26 novembro 2017

Como esconder...


... num 4-3-3?


A meu ver é simples: escondendo um dos avançados como extremo, jogando como avançado interior. Nesse contexto, o Benfica tem dois jogadores ideais para jogar nessa posição: Raúl Jiménez e Gabriel Barbosa. Tendo em conta a lista de convocados para o encontro desta noite, que pode colocar o Benfica a apenas 3 pontos da liderança e a uma jornada antes do clássico frente ao Porto, penso que Rui Vitória deveria apostar no mexicano em detrimento do Diogo Gonçalves. O rendimento do miúdo não tem sido o melhor. Tacticamente, ainda precisa de evoluir muito. Está sempre muito distante de Jonas e embora sem bola seja voluntarioso, com bola teima a optar sempre pela pior decisão. Uma vez ou outra dá o ar da sua graça e demonstra todo o seu talento, mas é inconsequente e acaba por desperdiçar muito jogo. É pois necessário ser mais objectivo e nada melhor que utilizar o Raúl escondido na ala. Aliás, posição que o mexicano tão bem conhece na sua selecção. Seria assim uma opção como a de Mandzukic na Juventus e que tão bons resultados tem dado à equipa da "Velha Senhora". O que não faltam são exemplos nas grandes equipas de duplas atacantes mascaradas num tridente ofensivo desta maneira. Por exemplo, o actual PSG com Cavani e Mbappé, o Real Madrid com o Ronaldo e Benzema (se bem que agora jogam cada vez mais no corredor central), o Barcelona com Messi e Suaréz, o Manchester United com o Lukaku e o Martial, o Manchester City com o Agüero e Sterling, entre muitas outras equipas que habitualmente jogam em 4-3-3 ou variante. O terceiro jogador que compõe o tridente é normalmente um desequilibrador, como é o caso do Neymar em Paris. No caso do Benfica, o desequilibrador até poderá ser o Salvio. Contudo, para este encontro caseiro apostaria noutro jogador: o Zivkovic. Jogando a falso extremo direito e sendo canhoto, poderá explorar as costas da defesa adversária com um passe em cruzamento para o segundo poste, onde poderá aparecer o Raúl ou o Jonas.



Dado esta tendência do jovem sérvio, apostaria também num lateral direito ofensivo: no Douglas. Desta maneira também geria um pouco o esforço de André Almeida que tal como o Salvio deverão ser titulares no dragão. Do lado oposto, se o Grimaldo estiver apto a jogar seria o meu titular, até para poder explorar o espaço no flanco criado pelo Raúl. Depois, olhando para a convocatória, na baliza manteria o Bruno Varela. No centro da defesa, só há dois centrais, logo iam a jogo o Luisão e o Jardel, que deverão fazer dupla também na próxima jornada. No meio-campo, manteria a aposta no tridente formado por Fejsa, Pizzi e Krovinovic. Aqui a ideia é o Pizzi e o Fejsa jogarem muito próximos um do outro e talvez mais posicionais, dando maior liberdade ao croata para ligar jogo com o Jonas e restantes atacantes já mencionados. Quanto a substituições, as minhas primeiras opções seriam Samaris, Cervi e Seferovic, podendo transformar o 4-3-3 num 4-4-2. Aqui os atletas que sairiam seriam ou o Jardel ou o Pizzi ou o Krovinovic para a entrada do grego. Para a entrada do argentino, sairia ou o Pizzi, ou o Krovinovic ou o Zivkovic. E, para a entrada do Seferovic, sairia o Jonas.


O meu onze para o encontro logo à noite frente ao
Vitória de Setúbal. Notar na aposta no 4-3-3 e depois no
4-4-2 na segunda parte.

