09 abril 2017

Portanto, se o Porto deu 3 e o Sporting 4...

 

... não é verdade Mitroglou?


Sou daqueles Benfiquistas que acredita fielmente que temos a melhor equipa do campeonato. Sendo assim, e sem desprimor para os adversários, nomeadamente o desta noite, o Moreirense, penso que a nossa vitória nem sequer deve ser colocada em causa. Mas, exigente como sou com a nossa equipa e o futebol que ela pratica, só ficarei realmente satisfeito com os seguintes 5 objectivos.
  1. Termos o melhor ataque da prova a nível nacional e se possível a nível europeu/internacional, ou seja, mais golos marcados e melhor ratio de golos marcado/jogo.
  2. Termos a melhor defesa a nível nacional e se possível a nível europeu/internacional, ou seja, menos golos sofridos e me.
  3. Termos o ponta-de-lança bota de prata nacional e, se possível, de ouro a nível europeu.
  4. Termos o defesa e o médio mais goleador a nível nacional e, se possível, a nível europeu/internacional.
  5. Termos o guarda-redes com mais minutos sem sofrer golos a nível nacional e, se possível, a nível europeu/internacional.
Como é óbvio, basta ganharmos hoje por "meio-a-zero", pois o que mais importa é a conquista dos 3 pontos rumo ao t3tr6. Contudo, não podemos limitarmos a apenas atingir a vantagem mínima no marcador, como muitas vezes parece contentarmos. Temos muito maior qualidade que qualquer outro adversário nacional e, tendo em conta que já não temos 3 jogos por semana, a desculpa da gestão do esforço já não deve ser colocada ou falada no seio do balneário. Daí que esteja a exigir estes objectivos extras.

Reparem que exigir estes objectivos é meio caminho andado para a vitória no campeonato. Por um lado, estamos a retirar aos nossos mais directos adversários os argumentos de que estamos em primeiro, mas nem sequer somos a melhor equipa nacional (pelo menos no que diz respeito aos números das estatísticas). Por exemplo, que fé poderá o Nuno Espírito Santo transmitir à equipa do Porto se todos eles olharem para os nossos jogos e verem que temos o melhor ataque e defesa do campeonato? Que por cada goleada que eles dão, nós conseguimos golear ainda mais os nossos adversários e com maior facilidade? Por outro lado, e porque estão todos a contar com um deslize do Benfica em Alvalade, o que poderá dizer o Jesus - que está a montar toda a sua equipa para jogar para o Bas Dost ser o melhor marcador nacional e europeu - ao seu Sporting, se o Benfica consegue colocar o Mitroglou a facturar o dobro do holandês até ao final do campeonato? Ou se o Benfica consegue secar qualquer ataque até ao final do campeonato? E, não podemos esquecer que o Moreirense nos afastou, quase "sem saber ler e escrever" da final da Taça da Liga, i.e., de sermos os campeões de inverno. Portanto, há também aqui uma espécie de ajustar de contas sadio para a competitividade que devemos ter nestes encontros.

Por tudo isto, conto que hoje o Mitroglou faça muitos golos. Gostaria que marcasse pelo menos 4 esta noite, que juntando aos 14 que possui na 1ª Liga, alcançaria o 2º lugar isolado. Por este motivo, espero que a equipa do Benfica jogue para a finalização dele. Por um lado, pedir isto poderá parecer um pouco contraditório. Se para ultrapassar a previsível defesa densa e compacta do Moreirense necessitamos de imprevisibilidade de movimentos e jogadas, por outro, termos uma referência como destino para a finalização dos nossos lances de ataque, dá-nos outra estabilidade na construção. O segredo será na imprevisibilidade do início das jogadas de ataque e no foco da procura por essa referência na cara do golo, chamado "MuitosGolos". Penso que foi isso que mais nos faltou durante boa parte do jogo frente ao Estoril, na 4ª-feira passada para a Taça de Portugal, na Luz. Notar que quando entrou o Jonas, passámos a ter uma referência no ataque que permitiu sermos muito mais objectivos na forma como atacávamos.

