28 novembro 2017

Quae sunt Caesaris Caesari


Obrigado Imperador!

«É uma opção minha, respeito tudo aquilo que vem acontecendo em relação à minha pessoa. Sempre procurei ajudar dentro e fora do campo, no balneário, nos treinos, mas não estava mais ajudando. Para prejudicar, mais vale parar por aqui. Não estava muito motivado, é vaidade pessoal terminar a carreira a jogar. Tinha pouco espaço e, amigavelmente, chegámos a acordo. O presidente foi sensacional comigo. Agradeço a esta casa linda que me acolheu e à minha família. Entro pela porta da frente, saio pela porta da frente.
Nos treinos não conseguia render o que sei que posso render. Eu e Rui Vitória tivemos uma conversa muito amigável e transparente. Saio pela porta da frente, muito grato, e o Benfica ganhou um novo torcedor.
Vou ter saudades do Estádio da Luz, dos títulos conquistados, da festa no Marquês e do balneário, uma segunda família, onde estamos a maior parte do tempo.
O Svilar, mostrando capacidade e talento, tem um futuro brilhante pela frente. Quanto a Varela, admiro-o pela capacidade e humildade, voltou super bem e confiante. O Benfica fica bem entregue com estes três guarda-redes.»
Por Júlio César 



Gostava apenas de partilhar a minha opinião sobre este acto pois para mim o guardião internacional A canarinho demonstrou um enorme carácter e atitude, assim como uma maturidade para saber o que realmente quer nesta fase da sua carreira. Aliado a tudo isto Júlio César teve consciência do seu estado de forma. Tudo isto permitiu com a ajuda da usa família e companheiros mais próximos definir o seu futuro. Não se iludiu e respeitou os seus desejos. Da parte do Benfica, o clube sempre manteve (e manterá) as portas em aberto. Mas, o imperador precisa de jogar, porque precisa de respeitar o seu animal competitivo. Precisa de sair para jogar e espero muito sinceramente que encontre esse espaço... talvez no seu "mengão". Tomara muitos jogadores e, até mesmo pessoas, terem este auto-conhecimento e saber estar para resolver estas situações da forma elegante e airosa como o imperador resolveu. Penso que neste caso, toda a gente ganhou. É pois, um enorme exemplo para todos nós.


16 comentários:

  1. Porquê a música meu Aimar, porquê?! Já não custava a seco?

    Que lucidez caralho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carácter, atitude, auto-conhecimento, ambição, procurar o melhor para si e para todos,...

      Acredito que a vida só dá os maiores golpes como teste a quem realmente tem capacidade para os enfrentar. Quando o Júlio esteve nos 7-1 frente à Alemanha, no mundial do Brasil em 2014, toda a gente dizia que ele já estava acabado para o futebol. Toda a gente também o culpabilizou. Ninguém deve ter-se percebido da dor do Júlio. Da dor de nem sequer ter a hipótese de brilhar na baliza, porque pura e simplesmente os golos eram indefensáveis, tal a superioridade táctica e técnica do adversário nesse jogo. Ninguém percebeu o quanto doloroso era para um homem que ambicionava desde criança jogar um mundial no seu país e ser um dos heróis do que seria o hexa da canarinha... Fizeram-lhe o velório.

      Mas, ele soube reerguer-se e bem a tempo de escrever um novo capítulo na sua carreira, e que belo capítulo.

      Acredito que este se tenha fechado agora, mas que um outro se abrirá no futuro próximo, num clube onde ele se formou e que saiu ainda muito cedo para ter uma marca mais vincada. Falo do Flamengo. Ainda nada é certo, mas não admirava mesmo nada que mais tarde ou mais cedo (e se a saúde lhe permitir) de o vermos no Maracanã, agora sim para cumprir o seu destino.