20 comentários:

  1. O Diogo, como todos os outros que entram, começam por fazer bons jogos e depois desaprendem...
    Os jogadores do Benfica jogam cada um a seu próprio ritmo, cada qual o pior, e a época já está bem adiantada.
    Qualquer equipa de vão-de-escada, com jogadores medíocres tipo Olhanense, Portimonense, etc., trocam a bola a preceito, defendem e contra-atacam melhor que o Benfica.
    Com os jogadores que tem no plantel e Benfica deveria apresentar um modelo de jogo.
    Mas não! É cada um para seu lado.
    Felizmente não sou eu o treinador, senão ter-me-ia demitido.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pimenta 64, tem havido muita intermitência. Há jogadores que rendem durante dois ou três jogos, mas depois não são consistentes. As lesões de alguns importantes jogadores não permite que a equipa fique tão equilibrada para poder aguentar com esses jogadores e daí os resultados negativos, sobretudo lá fora.

      Eliminar
    2. Vá lá que na 2ª parte (contra 10, é certo) já mostramos mais alguma ligação, e com a goleada pode ser que animicamente a equipa se sinta confiante para o que a espera no antro da corrupção.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Estamos no bom caminho. Pode não estar tudo perfeito como nós gostamos, mas neste momento temos é que apoiar.

      ;)

      Eliminar
    4. Claro que sim.
      Isso está fora de questão!
      Apoiar sempre!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. E o que achaste do onze hoje?

      Continuo a achar que o 4-3-3 está demasiado simétrico. Acho que se tivesse um avançado escondido como extremo seriamos mais acutilantes na finalização...

      Eliminar
    6. Concordo contigo.
      Aliás acho que só com esse esquema é que seremos capazes de marcar 1 golo no antro da corrupção.
      Os corruptos não nos vão dar a "largueza" que o adversário desta noite deu.
      PS: O treinador deve ter ensaiado pela 1ª vez nesta época a marcação de cantos....

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    7. Pela primeira vez esta temporada vi fogo nos olhares dos nossos centrais. Então o Luisão, esteve imparável. A diferença de comportamentos defensivos do Luisão neste jogo para outros é da noite para o dia. Antes optava pela contenção, agora ontem optou pela pressão e cobertura e os resultados está visto.

      Para mim o MVP do jogo. ;)

      Eliminar
    8. Esperemos ver essa chama toda é para a semana. Só depois de ter respondido ao teu post ali em baixo é que vi o que se pode estar a cozinhar para Sexta.

      Eliminar
    9. Eu quero vê-la já nesta sexta-feira... ;)

      Eliminar
    10. Era isso que eu queria dizer! =P

      Eliminar
  2. Belíssima questão que levantas tu neste post. Que anda o mexicano a fazer? Concordo, ao contrário doutros tempos, que já deveríamos ter visto mais dele, mas a verdade é que desde que não quis ir para a China, entre lesões e opções tem sido uma sombra do que foi...

    Pelo resumo que vi do jogo de ontem, o Almeida foi ofensivo o suficiente, e com melhor critério do que o Douglas demostrou nos minutos que teve até agora.

    Gostei da tua alternativa para o trio da frente. Até do sentares o Sálvio. Antes de o mencionares já eu pensava que isto não resultava com Sálvio em campo. Sálvio não é esse desequilibrador que falas. Poderia ser, num dado contexto, o segundo avançado. A hipotética entrada do Ziv tinha a vantagem de poder trocar com o Jimenez de lado.

    E falando como se não soubesse o que era o jogo ao intervalo, se calhar até tinha dado tempo para uma alternativa ao Jonas (Sef, Gabi se ainda contar, Rafa na maluquice) somar minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Raúl estava a marcar e começou a época a marcar. Não tem é havido continuidade. Primeiro, porque o Seferovic e o Jonas estavam-se entendendo às mil maravilhas. Depois porque o Raúl foi sempre escolhido para os jogos em que a equipa tinha menos bola. Eu vejo muito potencial não aproveitado no mexicano. E, mais: até agora, nem Cervi, nem Zivkovic, nem Rafa e nem Diogo Gonçalves convenceram-me naquela posição de extremo esquerdo...