A propósito do brasileiro, este deverá formar dupla com o grego no ataque encarnado frente ao Moreirense. Esta dupla é uma dupla de avançados que gosta de receber a bola no pé e não tanto no espaço. Por esse motivo, entendo que o Rui Vitória tenha estado a apostar em jogadores como Salvio, Cervi e Rafa para os acompanhar nas faixas. Em Paços de Ferreira, com esta dupla ofensiva e com Salvio e Zivkovic de início, foi notório que o nosso ataque foi muito mais expectante para receber a bola no pé, do que propriamente estar constantemente a desgastar e a desestruturar a linha defensiva adversária. Apenas o camisola 18 tentava explorar a profundidade. Daí que na segunda parte, o Rui Vitória tenha tido necessidade de usar Rafa e Cervi no encontro. Mas, faltou-nos depois mais tempo para a solução produzir resultados. É verdade que o Jonas estava ainda a meio-gás, mas os princípios de jogo estavam lá todos, assim como a defesa do Paços de Ferreira estava devidamente preparada e confortável com o nosso ataque.

Sendo assim, qual será a dupla de extremos que o Rui Vitória irá levar a campo esta noite? Salvio e Rafa, como no clássico? Salvio e Cervi como no início da época? Salvio e Carrillo como frente ao Dortmund? Salvio e Zivkovic como frente ao Paços de Ferreira? Zivkovic e Rafa ou Carrillo como nos jogos da Taça? A meu ver, os nossos extremos devem jogar muito colados às linhas laterais de forma a alargar a linha defensiva do adversário e, porque, jogamos com dois avançados declarados (Jonas e Mitroglou). Desta forma, acabam por dar espaço para as penetrações vindas de trás nos espaços vazios da defesa adversária, de Pizzi, Eliseu, Semedo e do extremo do flanco contrário ao da bola. Pessoalmente, jogaria com falsos extremos, até porque dessa maneira é mais fácil estes jogadores combinarem com os referidos colegas. No entanto, esta disposição não desfavorece os extremos puros. O que realmente é importante é termos dois extremos capazes de jogar no espaço tão bem como com a bola nos pés. Isto reduz o nosso leque à escolha de 2 entre os seguintes 3 jogadores: Salvio, Cervi e Rafa.

A minha escolha recai então pelo Salvio e pelo Rafa. Quanto ao restante onze encarnado, na baliza a titularidade seria de Ederson, o quarteto defensivo seria o habitual, ou seja: Semedo, Luisão, Lindelöf e Eliseu, com a dupla do meio-campo recém formada e que tão boa conta tem dado do recado: Samaris e Pizzi. Na segunda parte da partida, faria entrar Cervi e Zivkovic, saindo Salvio e depois o Jonas, mantendo o Rafa em campo, mas jogando ao lado do Mitroglou. Sobraria uma última substituição para Grimaldo, ou Fejsa, ou André Horta. Força Benfica! Que hoje seja 0-5, com um poker do Mitroglou e o décimo golo no campeonato de Pizzi.


O meu onze titular, táctica e substituições para o jogo desta
noite em Moreira de Cónegos.

21 comentários:

  1. Eu bem sei que para qualquer equipa da 1º Liga é muito mais motivador enfrentar o Benfica que qualquer um dos respectivos ditos grandes mas chega a ser ridículo o que se passa no futebol Português e não é por termos equipas semelhantes e competitivas.

    O jogasso do Estoril na Luz para a taça e o de hoje frente ao Nacional foi de tal ordem ridículo que devia ser objecto de investigação policial!

    O Nacional vinha de 17 jogos sem ganhar fora e a 14 de ganhar em casa, não acham interessante que vá ganhar na véspera de um Moreirense Benfica a um Estoril que muita bem deu de si muito recentemente na Luz com 3 golos marcados e hoje nem um para amostra!?

    Pedro Emanuel ex-Capitão portista forte contra o Benfica na luz e franquismo em casa contra o penúltimo classificado!

    Estranhamente o Boavista faz também um jogasso na Luz e chegam a Alvalade com os seus principais atletas a falharem processos simples defensivos.

