20 fevereiro 2015

Por falar em...


... Continua assim campeão!

Mais um jogo e mais um importantíssimo golo do jovem craque encarnado (porque será sempre do Benfica), agora ao serviço da equipa monegasca. Por vezes, fico a pensar em que posição poderia afirmar-se no Benfica de Jorge Jesus. Para mim, penso que em todas do meio-campo ofensivo para a frente. Como "8" a carregar a equipa para o ataque? Como extremo a criar jogadas de perigo? Ou como avançado?

A verdade é que ele poderia ser tudo isso e muito mais... inclusive ídolo de uma nova geração de Benfiquistas. Será que a decisão da venda foi a mais acertada? A curto prazo talvez. Mas, a médio e longo prazo... tenho as minhas dúvidas. E o leitor?

Para mim, o Bernardo será a próxima grande figura da selecção nacional, ao lado de Cristiano Ronaldo... e quem sabe se não fará com o Bola de Ouro a dupla de avançados da selecção nacional de Fernando Santos num futuro não muito distante?



6 comentários:

  1. E da mesma geração ,igualmente "made in", igualmente médios, Rony Lopes e Diego Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!

      Do ponto de vista do marketing empresarial isto é perfeito. Pelo menos para aquilo que penso ser o "project finance" encarnado no curto espaço de tempo (conforme referi no meu último artigo).

      P.S.: Sabes se o Diego Lopes pode ser elegível para a selecção nacional?

      Eliminar
  2. a 8 não acho que tivesse perfil para isso, sobretudo defensivamente, mas também o pizzi e o talisca não tem mas tem havido paciência, e tempo de jogo, para se mostrarem e evoluir.
    a segundo avançado ele tem pouco golo para aquilo que se pede nesta posição, mas também o djuricic tem o mesmo defeito e a quantidade de oportunidades que teve.
    a melhor posição para ele era ao estilo gaitan jogar nas alas mas sem ser um extremo mas depois em ataque ir muitas vezes ao centro atrás dos avançados pautar o jogo, como varias vezes faz o gaitan, mas ou não se quis fazer isso ou não se achou que poderia dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe actualmente duas a três referências mundiais que o Bernardo poderá seguir o exemplo: Messi, Isco e Iniesta.

      Por falares no Djuricic, penso que ele deveria colocar um pouco os olhos ao Özil, sobretudo, aquele que esteve no Real Madrid.

      ;)

      Eliminar
  3. Vamos a factos:
    O Bernardo foi vendido por uma valor irrecusável para qualquer clube Português.
    O negócio é feito com o valor do jogador no presente e não num valor de futuro.
    O Bernardo nem no Mónaco é titular, ontem entrou mais uma vez na segunda parte,
    Fez um golo importante mas perfeitamente normal para um jogador.
    O Bernardo Silva é um bom jogador mas ainda em formação e pode ser que um dia seja um jogador excecional.
    Na vertente defensiva o Bernardo é um jogador muito fraco.
    Esta á uma observação dos factos mas admito que existam outras.
    Saudações Benfiquistas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ortigão!

      "Será que a decisão da venda foi a mais acertada? A curto prazo talvez. Mas, a médio e longo prazo... tenho as minhas dúvidas. E o leitor?"

      Nunca disse que o valor era irrecusável, mas também nunca o disse que poderia ser recusável. Tenho de confiar na direcção e na equipa técnica que deram o aval para esta transferência acontecer.

      Agora, diria mesmo que seria factual perante o "pedegree" do atleta, este atingir em duas ou três épocas no Benfica um estatuto de estrela maior/referência no clube e assim ser um dos jogadores mais assediados pelos principais campeonatos Europeus.

      E já agora, quanto a factos, é preciso ver que mesmo não sendo um titular indiscutível (quando o Jardim acordar para a vida de que com Moutinho e Toulalan/Knodogbia a duplo pivot e o Bernardo Silva atrás do Berbatov é muito melhor do que qualquer outra opção), ele foi aposta do Leonardo Jardim para entrar num Mónaco que estava reduzido a 10 jogadores de campo... não pode ser assim tão fraco defensivamente, pois se o fosse jamais o teria colocado em campo...

      ;)


      P.S.: uma qualidade que sempre vi no Bernardo é que o tipo nunca foi daqueles "10" arrogantes, armados em "prima dona" e que não defendiam. O miúdo sempre correu atrás e isso revela desde já muita coisa sobre a sua atitude competitiva.

      Eliminar