08 maio 2016

Como fazer da pressão tua amiga?


Está na hora de ver um TED Talk, Benfica!

O Benfica está sob enorme pressão nesta luta pelo seu tricampeonato. O Sporting tenta a todo o custo, fora das quatro linhas, fazer aquilo que não foi capaz de fazer em seu campo, ou seja, vencer o Benfica. Quer seja por mensagens através da comunicação social de que são os que melhor futebol praticam, dos que mais merecem serem campeões,... quer seja também pela pressão sobre as arbitragens dos jogos do Benfica,... quer seja com uma alteração de calendarização que lhes permite criar uma vantagem anímica e pressão acrescida sobre o Benfica. Neste caso, falo da mudança de calendário acontecida esta temporada, diferente do que acontecia noutras anteriores (e mesmo noutros campeonatos europeus), em que as últimas três jornadas eram disputadas todas ao mesmo tempo para que todos tivessem em pé de igualdade a nível de pressão e não só. É muito mais fácil para o Sporting jogar antes e ficar em vantagem na tabela classificativa, pressionando o Benfica, que o Benfica jogar antes, vencer e deixar a mensagem aos Sporting que ainda não seria naquela jornada que o Sporting poderia ficar à frente.

Ou seja, há todo um cenário criado para pressionar o Benfica a ter um deslize. Cenário este que tem vindo a ser criado desde o início desta temporada e tem ficado ainda mais patente nas últimas jornadas. E, isto para não falar do jogo da mala que pelos vistos anda a ser feito e que teoricamente é ilegal... Enfim, tudo isto cria uma pressão superior sobre os jogadores do Benfica. Não é à toa os resultados magros e as exibições mais sofridas dos últimos jogos. Muitos falam do cansaço, mas a verdade não é essa. Os jogadores são humanos e sentem a pressão dos jogos e dos resultados. Este stress contribuiu grandemente para a fadiga central dos jogadores e isso faz com que entrem no jogo pouco focados. As estatísticas de passe nos últimos jogos do Benfica traduzem exactamente isso. Continuamos a ser a equipa em Portugal que mais troca a bola em passes, mas a percentagem de sucesso dos mesmos desceu imenso nas últimas semanas.



Desengane-se o leitor que possa pensar que a culpa então seja dos nossos jogadores e na sua incapacidade de não sofrer pressão. Não! Todos nós sofremos pressão. Isto é ponto assente. Antigamente, pensava-se que a melhor forma de lidar com a pressão/estresse seria não o tê-lo. Mas, isso é inevitável. Então, como contornar este problema? Enfrentá-lo! E é aqui que vou-me auxiliar da querida psicóloga Kelly McGonigal, na qual diz que devemos tornar a pressão/estresse nossa amiga. A pressão/estresse é algo positivo, pois faz com que o nosso corpo fique preparado para actuar rapidamente. Agora, a questão aqui está em controlar a nossa unidade de controlo, i.e., os nossos pensamentos. Uma forma de fazê-lo é perceber que estando sob pressão/estresse estamos fisicamente mais preparados para dar uma resposta. O nosso corpo está preparado para tal. Ter esta consciência permite-nos ficar mais relaxados, menos ansiosos e mais confiantes. Fisicamente, o nosso corpo fica activado mas relaxado e não tenso/paralisado, sendo inclusive benéfico a longo termo, como podemos ver no video da apresentação da Kelly. Portanto, deixamos de preocuparmos em livrarmos do estresse, mas sim em ficar melhor com ele. «Isto é o meu corpo a ajudar-me a pôr-me à altura deste desafio.» Quando interiorizarmos isto, o nosso corpo irá acreditar nisso, e a nossa resposta ao estresse torna-se mais saudável.

Mas, não é apenas os jogadores que ficam sobre enorme tensão. Os próprios adeptos também. E é aqui que gostaria de apresentar um dos resultados mais sub-valorizados da nossa resposta ao estresse: a libertação de oxitocina. Esta é a chamada da hormona da carícia. O que isto significa é que quando estamos sob enorme pressão/estresse, para além da mentalização e consciencialização do fenómeno, o nosso organismo está a dizer para nós procurarmos apoio. Por outras palavras, está a dizer-nos para desabafarmos todas as nossas preocupações com outros, em vez de ir acumulando para si. Ou seja, é engraçado verificar que melhor resposta à pressão/estresse é apoiarmos-nos. E, isso explica muito do porquê o Benfica, com mais ou menos dificuldade estar a conseguir atingir os seus objectivos esta temporada. Sem aquele sentimento familiar que a equipa transparece pelos poros, e sem o amor incondicional dos seus adeptos, estou certo que as coisas já teriam seguido outro rumo. Contudo, agora, mais do que nunca devemos dar "colinho" à nossa equipa e eles sentirem isso mesmo. Aliás, tal como aconteceu agora com a chegada da equipa à Madeira.


4 comentários:

  1. Só espero que não nos aconteça o mesmo que aconteceu ao Ajax hoje.

    Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Equipa esgotada nos ultimos jogos e na ultima jornada caiem na casa do penultimo. Também não fizeram por merecer diga-se de passagem. O De Boer estava estático a assistir ao jogo. Nesse contexto somos diferentes, porque jogamos mais na raça e temos jogadores mais experientes que podem estabilizar a equipa.

      Eliminar
    2. Eles bem que tentaram Kamikaze, mas não o conseguiram!

      ;)

      Eliminar
    3. O Benfica neste momento joga muito na base da emoção. O Renato Sanches é disso um bom exemplo. Nota-se nas reacções dele quando perde a bola. Mas, é natural.

      De qualquer maneira, a capacidade de sacrifício que esta equipa tem demonstrado e a qualidade dela tem sido mais que merecedora para sermos campeões nacionais.

      E, vou mais longe, só ainda não o fomos por questões de bastidores. Cada vez mais não tenho dúvidas disso.

      Eliminar