20 novembro 2016

A importância da...


... por Gonçalo Guedes.


Para muita gente, o miúdo da cantera do Benfica nem sequer seria segunda opção para entrar na equipa esta temporada. Provavelmente o argumento seria escudado pelas exibições do Guedes na segunda metade da temporada passada. No entanto, o "puto" está a explodir de jogo para jogo. Se antes diziam que ele não conseguia receber uma bola, agora é vermos ele a encontrar os espaços necessários para efectuar a recepção e acelerar o jogo ofensivo encarnado entre-linhas do adversário. Há pois um claro desenvolvimento do jogador, que está a ler o jogo de forma muito mais rápida, mas também um belíssimo trabalho da equipa técnica de Rui Vitória que tem sabido orientar esta descoberta do jogo pelo jogador.


Mas, o que salta mais à vista é sobretudo a tomada de decisão do camisola 20 encarnado. Para quem possa estar desatento, estamos a falar da tomada de decisão numa zona do terreno onde a exigência física é elevada, ao mesmo tempo que estamos a falar de um jovem com apenas 19 anos de idade. Se a um nível elevado é normal as equipas terem à sua disposição jogadores com índices técnicos e físicos elevados, o que ainda faz uma grande diferença é a inteligência de jogo de cada jogador. É esta que permite não só adoptarem melhores posicionamentos nas várias fases de jogo, mas também as melhores leituras do mesmo, que por sua vez permitem as melhores tomadas de decisão. É por isso que no quarto golo encarnado ontem à noite (ver vídeo acima), se muitos poderão destacar o passe de Cervi, eu prefiro destacar a decisão de passar para o goleador grego finalizar do jovem encarnado. Claramente dou nota 20 ao Gonçalo Guedes nessa jogada. Muitos outros teriam assumido a definição individual. Aliás, daquele quarteto ofensivo encarnado, penso mesmo que todos eles teriam rematado em vez de passar ao companheiro em melhor posição. Talvez por isso, aqueles que criticavam o Guedes percebam agora o porquê do Rui Vitória estar a insistir nele naquela posição. Ele acaba quase sempre por optar a decisão que aumenta o sucesso da equipa, dada a forma altruísta com que joga.


Já agora, quero distinguir dois conceitos, que são o da tomada de decisão e o da execução da decisão. Enquanto o primeiro significa a correcta intenção de decisão que dever ser implementada num determinado contexto, o outro significa a eficácia da decisão, i.e., se ela foi ou não foi concretizada. Isto pode ver-se no vídeo anterior do Gonçalo Guedes. Aqui o camisola 20 teve a decisão correcta de passar para o Cervi. No entanto, a execução do passe não permitiu que a decisão que ele teve se concretizasse. Apesar disto, tal não significa que ele tenha tido uma má tomada de decisão. Apenas não conseguiu executá-la bem.




P.S.: Não deixo de achar curioso que na mesma noite, o Cristiano Ronaldo tenha marcado mais um "hat-trick" na sua carreira, desta feita aos "colchoneros" no derby madrileno. Sei que há muitos que comparam o Gonçalo Guedes ao Cristiano Ronaldo. Contudo, na minha opinião são jogadores distintos, apesar de ambos serem potentes (no sentido de gostarem de acelerar o jogo com o poder de explosão que possuem). Para isso contribui o carácter individualista e altruísta do CR7 e do GG20, respectivamente. Por isso mesmo, talvez este Guedes seja o parceiro ideal para o Ronaldo, rumo ao Mundial da Rússia em 2018. Fica aqui a dica para pensarem melhor...

Provavelmente as exibições recentes do GG20 poderão deixar o CR7 e o Fernando Santos
pensativos sobre qual o melhor parceiro de ataque do Ronaldo na seleção nacional.

27 comentários:

  1. Estamos nos oitavos-final da Taça de Portugal e conseguimo-lo com pura "nota artistica".

    Indubitavelmente foi uma das melhores exibições coletivas do Benfica dos ultimos tempos e seguramente a melhor desta época.

    É um tremendo orgulho ver esta equipa jogar. Toda esta dinâmica de jogo é sedutora. Se algures por esta altura no ano passado praticávamos um futebol amorfo, neste momento jogamos formidavelmente. O Rui Vitória tem todo o mérito neste processo. Somos uma máquina de bom futebol, com uma "quimica" invejável... E sem nunca esquecer que estamos "incompletos".

    Para finalizar gostaria de destacar o prodigio da nossa formação Gonçalo Guedes, que fez ontem uma das melhores exibições que eu alguma vez vi dele. O miudo tem tudo. Tem garra, tem capacidade de choque, tem velocidade, tem boa técnica... só lhe falta um pouco de discernimento na decisão.
    Com toda a franqueza, não acredito que fique por cá muito mais tempo.