      Contudo, começo a perceber a ideia do 4-3-3 do Rui Vitória, se bem que tenho algumas dúvidas face a embates com grandes equipas. Mas, isso é tema para um futuro artigo durante esta semana.

      O Almeida jogando assim não dá hipóteses ao Douglas, pura e simplesmente. Para mim a questão do brasileiro e do seu homologo emprestado do ataque é a falta de continuidade que ambos tiveram até agora.

      Atenção que mesmo com o Salvio o trio pode resultar. Acho que o Salvio pode ser igualmente muito forte na assistência para os colegas.

      Eu acho que o RV neste momento está a consolidar jogo com aquele trio formado por Pizzi-Jonas-Krovinovic. Houve muitos movimentos que gostei de ver feito pelos 3.

      Acredito que o Douglas e o Gabigol deverão regressar aos clubes que vieram, pois face aos restantes jogadores e para as competições que estamos inseridos os que estão servem e bastam.

      Eliminar
    2. O Raul está com problemas de continuidade desde que não foi para a China em Janeiro. E a equipa tem sofrido com isso...

      Eliminar
  3. Gosto da ideia do avançado interior esquerdo. Mas e se esse avançado interior esquerdo fosse o Jonas, sendo o 9 o Seferovic ou o Jimenez?

    Imagina o chocolate com Grimaldo, Krovinovic e Jonas a construir e a criar naquela metade esquerda do campo! Depois, o meio espaço esquerdo é um excelente ponto de partida para o tipo de jogo do Jonas e para as suas finalizações, aproveitando o espaço deixado pelas movimentações do 9.

    É verdade que em abstracto para mim aquele flanco esquerdo do ataque deveria ser de Rafa, mas neste momento do Rafa...talvez fosse mesmo esta a melhor solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheguei a pensar nisso, mas pensa lá no quanto limitas Jonas ao encostá-lo a uma linha. O Jimenez não vai "fazer nada" daquele lado só flectir, a maior parte das vezes sem bola, para dentro, e nada impede de ao longo da partida trocarem de posição. A ideia do PP não é de todo descabida.

      Eliminar
    2. Sim, mas não é para 'encostá-lo à linha' - é avançado interior, não extremo puro: parte do meio espaço esquerdo, não da linha. Estou a pensar no papel que ele pode ter na construção e, sobretudo, criação, jogando com KroviModric e Grimaldo. Já o Jimenez, com aquela técnica de recepção de bola que tem (...), não me parece tão apropriado para esse jogo mais apoiado e associativo com o lateral e o médio interior.

      De qualquer das duas formas, acho que é uma boa ideia!

      Eliminar
    3. O Jonas falta velocidade e depois não podemos esquecer que sem bola, o tal avançado escondido tem de se comportar como um extremo ou médio-ala, juntando-se ao lateral esquerdo. Isso obrigaria a um desgaste sobre o camisola 10 que não pretendes, para que ele esteja sempre fresquinho para as decisões.

      Agora, pode-se em ataque organizado, promover-se umas trocas posicionais pontuais com o falso extremo esquerdo. E aí sim, já ele podia activar a ala esquerda conforme descreveste.

      O Rafa neste momento é uma incógnita. Para mim deverá voltar nos jogos da taça e a partir daí veremos.

      Eliminar
    4. Pois, esse é o principal senão, em que também pensei.

      Ok RB e PP, comprado! ;)

      Eliminar
    5. Pois esqueci-me de falar também do desgaste do Jonas.

      O que eu idealizaria seria uma "coisa" em que o Jonas começa mais fixo na frente mas recua para receber bola e quando o Jonas recua o Jimenez aproveita o espaço que o Jonas deixou flectindo mais para dentro.

      O papel que eu veria para Sálvio seria mais o de Jiménez neste esquema. Sálvio raramente desequilibra, mas aproveita bem os desequilíbrios que outros lhe criam (vide o golo frente ao Setúbal).

      Rafa é uma incógnita pois claro, mas em teoria poderia fazer dois papéis nisto.

      Eliminar