16 janeiro 2014

"Se o Matic não jogar..."


... qual destes é que irá jogar?


As opções disponíveis
Existem neste momento 4 opções no plantel da equipa A e B válidas para a posição e função de Matic: Rúben Amorim, Ljubomir Fejsa, André Almeida e André Gomes. Poderemos juntar a este núcleo mais opções do plantel da equipa B, mas penso serem irrealistas neste momento.

O vice-capitão do Benfica, o internacional português Rúben Amorim é um polivalente médio que já demonstrou ao longo da sua carreira ter capacidade para fazer todas as posições do meio-campo. Desde jogar como médio defensivo, até médio ofensivo, Amorim já passou por médio centro de transição, de interior e até de ala. Em todas as posições do meio-campo desempenhou-as sempre com grande qualidade e utilidade. A meu ver é o médio que está em melhor forma física e mental. Alimentando a esperança de ir ao mundial, Jesus poderá ter nele um grande aliado para solucionar o problema que surgiu com a saída do gigante sérvio para o Chelsea. Será sempre uma solução que acrescenta qualidade técnica no meio-campo, mais até do que a componente física. Mas, não me interpretem mal, pois o Rúben arregassa as mangas se tal for necessário. No entanto, em termos de jogo aéreo a equipa perde um bocado... mas, nada que não possa ser resolvido com pequenas alterações/afinações de funções no onze. Salientar que não vejo inconveniente nenhum numa dupla formada por Enzo Pérez e Rúben Amorim, muito embora à partida ambos seriam concorrentes um do outro para a mesma posição.

O internacional titular sérvio, Ljubomir Fejsa, é visto pelos adeptos encarnados como um médio defensivo puro, ao estilo do Javi Garcia. Mas estão um pouco enganados, até porque a sérvia tende a jogar numa espécie de 4-4-2 (4-2-3-1), pelo que os médios-centros são normalmente dois médios "box-to-box". Ok! O Fejsa dentro desse sistema acaba por ser o médio com funções mais defensivas... Contudo, não quero que os leitores pensem que ele é muito limitado tecnicamente. É óbvio que não é um Matic, mas também não é apenas um jogador para ficar ali parado à frente dos centrais. E se observarem bem, já repararam na quantidade de vezes que ele tenta fazer passes mais arriscados para o ataque. Aqueles passes que tiram-vos do sério em pleno estádio... Temos de ter um pouco mais paciência com ele, pois temos de recordar que o rapaz chegou esta temporada e está a entrosar-se com os  companheiros e com os métodos de trabalho do treinador. Vejo no Fejsa muito potencial, apesar de não ser como o Matic - este é único! É um jogador agressivo, intenso e físico, o que é muito importante tendo em conta as características dos restantes jogadores. Depois tem um bom jogo de cabeça, o que é muito importante para os lances de bola parada. E, com a qualidade de passe que já demonstrou, penso que poderá ser retirado maior rendimento. Uma opção a ter em conta para a titularidade e sobretudo em jogos mais complicados, onde seja necessário maior rigor defensivo.

O mais recente internacional A encarnado, o agora lateral direito/esquerdo André Almeida, é também um médio-centro capaz de jogar como médio-defensivo. É pois mais um polivalente. Gosto muito deste miúdo, pois acaba por ter velocidade, destreza técnica, inteligência táctica, mentalidade vencedora, agressividade, intensidade, jogo aéreo, capacidade de passe e... bem, a meu ver falta-lhe é mais oportunidades a meio-campo. Que me recorde... apenas o vi a jogar como médio na época passada frente ao Celtic, na Luz, para a Liga dos Campeões. Fez uma bela exibição. Eu gostei! Contudo, com Enzo e Matic como habituais titulares, era difícil. Agora, o futuro também não se avisinha lá muito fácil no meio-campo encarnado dadas as opções, sobretudo as duas anteriores que mencionei, pois têm maior estaleca competitiva fruto de mais anos ao alto nível que o Almeida. Depois, há outro pormenor: com a saída do Cortez, o Benfica fica agora com Maxi, Siqueira e Sílvio para as alas, se o Almeida for opção apenas para o meio-campo. Sendo assim, penso que o Jesus deverá continuar a apostar no rapaz para as laterais direita e esquerda. Mas, também deve ir treinando-o para as funções de meio-campo, pois poderá ser benéfico para a equipa possuir esse tipo de polivalência dentro do onze. Poderemos estar na presença do futuro "Phillip Lahm" português... quem sabe?!