    Esta missão já foi cumprida, agora o foco tem de estar na Turquia.

    FORÇA BENFICA
    RUMO AO 36

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que o Gonçalo Guedes tem a mais é discernimento na decisão. Por vezes a execução não é aquela que ele nem nós gostamos conforme escrevi no artigo.

      #RuomoAoTr3t6

      Eliminar
    2. De certo modo sim, a ideia por vezes é boa e a execução não sai bem, mas ainda faz muita asneira. Nem sempre toma a decisão certa. E para mim é o que lhe falta para se poder dizer que temos um sr.jogador.

      Acredito que seja uma questão de tempo e aprendizagem.

      Eliminar
    3. Face à zona do terreno que ele joga, face à idade que ele tem, para mim, é talvez o jovem que melhor decide naquela zona do terreno da sua geração e a nível mundial.

      Agora se a base de comparação é um Messi... percebo o teu ponto de vista. Mas, se assim for, não achas que é um pouco injusto?

      ;)

      Eliminar
    4. Obviamente não o estou a comparar com o Messi :)

      Parece-me é que falha demasiadas vezes quando lhe cabe decidir. Mas compreendo o que dizes, e tal como disse anteriormente... é uma questão de tempo e de aprendizagem.

      Eliminar
    5. Diz-me o jogador que não falha naquela posição e que jogue com toda aquela energia que ele joga? Não há muitos melhores... Eu penso que do jogo frente ao Porto para este frente ao Marítimo esteve muito melhor. Mas, não apenas ele, todos os outros também. E, sim, é verdade que o adversário tem outro nível e a carga emocional é outra, mas vi ali muito trabalho colectivo que gostei.

      Eliminar
  2. o que faltava ao gonçalo na minha opiniao era o saber recuar para ajudar na construçao de jogo, era so essa movimentaçao e acçoes inerentes porque de resto ele ja abria bem na ala e desmarcava se bem nas costas, mas na posiçao onde joga precisa de construir jogo (tipo jonas). ontem vimos que ele nao so ja faz bem essa movimentaçao como tambem ja se sente confortavel para o fazer regularmente, agora e so ele manter o nivel exibicional e esta pronto para as assitencias e golos aparecerem (numeros) ou seja ja esta a explodir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! O tal trabalho entre-linhas. O tal posicionamento adequado nas várias fases do jogo, mas não só. Também o saber ler o jogo de tal forma que antes de receber a bola, já sabe o que vai fazer. A evolução está a ser notória e eu estou a gostar imenso do que estou a ver.

      Confesso, que estou curioso por vê-lo frente ao Besiktas.

      Eliminar
    2. pois apartir daqui vai ser tipo jonas marcar e assistir, a leitura de jogo vai crescendo com o tempo e experiencia, mas estou a gostar de como o rui vitoria o tem trabalhado

      Eliminar
    3. Ainda bem que existe pessoal que consegue ver o mérito do trabalho do Rui.

      ;)

      Eliminar
  3. Boas!

    O Gonçalo Guedes era uma das minhas apostas para grande explosão esta época. A outra é o Raul, que ainda se há de confirmar.

    Quanto ao Gonçalo, ouvi no final da temporada passada uma declaração do mister que achei muito interessante. Quando lhe perguntaram porque é que o Gonçalo se tinha apagado na 2ª metade da época, Rui Vitória disse qualquer coisa como:"Não jogou tanto como desejava, mas há razões para isso. Temos estado a fazer um trabalho específico com ele que dará frutos na próxima época" E aí estão eles, os frutos desse trabalho.

    Técnica e fisicamente é já um jogador de topo, em termos absolutos, independentemente da idade. Em termos tácticos e de tomada de decisão tem-se notado uma evolução geométrica, quase de jogo para jogo.

    Até que patamar poderá o Gonçalo evoluir? Espero bem que não saia tão depressa pois se hoje já vale muito, há-de valer ainda mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O trabalho específico do GG percebeu-se bem no jogo com o Paços na Luz. Desde o Verão que eu dizia (deve haver aí comentários algures na blogoesfera) que um dos critérios de "avaliação" do RV seria a forma como transformava o GG em "segundo avançado". Com Jonas e Rafa fora, GG aproveitou e bem as oportunidades e agora temos ali uma daquelas dores de cabeça que os treinadores e os adeptos gostam.

      O PP também é um crente no Pinémez. Eu sou céptico o suficiente para ainda não ter visto ali sinais que o distingam muito de um Nélson Oliveira. Neste momento acho que só o preço o coloca à frente do Zé Gomes na hierarquia, e o ZG tem 17 anos!...

