03 janeiro 2014

Contradição 'made in' Benfica



Preso por ter cão... preso por não ter...
Se fala é porque fala, se não fala é porque não fala... mas, a verdade quem leu a entrevista do Nélson Oliveira, hoje no jornal A'Bola, ficou com a sensação de que o rapaz falou e bem. Colocou o dedo na ferida, um dia depois da entrevista do Luis Filipe Vieira, em que o presidente encarnado falava (mais uma vez) na aposta forte na prata da casa nos anos vindouros.

Interesses diversos...
Há claramente um jogo de poder e de interesses no futebol nacional e sendo o Benfica o maior clube nacional, esse jogo é disputado com muita mais intensidade e vigor. Assim sendo, haverá pelo menos 3 ou 4 grupos de interesse:
1 - O presidente (e respectiva direcção), que precisa de aliviar as tensões de contestação dado o projecto e politica desportiva pouco vencedora até ao momento, utilizando para isso a bandeira "made in Benfica", tão ao gosto do associado.
2 - O jogador, que quer é jogar no seu clube de coração e sabendo do seu real valor, não entende como não tem espaço no seu clube, ficando preocupado com o seu futuro.
3 - Os empresários, que querem é que o jogador jogue, seja onde for, para não ver o seu valor de mercado cair a pique, assim como para que o jogador não fique com a sua carreira estagnada ou irremediavelmente perdida.
4 - O quarto poder, a comunicação social, que quer é "fait-divers" e se possível com algum sangue à mistura.
No meio destes interesses todos, encontramos nós, adeptos encarnados. O nosso único interesse é o bem do Glorioso. Por isso, cada vez mais devemos ser muito cépticos quanto ao que lemos e ouvimos falarem sobre o nosso clube. Pois, na realidade, os únicos que vestem realmente o manto sagrado somos nós! Também é importante sabermos distinguir quem desses grupos de interesse estão realmente connosco. 

A entrevista...
Olhando para a entrevista do Nélson Oliveira ao jornal A'Bola, acredito que ele está genuinamente preocupado com o futuro do jogador português no nosso clube, assim como o seu próprio futuro. Não podemos ficar chateado se ele em certas partes da entrevista possa dar a entender que se tiver que ser irá procurar seguir carreira noutro clube. O Benfica não pode, nem deve cortar as pernas a ninguém, muito menos a um dos que cresceram no nosso lar. O Benfica deveria interrogar-se é como não se consegue aproveitar um dos melhores talentos (se não o melhor!) produzidos em Portugal nos últimos anos. Por tudo isso, acho que o Nélson Oliveira consegue verdadeiramente colocar o dedo na ferida. Talvez assim, e com a pressão a crescer ao redor da direcção encarnada, esta comece a tomar as opções correctas! Vejamos o que o (ainda) jogador encarnado disse:

- Quando vê jogar o Benfica, ou quando olha para o plantel, ainda pensa: «Eu podia estar ali»?
- Sim. Mas foi uma opção do Benfica. Tenho de a respeitar, porque os avançados que lá ficaram são bons jogadores. Acho que também sou bom jogador, acho que também poderia lá estar, mas tenho de respeitar. Se o meu futuro não passar pelo Benfica será noutro lado que tentarei mostrar o meu futebol (1).

- Não é uma opção do Benfica ou de Jorge Jesus?
- Quem faz o plantel é o treinador. O treinador e o presidente acharam que o empréstimo foi o melhor para mim. Que se ficasse não teria muitas hipóteses de jogar. Pessoalmente preferi ser emprestado a não jogar e perder a oportunidade de ir ao Mundial (2). Mas ninguém sabe se eu estivesse no Benfica não estaria agora jogar. Não fiquei, penso, que por opção do treinador e da estrutura. Não sei quem decide, quem trata dessas coisas, penso que seja o presidente (3).

