22 abril 2018

Percebem agora?!


Percebem porque é que o Salvio é o titular?


Percebem, Rafa e Cervi? Sim, esta mensagem é para vocês os dois que hoje tiveram um comportamento em campo que poderia ter-nos custado o P3N7A (sim, eu ainda acredito!), com a quantidade de bolas que vocês poderiam ter dado ao Raúl e preferiram guardar para vocês fazerem o que fizeram, ou seja, nada!



Percebo que sem o "Pistolas" para vos chatear a cabeça que acham que possam deixar de jogar para o ponta-de-lança, até porque sem o camisola 10 vocês possam pensar que as vedetas são vocês. Nada de mais errado! O Raúl até faz coisas que o Jonas não faz e que vocês hoje perceberam, pois acabaram por ser beneficiados por isso: o mexicano pressiona, rouba bolas aos centrais adversários e, ainda é amigo, em passar-vos a bola para vocês desperdiçarem. O mínimo que poderiam fazer era nas ocasiões em que o Raúl se apresenta em melhor posição para marcar, passarem-lhe a bola. Será assim tão difícil?!



Eu ainda dou-vos de borla o seguinte tipo de jogadas, pois estão bem enquadrados em frente à baliza... Mas, bolas, em cada 5 lances, não passam uma única vez ao ponta-de-lança da equipa?!



Já agora, sabem quem fez o passe para o único remate enquadrado do Raúl? Foi o Tótó! Pois é... e ainda foi a tempo de marcar o golo do jogo. O golo que nos mantém na corrida do P3N7A! Por isso, Rui, aperta com estes dois meninos. Mas, aperta mesmo, nos treinos! Isto é inadmissível! Já o tinha notado no clássico da semana passada. Nessa altura pensei que fosse uma questão de nervos. No entanto, hoje, fui ao limite.



Podes ter a certeza Rui, o problema da nossa equipa neste momento, está na (falta de) dinâmica que os nossos extremos estão a ter. Eles não atam nem desatam e, pior, desestabilizam a equipa física-táctica-mental-e-emocionalmente... Porra! Poderíamos e deveríamos ter goleado hoje! Até era uma demonstração de força da nossa parte! Mas, não... tínhamos que começar a pensar em nós próprios, não é verdade Rafa e Cervi? Penso que está na hora de acordarem para a realidade em que estão inseridos. Isto é o Benfica! O nosso lema é "De Todos, Um", ou seja, um entre (ou dentre) muitos, o que não é um convite ao individualismo, mas sim um hino à equipa. Será possível entenderem isto? É que o Salvio sabe!



Grande cruzamento Grimaldo... porque é que não fazes mais vezes esses cruzamentos? Acredito que o Raúl ou o Seferovic ou qualquer outro jogador encarnado iria agradecer. Por vezes, faz falta maior objectividade ao nosso processo ofensivo. E, com isso, não estou a querer que sejam sempre vertiginosamente rápidos no ataque. Quero é que tenham variabilidade e que entendem o tipo de colegas com que jogam. Por exemplo, com Raúl e Seferovic em campo fazia sentido, criar espaço na ala, para ou o lateral ou o extremo ou até o interior cruzar para a grande área. Bem, mas agora fiquemos com o resumo da «goleada por 2 a 1 do Benfica ao Estoril»...





P.S. 1: Penso que vale a pena verem as entrevistas rápidas após o encontro frente ao Estoril, por parte de Salvio e de Rui Vitória...





P.S. 2: E, porque não me esqueço, continuamos a ser condicionados pelas arbitragens. É impressionante, como o Ailton consegue acabar este encontro. Também, com o árbitro a perdoar advertências desde os minutos iniciais, até cotoveladas são permitidas dentro da grande-área...





P.S. 3: Podem ter a certeza que se escrevo neste tom crítico, é porque...


28 comentários:

  1. É pena o Rafa ter tão pouco golo naquelas botas (falta-lhe isso para ser jogador top). Também por isso devia decidir muito mais pelo passe quando tem colegas em melhor situação para finalizar.

    ResponderEliminar
  2. O problema do Rafa é emocional. O mesmo com o Cervi. O Vitória tem de apertar com eles, pois estão a jogar pessimamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que o RV não é capaz de perceber isso por si, e o resto da equipa técnica também não, seria bom que lessem o teu comentário.

      Eliminar
    2. Confesso-te José que estou um pouco aborrecido pela equipa técnica não ter corrigido estes erros tácticos e técnicos destes jogadores do Benfica. O desgaste que causam à equipa é brutal. Não há meio-campo e defesa que aguentem. Nem ponta-de-lança que realmente vingue.

      Eliminar
    3. Faz-me confusão ver os jogadores correrem para a baliza ou centrarem sem tirar os olhos do chão. Como se o centro feito para onde não está ninguém tivesse algum interesse.
      Um centro tem que ser um passe dirigido para um colega ou para onde vai surgir um colega em movimento.
      No remate a bola é muitas vezes chutada para o sítio exacto onde está o g.redes em vez de procurar que vá fora do seu alcance.

