15 fevereiro 2015

Notas: Benfica - Vitória de Setúbal


6 comentários:

  1. O talisca tem que ter lugar naquela equipa , seja atrás do ponta de lança ou a meio campo . O ola john , apesar de melhor , não disfarça a falta que o gaitan faz .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Talisca poderia entrar na posição do Ola John mas com funções diferentes. Aliás, conforme escrevi nas notas.

      Eliminar
    2. A fazer um bocado como o Ramires na 1a época do Jesus mas pelo flanco esquerdo certo ? E o Salvio na direita a fazer a mesma coisa que o Di Maria fazia na esquerda (fintar os defesas e chegar à linha de fundo ou dentro da àrea).

      Também acho boa ideia e é uma coisa que Jesus teria que experimentar, mas a verdade é que temos uma quantidade enorme de extremos com muita qualidade e era um desperdicio jogar so com 1 (Salvio).
      Para mais, acho que a melhor posição do Talisca não é nem como médio centro nem como interior esquerdo mas sim atràs do ponta-de-lança como 10/2° avançado, foi ai que ele marcou muitos golos no inicio da época. Mas para isso teria que sair ou o Lima ou o Jonas, ambos estão em grande forma e não podemos tirà-los !

      Que dor de cabeça para o JJ ! :D

      Eliminar
    3. Olá Anónimo!

      É essa a ideia, se bem que o Talisca não seja tão intenso como era (e é) o Ramires... ;)

      O Talisca nessa posição ganha o tempo e o espaço que ele precisa para adaptar-se ao ritmo europeu.

      Recordemos que a Liga dos Campeões foi um fiasco muito por culpa do menino Talisca que embora no campeonato nacional dava para os gastos, na Europa era metido no bolso pela maioria das defesas que encontrámos. Isto atesta do longo percurso de adaptação e aprendizagem que o rapaz tem ainda de fazer, sobretudo ao nível do jogo de costas para a baliza. Aliás, ele bem que pode aprender com o Jonas como se faz... que classe de jogador o Jonas. Recebe de costas, protege, temporiza, joga redondinha para os colegas e desmarca-se logo para dar linha de passe.

      Por outro lado, no meio-campo ficamos muito expostos ao erro dele. Ainda com o ritmo de pensamento do brasileirão, esquece-se que em jogadas onde no Brasil pode dar 5 ou 8 toques antes de libertar a bola, aqui em Portugal só pode dar dois toques, se não for mesmo apenas um toque. Tecnicamente precisa de desenvolver muito a recepção orientada e a precisão de passe, com os dois pés (nota-se a tendência para o uso do pé esquerdo em quase tudo o que faz). Mas, onde precisa de crescer é na leitura do jogo. Ele precisa de compreender que antes da bola chegar aos pés ele já saber o que vai fazer com ela e não decidir apenas quando a bola lhe chega aos pés.

      A interior esquerdo terá o melhor dos dois mundos e será uma posição intermédia entre aquilo que ele poderá ser num futuro próximo.

      Eliminar
    4. Agora sim, PP, compreendi melhor a tua ideia e, tenho de concordar com ela.
      Obrigado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Teoricamente, e não é para parecer convencido, mas a ideia é espectacular... ;)

      Aliás, o próprio Gaitán muitas vezes joga assim, pois esta temporada o Jesus cada vez mais diz para ele atacar os espaços interiores, desequilibrando e ajudando a criar lances de perigo a meio-campo.

      Para além do Talisca e do Nico, o Benfica tem lá o Sulejmani que tarda a recuperar ou ser aposta.

      Eliminar