- Estreou-se com apenas 16 anos, na pré-época, com Quique Flores a treinador. Foi cedo demais?
- Fui fazer a pré-época não para ficar, mas porque era jovem e estava bem, tinha-me destacado, porque sendo sub-16 já jogava pela seleção sub-19, pela qual marquei três ou quatro golos na fase de apuramento. Como prémio deram-me a oportunidade de fazer a pré-época com os seniores, em que tive um bom rendimento, inclusive jogando a titular num jogo com o Blackburn no Torneio do Guadiana e marcando um golo. Mas nunca fui uma verdadeira aposta do Benfica, nunca me deram uma oportunidade de me poder afirmar. Já lá vão cinco anos, é verdade, mas vemos muitos jogadores em Portugal [pausa]. Por exemplo se Rui Patrício tivesse jogado de início e depois o tivessem tirado da equipa hoje não seria titular na Seleção, não seria o guarda-redes que é (4).

- Criou-se a ideia de que Jorge Jesus não aposta nos portugueses...
- Não foi uma ideia, é uma evidência! Não estou a dizer que faz mal. Ele é um bom treinador, tem qualidade, mas a verdade é que os portugueses não jogam no Benfica. E olho para a equipa do Sporting, que está em primeiro lugar, e muitos daqueles jogadores jogaram comigo nas seleções jovens. O Benfica tinha jogadores para as mesmas posições com tanta qualidade como eles. Dou um exemplo: William Carvalho é um grande jogador mas o Benfica tinha nos quadros o Danilo Pereira, que naquela altura tinha tanta qualidade como o William (4). Só que nunca jogou no Benfica, nem sequer foi à equipa principal mas acabou por mostrar no Mundial sub-20 que tinha grande qualidade. Olho para o Sporting e vejo William, que é um ano mais novo que eu; Cedric é da minha idade; Wilson Eduardo é mais velho que eu um ano, tal como o André Martins. São bons jogadores, mas o Benfica tinha jogadores tão bons quanto eles.

- Então o mal não é só do treinador...
- Pois, não sei.. quem gere o clube é que é o responsável e o jogador só tem de tentar jogar e procurar ter sucesso. Gostava muito que fosse no Benfica, que é o meu clube desde sempre, mas se não der terei de trabalhar noutro sítio (1).

- Voltará na próxima época com Jorge Jesus?
- Não tenho qualquer problema com o mister Jesus, ele também não tem comigo. Os treinadores têm as suas opções, os jogadores também têm de tomar as deles. Mas se Jesus for o treinador do Benfica na próxima época e se eu tiver de voltar, não haverá qualquer problema. É um bom treinador, que trabalha bem os jogadores e só quero evoluir e crescer como jogador. Se for com ele, tudo bem, se for com outro tudo bem também.

- Sente-se esquecido?
- Esquecido não diria, porque tenho contrato até 2018, e isso será porque Benfica confia em mim. Mas o Benfica nunca me acompanhou em todos os empréstimos por que passei (5). Não recebi uma única chamada de alguém do Benfica na época passada, quando joguei no Corunha. Este ano a mesma coisa. 
em A'Bola


(1) - É óbvio que o Nélson Oliveira tinha e tem capacidade para figurar no plantel encarnado. É também legítimo que se não poder ficar no Benfica ele tem é que tentar ser feliz noutro lugar e seguir carreira. Porque esperar eternamente por uma oportunidade será pior para ele. Mas, verdade seja dita, o que ele quer mesmo é jogar com o manto sagrado!

(2) - As razões do Nélson Oliveira por ter preferido ser emprestado são legítimas. Ainda por cima, consciente das preferências do treinador e presidente.

(3) - Afinal quem decide sobre a política desportiva? Treinador? Presidente? Quem? Nem o próprio jogador sabe ao certo... nem nós!

(4) - Os exemplos de Rui Patrício e de William Carvalho/Danilo Pereira são realmente bastante pertinentes e deveria ser matéria para reflexão profunda no nosso clube. Porque é que os nossos jovens com valor não têm hipóteses de jogar com o manto sagrado?

(5) - Então o Benfica não tem interesse em acompanhar um empréstimo de um activo como o Nélson Oliveira? Isto tem alguma lógica? Então porque é que temos tantos directores e sub-directores na estrutura do Benfica? Que fazem eles ao certo?

17 comentários:

  1. Inacreditável, deixarem jogadores emprestados á deriva...
    Sabemos como é importante um acompanhamento do clube a nível psicológico nos atletas, fazendo-os sentir que o clube está e acredita neles... Sei de fonte segura que no fcp há alguém que semanalmente telefona para todos os jogadores emprestados para se assegurarem que esta tudo bem com eles, se precisam de algo.. etc
    Pequenos detalhes que (quase sempre) fazem a diferença..
    SLB SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J_Brito,

      Realmente não se entende. Ainda para mais um dos jogadores com maior potencial no clube... Nem do ponto de vista do capital esta maneira de estar se entende.

