07 agosto 2013

Porque não um torneio de verão para homenagear o Monstro Sagrado?


Ontem ao andar a ler alguns artigos e mensagens sobre o nosso grande capitão Mário Coluna, que comemorou 78 "verões", notei o grande carinho que todos os Benfiquistas e demais adeptos de futebol tinham pelo jogador natural de Moçambique. Notei também que a maioria pedia algo mais para assinalar a data. Uns falaram em estátuas, mas eu pergunto, porque não um torneio de verão?


Esta ideia de que Portugal poderia albergar um torneio de verão com prestigiados clubes, não é nova na minha mente e já tive a oportunidade de referi-lo no artigo anterior. É verdade que há muitos custos associados, nomeadamente, os "cachets" das equipas, mas também temos de ver que com uma boa engenharia financeira, o torneio paga-se a si próprio. Entre patrocínios, receitas de bilheteiras e televisivas (um torneio com equipas de prestígio pode ser vendido para todo o mundo tal como uma Audi Cup), as coisas pagam-se automaticamente.

Depois, há uma clara mais valia para Portugal e para o Benfica. Para a nação acaba por dinamizar o comércio e turismo. Promove o turismo além fronteiras e dá prestígio a Portugal e ao Benfica. E, se associarmos a este torneio o nome de Mário Coluna, é a melhor homenagem que podemos fazer a ele. Até porque o aniversário dele coincide com uma boa altura para um torneio desses... não acham uma boa ideia?

Já agora, não acho que este torneio iria colidir com o jogo da Eusébio Cup, pois esse jogo poderia ser uma espécie de jogo de apresentação. Aliás, muita gente vê esse encontro dessa maneira.

2 comentários:

  1. Não é que o sr. Coluna não merecesse, como é lógico merecia e muito mas já temos a Eusébio Cup, porque se formos por esse caminho é então tínhamos que fazer para ai 5 ou 6 torneios Eusébiocup, Colunacup, José AugustoCUP, SimõesCup, Costa PereiraCup, Rogério Pipi Cup, GermanoCup quer dizer ao fim ao cabo todos que fizeram grande parte da historia mais gloriosa do Benfica todos mereciam um torneio mas se assim fosse não fazíamos mais nada, realmente o Eusébio foi a figura mais mediática por ter ganho a Bola de Ouro e por ter sido melhor marcador do mundial de 66.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo o que estás a dizer Rogério, mas só o Coluna faz anos nesta altura da época. 6 de Agosto é excelente, pois não é tão no início da pré-época, como também não é tão em cima do arranque da época oficial. E, como é um dos expoentes máximos dessa gloriosa equipa encarnada, acabaria por ser um óptimo patrono da competição.

      Depois, a Eusébio Cup é apenas um jogo. O que eu propunha aqui era um torneio, com algumas das melhores equipas mundiais. Algo que atraísse não só pessoas ao país, mas também divisas e prestígio.

      E, repara, que melhor marketing seria para a nossa Benfica TV?

      Eliminar