      Eliminar
  3. Realmente, chega a ser enervante. O Rafa devia ver os vídeos do Salah. Ele é um Salah sem golo. E já que não marca, pelo menos que olhe e assista o ponta-de-lança. O Cervi caiu muito. Precisa lembrar-se que agora só faltam 3 jogos.
    Já o Salvio, é a cara do Benfica! A cada cirurgia nos joelhos ele é dado como morto, mas sempre reaparece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Mas, não apenas o Rafa. O Cervi também. Enquanto um ainda tentava marcar golos, o outro pura e simplesmente não fazia nada.

      Valeu-nos o Rafa! Que carreira sempre em superação! Verdadeiramente à Benfica!

      ;)

      Eliminar
  4. O Rafa ontem falhou clamorosamente na finalização - apesar de ter marcado um dos nossos dois golos, suspeito que só com um dava empate...- mas de resto fez um grande jogo. É verdade que os passes de ruptura à Pablo Aimar de Zivkovic também ajudaram, e de que maneira, mas foi um jogador que criou muito mais problemas ao Estoril que o nosso ponta-de-lança...

    Cervi sim, está completamente fora de forma.

    Tu dizes que o Jimenez não tem as limitações técnicas na recepção e domínio de bola que lhe atribuo. Mas aquele lance de 3 para 2 que começa numa recuperação dele resume todo o perfil do jogador: excelente recuperação na raça e agressividade defensiva, condução defeituosa por dificuldades sucessivas (três) a dominar a bola, lá consegue safar com um passe ao Ziv, depois estraga tudo com má decisão e execução atrapalhada!...Isto é o Jimenez, caríssimo!

    Em conclusão, neste momento, quanto a mim, é abancar o Cervi, pôr Rafa na esquerda (como sempre defendemos) e Salvio da direita e - sobretudo - rezar fervorosamente para que o Jonas volte depressa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse lance o problema não está nele, mas sim no passe do Zivko que fica um pouco para trás em relação à passada do Raul, que o impede de rematar de primeira (o que era necessário ser feito naquele lance).

      Estás imprecisões ocorrem pelo desgaste acomulado destes jogadores, criado não pelo adversário, mas sim pelos colegas de equipa.

      Eliminar
    2. O que era necessário naquele lance era fixar e dar no Rafa - ou até devolver a Ziv para, esse sim, já sem oposição, rematar de primeira. Agora o Raúl rematar de primeira, com oposição à frente, não me parece que fosse a opção com maior probabilidade de sucesso.

      Eliminar
    3. A oposição estava suficientemente longe, para ele fazer um remate frontal e ter sucesso. Para mim, o Raúl não tem culpa nesse lance. Podia ter sido mais rápido quando rouba a bola, e passar com qualidade ao Zivkovic, mas dizer isso a um tipo que se esfarrapa todo para tirar a bola ao adversário é pura e simplesmente não respeitar o esforço que teve. Por isso, critico o passe do Zivko. Aliás, o próprio depois pede desculpa ao Raúl, porque sentiu que o passe foi um pouco para trás relativamente ao movimento do mexicano.

      São essas imprecisões que levam a que o Benfica desperdice imenso.

      Eliminar
    4. Não nego que o passe de Ziv foi ligeiramente atrasado, o que digo é que a montante e a jusante desse passe vieram ao de cima todas as características do Raúl. Incluindo as limitações técnicas no domínio da bola.

      Eliminar
    5. A bola apanhou-o no momento errado da sua passada... Acontece. Não sejas picuinhas com isso, porque já aconteceu com outros grandes jogadores, como o Ronaldo e Messi. Ou até mesmo o Suárez...

      Eliminar
    6. Com esses acontece a primeira vez, certo, mas normalmente corrigem com um toque...mais à frente no lance, também critico a decisão (a meu ver 'errada') e a execução atrapalhada.

      Atenção que eu gosto do Jimenez e ficaria triste se saísse. Mas acho que últimamente tentas fazer dele o que não é.

      Agora, também te digo: mesmo não sendo, quanto a mim, o que fazes dele, se bem treinado e bem enquadrado num modelo de jogo, podia de facto ser uma espécie de Suarez, à nossa dimensão...

      Eliminar
    7. Eu não estou a fazer dele o que não é. Eu estou é a fazer dele o que realmente ele é. O problema é que o pessoal apanhou-o sempre de ponta.

      O Raúl tem potencial para ser mais do que o Suárez. Ele tem tudo, inclusive a mentalidade certa. Precisa da confiança de ser o titular por parte do treinador.

      Repara que o nosso tridente ofensivo não está neste momento montado para retirar o maior rendimento do mexicano. O mesmo poderei dizer da forma como o nosso meio-campo joga e laterais jogam.