O benjamim do futebol encarnado e internacional sub 21 nacional, o médio André Gomes, é visto por muita gente como o futuro médio-centro "8" e até "10" do Benfica e da selecção nacional. A meu ver, e já tive a oportunidade de partilhar convosco aqui, a sua posição será a "6". André Gomes tem a capacidade física ideal para jogar naquela posição e o facto de ter aqueles pézinhos mágicos só lhe trará uma carreira de enorme sucesso. Ele até poderá depois mais tarde ir subindo um pouco no terreno, mas se começar como médio-centro mais defensivo será o ideal para si e até para o Benfica. No curto prazo, não vejo-o a roubar a posição aos dois primeiros que mencionei acima. Mas, se estiver num grande momento de forma, conseguir agradar ao treinador nos treinos e souber aproveitar cada oportunidade que tiver para jogar... se calhar até ganha o seu espaço no onze titular mais cedo do que a gente imagina. Se o Benfica quer ter uma época tão competitiva como a anterior, certamente que jogos para ele demonstrar o que sabe não faltarão. Depois, já percebi que o Jesus e todo o Benfica gosta do André Gomes, mal não seja pela forma como apostam nele nos jogos da Liga dos Campeões... ele que seja humilde e aceite um pouco o que o treinador pretende dele neste momento, mesmo que isso signifique jogar um pouco mais atrás do que ele desejava no terreno. Neste momento tem de lidar com esta situação como um teste à sua competitividade. Uma nota final sobre um aspecto que tem de trabalhar e melhorar no seu jogo, tem haver com a velocidade com que joga. Ou seja, tem de elevar o seu ritmo de jogo normal. Para fazer isso, ajuda jogar simples e rápido (ele ainda adorna muito as jogadas).


As adaptações tácticas
Todas estas opções vão requerer afinações, adaptações e até alterações ao nível do sistema e/ou do modelo de jogo do Benfica. Poderemos continuar a jogar num 4-4-2, como usualmente fazemos. Contudo, as funções defensivas e ofensivas que com Matic estavam distribuídas de uma maneira, terão que ser reajustadas. Isto dará muito trabalho de treino ao Jesus e esse é um dos pontos mais negativos desta venda do Matic para o Chelsea. O Benfica já não está em pré-época e o mês de Fevereiro com os seus 3 jogos por semana está aí à porta. Outro senão que vejo na continuação da utilização do 4-4-2 sem o Matic, é que falta ainda muita maturidade táctica ao quarteto da frente, formado pelos dois avançados e os dois extremos. Sem o Matic, um dos médios centro terá menor liberdade ofensiva, pelo que as despezas de criação de jogo ofensivo terá que ser entregue sobretudo aos nossos extremos e avançados. Um pouco à imagem do que acontece no Manchester City com o David Silva, Nasri e Agüero. Vejo qualidade em Markovic, Nico Gaitán e Rodrigo para funções idênticas, por exemplo.

A solução mais conservadora após esta saída de Matic, foi aquela que Jorge Jesus aplicou no jogo para a Taça da Liga frente ao Leixões: o 4-2-3-1. Ao fim e ao cabo, é um pouco a continuação do modelo do City, mas desta feita como se o Agüero jogasse atrás do ponta-de-lança. Talvez o melhor exemplo actual desse sistema e do modelo que defendo para ele será o do Arsenal. Reparem que o modelo do clube inglês permite ter um duplo pivot de meio-campo com grande qualidade técnica: Arteta e Willshere ou Ramsey. O Benfica tem Enzo e Amorim (e o Gomes). Como possível terceiro homem, e a jogar como "10" mais clássico, os Gunners têm o Özil. Já o Benfica tem um jovem super talentoso chamado Djuricic que precisa de jogos nos pés para evoluir. Parece-me um bom modelo, não acham? Quando regressar o Salvio e dentro deste sistema de 4-2-3-1, o Jesus pode até apoiar-se num modelo tipo Dortmund, com um futebol mais vertical e intenso. A dupla de meio-campo poderá já comportar elementos mais agressivos como o Fejsa, por exemplo.


Qual seria a vossa opção?
Neste momento, e porque nos próximos encontros o Benfica joga em casa e a dupla Rodrigo e Lima estão a bom nível, apostaria num modelo de 4-4-2, com a dupla de médios-centro formada por Enzo e Rúben Amorim, dando maior liberdade aos dois extremos (falsos), Markovic e Gaitán, pois o Amorim está em melhor forma.

