13 setembro 2014

4ª Jornada: Vitória de Setúbal - Benfica


Uma análise à chapa 5 em Setúbal.
O Jogo
Uma exibição consistente, convincente e confiante de um Benfica muito personalizado e já com muita gente a saber o que deve fazer em cada momento do jogo. Sobretudo, os reforços desta temporada, i.e., Eliseu, Samaris e Talisca. O internacional português tem sido um esteiro na lateral esquerda encarnada e a meu ver com Jardel, Luisão e Maxi forma um quarteto defensivo muito sólido, o melhor a nível nacional. Samaris fez uma exibição agradável e vê-se que tem "pedegree" futebolístico. No entanto, fico com a sensação que André Almeida dificilmente irá poder progredir nessa posição, o que a meu ver é quase um crime... E, por fim Talisca, a aposta/projecto de "Jota-Jota" começa a tomar forma após 15 jogos a titular... Será coincidência? Eu penso que não, mas reservo este tema para outro artigo...

Continuo a pensar que o Benfica tem muito que evoluir ofensivamente. Notei neste encontro um excesso de transporte de bola no último terço do terreno, sobretudo por parte do trio argentino - Salvio, Enzo e Nico. Penso que o Benfica beneficiaria imenso em alguns momentos do jogo em ataque posicional, com maior circulação de bola pelos seus jogadores, em particular pelos que estão no ataque. Ou seja, gostava que estes jogassem mais rápido, simples e com movimentações sem bola. Por exemplo, Salvio e Nico fazem muitas movimentações, mas quase sempre com a bola nos pés.

A diferença de qualidade entre o Benfica e o Setúbal é enorme. E, Domingos Paciência que durante a semana gabou-se de conhecer o futebol encarnado, pouco ou nada conseguiu impor-se frente à maior qualidade e organização encarnada.

O encontro ainda deu para o técnico encarnado gerir o esforço de importantes jogadores. Tais como Eliseu (que já tinha visto um amarelo e tem sido titularíssimo nesta equipa), Enzo e Gaitán (que têm sido os motores criativos do jogo ofensivo encarnado). Para as suas posições entraram André Almeida (o polivalente internacional português entrou para lateral esquerdo... fico triste porque acho que ele tem qualidade para mais), Cristante e Ola John (este até fez o gosto ao pé), respectivamente.


O Resumo


A Estrela
O jovem brasileiro Talisca foi sem sombra de dúvida o homem do jogo. Pela sua exibição como "pivot ofensivo", mas sobretudo pelo seu "hat-trick" (3 golos num só encontro). Será que ele conseguirá manter o nível exibicional frente ao Zenit de André Villas-Boas? Ou será que esta foi a sua resposta ao seu novo concorrente directo de posição, o brasileiro Jonas?


Os Operários
O trio argentino formado por Salvio, Enzo e Nico foram, a par do companheiro de ataque, Lima, os jogadores que mais trabalharam para que o jovem Talisca conseguisse petiscar. Se Salvio conseguiu o golo da noite, Nico espalhou magia, ora com passes magistrais a isolar companheiros, ora com dribles estonteantes. E quanto a Enzo? Enzo é o motor deste Ferrari encarnado de Jorge Jesus. Simples, não é?!


As Estreias
O grego Samaris é um autêntico espartano. Feroz na defesa e elegante no ataque. Uma excelente contratação e muito sinceramente penso que pelo aquilo que vejo, será uma contratação do tipo Witsel, i.e., que irá ficar por apenas uma temporada... vamos lá ver, pois pelo que já vi, isto promete!!

E quanto ao italiano Cristante? Não é com alguns minutos num jogo já moribundo que iremos fazer uma avaliação correcta dele.


O Momento


O Jesus
O técnico encarnado tem muito mérito na forma como a equipa joga e exibe-se. Mas, penso que há muito a melhorar, como por exemplo, fazer com que jogadores como Salvio, Nico e Talisca trabalhem mais para o seu ponta-de-lança, o Lima e não tanto o contrário... Por outro lado, e seguindo a mesma lógica, é necessário que o nosso ataque organizado viva menos de duelos individuais e mais de movimentações colectivas, num futebol simples, preciso e ao primeiro toque. Depois, penso que ele não deve ter aquele tipo de discurso de que o «Talisca será outro que daqui a uns tempos valerá milhões». Poderia ter dito que o jovem brasileiro seria outro jogador encarnado que daria muitos títulos para o Benfica. Ou será que agora o futebol é apenas para fazer lucro?

6 comentários:

  1. Que chato pá, o discurso de Jesus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não o acho chato. Penso é que por vezes ele poderia ser melhorado.

      E, mais não sou contra o Jesus. Muito pelo contrário! Agora, que há decisões que ele toma, quer a nível de discurso, quer na equipa que mereça algum debate, isso sim!

      Eliminar
    2. Pois é, é como eu disse; que chato pá. Caga nos cinco a zero.

      Eliminar
    3. O discurso pá, o discurso. Agarra-te a ele...

      Eliminar