29 janeiro 2014

Faltam 3 dias...


... para o mercado de Janeiro terminar, e estes dois continuam na Luz a treinar sózinhos?


Tirando a badalada venda do Matic ao Chelsea do Mourinho e a possível venda do André Gomes neste defeso de inverno, até considero que o Benfica tem sabido arrumar a casa quanto à colocação de certos jogadores. Alguns deles duvido mesmo que regressem à Luz, pelo que devem seguir rumos idênticos ao Airton, Kardec e Jara, ou seja, de empréstimo em empréstimo até ao término final do contrato. Mas, isso é outro tema para ser debatido futuramente. O que interessa é que o Benfica até Dezembro tinha um excesso de jogadores para vários sectores.

A começar pela baliza, o Benfica acabou por rescindir contrato, mas com direito de 50% numa futura transferência do guardião vice-campeão mundial de sub20 pela selecção nacional, Mika. Na minha opinião teria preferido a venda do Artur, pois considero que o brasileiro muito dificilmente irá conseguir recuperar a titularidade... Entretanto, Mika assinou pelo Atlético.

Depois no centro da defesa, Luisão, Garay, Jardel, Steven Vitória e Steffan Mitrovic, eram jogadores a mais para apenas duas posições. Saiu o sérvio e acho que o Benfica fez bem em emprestar o jogador para uma boa equipa do campeonato espanhol. Fez tão bem que o Mitrovic foi logo titular na estreia e com uma boa exibição. Ao menos vai evoluir e jogar... com o Valladolid a pagar-lhe o salário.

Nas laterais, saiu o brasileiro Cortez, devolvendo de empréstimo ao São Paulo. Ficamos é certo com apenas um lateral esquerdo de raiz e canhoto, o também brasileiro Siqueira. Mas, há pelo menos mais duas opções com rotinas da posição: o Sílvio e o André Almeida. Ou seja, para as laterais ficamos com Maxi Pereira, Guilherme Siqueira, Sílvio e André Almeida. Penso que tomámos uma boa opção nesta posição.

Jogando nas alas mais ofensivas, quem saiu foi o holandês Ola John, por empréstimo para o Hamburgo. O clube alemão também fica responsável pelo pagamento dos seus vencimentos e até houve o pagamento de um valor de empréstimo considerável. A meu ver foi uma excelente solução para todos os envolvidos. Sinceramente, não acho que o Ola John tenha o necessário para vingar ao mais alto nível. É preciso muito mais do que o enorme talento que o extremo possui. Algo que por exemplo, Markovic, Ivan Cavaleiro, Salvio e outros extremos do Benfica possuem. Por tudo isso, penso mesmo que o holandês nunca mais regressará ao estádio da Luz para jogar novamente com o manto sagrado. Possivelmente, e porque estes contratos são todos envoltos de grandes secretismos (e depois dizem que são todos transparentes...), deve ter sido acordado uma cláusula de compra, caso o holandês satisfaça os objectivos no clube alemão que os leve a querer contratá-lo. Mas, veremos... O que é certo é que como vimos frente ao Gil Vicente, o Ivan Cavaleiro vai fazer esquecer-nos do Ola John em pouco tempo. E, depois a recuperação de Salvio está a terminar...

Olhando para o plantel actual do Benfica, poderia argumentar que se calhar poderíamos emagrecer ainda mais o plantel, sobretudo ao nível do número de avançados. Mas, isso é na minha forma de ver o jogo, pois apostaria mais num 4-2-3-1 europeu, ao invés de jogar constantemente com dois avançados declarados. Até porque tinha acabado de vender o médio que valia por dois no meio-campo encarnado (Matic), o que libertava muito a equipa para jogar com dois avançados. Assim sendo, nessa situação ficaria apenas com 3 avançados. Ou venderia um dos principais - Cardozo, Lima e Rodrigo - ou emprestaria o Funes Mori. Já agora, digo que este argentino tem-me surpreendido muito pela positiva, pelo que esse empréstimo seria mais numa óptica de deixar o argentino evoluir noutro contexto competitivo... até porque já demonstrou na 2ª Liga estar em grande plano. Contudo, compreendo que o Jesus prefira manter este número de jogadores na linha da frente, pois sente que a maioria dos jogos (os para o campeonato) irá jogar com dois avançados declarados.

Sobra-nos então a questão de Carlos Martins e Yannick Djaló para resolver! Que soluções tem o Benfica para estes dois jogadores? Sinceramente, não sei porque é que estes dois jogadores já não fazem parte dos planos do Benfica. Ainda na época passada o Carlos Martins foi um dos importantes jogadores do Benfica na pré-época e nessa altura dava claros sinais de que queria conquistar a titularidade ao lado do sérvio Matic. Terá sido a expulsão frente ao Estoril na época passada? Será que o Jesus o culpa da perda do campeonato por causa disso? Será que o Carlos Martins não está com tanta cabeça para o futebol por causa da doença do filho? O que eu sei é que esta situação não é a mais correcta e não passa a melhor imagem sobre o departamento de futebol encarnado. Estamos a falar de um internacional A de Portugal e ainda por cima em ano de mundial!? Já agora, se se confirmar a venda de André Gomes, será que CM não poderia integrar novamente o grupo?

