21 fevereiro 2015

Agora Escolha


André Almeida ou Bryan Cristante para a posição "6"?


Esta é talvez a maior dúvida que Jesus terá para mais um importante encontro rumo ao título do campeonato Português. Entre o internacional Português e o jovem Italiano, existe algumas dúvidas, todas elas plausíveis. Mas, existe também a meu ver alguns mitos que devem ser desmistificados, mas vamos por partes.

As vantagens de ter o Bryan como titular esta tarde/noite em Moreira de Cónegos, são as seguintes:
  • Tem mais jogos na posição de meio-campo defensivo com o Pizzi como companheiro de sector.
  • Possui excelente capacidade técnica o que traduz de uma melhor qualidade na primeira fase de construção de jogo.
  • Já fez vários jogos esta temporada contra a equipa do Moreirense.
Em termos de desvantagens, aquela que mais lhe apontam é o facto do rapaz não ter intensidade de jogo. A meu ver é uma má leitura e baseada em um ou dois jogos do início da temporada, pois actualmente é dos jogadores que mais evoluiu no último semestre com Jorge Jesus.

Quanto às vantagens de André Almeida para ser o titular neste encontro são:
  • Já trabalha há muito tempo com o técnico Português, pelo que tem profundo conhecimento do que este quer em cada posição e em cada momento do jogo.
  • É um jogador muito regular e fiável.
  • Permite uma maior coesão defensiva e uma maior polivalência táctica.
Também o Português é vítima de alguns estigmas errados, como por exemplo o de não ter grande capacidade técnica no capítulo do passe. Ainda no encontro com o Sporting, foi dele o passe - à Pizzi - que desmarcou o Jonas para este tentar passar ao Lima, naquela que foi talvez a melhor oportunidade de golo do encontro, antes destes acontecerem.

A meu ver, se o Jesus quiser fiel ao seu modelo de jogo nos últimos encontros, ou seja, apostando num Ola John na esquerda, penso que vai apostar no jovem Italiano para essa posição. Agora, se ele quiser seguir a minha opinião, apostaria no André Almeida na posição "6" e no Talisca a extremo esquerdo. Este iria funcionar mais como um médio (interior) esquerdo. Assim, para além de ganharmos em presença física no meio-campo, o André Almeida poderia ficar mais resguardado de tarefas ofensivas, porque teria em Pizzi e em Talisca os motores de jogo ofensivo encarnado. Por outro lado, e como já foi explicado noutro artigo com Talisca nesta posição e função, tanto o Eliseu como o Lima teriam mais espaço para explorar no corredor esquerdo.

Por fim, uma questão que poderá pender mais para a escolha do Português, é que este consegue manter o ritmo durante os 90 minutos, enquanto o Italiano ainda tem alguma dificuldade. Dificuldades que também Pizzi, Ola John e até mesmo o Talisca possuem, pelo que tendo pelo menos dois destes três no meio-campo neste encontro será sensato ter alguém com outra pedalada.

Agora escolha!
 



P.S.: Serei eu o único a achar que o "Jota-Jota" está "on fire" nas conferências de imprensa e nos "mind games" com os outros treinadores?! Espectacular a resposta que ele dá ao treinador do Moreirense, que tenta empurrar a pressão sobre os jogadores do Benfica, com um...
«Há jogadores que não podem jogar no Benfica»
Jorge Jesus

8 comentários:

  1. Boas,

    Não vejo o J.J. alterar muito a equipa, por isso, acho que será :

    Maxi, Luisão e Jardel, Eliseu
    Almeida com Talisca a frente, Ola à esquerda e Salvio à direita.
    Na frente Jonas e Lima (tenho dúvidas se não será o Derley)
    J. Sousa
    Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      A meu ver seria um crime deixar o Pizzi de fora neste encontro, depois dos jogões que fez.

      Carrega Glorioso!

      Eliminar
  2. Eu punha os dois mais o Pizzi. Jogávamos com 12. Qual o problema?

    ResponderEliminar
  3. Escolho André Almeida . Sobretudo porque é mais experiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também seria a minha escolha, embora o critério não fosse só esse da experiência.

      Eliminar
  4. Escolho André Almeida . Sobretudo porque é mais experiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo depois do erro de André Almeida, este merecia a minha confiança para aquela posição. Ele próprio tem ainda muito para aprender.

      Eliminar