Daria minutos a Fejsa nestes jogos para ele se adaptar melhor a esse esquema de 4-4-2 e entrosar-se mais com os colegas para ser opção nos jogos mais agressivos, como são os fora da Luz. Nesses jogos fora, tentaria apostar um pouco mais no 4-2-3-1, dando minutos a outros jogadores, como o Djuricic. Ao mesmo tempo chamaria para treinar com a equipa A o André Gomes para medir a evolução do miúdo e jogar os jogos das taças que iremos ter nas próximas semanas.

Durante esses encontros e como o Benfica também precisa fazer rotação dos laterais, poderia substituir um dos médios por um lateral e subir o André Almeida para a posição de médio só para ele ir tendo rotinas para uma eventualidade.

Estou convicto que se planearmos desta forma, não iremos sentir tanto a ausência do Matic. Pelo menos a nível interno... quando a liga Europa começar, aí veremos se muitos destas soluções estarão prontas para esse nível.

12 comentários:

  1. Ir ao mercado seria a minha opção. Caso não dê para ir ao mercado apostava no André Almeida. Parece-me o jogador com maior margem de progressão na posição 6 que temos no plantel.

    Fejsa: vários problemas com lesões ao longo da carreira. Jogador com porte físico adequado para as funções que Jesus costuma extrair dos 6. O movimento de recuar para os centrais, o ganhar lances com o corpo, ser o 1º bloqueio aéreo da equipa... O problema é quando são precisos movimentos de cariz ofensivo. Para além de ser um pino na 1ª fase de construção pedir mais do que passes para o lado é arriscado
    Amorim: Não tem compleição física para a posição 6 que o Jesus costuma usar. Para além das muitas lesões é um jogador que não ganha à maioria dos adversários fisicamente nas disputas de bola. Pelo ar não contem com ele. O que a equipa ganhava na organização e movimentação ofensiva, perdia em consistência defensiva se o usasse como 6.
    André Gomes: Verde. Muito verde ainda. Tem uns pés de sonho mas não é nem de perto nem de longe um 6. Nem considero o rapaz quando penso em substitutos para o Matic
    André Almeida: defensivamente é mais fraco que o Fejsa... Ainda. Com ritmo de jogo e os ensinamentos de Jesus parece-me que conseguia atingir o nível do sérvio Fejsa rapidamente. No ataque parece-me ser mais inteligente a decidir que o Fejsa apesar de ser igualmente péssimo no 1 contra 1. Tem muitas limitações.

    Por tudo isto defendo que a melhor opção estará mesmo no mercado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bujas,

      A melhor opção do mercado é...?

      Sobre o Fejsa, dá-lhe tempo e paciência. Ele dentro de um ano vai dar que falar. Está longe de ser um pino. (Mas também não quero com isto dizer que é um Matic em potência, ok?)

      Sobre o Amorim, não é necessário compleição física para essa posição. Tudo depende do modelo de jogo (nem é preciso depender do sistema - leia-se a táctica). O exemplo que dei do Arsenal é perfeito para isso. O Wenger utiliza o Arteta, que é mais baixo do que o Amorim, como uma espécie de "6".

      Sobre o André Gomes, concordo que esteja verdinho ainda. Mas, como eu gosto de ter um "6" criativo, que seja mais do que um cabeça de área e que permita a equipa desdobrar-se entre ter um "10" trequartista (4-2-3-1) e ter mais um avançado (4-4-2), acho que o futuro do miúdo no Benfica será mesmo nessa posição. Ele para querer ser um "8" ou um "10" no Benfica, precisava de ser muito mais intenso a jogar...

      Sobre o André Almeida, concordo quanto à leitura defensiva, embora não sei se haverá tanta diferença para os dois. Não acho péssimo o André Almeida no 1 para 1. Aliás, até gosto muito de vê-lo a fintar a lateral. Tem bons pormenores. Não vejo essas limitações todas... ah! Talvez nos cruzamentos!

      ;)

      Eliminar
  2. não faço a mínima ideia sobre qual seria a melhor opção de mercado porque não conheço valores de passes. Em Portugal o único jogador interessante para o momento actual seria o Gonçalo Santos (mas o gajo é tripeiro...). Em Espanha tentar o empréstimo do Casemiro do Real se calhar era a opção mais realista tendo em conta o ordenado médio dum jogador deste campeonato (não sei é se está pronto para chegar e ser titular) Na Holanda, no AZ, há uma viga do caraças, internacional sub-21 norugues, Henriksen, parece-me ter pezinhos.

    Eu não disse que um 6 precisava de ser um "panzer"... Disse que no actual esquema do Jesus, esse 6 precisa de ser um "panzer".