      Eliminar
    2. Bem verdade Miguel Costa. Fizeste bem em trazer de volta essas declarações do Rui Vitória. E quanto ao Raúl, também acredito e muito no seu potencial.

      Eliminar
    3. RB, por acaso até era mais "crente" do Nélson Oliveira. Por isso, quando contrataram o Jiménez torci o nariz, porque eu naquela altura teria apostado no avançado português.

      Acho que a geração do Nélson Oliveira, que inclui o David Simão e o Miguel Rosa foram uma geração de transição, mas que poderiam ter tido as suas reais oportunidades como estão a ter agora estes miúdos. Se as tivessem não tenho dúvidas nenhumas que estariam noutros patamares. Enfim...

      De qualquer maneira, o mexicano é aquilo que chamo de avançado completo. Ele é um finalizador, mas alia a isso uma flexibilidade táctica e uma entrega ao jogo que o torna ainda mais único. Ele tem velocidade. Tem explosão. Tem resistência. Tem uma robustez física invejável. Tem técnica e inteligência táctica. O que precisa então? De confiança! Precisa de jogar 5 jogos seguidos a titular. Basta vermos como terminou a época passada. Sempre em crescendo. Acredito que mais tarde ou mais cedo terão que apostar nele, face ao investimento feito. É uma inevitabilidade, mais não seja pela sua qualidade. Acredito que o Raúl é jogador para jogar 3 jogos por semana, enquanto o Mitroglou já não.

      Eliminar
    4. Geração de transição pode ser um bom epíteto, mas também se pode perguntar o que teriam sido com um gestor de emoções ao nível do RV por contraste com um mecanizador como o JJ.

      Cá estaremos todos para dar a mão à palmatória no caso do mexicano, mas agora que vais buscar o Nélson Oliveira acho que por acaso é um bom termo de comparação. Até agora o Jiménez ainda não demonstrou ser mais do que um Nélson mais caro.

      Quando dizes que tem entrega ao jogo e inteligência táctica e só precisa de confiança, convinha isto ser suportado pelo que faz em campo. Não raras as vezes está a ocupar o espaço de outro colega, mas devem ser sempre os outros que têm culpa disso. E nisso de entrega o que se entende por entrega ao jogo? Porque se é aparecer em todo o lado a fazer uma coisa qualquer, eu prefiro que se entrega menos, mas que faz bem o que tem a fazer. Como o Mitro que consegue transformar o simples existir em perigo para o adversário.

      O Mourinho, no tempo em que era revolucionário, dizia que um bom jogador tanto o demonstra em 90 minutos como em 10. O avançado que o Benfica teve a saltar do banco e a equipa não se ressentir disso esta época tem sido o ZG. Que tem 17 anos! O Jiménez que aproveite bem porque senão é ultrapassado nas curvas...

      Eliminar
    5. Mea culpa, fui eu que fui buscar o Nélson para a conversa. E durante uns tempo até achei que ele era melhor do que o Rodrigo.

      Foi o nosso mal e o do Nélson. É esperar que o RV não deixe que suba nada à cabeça dos miúdos.

      Eliminar
    6. R.B,

      - Sobre a geração de transição, também penso no que teria sido deles se em vez de terem apanhado um JJ, tivessem apanhado um RV. Certaente, não estariam neste momento a falar do Renato Sanches como exemplo de sucesso da nossa formação... é o que eu penso, mas concordo que seja discutível.

      - Sobre o Raúl, a entrega ao jogo dele é importante. Só aqui em Portugal é que continuamos a ver o jogo com um finalizador nato e uma equipa a jogar exclusivamente para ele. Em mais nenhum lugar isso acontece, salvo raras excepções. E, mais, nenhumas dessas excepções é de equipas que ganham tudo a nível mundial. Por exemplo, na tua opinião um Suárez ou até mesmo um Messi como avançado do Benfica seria péssimo. Não poderia estar mais em desacordo. Estamos muito habituados aos desequilíbrios ofensivos através de individualismos. No entanto, as grandes equipas são as que fazem desequilíbrios ofensivos de forma colectiva. Provavelmente um Suárez no Benfica teria um rendimento muito inferior ao que tem no Barcelona e ao que teve no Liverpool, pelo simples facto de não terem colegas com entendem o seu tipo de movimentação.

      Quando o Jiménez "foge" do lugar de avançado ele está a procurar o espaço livre e como arrasta quase sempre a atenção da marcação cria espaços. Ou seja, ele movimenta-se para criar linhas de espaço e ao mesmo tempo criar espaços livres. Por isso é que os colegas acabam por sair beneficiários.

      Agora, se fosse uma aposta regular, acredito que numa série de 5 a 10 jogos consecutivos, ele daria tantos golos como os que receberia.

