05 novembro 2017

Hoje trocaria...


... frente ao Vitória de Guimarães.


Bem, na realidade, faria mais algumas alterações mínimas. A ideia com a entrada de Jonas e a saída de Salvio, relativamente ao onze que entrou em Old Traford, na passada terça-feira, seria a dar maior liberdade ao Douglas para subir no seu corredor e passar o Pizzi para seu parceiro na ala direita. Desta forma, com Pizzi numa ala a jogar como uma espécie de médio-interior/ala direito e com o jovem Diogo Gonçalves mais aberto na esquerda, permitira um maior equilíbrio na zona do meio-campo, quer com bola, quer sem bola. A ligação entre Trás-os-Montes e São Paulo seria desta forma protegida por uma dupla de médios centro mais posicionais e de equilíbrio. E, com a ajuda dos laterais, do ponta-de-lança e de um terceiro avançado interior mascarado de extremo, a dupla serviria de motor criativo para alimentar toda essa gente. Para mim, essa seria a alteração essencial para este encontro.

Depois, poderia ter outras pequenas alterações ao onze, para ajustar um pouco melhor as dinâmicas. A primeira seria a entrada do (por muitos) "mal amado" Filipe Augusto para o meio-campo em detrimento de Samaris. O brasileiro sendo esquerdino, actuaria mais pelo lado esquerdo do meio-campo, próximo de Grimaldo e de Diogo Gonçalves, podendo criar na ala esquerda uma dinâmica de movimentos que possibilitaria ao jovem extremo explorar conectar-se com Jonas no corredor central, tendo as costas protegidas. Com igual raciocínio estaria os movimentos atacantes de Grimaldo. Isto para não falar que Filipe Augusto poderia ele próprio explorar um cruzamento para a área ou uma variação de flanco com um passe longo, ambos gestos técnicos em que é muito forte e que só um canhoto permite fazer naquele flanco. Por exemplo, um passe em diagonal longo com o pé direito poderá ser efectuado por Diogo Gonçalves, não sendo necessário ser feito por um Samaris.



A segunda pequena alteração ao onze seria a entrada de Seferovic pela vez de Raúl. Faria-o porque gostaria de ver a troca posicional ou a troca da procura de espaços feita entre o suíço e o jovem extremo português pela direita. O Seferovic como canhoto terá tendência para fugir entre o lateral e o central do lado direito adversários. Este movimento arrastará marcações, criando espaços, que com a tendência de movimento em slalom para o corredor central de Diogo Gonçalves, mais o apoio de Jonas no corredor central, poderá isolar o miúdo na cara do golo. Da mesma forma este tipo de dinâmica poderá soltar o camisola 14 para ir à linha e cruzar para (a) trás onde aparecerá Jonas na marca de grande penalidade, (b) o primeiro poste onde aparecerá o jovem extremo, (c) no segundo poste onde aparecerá o Pizzi, ou ainda (d) à entrada da área onde aparecerá o Filipe Augusto.

No entanto, o mais previsível será o Rui Vitória fazer várias alterações ao onze que defrontou o Manchester United. A começar na defesa, onde deverão regressar o capitão Luisão e o lateral direito André Almeida. O Salvio manter-se-á à direita, o Diogo Gonçalves à esquerda e lá na frente a dupla suíça-brasileira formada por Seferovic e Jonas. A única dúvida estará no companheiro de meio-campo de Fejsa: Samaris, Filipe Augusto ou Pizzi? Olhando para os últimos encontros, a opção deverá recair em Filipe Augusto... mas, gostaria que o Vitória desse continuidade ao onze que defrontou a equipa de Mourinho e não fazer todas estas mudanças. Posso entender a visão do modelo de jogo com Luisão e André Almeida no onze, mas penso que não se articula bem perante as necessidades da equipa e dos restantes elementos que compõem o onze. Já o conjunto que entrou em Manchester, com este "twist" de Pizzi na direita e Jonas no onze em detrimento do Salvio, poderá realmente dar frutos e responder à necessidade da equipa.


O meu onze titular para esta tarde frente ao Guimarães.

4 comentários:

  1. Só li o teu texto depois de ter visto o jogo e se o título até se podia ter relacionado, só a meio percebi que precedia os acontecimentos.

    Não desgostei nada das dinâmicas da primeira parte, nomeadamente no triângulo do meio campo. Apesar de todos os elogios e do golo de belo efeito, tinha tirado o Sálvio. E até acredito que o Jonas, depois de desmontar o mito sobre poder jogar na frente de um 433 iria desmontar o mito sobre jogar como extremo num 433 daqueles. Fundamental o Brasileiro a abrir caminhos, fundamental o Croata a desbravá-los tudo muito acima do que se tem visto.

    A segunda parte é que não começou muito bem. Com o beneplácito de uma árbitro que se revelou um excelente de recuperador de bolas para o Vitória a equipa andou ali às aranhas. O segundo golo vem contra a corrente do jogo mas acalmou o Benfica e enervou o Vitória.

    Samaris acima do que lhe tem sido habitual. Mesmo assim ainda acho que é o 3º central da equipa. Gostava de ter visto Ziv na direita, mas já percebi que esse só calça depois de assinar a transferência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Depois de desmontar o mito sobre poder jogar na frente de um 433», mas tu tens acesso aos textos que tenho preparado para publicar aqui no blogue?! ;D

      O 433 a meu ver pode ser um sistema chave para a aprendizagem de muitos dos nossos jogadores.

      Quanto ao jogo frente ao Guimarães, mais do que Salvio, quem eu não gostei muito foi do miúdo Diogo Gonçalves. Eu teria aproveitado e a meio da segunda parte testava o Rafa no lugar dele. Mas, percebi porque o RV não o quis tirar. O Diogo acabou o jogo a jogar como 2º avançado.

      Eliminar
  2. Finalmente, juntou-se Krovinovic a Pizzi no meio, como aqui o BP já vinha sugerindo há meses...sobretudo na primeira parte, já se viu muito mais futebol ligado, por dentro do bloco deles!

    Como escrevi no próprio dia do jogo, foram desmantelados dois mantras de muitos benfiquistas: o mantra 'falta um 8!' e o mantra 'Jonas não pode jogar sozinho no 4x3x3', que o RB menciona acima.

    A questão agora, quanto a mim, é onde encaixa Krovinovic no 4x1x3x2, que penso que vai continuar a ser o Plano A em grande parte dos jogos nacionais (?)...o que acham? Por mim era falso ala esquerdo, com Pizzi no meio e Ziv falso ala direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outras boas hipóteses:

      - Ziv falso ala direito, Krovinovic no meio, Diogo Gonçalves falso ala esquerdo

      - Ziv falso ala direito, Krovinovic no meio, Pizzi falso ala esquerdo

      Eliminar