com o Benfica acaba por dois anos consecutivos fazer aquilo que não fazia há anos: fazer vendas de dezenas de milhões de euros. Ainda há 15 anos, o Benfica conseguiu fazer a sua primeira grande venda por mais de 10M€, quando vendeu o Tiago ao Chelsea. Hoje, o Rio Ave, já consegue vender um Pelé por valores idênticos e sem grande experiência internacional de clubes, para um dos melhores clubes franceses. Este é o valor acrescentado que ser parceiro de negócios do Benfica tem para os clubes nacionais. Por oposição, olhem para a postura do Porto e do Sporting para os clubes nacionais: os azuis-e-brancos acabam de adquirir o restante do passe do Marega ao Guimarães numa estória mal contada, porque provavelmente se prepararam para vender a um clube estrangeiro o maliano e querem ser eles a ficar dono e senhores do passe, já os verdes-e-brancos, o Braga continua à espera que lhes acabem de pagar o Battaglia... Não é à toa que o Guimarães e o Braga preferem mil vezes fazer negócio com o Benfica.


Mas, no lodo futebolístico nacional, o que reina é o chico-espertismo e o alpinista. Querem chegar rapidamente ao topo sem trabalhar. Sem fazer por isso. Querem chegar ao topo através das vendas de jogadores. Olhem bem para o onze que a Liga seleccionou como o melhor da época passada? O Benfica ficou em segundo lugar e meteu apenas 3 jogadores. O melhor jogador jovem do campeonato nem sequer tem lugar no onze? E, pior... a liga é só 3 clubes? Onde estão jogadores que deram nas vistas noutros clubes, como no Braga que fez uma temporada espectacular? Os 5 "violinos" do Sporting no onze é para rir e penso que claramente é para beneficiar os leões nas futuras negociações desses jogadores que deverão sair de Alvalade ainda neste defeso, só pode!? Mas, é para isto que serve a liga?!


Já agora, qual seria o calendário com o número 6 correcto na chave inicial? Aposto que teríamos novamente um dérbi lisboeta à terceira jornada, porque pura e simplesmente estava escrito no guião! Não acham estranho que o segundo sorteio dá exactamente um dérbi nessa jornada incómoda para o Benfica, uma vez que fica entre dois encontros da pré-eliminatória da Liga dos Campeões?! É para o Sporting poder ter a sua vingançazinha, não é Proencinha?! Nem água irão beber!


Carrega Benfica!

2 comentários:

  1. As regras do sorteio mudaram por vontade do G15. Duvido que tenha sido para agradar a Porto e Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E achas que o G15 não funciona para eles quando lhes dá jeito?

      Eu apenas gostava de saber o calendário daquela chave com o número na posição correcta...

      😉

      Eliminar