    O Almeida contra o Leixoes, repito Leixoes, não ganhou 1 unico lance no 1 contra 1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No actual modelo do Jesus, e para uma substituição directa, faz falta um jogador como o Matic, na sua dimensão física, técnica, táctica e mental. Mas, como o sérvio no mercado não existe ninguém a baixo custo. E, mesmo a elevado custo, também só estou a ver uma opção credível: Yaya Touré.

      O Gonçalo Santos está muito na moda, mas eu não optaria por essa opção, ainda para mais se ele é portista. No Marítimo, está lá um ex-formado na Luz, que foi um dos melhores médios defensivos no mundial sub 20 na Colômbia, o mesmo que nomeou o Nélson Oliveira como o segundo melhor jogador dessa competição. Depois de uma passagem por Itália, está um monstro em termos físicos, tem um excelente posicionamento em campo, o que revela inteligência táctica e depois não tem uns pézinhos nada mal. Um jogador na mesma linha do William de Carvalho e made in Benfica.

      Se é para ir ao mercado, gastar dinheiro e mesmo assim ter que se formar jogadores para a posição, prefiro investir pouco neste miúdo que tem muito potencial. De qualquer maneira, eu contentava-me com as opções acima e deixava debaixo de olho do Danilo Pereira para a próxima temporada.

      O Almeida contra o Leixões já não jogava à meses. Se vamos crucificá-lo por esse jogo tendo em conta o seu passado na Luz, então vamos queimar muitos jogadores. Já agora, mesmo assim, o Almeida deve ter passado mais vezes no 1 contra 1 os jogadores do Leixões que o Ola John.

      Eliminar
    2. Eu também gosto do Danilo mas não concordo com a tua análise ao bom posicionamento... Aliás, se há coisa que acho muito difícil de analisar nele é o posicionamento! Porquê? Porque a defesa do Marítimo é um caos e ele apesar de se mostrar forte nas bolas paradas manda com cada paragem cerebral em campo que mete medo. O Gonçalo Santos está na moda mas é um gajo que vi jogar muito mais vezes que o Danilo. Sei com o que se pode contar. Se é o ideal para substituir o Matic? Não me parece mas sei lá...

      Não crucifico o André Almeida, longe disso, gosto muito dele. Estava só a referir esse atributo específico... Correcção! Não passou mais vezes que o Ola John, passou as mesmas: zero. Mas isso corrige-se... Nem é um atributo fundamental para a posição

      Eliminar
    3. O Gonçalo Santos não é uma substituição directa do Matic, nem pouco mais ou menos. Está em grande forma, tem ambição e com isso tem demonstrado grande capacidade de trabalho resultando em exibições bem conseguidas. Contudo, ele não te oferece mais do que o Fejsa pode oferecer. Agora, se fizeste um investimento no sérvio, não se pode agora estar a desprezá-lo e deixar de confiar nele. Este é o momento para o acarinhar e dar-lhe confiança. Qualidade ele tem!

      Não concordo que o Danilo tenha mau posicionamento. A defesa do Marítimo é que é péssima! O Pedro Martins também anda a inventar muito (penso mais que seja por exigências da direcção para jogar jogador X e Y do que do treinador... interesses). Desde o início da época a defesa do Marítimo já mudou "n" vezes. O problema do Marítimo são a dupla de centrais e os espaços que são concedidos entre os centrais e os laterais. Frente ao Sporting foi um fartote. Com uma defesa daquelas podes ter um Matic à frente dela, mas não te vai resolver de muito. Olha, até o Sá que estava em grande forma foi substituído pelo guarda-redes brasileiro, portanto vê lá tu como aquela equipa funciona...

      O Danilo é mais jovem do que o Gonçalo. Tem um potencial físico muito superior ao Gonçalo a meu ver. Depois tem outra coisa que joga em seu favor: é formado no Benfica se não estou em erro. Logo se a ideia é ir buscar alguém com potencial para num espaço de 6 meses a um ano entrar de caras no onze titular, acho o Danilo uma boa opção.

      O Ola John ainda teve frente ao Leixões um bom cruzamento, após um excelente finta no 1 contra 1 com o lateral direito deles, no lance do cabeceamento do Funes Mori. Quanto ao Almeida, vi algumas incursões para o ataque e com exxcelentes fintas sobre os adversários, mas depois faltava ligação. Do quarteto atacante, o Ola e o Djuricic estavam claramente uns furos abaixo e mastigavam um pouco o jogo.

      Enfim, eu não acredito que o Benfica neste momento consiga no mercado e por um preço convidativo um jogador pronto para jogar a titular melhor do que as opções que coloquei acima. Daí que para mim a solução de mercado será sempre numa óptica de preparar o futuro e não o presente.