    Pois é nada como controlarem tudo e todos e fazerem de conta que o resultado e o vencedor do jogo já não foi decidido por um ou dois caramelos.

    O Governo Português e as respectivas autoridades só podem estar muito comprometidas para estarem tão tranquilamente a ver este ridículo espectáculo.

    Ass: Maluko Ká do Sítio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estoril está numa posição confortável no campeonato. Com apenas um golo de diferença na meia-final da taça de Portugal, sabendo que o Benfica iria jogar com um onze de recurso, foi normal eles apostarem as fichas todas no jogo de 4ª feira. Essa é a minha leitura.

      Para mim, maior nojo são os resultados do Moreirense após conquistar o título de campeão de inverno. O Boavista foi mais do mesmo...

      Há muita gente de sectores do poder com muito interesse para que o futebol continue como está. Livre da regulamentação...

      Eliminar
  2. liderar essas categorias todas vai ser muito dificil, a do melhor marcador podemos esquecer, o bas dost e um finalizador nato, e o sporting fez muito bem em ir busca lo. eles ja nao tem mais nada a fazer e o unico trofeu que tem e esse logo nem vale a pena lutar por ele. o meu medo vai ser contra o sporting que nao nos vai dar vida facil e o jogo sera bem mais dificil que no porto visto que as equipas do jj sao melhor organizadas que aquele porto na luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 50% dos golos do Sporting vem do Bas Dost, portanto, qualquer equipa que queira anular o jogo leonino é anular o holandês.

      Eliminar
    2. lembra te que tens o gelson que e quem o assite e parece que o alan ruiz deu outra rotaçao aquela equipa. o problema e que e desiquilibrada como tudo especialmente na lateral

      Eliminar
    3. Opá, o Eliseu mete o Gelson no bolso todos os dias. Quanto ao Ruiz é tão bom jogador que depois vais ver a performance dele nos jogos e ficas... ok. Nunca na vida aquela dupla é melhor que a dupla atacante do Benfica. Só mesmo num Sporting a jogar duas vezes por semana desde dezembro do ano passado é que eles têm conseguido apresentar estes números. Entretanto, o Messi já ultrapassou o Bas Dost na lista de melhores marcadores... =|

      Eliminar
  3. Jogo ridiculo... assim não vamos ganhar o campeonato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos ganhar todos os jogos até ao final da temporada desta maneira que assinaria por baixo.

      Jonas está muito em baixo de forma... não o vi em campo hoje.

      Eliminar
    2. Talvez precise de óculos. Foi dos poucos a tentar construir jogadas de ataque.

      Ass: José Santos

      Eliminar
    3. Eu também não vi o Jonas, mas outros houve que vi bem demais, mas para esses há sempre uma desculpa e um "o RV espera isto e aquilo".

      Eliminar
    4. O desaparecimento do Jonas deve-se a dois factores:

      1- mau momento de forma do brasileiro
      2- colectivamente a nossa dinâmica de ataque requer revisão

      Eliminar
  4. PP, desculpa mas chega a ser confrangedor ler este teu tratado de optimismo 'Cândido' depois de mais um tratado de mau futebol explanado por nós ontem...

    Eu também assinaria por baixo ganhar todos os jogos até ao fim a jogar assim, mas a questão, como bem sabes, é que a jogar assim é muito mais provável que não ganhemos todos os jogos...jogar bom futebol não é romantismo, é resultadismo...porque é mais provável conseguir resultados com bom futebol, embora seja possível conseguir resultados com mau futebol.

    Senão, veja-se os nossos resultados desde que começámos a jogar mal (depois de Guimarães): três derrotas (BVB, Setúbal, Moreirense), quatro empates (Boavista, Paços, Fruta Corrupção Pancadaria, Estoril)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto foi escrito antes do jogo contra o Moreirense.

      Pode ter sido um resultado magro. Mas, há dificuldades que temos tido nos jogos que só temos porque há terceiros a intervir.

      Toda a gente falou no lance do Samaris nos dias seguintes ao jogo. Pouca gente fala é dos constantes viranços ao Rafa feito pelo seu marcador directo.

