12 abril 2014

Made in Benfica: Parabéns Juniores!



Parabéns à equipa de juniores do Benfica pela passagem à final da 1ª Liga dos Campeões Europeus daquele escalão de formação. E, logo perante um dos representantes da melhor escola de formação europeu de momento... a Espanhola!

É de facto um momento de viragem na formação encarnada e porque não dizê-lo na formação nacional. Até agora, a formação de jovens futebolistas portugueses era muito colada ao trabalho desenvolvido nas escolas do Sporting. Estes eram vistos como uma das melhores a nível europeu e mundial, mas que na última década estava a ser ultrapassada por outras escolas em vários países. De uma maneira global, com o trabalho desenvolvido em França, Espanha, Bélgica e Alemanha, e com um certo desprezo pela organização e qualidade da formação em Portugal, esta foi decaindo muito no panorama mundial.

Na Luz, melhor dizendo, no Seixal, forma-se com qualidade. Aliás, muita qualidade... não estivessemos a competir de igual para igual com as melhores escolas de formação da europa e do mundo. A meu ver, o futuro do futebol nacional estará na formação e na exportação de talentos para outros campeonatos mais pujantes financeiramente - leia-se o Espanhol, o Inglês, o Francês, o Alemão e o Italiano - pelo menos, num futuro a curto e médio prazo. Tenho a ambição de que com todas estas receitas possam ser canalizadas para uma maior organização do nosso futebol nacional e assim promover o seu crescimento sustentável.

Até lá, é importante dar os parabéns a todos os envolvidos nestes projectos e acima de tudo continuar a dar-lhes as condições de trabalho que necessitam para tais objectivos. Se há coisas que devemos ter a certeza é que qualidade não falta em Portugal, tanto a nível de talento como de técnicos qualificados. O que muitas vezes escasseia é condições de trabalho para estes dois poderem desenvolverem naturalmente. Recordo-vos do exemplo que foi feito nas selecções nacionais no final da década de 80 e início da de 90. Um trabalho de qualidade efectuado pelo Professor Carlos Queiróz, que deu origem à "Geração de Ouro" do Futebol Português. Reparem que de certa maneira eles (e os holandeses) foram os pioneiros da renovação dos projectos de formação que apareceram depois em França e Espanha. E, que mais tarde estas deram origem a programas semelhantes na Bélgica, Alemanha e Inglaterra.

Falando desta equipa do Benfica, destaque natural para o trabalho do técnico João Tralhão cujo trabalho neste momento é fazer um conjunto vencedor ao mesmo tempo que tem de formar jogadores. Isso parece ser simples, mas não o é, mesmo quando se tem imenso talento à disposição - o Thierry Graça, o Pedro Rebocho, o Kévin Oliveira, o Rochinha, o Raphael Guzzo, o Nuno Santos, o Gonçalo Guedes, entre outros... A questão é que quando se treina para uma competição nivelada, as preocupações com os adversários são bem mais acrescidas, o que vai requerer mais tempo de treino para acertar pormenores relativos aos adversários. Isso poderá ser um tanto ou quanto prejudicial nestes escalões de formação. Por isso mesmo, elogio e dou muito mérito na forma como a equipa técnica do João Tralhão tem sabido conciliar estas situações.

Próximo passo? A vitória na segunda-feira frente à formação do Barcelona, aquela que muitos reconhecem como a melhor escola de futebol mundial da actualidade.


2 comentários: