22 junho 2016

Afinal de contas, já está...


Sendo assim, não poderiam ter-lo levado para França e fazer a recuperação dentro da competição?

Esta é talvez a maior questão que faria a Fernando Santos. É verdade que as lesões e os períodos de recuperação são sempre questionáveis, mas também é por mais evidente que o Bernardo Silva é o dez desta selecção nacional. Quando olhamos para o nosso jogo ofensivo, salta-nos à vista desarmada a necessidade de um maestro que pegue na batuta no último terço do terreno. É deste tipo de jogador que a nossa equipa das quinas está órfão. O André Gomes leva o jogo até ao último terço, até à zona de entre-linhas, mas aqui a bola morre. Ela até encontra jogadores prodigiosos, mas o problema é que não têm grande capacidade ao nível da tomada de decisão. Falo de Quaresma, mas sobretudo, de Nani.

Pessoalmente, teria-o levado comigo. Preferia mil vezes deixar um Bruno Alves em Portugal, do que prescindir de um talento natural como o Bernardo. Afinal de contas é o jogador mais próximo que temos do Messi, quer em características, quer na forma de jogar. Ainda para mais, o "10" é um jogador que já ganhou o carinho e o amor em terras gaulesas, pelo que jogaria em casa. Posso perceber e aceitar as razões do Fernando Santos, mas ele não anda nestas andanças à pouco tempo e sabe que o jogador com o tipo de lesão muscular que apresentava ficaria apto num abrir e piscar de olhos. De qualquer maneira, convido ao leitor ver a entrevista do Bernardo Silva. Reparem bem, na maturidade com que ele vê o jogo e os seus pormenores. É isto o que faz a diferença entre os bons e os melhores jogadores do mundo. Espero-o ver nos Jogos Olímpicos.






P.S. 1: Com a confirmação da saída de Nico Gaitán da Luz, a camisola 10 dos encarnados está livre... haverá possibilidade de trazer de volta o "pincipezinho"?

P.S. 2: Em caso de vitória, hoje frente à selecção magiar, Portugal poderá seguir rumo à final de Paris sem ter que jogar contra as selecções historicamente mais poderosas da Europa, como são o caso da Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra. Penso que isto deve dar outro foco aos nossos jogadores...

4 comentários:

  1. Concordo que o Bernardo Silva deveria ter sido convocado se já está recuperado. Mas mesmo assim com a qualidade incrível que temos no meio-campo e no ataque acho que temos uma excelente equipa.

    E o sorteio... Fantástico. Há claramente algo a fazer este ano, acredito que possa ser a nossa hora. Jogar com Sanches, João Mário, Nani, Ronaldo e Quaresma simultaneamente e de início é meio-caminho andado para o sucesso. Agora é entrar 100% concentrados e SOBRETUDO não subestimar os nossos adversários, mas com o que aconteceu nesta fase de grupos penso que os jogadores já aprenderam a lição.

    Sei que defendes a titularidade do André Gomes e também gosto muito deste jogador mas nestes jogos não me satisfaz, o João Mário tem estado muito melhor e merece a titularidade. Moutinho e Gomes têm de ir para o banco e deixar o lugar a Sanches e Mário. Também gostava de ver o Danilo a trinco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Mário só esteve bem em 45 minutos dos cerca de 270 minutos jogados neste europeu. O André Gomes foi simplesmente o melhor médio nos últimos dois encontros e ontem só saiu porque estava claramente em inferioridade física.

      Como já tive oportunidade de escrever (aqui: http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2016/06/a-culpa-e-do-ronaldo.html), penso que Portugal tem 4 médios de enorme qualidade. São eles, o André Gomes, o João Mário, o João Moutinho e o Renato Sanches. Tanto William de Carvalho, como Danilo Pereira e Adrien, são apenas bons jogadores.

      Como tal, o meio-campo nacional deveria ser formado por pelo menos 3 desses jogadores. Ou num esquema de 4 médios em losango, os 4. Pessoalmente, preferia jogar com apenas dois deles, o João Mário e o André Gomes com mais dois alas, que poderiam ser o Rafa e o Quaresma. O Rafa jogaria na esquerda conforme joga no Sporting de Braga e seria o terceiro médio sempre que fosse preciso, algo que ele até já está habituado. Já o Quaresma jogaria com maior liberdade ofensiva.

      Para as tarefas defensivas e ofensivas no centro do terreno, tanto o André como o João chegavam para as encomendas.

      Ontem por exemplo, não entendi o que o William estava a fazer em campo. Nem carne, nem peixe.

      Eliminar
  2. Deixar o Bernardo (não lesionado ) de fora é mais uma decisão com a marca de Fernando Santos . É impressionante como num país com tão poucos jogadores se consegue errar tanto numa convocatória .
    Dois laterais direitos siameses ; quatro centrais ( incluindo escandalosamente Bruno Alves) mais Danilo ; presença de Eder , enfim uma série de erros. Aproveito para deixar o meu onze ideal de Portugal: Patrício , Cancelo ,Pepe , Carvalho e Guerreiro , William , Sanches e Mário , Bernardo , Nani e Ronaldo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desse onze tirava, o William e o Nani. Colocava o André Gomes e o Hugo Vieira respectivamente.

      Guarda-redes: Rui Patrício
      Lateral direito: João Cancelo
      Defesa central direito: Pepe
      Defesa central esquerdo: Ricardo Carvalho
      Médio interior direito: João Mário
      Médio-centro: André Gomes
      Médio interior esquerdo: Renato Sanches
      Extremo direito: Bernardo Silva
      Avançado centro: Hugo Vieira
      Extremo esquerdo: Ronaldo

      ;)

      Eliminar