27 novembro 2016

«Quem são os meus habituais titulares?»


.. e incorporar alternativas para o XI encarnado.


Este tema vem à baila por três factores. O primeiro é por causa da pergunta na conferência de imprensa e o segundo prende-se com a importância de cada vez mais uma equipa como o Benfica ter jogadores com ritmo suficiente para entrarem no onze em caso de necessidade e, terceiro, a equipa vai ter essa necessidade se quiser continuar em todas as frentes, obrigando por isso a jogar 3 jogos por semana.

escrevi que o Mitroglou dificilmente resiste fazer 3 jogos consecutivos de elevada exigência. Por isso, é importante que Rui Vitória dê minutos suficientes para o Raúl Jiménez poder estar em forma. E, pegando neste exemplo, poderei estender a outras opções. O Rafa poderá ser uma excelente solução para rodar com o Gonçalo Guedes, ou até com o Cervi. O Carrillo, o mesmo como opção para o Cervi ou o Salvio. Por outro lado, Samaris poderá e deverá ter cada vez mais minutos, protegendo e gerindo a condição física do Fejsa. Depois, é um crime deixar o Lisandro López no banco tantos jogos, sobretudo depois das exibições que fez. Para mim é claramente um jogador que deve ir rodando com o Luisão e o Lindelöf no eixo da defesa. O mesmo poderemos dizer do Júlio César com o Ederson na baliza encarnada, embora aqui estou satisfeito com a rotação que a equipa de Rui Vitória tem efectuado.

Dois destes terão que ficar na bancada. Quem ficará? Eu deixaria o Lindelöf e o Fejsa.

Mas, preocupa-me outras duas posições que acho que devem preparar. Escrevo da posição de Nélson Semedo e de Pizzi, que são os dois jogadores com mais minutos do Benfica, neste momento. Acho importantíssimo, a inclusão de André Almeida e de Danilo Barbosa no onze encarnado. E, o momento para se começar a fazer isto é agora. O Benfica joga hoje contra o Moreirense para o campeonato nacional. Joga na Luz frente a uma equipa que está em 15º lugar da 1ª Liga portuguesa e vem de duas derrotas consecutivas. Trata-se pois de um adversário com as suas limitações e o ideal para colocar jogadores menos utilizados dentro de campo. É importante fazer isto agora, porque na próxima semana iremos ter 3 jogos complicados: deslocação ao estádio dos Barreiros no Funchal para defrontar o Marítimo (em 2 de dezembro), final frente ao Nápoles no Estádio da Luz (a 6 de dezembro) e recebe o Sporting no fim-de-semana seguinte (no dia 11 de dezembro). Ou seja, vai ter 3 importantíssimos jogos em 9 dias. Por outras palavras, o Benfica vai precisar muito mais de 11 jogadores mais os habituais 3 suplentes para poder gerir bem o esforço e apresentar equipas bem frescas nesses encontros.

É por isso fundamental que já hoje o técnico encarnado promova uma certa rotação da equipa. Pessoalmente, defendo a entrada no onze de André Almeida, Lisandro, Samaris e Raúl para os lugares de Nélson Semedo, Lindelöf, Fejsa e Mitroglou, respectivamente, no último encontro na Turquia. Penso que estes estão em condições para jogarem os 90 minutos. Depois, no segundo tempo, faria entrar Danilo, Carrillo e Rafa para os lugares de Pizzi, Salvio e Gonçalo Guedes, respectivamente.


As minhas escolhas para o onze titular e substituições frente
ao Moreirense para o jogo da 11ª jornada da 1ª Liga. 

8 comentários:

  1. Mas queres o Samaris porquê? Eu não entendo. Do Danilo compreendo e até faz o seu sentido. O Samaris nem suplente deveria ser neste Benfica. Quando joga, é como se contasse menos um.
    Gostava de ver Jimenez, Danilo e Carrilo a titulares. Rafa também, seria interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uish! Que exagero! O Samaris tem feito em média um jogo por semana nas últimas 3 semanas. É importante que tenha jogo nas pernas, sobretudo, quando o adversário é dos mais fracos que vamos encontrar nos próximos 4 jogos. Colocar o Fejsa neste jogo seria o que o técnico comum faria. O sérvio teria mais do que tempo para recuperar para a tal semana louca. Mas, não é isso que está aqui em causa. Eu quero é que o Samaris adquira rapidamente o ritmo de jogo necessário, para que possa ser uma excelente opção, tal como foi frente ao Tondela na primeira jornada, onde mal entrou, ele e o Fejsa controlaram a equipa do Petit até ao final da partida.

      Se o Samaris não jogar agora, vamos precisar dele na tal semana e depois vamos ter que aguentar com um grego sem ritmo de jogo.

      Pelo mesmo motivo também coloco o Raúl em vez do Mitroglou.

      Quanto ao Danilo, ou ao Carrillo ou ao Rafa, dar-lhes a titularidade seria dar um tiro no pé. São tudo jogadores com menos de 200 minutos, inclusive há um que não se estreou ainda na 1ª Liga, o Danilo. A estes três preferia dar-lhes 30 minutos de jogo na segunda parte. Mas, exigiria 30 minutos de enorme intensidade.

      ;)

      Eliminar
  2. o que que nao concordo com a tua opiniao e mudar esses jogadores todos de 1 jogo para o outro 4 jogadores ao mesmo tempo no onze, penso que seria melhor ir por exemplo substituindo o somente 2 para nao quebrar o ritmo (samaris e raul por exemplo) depois no jogo seguinte se cahar ja mantinhamos o samaris e o raul adicionava mos o andre almeida e o lisandro, pois assim a equipa nao sofre tanta quebra de ritmo por ter muitos jogaodres com poucos minutos, posso estar a dizer um disparate mas essa e a razao pela qual o jj na taça foi de vela nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ontem no blogue "Benfiquista em casa" apenas tinha feito uma alteração no onze encarnado que defrontou o Besiktas e que era a entrada do Raúl. Mas, desde então tenho pensado muito nisso e olhando para o adversário, penso que seria o ideal para fazer mais alterações sem correr muito risco.

      De outra forma concordo completamente com essa regra de algibeira de 2 alterações no máximo.

      Já agora, para minha defesa, repara que coloco 4 jogadores totalmente identificados com os princípios de jogo de Rui Vitória e que já transitam da época passada: André Almeida, Lisandro López, Andreas Samaris e Raúl Jiménez.

      ;)

      Eliminar
  3. Ederson
    Semedo - Lindelof - Jardel - Eliseu
    Fejsa
    Salvio Pizzi Cervi
    Gonçalo jiménez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o onze de hoje. Não é mau. É conservador. Mas, o RV deve e tem de pensar no futuro. Por exemplo, hoje o Eliseu saiu lesionado e até foi benéfico pois permitiu o Almeida entrar e ter minutos.

      No entanto, acho que o Samaris poderia estar a jogar. Este precisa de minutos nas pernas. Estou contente com a exibição do Raúl. Só lhe falta o golo.

      ;)

      Eliminar
  4. Que se passa com Zivkovic?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando venderem o Salvio, ou o Carrillo ele irá aparecer. Neste momento é o 5º extremo porque o Rafa também faz a posição. É tão simples quanto isto.

      Eliminar