26 novembro 2016

De Kostas...


... e o reflexo da incapacidade física e mental para competir 3 vezes por semana.


Gosto muito do Kostas Mitroglou. É um poderoso ponta-de-lança, é tal como o Cardozo um jogador esquerdino, possui até um pouco mais de mobilidade que a referência atacante do Benfica na última década e é igualmente um goleador. Contudo, quando as coisas não estão a correr bem, é importante fazer as devidas referências, mesmo quando se trata de um dos jogadores mais acarinhados dos adeptos encarnados. Por tudo isso, é importante que o leitor tenha uma mente aberta para entender este artigo.

Já há muito que acompanho as suas exibições e tenho reparado que o camisola 11 não aguenta quer fisicamente quer mentalmente três jogos por semana. Muito provavelmente, os indicadores dos índices físicos poderão estar OK, mas o que vemos em campo é completamente diferente. Por exemplo, Em outubro, o Benfica defrontou numa semana o Paços de Ferreira e o Dynamo de Kyev na Luz e depois foi ao dragão. Em todos eles o ponta-de-lança grego foi titular. No entanto, enquanto frente à equipa pacense pressionou os defesas adversários, procurava jogo entre-linhas e diagonais para as laterais, frente ao Dynamo era vê-lo apenas a jogar em 10 metros quadrados entre os centrais adversários e sem fazer qualquer trabalho defensivo sem bola. Pior foi frente ao Porto, onde na prática, foi menos um, uma vez que nem defendia, nem segurava nenhuma bola lá na frente.

Bem, pode ser uma má fase, ou o jogador ainda não atingiu a sua melhor forma, etc. Isso é tudo desculpas, para não conseguir ver o que está à vista. Ainda esta semana verificou-se isso. Depois da pausa para os compromissos das seleções, o grego regressou e fez no sábado passado um excelente jogo frente ao Marítimo. Contudo, na quarta-feira, frente ao Besiktas, a partir dos 60 minutos foi como se não estivesse lá. Para mim é prova mais que cabal que o Mitroglou realmente não é um jogador que consiga fazer três jogos consecutivos por semana de ritmo elevado. Para vos ser franco, só os jogadores de elite realmente o conseguem fazer. E, mesmo esses muitas vezes não conseguem manter a consistência nos 3 jogos todas as semanas. Mas, o Mitro ainda consegue menos. Talvez por isso ele não se tenha conseguido manter-se na fisicamente exigente EPL.

Mas, o mais curioso é que não denoto um desgaste físico brutal nos jogos que realiza. Muitas vezes ele é substituído aos 85 minutos e vejo-o sem uma cara de quem tenha feito um esforço titânico, ou que a sua linguagem corporal transpareça isso. Isso faz-me pensar se não será um caso de fadiga mental. Há jogadores que têm maior fadiga mental devido à competição. Há jogadores que se pudessem jogavam todos os dias. Outros, que embora sem nunca confessarem, preferem passar um certo tempo até a "fome de bola" aparecer. Para mim, o Mitroglou encaixa perfeitamente neste lote.

Tendo em conta que ao Benfica não lhe faltam avançados de qualidade, penso que está mais do que na hora do Rui Vitória espicaçar um pouco o grego, fazendo o que deve ser feito: dar mais minutos ao Raúl Jiménez. Penso que depois de um jogo tão perdulário e tão fraquinho do Mitroglou na Turquia, ninguém levará a mal se o RV apostar no Raúl como titular já no próximo encontro. Isto teria um duplo efeito. Não só mandava uma mensagem explícita para o Mitroglou, como também dava uma oportunidade ao mexicano. Os adeptos ficariam igualmente satisfeitos e a própria direção também, uma vez que o lugar do maior investimento em contratações do Benfica tem de ser o campo e não o banco de suplentes.

Já agora, pelas características futebolísticas do Raúl, penso que seria um acréscimo na qualidade de jogo da equipa encarnada, uma vez que contribuiria muito mais sem bola que o grego e com bola daria outro tipo de opções para além daquelas que o Kostas oferece. Por outro lado, se o treinador manter essa aposta no onze durante 5 a 10 jogos consecutivos, iremos ver o "matador" que temos por detrás da dorsal 9 encarnada. Isto seria excelente, pois o próprio Mitroglou teria que dar a corda aos sapatinhos e elevar ainda mais o seu jogo. Por isso mesmo, penso que está nas mãos do técnico encarnado perceber o que se passa e resolver esta situação.


Penso que este é o momento exacto para dar apostar no mexicano e com isso gerir
esta lacuna do jogo do Mitroglou.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boas, caro "PP"!
    Concordo com a globalidade do texto. Mitro anda irregular e... talvez precise de 1 boost, o banco!

    Tenhamos presente SEMPRE que, ESTAMOS A FAZER ATÉ AGORA 1 BOA ÉPOCA, liderando o Campeonato isolados e com 1 LC "razoável",... após "a passada 4ªfª"...

    No entanto, e como a melhor Gestão é SER EFICAZ E EFICIENTE, assente numa CORRECTA E ATEMPADA PLANIFICAÇÃO,... olhando para o n/ Benfica, estou convicto que SERIA INTELIGENTE E PREVIDENTE reconhecermos os n/ pontos "menos fortes", a começar por Rui Vitória,...
    ... precisamos de APRENDER MELHOR a "saber matar 1 jogo"! Há que "saber passar essa mensagem" aos jogadores de forma assertiva e mais incisiva.

    "Pontos menos fortes" A MELHORAR O TREINO TÉCNICO:

    - Quando bem pressionado pelo adversário, o n/ meio-campo "ENROLA" demasiado o jogo, lateralizando em demasia e com tabelinhas excessivas, ao invés de ter capacidade de explosão, criatividade e objectividade.

    - O n/ ataque, apesar do volume de jogo de ataque ser habitualmente bom, REMATA POUCO E DEMASIADAS VEZES... MAL!

    - As n/ "BOLAS PARADAS" (livres e cantos), são regularmente de fraca qualidade.

    Nas "DEFENSIVAS", falhamos demasiado e falta-nos 1 voz de comando que se imponha COM QUALIDADE REAL(Luisão já não deveria ser titular; lentíssimo e sem poder de reacção).

    Nas "OFENSIVAS", a n/ taxa real de aproveitamento é baixíssima, quer livres directos, quer indirectos.
    NÃO PARECE HAVER 1 TREINO TÉCNICO ADEQUADO, tipo "1 leque de 4/5/6 jogadas estudadas".
    Grimaldo é o único que executa COM CLASSE, inclusivé nos livres indirectos, com bolas tensas e rápidas, logo muito mais perigosas e de provável golo.
    Pizzi é 1 desastre, quase sempre bombeando bolas de forma disparatada, ou nem sequer "as levantando" minimamente, ex nos cantos. No entanto, continua a ser o "marcador de serviço". PORQUÊ???

    Força BENFICA! Ganhar ao Moreirense... E BEM!!!

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  3. Tem é falhado mais do que o costume. Jimenez merece mais tempo de jogo.
    Estou algo ansioso por ver Jonas e Guedes no ataque. A ver no que dá. Possibilitava segurar o talento anormal do Jonas e também a capacidade de trabalho do Guedes.
    Vamos ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só lá para o início do próximo ano...

      ;)

      Eliminar