      Eliminar
  2. Mais um dos nossos. Para sempre!
    Um astro da bola que ficará ligado à grandiosa história do Glorioso, e um grande senhor.
    Obrigado, imperador! Pelas alegrias que nos deste, pela tua classe, pela tua simpatia, pela tua honestidade, pelo teu profissionalismo, pela tua humildade, por tudo. Vamos ter muitas saudades de te ver na nossa baliza.
    Muitas felicidades para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teria sido engraçado ganhar uma competição europeia com ele...

      ;)

      Eliminar
    2. Bom isso teria sido engraçado com ele, com Aimar, com Chalana, com Rui Costa... ;)

      Eliminar
    3. Pensando melhor, engraçado tinha sido ganhar uma competição europeia com Binya e Fernando Aguiar... =P

      Eliminar
    4. Engraçadíssimo mesmo, ao nível de uma Sporting TV, era termos ganho uma competição europeia com o onze:

      Moretto
      Luís Filipe, Ronaldo, Paulo Madeira, Scott Minto
      Beto, Bynia, Fernando Aguiar, Michael Thomas
      Hassan e Martin Pringle

      :D

      Eliminar
    5. Eu ia dizer Fernando Aguiar e Leónidas, mas cingi-me aos que foram contemporâneos.

      Mas olha que para a baliza, pior que Moretto houve um tal de Júlio César. Pois é... Corria-se o risco de confusões, mas era bem pior!

      Eliminar
    6. Fiquei a pensar como seria jogar com o Michael Thomas a extremo esquerdo.

      Eliminar
    7. 😂 admito que é isso que parece, mas é mesmo um meio-campo com 4 trincos a correr como se não houvesse amanhã e a dar pau até não haver mesmo amanhã ;)

      Eliminar
    8. Disso não duvido, mas fiquei curioso por saber em quem iria assumir a batuta do número 10... e só vem um nome à cabeça: o Fernando Aguiar! =D

      Eliminar
    9. RB, bem lembrado esse Júlio César...não sei se era pior que o Moretto, como não sei se o Salazar era pior que o Franco ou o Mussolini melhor que o Pinochet! E há mais tesourinhos deprimentes desses 10 anos em que fomos Sporting. Tomem lá mais uns cromos e façam agora vocês outro onze para arrasar na Europa: Bossio, Roberto, Steve Harkness, Pembridge, Nelo, Tavares, Kikin Fonseca, Gary Charles, Paulo Almeida, Luís Carlos,...sei que são só dez e inclui dois alegados guarda-redes, mas não se esqueçam que, com estes alegados futebolistas, jogar com menos um seria na verdade jogar com mais um! 😂

      Eliminar
    10. Mas, não era apenas o Benfica a ter esse tipo de jogadores. Mesmo o Porto e o Sporting também tinham com cada um que nem lembram ao menino Jesus.

      Houve muito empresário a fazer fortuna nesse período... ;)

      Eliminar
    11. BP, era muito pior que o Moretto ou o Roberto, só que o menino Jesus lembrou-se dele por ter uma percentagem do passe...

      Pembridge não era tão mau como o pintas.

      Eliminar
    12. Recordo-me que o "poupas" fez-nos perder uma eliminação frente ao Liverpool para a Liga Europa em 2009/2010. Se tivéssemos vencido os ingleses como poderíamos tê-lo feito se o guarda-redes fosse melhorzito, teríamos ganho essa competição nessa temporada.

      E, sim o Mark Pembridge era a par do Scott Minto os melhorzinhos daquele contingente inglês que veio com o Souness.

      Eliminar
  3. Em termos técnico-táctico-místicos, nunca me conquistou tão em pleno como um Oblak, um Ederson - intocável Bento à parte.

    Mas foi uma imensa honra ter um monstro do futebol mundial como ele a defender a baliza do Glorioso. Houvesse justiça no mundo e seria sempre assim: no Benfica, só jogariam monstros do futebol mundial! ;)

    Foi importantíssimo no bi e mesmo no tri (Ederson entrou no derby, ali para Fevereiro).

    E esta coragem, esta lucidez, esta humildade e este auto-respeito...é de homem! Tudo de bom para ti e para os teus - de seres para sempre um dos nossos já não te safas! ;)

    ResponderEliminar