03 abril 2014

Bloco de Notas: AZ Alkmaar - Benfica


14 comentários:

  1. Gostei do Artur e a exibição do André Almeida surpreendeu-me pela positiva. Sulejmani e Djuricic devem ficar para o jogo na Luz . Somos muito melhores. Acho que na Luz também o Jardel podia entrar de inicio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da 2ª parte. Ao intervalo o Jesus deve ter puxado as orelhas ao quinteto da frente, sobretudo, a André Gomes, Salvio, Gaitán e Cardozo. Subiram imenso de rendimento no segundo tempo.

      O Artur esteve bem entre os postes, mas as saídas e o jogo de pés... não há volta a dar!

      Sulejmani e Djuricic era muito importante jogarem na Luz. A utilização do Jardel também é uma excelente ideia.

      Não gostei hoje foi da forma como o Benfica estava a queimar tempo e levou 3 amarelos (Siqueira, Maxi e Salvio), que podem ser importantes mais à frente se não limparem entre eliminatórias.

      Eliminar
    2. Desculpem lá,mas o Benfica só melhorou com a entrada do André Almeida, que, com alma e genica até Almeida, substituiu muito bem o Rúben Amorim que estava a ser estorvado pelo A. Gomes. Aliás, este A. Gomes só fez 1 passe que por acaso foi direito ao Cardozo e acabou por dar o golo. De resto é um cepo, molengão. O Artur defendeu algumas bolas (que é a sua obrigação) e depois e f..do tudo ao largar (mais uma) aqule bola facílima.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. A entrada do André Almeida foi positiva - até fiquei surpreso porque ele jogou muito solto de movimentos e entrosamento com a equipa. Contudo, só foi mais notória na 2ª parte, e muito pela bronca que o Jesus deve ter mandado para os senhores lá da frente...

      O André Gomes é ainda miúdo. É um rapaz que gosta de pensar o jogo. De ter a bola no pé. Mas, naquelas duas posições do meio-campo - a "6" e a "8" - é necessário ter alguém que recebe e dá logo a bola e só algumas vezes, quando tem hipótese é que possa fazer o transporte de bola. É isso que o André Gomes tem de apreender rapidamente. Ou seja, quando é que deve estar a jogar a dois toques e quando pode ter mais tempo a bola em seu poder. Mas, acho perfeitamente natural esta adaptação de um jogador que está a dar os primeiros passos no futebol senior. Não é molengão...

      Quanto ao Artur... podes crer!

      ;)

      Eliminar
    4. Ó caro PP, eheh...eu também gosto de "pensar" o jogo..mas a jogar à sueca. O A. Gomes gosta de pensar à soneca. Gajo novo é o Bernardo Silva, que joga e pensa ao mesmo tempo. E é jovem. Mas não engana. Basta olhar para a cara do gajo. Vê-se que mostra um ar determinado, estilo ninguém me fode. À Benfica!
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Perfeito Correia,

      O Bernardo é como o algodão... não engana! ;)

      Mas, aqui estamos a falar de um jogador para outra posição... mais à frente. Por isso, é que eu penso que se venderem Rodrigo, Lima, Cardozo ou o próprio Gaitán, não devemos estar a pensar em ir ao mercado...

      Por mim, na próxima temporada, era aproveitar e vender certos jogadores que estão em alta, ficar com uns tantos jogadores com calo e qualidade e apostar em miúdos como o Bernardo, o Ivan, o Hélder e o Nélson.

      Voltando ao André Gomes... ele não é mau. Penso que poderia evoluir mais rapidamente, no que toca a entrar no ritmo competitivo do Benfica se jogasse numa posição mais recuada. Seria daqueles jogadores que evoluiriam de trás para a frente. Aliás, já dei a minha opinião sobre como deveria ser feita a sua integração no onze encarnado aqui:

      - http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/02/o-quarterback.html
      - http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/07/excelente-ideia-pep.html
      - http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2014/01/se-o-matic-nao-jogar.html

      Eliminar
    6. Mas, um gajo, ou tem nervo ou não tem! o A. Almeida entrou e começou logo a mandar naquela merda toda do meio-campo. Não engana, também. Também joguei a bola e sei que aos 18, 20 anos um gajo ou tem tesão ou nunca mais ninguém vai esperar que venha a ter. Nessa idade, um gajo pode até cometer erros de posicionamento e o crlho, mas tem de comer a relva, o betume, o saibro, etc. Venha quem vier! Na flor da idade ninguém nos fode....se um gajo for teso! O A. Gomes é um pachola. Não ata nem desata. É a minha opinião.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    7. Erros de posicionamento é uma coisa, outra é jogar numa posição em que as suas características não são as mais indicadas para essa posição.

      O André Gomes é daquele tipo de jogador mais cerebral, que gosta de pensar o jogo. Certamente que nas equipas que tenhas jogado deves ter tido colegas assim, e não somente tipos "tesos" como tu descreveste.

      Para além disso, eu acho que essa tesão muitas vezes deriva da posição em que jogas. Por exemplo, o caso do Matic quando o Javi saiu para o City. Toda a gente desde comentadores até aos treinadores de bancada de circunstância afirmavam que o sérvio não tinha a agressividade nem a intensidade do jogo do espanhol e que o Benfica iria perder imenso. Depois foi o que se viu...

      Por outro lado, também recordo-me do Witsel a jogar a "8" e dele não ser assim tão "teso" quanto isso, adornando muitas vezes o jogo a meio-campo... mas, aí já era classe e estilo... deveria ser do cabelo...

      ;P

      Eliminar
  2. os amarelos no fim foram intencionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por terem sido é que não gostei! Uma coisa é um amarelo para cortar um ataque comprometedor. Outra é por queimar tempo. Não acho que aqueles segundos queimados seriam assim tão importantes.

      Penso mesmo que já é algo enraizado no futebol... mais valia a equipa sentir segurança a trocar a bola, mantendo o foco no jogo e assim com a pressão do adversário conseguir sair dela e ir a tempo de fazer um segundo golo no finalzinho.

      É preciso mudar algumas mentalidades... e neste caso concreto, acho que o Jesus ainda vê as coisas de forma muito conservador e diria antiquada.

      ;)

      Eliminar
    2. O que o anónimo de cima quis dizer com o ser intencional é que o objectivo de apanhar amarelo era para limpar a ficha na proxima eliminatoria. Gaitan e Maxi não jogam a 2ª mão mas já ficam limpos para as meias.

      Eliminar
    3. Boas,

      Não tinha reparado nisso dos cartões que já tinham de outra eliminatória.

      ;)

      Eliminar
  3. Há quem tenha problemas por sair à noite ele arranja-os a sair da baliza ...

    ResponderEliminar