      Aliás, se calhar até dá para entender... demasiado comodismo, conformismo e pouquíssima competência.

      Eliminar
    2. Jáagora kual é a tua fonte segura no porco ?!?!

      Eliminar
    3. A fonte segura deve ser o macaco, porque adepto do Benfica não é com certeza.
      A pessoa que nos porcos telefona pergunta-lhes também se não precisam de vitaminas em forma de comprimidos ou se preferem cabazes de fruta.

      Eliminar
  2. Mas esta entrevista não trás nada de novo, pois aqueles que acompanham o futebol da equipa prinicipal, sabem que o mestre da táctica com muita água, não gosta de ter nas suas equipas jogadores portugueses, e ele próprio afirmou numa entrevista dada em 2010 após ter sido campeão nacional, mas como o compadrio é coisa que prolifera no nosso clube está tudo dito. O presidente na entrevista que deu ao jornal " A BOLA" ao falar acerca do mestre da táctica com muita água só faltou lhe atribuir uma comenda ao dito e tirem as conclusões que quiserem mas com amadorismo desta natureza não vamos a lado nenhum,.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      Eles são tudo menos amadores. E por eles refiro-me ao presidente e treinador. Há um interesse que eles colocam à frente do clube: o interesse próprio.

      É por isso que tudo o que vai contra esse interesse acaba por ser trucidado, incluindo carreiras de jogadores promissores.

      Num clube mais pequeno, um movimento errado dos interesses próprios daria logo nota, mas num clube grande, ao mínimo erro, eles conseguem recuperar com injecção de mais dinheiro sobre o problema.

      Deixo é a seguinte questão: o que acontecerá quando não houver mais dinheiro?

      Eliminar
    2. É, é isso, o dinheiro está a acabar-se que o calor é muito e seca tudo á volta.
      Naturalmente que são os interesses próprios que estão a secar o dinheiro.
      Uma pergunta, isto é um blogue do Benfica?


      Eliminar
  3. @PP. "(3) - Afinal quem decide sobre a política desportiva? Treinador? Presidente? Quem? Nem o próprio jogador sabe ao certo... nem nós! "

    -jorge mendes, a amante de todos, casado com pinto corrupto à tanto tempo com estão os 2 sócios nos poleiros das sad´s do Benfica e do braguinha. A Selecção do mendes arruma os cofres ;)

    Glorioso 2014 para ti, Lampião !!

    B T T

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis,

      Também já pensei nisso, mas o Jorge Mendes não é o empresário que trouxe Witsel, Ola John, Fejsa, e muitos dos sul americanos, muitos deles que estão na equipa B...

      Um bom ano para ti também! ;)

      Eliminar
    2. Também era melhor representar os cento e tal jogadores :)

      Agora que mexe no xadrez do plantel não tenhas a mínima dúvida... nacionais com qualidade são dele, os estrangeiros sonham com as janelas dele. O problema está no timing da coisa. O exemplo do Witsel, não era dele e foi para onde ;), O Di não era dele e foi para onde ???
      Ele faz a cabecinha aos putos... e nas engenharias financeiras está no top. O embrulho Roberto 8.5 até dá voltas com o guarda redes do m u que também lhe pertence... mas se analisares esta Era vês muito agente mendes por todo o lado desde os nossos vizinhos ao braguinha, porque negócios com a tripeirada são a tempo e horas.

      B T T

      Eliminar
  4. Sinceramente, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que o N.Oliveira alguma vez tenha qualidade para jogar no Benfica, pelo menos num Benfica ganhador dentro e fora de portas (que diga-se, não existe e por aí contra mim falo). Viu-se nos empréstimos ao Rio Ave e ao Paços, o Melgarejo no Paços era um craque e o Nelson nem para lhe limpar as chuteiras servia (já nem falo no Pizzi)! Não se vai tornar craque de repente.