Quanto ao Yannick Djaló... também não entendo?! Tanta coisa para contratá-lo em Janeiro de 2012, para depois em menos e 6 meses passar a descartável do plantel! Acho isto uma falta de bom senso. Não só para com o atleta que vê-se desapoiado, como também para todo o departamento de futebol que aparentemente contrata de forma leviana. Parece que no Benfica não há exigência para quem estabelece estes contratos pouco proveitosos. A quantidade de dinheiro que se gasta com este tipo de contratações, i.e., os prémios, os vencimentos, as comissões, as luvas, as contrapartidas, etc... é de loucos! E, depois andamos sempre a contar tostões para os jogadores que realmente interessam!? Enfim... mas será que o Djaló não poderá ainda ser útil ao Benfica? A verdade é que devo ter visto apenas dois jogos do ex-sportinguista no Benfica. Num desses jogos, frente ao Chelsea em 2012, o rapaz até não esteve mal de todo, tendo em conta que não estava ainda com ritmo de jogo e tinha acabado de chegar ao Benfica. Será que o Djaló não merecia nova oportunidade? Talvez se um dos avançados sair? Não era nessa posição que ele preferia jogar? Talvez se sinta mais confortável aí e possa voltar a ter alguma alegria...

De qualquer modo, estes dois artistas não podem continuar nesta situação no Benfica. Ou são vendidos, ou são emprestados, ou rescindem contrato, ou são integrados. Continuar assim é que não! Ah! E falta apenas 3 dias para resolverem esta situação! Como resolveriam este tema?

15 comentários:

  1. Vender parece estar fora de questão pois ninguém os quer... emprestar parece estar difícil porque têm um ordenado muito alto... rescindir estará fora dos planos do Benfica porque teria de pagar muito dinheiro... a integração não faz sentido pois não têm lugar na equipa.
    No meu ponto de vista emprestava os jogadores a uma equipa do campeonato português:
    Emprestava o Djalo, com o Benfica a assumir o salário... para ficar a treinar mais vale estar a jogar num clube e depois tentava vender o jogador no verão.
    O Martins é um caso mais complicado pois parece não querer sair de Portugal por causa do seu filho, assim sendo tentava emprestar o jogador ao Marítimo, Gil Vicente ou principalmente ao Guimarães, pois têm um jovem central do qual eu gosto particularmente...Paulo Oliveira... será escusado dizer que também neste caso o Benfica teria de assumir, vá lá, 75% do ordenado.
    Seria esta a minha solução... de facto, continuar assim é que não!
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Papoilas,

      Mesmo que até goste do Paullo Oliveira... vamos tentar mais um central? Então o que vamos fazer a Sidnei, Lisandro e ao Mitrovic?

      Eliminar
  2. O ideal para eles e para nós era uma "solução árabe".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JV,

      Como assim uma "solução árabe"? Tipo Bruno César?

      Eliminar
  3. São dois casos complicados por diversas razões.Se o Martins não quiser sair de Portugal não vejo outra solução senão ser reintegrado no plantel. Quanto ao Djaló parece-me que o empréstimo será a única solução , preferencialmente a um clube português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vês possibilidade de integração, pois não?

      Não entendi ainda o que se passou com o CM e o Yannick para deixarem de serem aposta do Jesus. Logo dois jogadores que pareciam ter o aval do treinador...

      Eliminar
    2. Parece-me que o JJ já não gostava muito deles e acabou por aproveitar para agradar aos adeptos que na sua maioria também não gostam muito deles.

      Eliminar
    3. JV,

      Mas, é isso que não entendo! O Yannick veio para o Benfica muito porque o treinador queria um extremo/avançado rápido, algo que o Benfica não tinha na altura... daí que não perceba ter desistido do projecto Djaló?!

      Sinceramente, este virar constantemente de ideias, deixa-me confuso... e fico a perguntar-me se ele disse o que lhe pediram que ele dissesse ou se era realmente a ideia dele aproveitar o rapaz?

      Eliminar
  4. Tiago Santos29/01/14, 13:34

    Neste momento qq solução era melhor do que ficarem no Benfica. Mesmo que isso implique um empréstimo com o Benfica a suportar grande parte dos salários.
    A única razão que vejo para não fazer isto é acreditar que eles são tão fracos que jogando noutro lado ainda desvalorizam mais.
    O CM é neste momento um caso mesmo muito complicado, porque tb consigo percebo jogador, tem contrato a receber muito por mais uns anos esta tranquilo e a sua prioridade é o filho. Por isso é que não aceita umas arabias qq.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achas que caso o André Gomes saia do Benfica, o Carlos Martins não pode ser reintegrado?

      Eliminar
  5. Carlos Martins quase parece ter acabado a carreira.
    Hoje estava a almoçar com o Bruno Aguiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a reinar, não estás?! Bem, lá na volta deve querer ir para o Chipre...

      Eliminar
    2. Não. Verdade. E por coincidência, na mesa atrás deles, estava o Paulo Madeira com o Bruno Basto.

      Eliminar
    3. Imagina lá se o Simão tivesse aparecido a esse jantar? ;)

      Eliminar
    4. Ahahah, muito bom. Ontem, ao almoço, o Simão devia estar por Barcelona :) Mas o Simão verdadeiro, o Escuta, está por cá!

      Eliminar