      Soluções de mercado para o presente com interesse em jogar em Portugal, talvez o Manuel Fernandes e o Miguel Veloso. O problema são as elevadas cláusulas de rescisão e os ordenados. Depois poderá haver soluções de empréstimo embora ache difícil os clubes emprestarem-nos: Song (do Barcelona) e Kondogbia (Mónaco). Dois miúdos mas já com muita experiência...

      Embora seja sedutora ter nomes mais sonantes, penso que é um erro ter jogadores emprestados de outros clubes. Pois será sempre uma solução a prazo que prejudica a criação de solução a médio prazo (Fejsa, Gomes, Almeida, Amorim).

      Eliminar
  3. Pedro Santos17/01/14, 12:08

    Em primeiro de tudo para vencer o campeonato penso que estes jogadores são suficientes. No entanto se queremos tentar vencer também a Liga Europa pode ser um bocado curto.

    Dos jogadores que temos apostava no Fejsa. É muito bom a recuperar bolas e não é tosco. Tem bons pés e com confiança pode até ser melhor do que era Javi Garcia no aspecto ofensivo. Melhor do que Matic já é mais dificil.

    Quanto ao André Gomes também acho que poderá ser um grande 6, como também pode ser um grande 8. No entanto em ambos os lugares falta-lhe intensidade e poder de choque. Com um trabalho de fortelacimento muscular e com mais vontade dentro de campo André Gomes pode ser um dos melhores médios portugueses. É para mim a par de Bernardo um dos jogadores portugueses com mais potencial.

    Mas como disse no principio se o Benfica quiser ter grandes possibilidades de ganhar tudo esta época talvez precise de mais um jogador. Eu apostaria em Manuel Fernandes. Penso que está em fim de contrato e por algum dinheiro talvez fosse possivel trazê-lo 6 meses mais cedo. Para mim este era o melhor 6 português se apostassem nele nessa posição. Tem técnica, força, resistência, garra e está na melhor altura da carreira (27 anos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro Santos,

      Concordo. Mas, se vier Manuel Fernandes, o Fejsa continuará no banco e o André Gomes continuará na B... para além de termos que gastar muito dinheiro na aquisição e vencimento de vedeta do Manélélé. Eu gosto muito do Manuel Fernandes, mas para mim esses são os senãos da sua contratação. Talvez fazer uma troca com o Fejsa seria uma boa ideia?

      O Benfica tem de começar a pensar a médio e longo prazo e não apenas no curto. Muitas vezes ao pensar no curto prejudica o planeamento a médio e longo tempo. Fejsa é um projecto para ganhar calo já esta temporada. O Rúben Amorim, no curto prazo pode fazer o trabalho que se pede. Teremos que fazer adaptações como escrevi no artigo, mas não acho que sejam nada deste mundo. O André Gomes também precisa de começar a treinar com a equipa principal e se não jogar ou for convocado nos fim-de-semanas deve jogar na B.

      Em suma, não iria ao mercado. Se fosse só seria no final da temporada e Manuel Fernandes e Danilo Pereira estariam nas minha prioridades.

      Eliminar
  4. Por mim entrava André Gomes que pode vir a ser um "6" de nível mundial .Tenho imensa pena que o Danilo ( apesar de ser um jogador muito diferente ) não tivesse continuado no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu. Já agora, tive a ver o percurso do William Carvalho e do Danilo Pereira, até foram parecidos no seguinte: ambos foram para campeonatos estrangeiros aos 19 anos. O William foi para a Bélgica, enquanto o Danilo desvinculou-se do Benfica e foi para o Parma. Isso é positivo mal não seja pela experiência e formação que tiveram nesses países.

      Eliminar
  5. Que tal o Anderson Esiti do Leixões? 19 anos, 1.90 e grande agressividade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da mesma linha do William Carvalho e do Danilo Pereira. Fizeste bem em recordares esse nome Anónimo (para a próxima deixa o teu nome).

      Sobre o Anderson, dizem que ele interessa ao Sporting, mas tudo pode acontecer... ;)

      De qualquer maneira, eu daria preferência ao Danilo. Tem mais experiência e pode contar como formado no Benfica, se não estou em erro.

      Havia na época passada um miúdo de origem guineense que agora está no Metz de França, com um pé esquerdo interessante e na mesma linha de médio-defensivo que estes que estamos a falar. Falo do Luciano Teixeira. Via nele algum potencial. Por isso era um jogador que estaria de olho nos próximos tempos.

      Mas, gostei da sugestão!
      ;)

      Eliminar