    Ele e outros como Djaló, M.Vitor, Roderick e Moreira a meu ver não são jogadores para o Glorioso. De qualquer forma, o Nelson tem mais qualidade numa perna que o Funes Mori (ou o que foi à troca, um tal de Mora) no corpo todo e por aí já caberia, mas talvez seja por isso que um tá na B e o outro emprestado a jogar a um nível mais alto.

    O Danilo que ele fala, não quiz renovar, foi para o Parma se não me engano a troco de um contrato melhor e olha por onde anda agora... Ah e não me parece metade do William de qualquer forma.

    Agora para ter Cortez, Sidnei, F.Menezes, Kardec, etc, fiquem com a prata da casa e não vão buscar Farinas...

    Além disso não compreendo como podem deixar escapar jogadores como o Rafa que foi para o Braga por 300k, dois ou três jogadores da formação, um ou outro português do nosso campeonato com futuro, e um ou outro retoque com jogadores feitos chegam para ter um bom plantel.

    Mas enquanto Jesus tiver no Benfica, esqueçam boa gestão humana e de grupo, esqueçam "não invenções" e esqueçam uma equipa ou plantel equilibrados. Já perdi a fé no Rui Costa e no Vieira também, andam a brincar ao FM.

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Os Nélsons Oliveiras, os Migueis Vítores, os Migues Rosas, etc... poderiam muito bem serem os nossos Rafas.

      É preciso entender, aliás ter a sensibilidade para compreender, que nem todos os jogadores têm a mesma curva de evolução. Mas, mais importante que ter essa noção é entender que ninguém evolui se não jogar com regularidade. Essa é a condição necessária!

      Por isso é que hoje em dia leio muita gente a não acreditar no valor do Nélson Oliveira, quando à bem pouco tempo era o 2º melhor do mundo na sua geração... em tem talento, e pelo que leio tem a vontade. Agora precisa é de alguém que acredite no seu valor e o treine como um dos seus. O exemplo que ele deu do Rui Patrício não foi ingénuo. O guarda-redes leonino teve a protecção de Paulo Bento nos seus primeiros anos de clube. Quantos sportinguistas não queriam o Stoijkovic a titular, à primeira frangada do Rui? Ele aguentou-se e evoluiu. E, hoje é um dos melhores guarda-redes em Portugal. Agora, imaginemos que faziam o mesmo com um jogador como o Nélson Oliveira com mais do dobro do talento e potencial do Rui Patrício?

      Ao invés disso, o Benfica no mesmo defeso em que o Nélson dava cartas no mundial do seu escalão, foi buscar mais um talento para o ataque: o hispano-brasileiro Rodrigo. E, foi-o buscar devido às vendas/compras que fazia com o Real Madrid. Quase que aposto que o Benfica chegou lá e perguntou "qual o jogador com maior potencial dos vossos escalões jovens?", quando deveria ter perguntado da seguinte forma "qual o jogador com maior potencial dos vossos escalões jovens que podem jogar nos sectores que temos mais carenciados?"

      Mas, a meu ver a culpa até não está na contratação do Rodrigo, pois tinha características para jogar em dupla com o Nélson Oliveira. O problema foi que durante estas épocas continuaram a chegar avançados e mais avançados à Luz: desde Jaras até Michels passando por Kardecs... isso mina por completo a evolução destes jovens.

      O Danilo não aceitou renovar, porque muito provavelmente tinha outras ambições para jogar com regularidade. No Benfica iria ficar como 4ª ou 5ª opção... olha-se agora o exemplo do André Gomes. E, já agora, mesmo que a sua motivação tenha sido apenas o dinheiro, está no seu direito. Entre ficar encostado a ganhar x e ficar encostado em ganhar 2x noutro lugar, qual aceitarias? Para mim, o problema no Benfica é verificar que se tivessem apostado num Danilo, se calhar não teríamos gasto uns quantos milhões em Airtons ou Fejsas... repara que estes dois nem sequer vieram para ser titulares...

      Por isso, concordo quando falas do Cortez, Sidnei, Menezes, Kardec, entre outros.

      Para mim, o Benfica é uma montra muito boa para os empresários deixarem cá os seus jogadores. É prestigiante e óptimo para o CV dos jogadores verificar que jogaram de águia ao peito. Só isso valoriza o passe desses atletas. É como um sêlo de garantia. E, para o Benfica, desde que tenha uma fatia no negócio, desde que tenha um núcleo de jogadores que possa colocar ano após ano a equipa lá no topo (nem é preciso ganhar...), está tudo na boa. O dinheiro continua a circular.