      Num jogo do Porto esse jogador teria sido expulso por acumulação de amarelos ainda antes de terminar a 1a parte.

      E, desse modo, o mais provável seria o Benfica melhorar o seu jogo ofensivo. Com uma goleada metida neles, ninguém falaria mal do Benfica. Contudo, o problema da dinâmica ofensiva que já referi acima continuaria a existir.

      Digamos se o Benfica fosse uma máquina de fazer golos, com os intérpretes que tem à disposição teria logo aí um rendimento de 90%. Como a dinâmica ofensiva não está muito bem, o rendimento desce para os 60 a 70%, ou seja uma quebra de 20 a 30%. Mas, com a influência de terceiros, o rendimento da equipa cai para 30 a 40%, ou seja, cai mais 20 a 40%. A meu ver, mais do que a dinâmica ofensiva, o que tem perturbado muito é a influência terciária.

      Um bom exemplo para percebermos isso é que em média o jogador adversário ecebe o primeiro amarelo apenas na 2a parte nos jogos do Benfica, enquanto nos jogos do Porto e do Sporting aplica-se a máxima "uma falta para amarelo é amarelo tanto ao primeiro minuto como ao último".

      É bom nós Benfiquistas começarmos a abrir a pestana para estas formas muito camufladas de ajudas...

      Eliminar
    2. Claro que o texto foi escrito antes do jogo. A questão é que não sei onde foste buscar razões para tanto optimismo antes do jogo. Com excepção Gloriosa do clássico, desde meados de Janeiro que não vejo razões para optimismo - muito pelo contrário :(

      Quanto ao Apito Dourado 2.0, não tenho dúvidas que 'eles andam aí'...mas não tira ao Benfica o dever de jogar muito mais dentro do campo!

      Talvez pela primeira vez neste campeonato, não consegui ver o nosso jogo de ontem. Mas parece que já foi muito melhor - pelo menos não fomos encostados às cordas, como temos sido sistematicamente por qualquer 'mija na escada' da zona da linha de água e arredores...

      Carregaaaa Bragaaaaaa!

      Eliminar
    3. O Benfica não joga sozinho. Depois os jogadores do Benfica são humanos. Mas, aquilo que fazemos em campo dá e chega para o que os nossos adversários têm feito.

      Encostados às cordas?! Dificilmente é pelos adversários. Agora se me falares da aliança adversário+arbitragem... acredito.

      Quanto ao jogo do Braga esta noite, fosse a ti não ficaria assim tão esperançado. Já reparaste como frente ao Porto e ao Sporting estas equipas ficam sempre sem um ou outro dos seus melhores jogadores?! Desta feita foi o guarda-redes internacional português Marafona que ainda na jornada passada foi importantíssimo para a vitória do Sporting de Braga.

      Eliminar
    4. E afinal...apesar do Hugo Macron e de todas as conspirações, não é que ganhámos mesmo dois pontos ao Fruta Corrupção Pancadaria?!

      E se aquele penalti à beira do intervalo tem entrado...até podíamos perder no WC do Lumiar!

      Eliminar
    5. Aquele Pedro Santos... tirando o golo de cabeça, fez um jogo para esquecer...

      Eliminar
  5. 10 referências ao Sálvio e nenhuma para dizer que o lugar do argentino é na bancada? De falta de optimismo ninguém te pode acusar.

    É verdade que o problema é mais profundo do que o argentino, mas caramba... Ontem comecei a ver o jogo aos 24 minutos. Aos 35 o argentino já tinha três más intervenções. E claro que a equipa sente isso e a bola em vez de rolar vai para o lado contrário.

    Como eu comentei, numa jogada específica, "qualquer vantagem numérica [4x3 no caso] que envolva bola no Sálvio, não é vantagem nenhuma".

    Rafa continua a jogar bem e a pecar na finalização. Se calhar meter Rafa no lugar do Pizzi e Pizzi no lugar do Sálvio era uma forma de melhorar a nossa saída de bola e tirar pressão finalizadora do Rafa. Está muito nervoso à procura "daquele golo" e isso compromete a clareza.

