17 novembro 2016

«As lendas bebiam como diabos...


Uma reflexão sobre esta afirmação de Jürgen Klopp.


O assunto não poderia ser mais quente, sobretudo, quando eu próprio abordei um pouco na caixa de comentários do artigo sobre o Jonas, conforme o leitor poderá ver aqui. A afirmação do técnico germânico ao serviço do Liverpool, veio numa pergunta da imprensa para ele comentar o que sucedeu a Rooney. O craque internacional inglês ao serviço do Manchester United foi apanhado através de uma fotografia partilhada nas redes sociais, onde aparentemente estava com um ar embriagado, depois de ter participado num casamento, o que criou logo um burburinho pela a opinião pública.

O que acho interessante aqui é a visão do Jürgen Klopp, no qual partilho a 100%. Hoje temos uma geração de futebolistas que é incomparavelmente mais profissional que as anteriores. Basta recordarmos dos internacionais portugueses até ao início dos anos 90. O futebol desde então profissionalizou-se a um nível nunca antes visto. O próprio conhecimento técnico foi-se disseminando por todos os clubes. Ou seja, onde é fácil encontrarmos equipas técnicas altamente profissionalizadas e competentes em clubes que lutam por descer de divisão. Isto faz com que a exigência técnica e sobretudo, táctica e física dos jogadores seja muito maior. As equipas mais pequenas apresentam índices tácticos e físicos muito elevados, pelo que a técnica superior das melhores equipas, já não chega por si só para vencer os jogos. Isto leva a um nível de exigência físico e táctico muito maior, que por sua vez reflecte-se num cuidado dos jogadores ainda maior fora de campo, para manterem um lugar nas grandes equipas ou até mesmo ambicionarem a outros voos.

É por isso que, naquela caixa de comentários, foquei tanto a importância dos bons hábitos. Contudo, este é um jogo jogado por seres humanos. Não posso, nem quero exigir que sejam todos como um Cristiano Ronaldo, ou um Javier Zanetti fora das quatro linhas. Mas, sinto necessidade de apontar para estes detalhes que têm uma importância brutal no rendimento e na carreira destes atletas de futebol. Por outro lado, é também importante ter estes factores em conta quando se gere uma equipa. Por exemplo, pessoalmente penso que são poucos os jogadores mundiais que conseguirão manter o nível elevado fazendo 3 jogos por semana e sem terem problemas físicos. Mas, equipas como o Benfica competem dessa maneira, i.e., fazendo 3 jogos por semana. Sendo assim, como resolver este problema? Simplesmente, com planteis uniformes e promovendo a oportunidade de jogar para todos os jogadores. Só assim, é que os jogadores poderão continuar a beber a sua cervejinha após a vitória das suas equipas. 



4 comentários:

  1. O Klopp queria dizer era que todos os grandes jogadores fumavam e por isso eram loucos dentro do campo e faziam magia com os pés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque fumavam é que eram grandes jogadores? Está bem, está! Acredita quem quiser!

      Eliminar
    2. Toda gente sabe que fumar erva faz bem à criatividade de movimentos de uma pessoa.

      Eliminar
    3. Lol! Se o dizem...

      Eliminar