      O problema é que nós adeptos continuamos a ver o circo e a não achar piada nenhuma. Eu já perdi foi a confiança nesta direcção e em todos os pavões que por lá andam.

      Ah! E gestões destas, nem no FM...

      ;)

      Eliminar
  5. Pois eu já perdi foi a confiança toda nos adeptos pavões do Benfica que pensam que percebem de futebol e que as suas opiniões competentes são muito melhores do que as dos amadores e incompetentes que trabalham dentro do Benfica. E corruptos, naturalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adeptos pavões do Benfica? Eu?

      Lamento, mas ainda não ando de Maseratti ou com cintos D&G, como muitos dos directores do Benfica.

      E, já agora, não me escondo do anonimato ou nas entre-linhas divagantes dos jornais.

      Se acreditas que não há "interesses próprios" no Benfica e noutros clubes das duas uma:
      - ou és muito imaturo e não sabes ainda em que mundo vives
      - ou então fazes parte do meio e queres é atirar areia para cima dos olhos dos outros.

      De qualquer das maneiras, eu neste artigo expus uma série de questões, que tu (atendendo que sejas o mesmo anónimo que tem tido uma postura de troll nos últimos comentários) ainda não foste capaz de responder.

      Porque será?

      Eliminar
  6. Caro, PP!
    Não espero nada de bom desta direcção!
    Estão todos alí para se promoverem e não para os interesses do nosso
    Benfica.
    Não vejo dentro da actual Direcção ninguém para mudar o rumo dos acontecimentos.LFV para mim já deu tudo o que sabe, a partir de agora só será mais um obstáculo do que uma solução para mudar o rumo dos acontecimentos.
    Basta ver o percurso dele no Benfica durante os seus mandatos!
    Esse Senhor não tem mais nada a dar ao SLB!
    Como é possível que dentro de uma massa imensa que é a do slb, não apareça ninguém com perfil
    para levar o benfica ao patamar que nos habituou no passado e que os adeptos benfiquistas voltem a sentir a verdadeira mística que parece ter desaparecido!
    Espero que o ano 2014 nos traga a todos os benfiquistas o sucesso que foi perdido no ano anterior!
    Um ANO cheio de FELICIDADES a todos os Benfiquistas do fundo do coração.
    MF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MF,

      Compreendo e partilho a tua preocupação. Quanto à questão que colocas, eu penso que somos (eu, tu,... enfim todos nós Benfiquistas), os maiores culpados. Primeiro, por deixarmos estes senhores pavonearem-se como têm feito, sem exigirmos maior transparência. E, segundo, porque não temos capacidade de organizarmos e criamos nós próprios uma alternativa a esta direcção.

      Estamos sempre à espera de que alguém faça esse trabalho por nós. É um problema que não se estende apenas a nós, mas a todos os outros. Vejo esse mesmo problema na politica nacional. E enquanto assim o for, o trabalho dessa gente está facilitado.

      Acredito veementemente de que há Benfiquistas por aí espalhados e anónimos com boas ideias e valências nas mais diversas áreas úteis para o clube. O problema é que falta criarem grupos de trabalho, que possam construir um projecto.

      Sinceramente, eu até penso que não é necessário muito. Basicamente, o Benfica já tem as estruturas todas. Contudo, as respectivas actividades são para "inglês ver". Por exemplo, há um departamento de prospecção muito bom, mas depois esse trabalho de busca, todos aqueles relatórios são completamente ultrapassados por decisões em reuniões à porta fechada entre directores/presidente e empresários "amigos".

      E, tudo isto acontece num país onde cada vez mais há dificuldades económicas... imagina se não houvessem...

      Em suma, tenho a certeza que é este tipo de mentalidade directiva que nao nos permite crescer enquanto clube e até enquanto desporto a nível nacional. Por tudo isso, é que para mim não basta mudarem o treinador. A haver mudanças é totais! é por isso mesmo que só estou a dar mais esta oportunidade durante esta temporada. Não havendo resultados, cabeças terão que rolar!

      Eliminar
  7. Concordo em pleno!
    Obrigado pela resposta.
    Mf

    ResponderEliminar