    Então e o Jiménez que desde que não se transferiu para a China passa mais tempo na enfermaria do que a treinar? Sou o único a achar que o azar é coincidente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticas o Salvio, mas e o Semedo?!

      Quando em cima apontei para a necessidade de melhorar a dinâmica ofensiva, esta engloba também o jogo de pares entre o Semedo e o Salvio. Muitas vezes (para não dizer quase sempre!!!) eles se atropelam e perdem a bola infantilmente porque não conseguem combinar com passes curtos de 1 a 3 metros.

      O Semedo em 15 minutos perdeu 4 bolas de 1a para 2a fase de construção. Quatro perdas de bola que fizeram com que toda a equipa voltasse atrás para recuperar a posse de bola. Para uma equipa que tem avançados em mau momento de forma isto é terrível. É energia desperdiçada! O Semedo precisa de melhorar o "timing" de soltar a bola e aprender mais com o Grimaldo a exploração de espaços interiores, libertando assim a pressão feita sobre o Salvio e atacando o corredor aberto.

      Rafa no lugar do Pizzi? A malta pensa que no lugar de médio "8" temos de meter o rei dos dribles. Nada de mais errado! Sobretudo, quando jogas frente a equipas de contra-ataque. Isso seria estar a partir o teu meio-campo. Algo que só é recomendável fazer nos últimos minutos para o desespero.

      O Rafa é ainda um jogador em adaptação. Tanto ao modelo encarnado como aos colegas. O Pizzi está feito um motor de jogo. Vejo mais os colegas a não acompanharem-no que o contrário.

      Quanto ao Raúl tem-nos feito muita falta. Para mim, em condições normais seria ele e o Jonas lá na frente, apesar de gostar do Mitro e acreditar até que o grego possa ultrapassar o Bas Dost e ser o artilheiro europeu. O mexicano daria ao ataque aquela energia para mexer mais a linha defensiva adversária.

      Eliminar
    2. R.B. NorT¢r14/04/17, 23:38

      Quantas das perdas de bolas foram por movimentações idiotas do Sálvio? Pelo menos uma contei eu, no jogo a que este comentário se refere. Nem vou entrar no jogo de hoje (Marítimo) em que Sálvio foi mais um defesa Madeirense e o Semedo melhorou.

      O não falo do Rafa no meio por ser o melhor driblador, falo pela visão e inteligência que tem. Tem melhor dribble que o Pizzi? Tem, mas qualquer um dos dois faria melhor de Sálvio neste momento. O que o Rafa também tem é uma pressão monstra para marcar e isso por vezes tolda-o, quando se aproxima da área. Recuando não teria tantas vezes essa pressão e explanaria melhor o seu futebol. É mais valorizar um activo do que malhar noutro (que por mim se manteria em campo).

      O Raúl só acho estranho que desde que não foi para a China é praticamente só estaleiro. Acho que tudo somado desde Janeiro ainda não tem 45, ou vá lá 90 minutos. A minha questão é se a lesão é real, se é mental, ou simplesmente é castigo... E no que é uma evolução desde Setembro, concordo que tem feito falta. ;)

      Eliminar
    3. Não é só movimentações idiotas do Salvio. O Semedo também falha muito. Acho que ambos se atrapalham imenso. E é aqui que é necessário fazer mais trabalho.

      Quanto ao Salvio gostei muito do seu posicionamento sempre que a construção vinha pelo flanco esquerdo (pelo Grimaldo). O argentino ia para o corredor central. Gostei também da forma como jogou no corredor central quando o Jonas saiu e entrou o Zivkovic.

      Quanto ao Rafa eu defendo que ele jogue à esquerda neste momento. Está cada vez melhor. A confiança está a crescer e ontem foi o nosso melhor jogador em campo.

      Quanto ao Raúl isso é boato. O mexicano perdeu a titularidade por causa das lesões esta temporada. Isso parece-me claro. Na minha opinião a vender alguém lá na frente, esse alguém seria o Mitroglou. O grego é um misto de sentimentos para mim. Parece-me sempre que pode fazer mais e melhor, mas deixa-se ficar. Falta-lhe o nervo de querer fazer ainda mais.

      Eliminar