05 janeiro 2014

O Exemplo



Descansa em paz Rei!


Pessoalmente, 5 de Janeiro já é uma data que me trás más memórias... há apenas um ano que a minha querida avó se imortalizou. Por isso mesmo, ainda ontem, logo após o jogo do Glorioso preparei o artigo que gostaria de ver publicado hoje (sobre os resultados da votação para a melhor equipa encarnada de 2013), pois tinha a certeza que não iria estar com disposição para escrever nada hoje.

Não estava era à espera (quem estava?!), de em pleno cemitério ter o conhecimento de que um dos meus ídolos ter também ele se imortalizado para sempre. É por isso que com grande pesar que escrevo estas linhas... Eusébio era para mim um ídolo, muito embora não o tenha visto a jogar ao vivo. Inclusive, até à bem pouco tempo apenas tinha o visto em pequenos clipes de video. Mas, depois de ter visto alguns jogos pelo Glorioso e pelos Magriços de '66... minha nossa! A minha afecção e admiração cresceram ainda mais.

Até então ele foi-me sempre referenciado como o exemplo, o modelo a seguir. Um miúdo que veio do nada e conseguiu ganhar o mundo. Um rapaz que nunca teve que passar por cima de ninguém para atingir os seus objectivos... apenas fintou e driblou todas as adversidades que encontrava pela frente. Um homem que conseguiu rematar e marcar golos, da mesma forma como levou um país inteiro a remar para o lado certo e não contra a maré... até aos dia de hoje. Quem é que não gostaria de ser como o Eusébio?

E, é esse mesmo o seu maior legado, tal como a minha avó é para mim: um exemplo! A herança do pantera negra é elevada. Se calhar demasiado elevada para os padrões que estamos acostumados, mas o desafio é mesmo esse, o de atingir um pantamar superior seguindo os seus valores humanos. Por isso mesmo, as imagens que acompanham este texto tocam-me bastante. Não é só o menino que quer crescer e ser um herói nacional como o "King" é. Também não é apenas ter o afecto e carinho dos seus. É também ter o respeito, a saudade e o amor dos outros.


Como dizia e bem num ramo de flores:
O Eusébio é de todos!

2 comentários:

  1. Abelourinha06/01/14, 02:16

    Eu que o vi jogar e como ele jogava!!! que o vi fintar, que o vi cumprimentar os seus adversários quando marcava um golo, fazendo amizades com jogadores de todos os clubes, apesar de muita porrada que levava, só posso dizer como o Eusébio não vai aparecer mais nenhum, aquilo era pureza genuína, era um enorme jogador, mas para mim era sobretudo um grande HOMEM..Paz à sua Alma..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente só o vi jogar pelo ecran do televisor. Mas, sei como ele era como ser humano... descreveste na perfeição Abelourinha. Eusébio conseguiu algo inédito quanto a mim... agradou a gregos e a troianos, num mundo em que dizem que tal não é possível.

      Ele estará sempre nos nossos corações. Como gostava que houvessem mais pessoas a quererem ser "Eusébios" neste rectângulo mágico.

      Eliminar