      - Sobre o Mitroglou e o Mourinho é engraçado, pois se eu tivesse apenas visto o jogo do grego frente ao Porto, tanto na Luz no ano passado como esta temporada no dragão, diria que era muito curtinho para as nossas necessidades. Mas, se eu for ver outros 9 jogos dele se calhar a minha avaliação já seria outra. Portanto, o que demonstra em 90 é o mesmo que demonstra em 10, tem muito que se lhe diga.

      - Sobre o Zé Gomes, este precisa é de jogar na B e acumular minutos nesse nível. Teve as suas oportunidades e estou certo que se tivesse marcado um golo nos jogos que teve oportunidade para o fazer, se calhar a confiança da equipa técnica seria outra, neste momento. Mas, não há pressas.

      ;)

      Eliminar
    7. Já agora, sobre a tua mea culpa, acredito que se o Nélson Oliveira tivesse sido aposta logo após o mundial sub 21 2011, em vez do Rodrigo, a carreira do português teria sido outra.

      Repara que o Rodrigo desde que saiu do Benfica não tem feito grande coisa. Se calhar tem tantos golos marcados no Valência como o Nélson Oliveira no Deportivo...

      Eliminar
  4. Completamente de acordo em relação ao Gonçalo.

    O Raul tem características de Avançado Completo. Ainda o veremos atingir o seu imenso potencial. Talvez esteja a acusar um pouco a pressão de vir do banco e ter de mostrar serviço em pouco tempo.
    Com tranquilidade e com o acumular de jogos e minutos há-de afinar o seu jogo e tornar-se um dos melhores pontas-de-lança do futebol mundial. Tem tudo para isso: capacidade atlética, grande atitude, qualidade técnica (que pode apurar) e a inteligência táctica melhorará com a experiência e tempo de utilização. A ver vamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que é isso de mostrar serviço? Alguém lhe pede para fazer um hat-trick de golos ou de assistências em 5 minutos? É por não fazer um hat-trick por jogo que o Guedes se torna pior jogador?

      Eliminar
  5. Jogador fabuloso. Claro que, segundo o Rui Jorge, não chega aos calcanhares de um Podence... Quando ele for titular de um dos colossos europeus, será indiscutível na selecção principal. Mas enquanto jogar no Benfica, duvido que passe de suplente nos sub-21...
    Agora a sério, a sua vontade de servir os colegas à vezes também o prejudica. Logo a seguir ao primeiro golo, aparece sozinho na direita e podia e devia ter fuzilado. Em vez disso passou para trás, só que não estavava ninguém livre e a jogada perdeu-se...
    Ainda assim, vai deixar muitas saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente essa do Podence... enfim, o Rui Jorge pode ter todos os argumentos para explicar essa decisão. Todos eles válidos e plausíveis, mas ninguém me tira da cabeça que há aqui interesses terceiros envolvidos.

      Eliminar
  6. O Guedes terá que medir melhor os momentos de pressing para que esteja "fresquinho" quando tiver oportunidade de alvejar a baliza. É um jogador que quando perceber melhor os tempos de jogo, poderá ser para muitos golos.

    Depois, precisa claramente da tal tomada de decisão e da eficácia da mesma. Ainda se baralha muito nos momentos de dar um passo à frente com a bola, ou passar para o companheiro ao lado.

    Lembro-me que o ano passado, disse que o Guedes ainda tinha limitações de jogo básicas e necessitava de uns jogos na equipa B. Vitória percebeu isso, e mandou-lhe fazer uns jogos lá. Hoje, está um outro jogador ao nível de receção. Já não domina a bola daquela forma desengonçada que lhe era tão característica. Mérito ao Vitória.

    Considero Diogo Jota mais jogador, mais espetacular que o Guedes, mas neste momento, tenho as minhas dúvidas, sobre quem atingirá o estrelato absoluto. É esperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guedes precisa de continuar a trabalhar. Quando decide não passar a vida em modo "Isaías" e rematar a torto e a direito é aquele jogador que oferece golo atrás de golo, atrai defesas e abre espaços para os companheiros (vide segundo golo do Mitro).

      Também achava o Jota mais maduro, mas neste momento o Guedes parece estar uns passos mais à frente, mesmo que o BI não o esteja. E há um tal de Rui que merece os créditos por isso!

      Eliminar
    2. Não considero que seja um jogador que abuse no remate de longa distância, até porque considero que poderá ser uma arma fortíssima do mesmo daqui a uns anos- Tem um remate muito forte. Mas lá está, nunca nos moldes do Isaías do passado ou do Ronaldo versão seleção. O jogador tem que ter inteligência suficiente e jogo coletivo para perceber o momento certo para desferir o remate.

      Eliminar
    3. É muito mais no sentido da tua última frase que eu critico a obsessão do Guedes pelo remate de longe.

      Eliminar