      Depois, a maioria dos adeptos tem ideias preconcebidas das características que os nossos jogadores devem ter para determinadas posições. Por exemplo, a mobilidade do Raúl é para mim uma das suas características positivas, pois perante equipas muito bem organizadas e com elevado nível técnico, é através da mobilidade que consegues desestabilizá-las a nível defensivo. É por isso, que tridentes como BBC (Benzema, Bale e Cristino), MSN (Messi, Suárez e Neymar), NCM (Neymar, Cavani e Mbappé), MFS (Mané, Firmino e Salah), são tudo formados por jogadores com estas características. Agora, é preciso que os restantes companheiros joguem no mesmo comprimento de onda...

      Eliminar
  5. O problema do benfica sem Salvio, é que do lado direito nem Pizzi nem Rafa ajudam a defender, depois tens o AA sempre sozinho no 1x1, acho impressionante o Pizzi perder bolas e a seguir nem sequer correr atrás do adversário, para mim o maior problema do Benfica é o Pizzi, raramente faz uma tabela para frente, as linhas de passse que dá são sempre para trás. Espero muito sinceramente que para o ano haja uma alternativa para o Pizzi, o Lucas Evangelista parece-me uma boa opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é consequência de uma má gestão da energia, pois Rafa e Cervi com a quantidade de ações individuais perdem a bola de forma infantil, com o Pizzi e Almeida em posições adiantadas, ou Zivkovic e Grimaldo do outro lado, para lhes darem opções de passe. Eu no lugar destes ficava puto com os outros dois...

      Eliminar
  6. Anedótico. Estou fora de casa, quando chegar alongo-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi ontem porque estava demasiado abananado com os resultados do dia, fica para hoje.

      Nada me move, como já disse aqui antes, contra as entradas de Sálvio no decorrer das segundas partes em jogos complicados de resolver. Que isso se faça à custa de unidades em sub-rendimento, não custa a perceber, e até poderia entrar, consoante as características de cada partida, para o lugar de vários jogadores.

      Quanto aos falhanços do Rafa houve 1 (UMA) situação em que o Raul estava melhor posicionado do que ele, portanto não percebo o comentário de "é por isto que o Sálvio é titular". Aliás, como nós sabemos de ginjeira, só há uma outra coisa no futebol benfiquista que acontece com a mesma frequência da ineficácia do Rafa, e isso são as boas decisões colectivas do Sálvio no último terço.

      Teve a sorte de marcar aquele golo, mas se não fosse isso que outro impacto teve Sálvio? Nenhum!

      Eliminar
    2. Uma? Discordo. Mas, pior que esses lances é a quantidade de lances que Rafa e Cervi perdem por não passarem a bola. É constrangedor. É isso já não é desta época.

      A culpa nem acho que seja dos jogadores. Para mim é a exigência dos treinos...

      Eliminar
    3. «a quantidade de lances que Rafa e Cervi perdem por não passarem a bola» E Sálvio. Ao lado de Sálvio os outros dois são uns delfins... Se o critério para ser titular é ter pouca quantidade de lances perdidos por não se passar a bola, então o Sálvio nunca será titular enquanto os outros lá estiverem.

      A defesa de Sálvio dificilmente poderá passar por aí...

      Eliminar
    4. A minha discussão não é para ser centrada apenas no Rafa e no Cervi. É para focar no trabalho que eles têm com os extremos. É preciso exigir muito mais.

      Eliminar
    5. Olha o PP a questionar a qualidade e exigência do treino!?! Se quiseres umas dicas neste teu novo caminho, avisa: tenho quase três anos de experiência na função ;)

      Eliminar
    6. Lol!! BP, estou curioso por saber quais os exercícios dos treinos destas duas últimas semanas. Aposto que os treinos de preparação para o Porto foram os de transição ofensiva e momento defensivo. Eu teria apostado no treino oposto, ou seja, transição defensiva e ataque posicional. Nem sequer treinava finalização. Os posicionamentos com e sem bola é que são importantes.

      Teria goleado o Porto...

      Eliminar
    7. Ora aí está! Sem tirar nem pôr. Defendemo-lo ambos antes do jogo e cada vez estou mais certo disso. Era preciso impôr o nosso modelo, que ainda por cima os levaria para um tipo de jogo em que estão muito mais desconfortáveis do que um jogo de transições, esticões na profundidade, correrias e duelos...

      Tendo em conta o contexto daquele jogo e a importância histórica daquela oportunidade, a vários níveis, a abordagem ao jogo e a leitura do mesmo de RV foi, para mim, a machadada final na sua potencial continuidade. Não dá mais, mesmo. Isto não é o Sporting.

      Eliminar
  7. Lucas Evangelista. Toca a contratá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo completamente!

      Ainda ontem estava a fazer uma espécie de plantel para a próxima temporada e coloquei-o lá...

      ;)

      Eliminar