19 outubro 2012

O que é nacional é bom!


André Almeida, Carlos Martins, Paulo Lopes, André Gomes e Luisinho, são bons exemplos dos bons valores nacionais que o Benfica tem e ontem bem que o demonstraram em Freamunde.

Quantos e quais deveriam entrar no onze titular encarnado?

É verdade que o jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, frente a um adversário da 2ª liga nacional, não se pode ser considerado um teste muito difícil para o Benfica. No entanto, também é bem verdade que o Benfica jogou frente ao Freamunde com uma equipa muito diferente da habitual, com vários titulares de fora.

O resultado foi uma exibição muito séria e profissional da equipa encarnada, que mesmo não deslumbrando, conseguiu facilmente atingir o seu objectivo que era uma vitória categórica sobre o adversário. A oportunidade que Jesus concedeu a muitos que têm sido segundas (e terceiras) escolhas nesta temporada, foi devidamente aproveitada. Em particular para o quinteto português mencionado acima.

Paulo Lopes foi quanto a mim, o melhor jogador do Benfica, pois as suas intervenções foram chave relativamente ao  desfecho da partida. Primeiro, ao evitar o remate perigoso de Bock (jogador mais perigoso do Freamunde), que tinha selo de golo. Depois, ao lançar rapidamente a bola para a frente de ataque, onde Cardozo viria a concretizar após combinação com Lima. E, isto apenas na primeira parte! No segundo tempo, e antes do terceiro golo encarnado, o guardião formado no Benfica, fez mais um par de excelentes defesas, anulando os lances de perigo do Freamunde. Ainda teve tempo de corrigir um erro num passe atrasado do Jardel e demonstrar em várias ocasiões que sabe jogar bem com os pés. Enfim, uma exibição de luxo, na primeira vez que joga como titular pelo Benfica num jogo oficial. Serei o único a pensar que merece continuidade? É que o Artur tem andado tremido e com um Paulo Lopes com esta confiança... eu arriscaria!

André Almeida tem-me surpreendido pela positiva. Sinceramente, à partida deste encontro, lançaria o jovem João Cancelo, pois este tem sido o titular da equipa B e tem demonstrado ser um belíssimo jogador. Penso que o Jesus meteu o André Ameida, porque este para além de ter mais experiência profissional, tem mais tempo de trabalho com o técnico principal do Benfica, o que o identifica mais com as suas ideias. A única crítica que podemos colocar ao André Almeida é a forma como ele não aproveita o momento do cruzamento. Não é um problema com o gesto técnico em questão, mas sim o critério com que ele executa, i.e., tende a escolher o colega errado no cruzamento. Isto faz perder muitos lances de ataque do Benfica, baixando o seu aproveitamento. Contudo, nada mal para um jogador de meio-campo. E, já agora, confesso que gostaria de vê-lo no meio-campo, como médio-defensivo ou ao lado do Matic.

Carlos Martins estava a ser o melhor jogador do Benfica enquanto esteve em campo. Este é talvez o maior elogio que podemos fazer e o porquê de questionarmos a sua tão precoce saída do encontro. Talvez o Jesus  tenha querido gerir o esforço dele e evitar que volte-se a lesionar. De qualquer maneira, ele foi dono do meio-campo em Freamunde. E para isso muito contribuiu a colaboração de Matic. Serei o único a pensar que estes dois se entendem às mil maravilhas no meio-campo? De uma coisa é certa, o Martins tem de ser mais vezes titular no Benfica! Não fica a dever em nada ao Enzo... se têm dúvidas, vejam só o remate em jeito para a defesa da noite do guarda-redes Tó Figueira.

André Gomes teve uma estreia de sonho de águia ao peito. A taça de Portugal foi realmente uma festa para ele... e logo com um golo! E que golo! Excelente recepção com peito e na cara do guarda-redes do Freamunde, toma que vai disto! Golo! Também gostei da sua articulação com o Matic a meio-campo (será que alguém sabe jogar mal com o Matic no meio-campo?), muito embora tenha tido várias perdas de bola infantis, mas compreensíveis, pois este Benfica de Jesus joga de forma diferente do Benfica B (4-4-2/4-1-3-2 contra o 4-2-3-1). Contudo, o potencial e valor estão lá!

Luisinho foi um autêntico expresso pela ala esquerda durante todo o jogo. Se na primeira parte andava algo tímido, na segunda soltou-se completamente. Belíssima assistência para o golo do Salvio. Defensivamente esteve bastante seguro, embora tenha tido um ou outro deslize, mas nada de muito grave. Sinceramente, eu ainda não percebi o porquê de o Jesus preferir o paraguaio Melgarejo para lateral esquerdo. E não se pode dizer que frente a um Freamunde todos jogam melhor, pois o Luisinho já tinha assistido o Cardozo para o golo encarnado frente à poderosa Juventus, campeã italiana... Com a selecção nacional a ter que adaptar Miguel Lopes, Silvio ou Nélson para a lateral esquerda, sempre que Coentrão não possa jogar, será que com uma utilização regular de Luisinho na Luz, não teríamos pelo menos o suplente do Coentrão na equipa das quinas?

Resumindo, é óbvio que nem todos deste quinteto vão entrar no onze titular do Benfica, mas neste momento, não teria qualquer problema de utilizar o seguinte trio nessa equipa: Paulo Lopes, Luisinho e Carlos Martins.

Não acham que o Jesus não deveria apostar mais vezes nos jogadores nacionais que tem ao seu cargo?

2 comentários:

  1. O Carlos Martins é um jogador mediano com algma garra e que tem boa imprensa..E como as pessoas vão atrás da comunicação social..No seguimento do que anteriormente referi,a maioria dos jogos que faz são medianos,alguns são muito bons e outros miseráveis..
    Ontem vi o Carlos falhar escandalosamente passes de 5 metros..Isto irrita-me solenemente para profissionais que não fazem mais nada senão jogar à bola.Quando o Enzo mostrar o que vale vais ver o tamanho do disparate que disseste..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcio,

      Sobre o Carlos Martins, tens de ver que ele no Benfica não tem jogado de forma constante com o Jesus, ou seja, faz um jogo aqui, outro jogo ali, e quanto a mim isso não permite ao jogador estabilizar o seu jogo.

      Os passes falhados é disso notório, pois presume-se alguma falta de comunicação e entrosamento com os demais colegas de equipa.

      Depois, há uma clara diferença do posicionamento em que o Carlos jogou ontem e onde tem jogado normalmente com o Jesus. Ontem jogou na posição do Enzo, enquanto noutros jogos era claramente o "10" atrás do ponta-de-lança. Nesta posição acho que o Carlos não joga tão bem, pois tem de receber a bola de costas para a baliza e ele é um jogador que gosta de jogar de frente para os defesas adversários.

      Sobre o Enzo, este é claramente um belíssimo jogador e a minha intenção no texto não foi o de menosprezar ou inferiorizar o seu talento. Ainda bem que temos os dois! É sinal que há qualidade! Agora, também não posso fechar os olhos à facilidade com que o Jesus tira um Martins em grande forma na pré-época e coloca o Enzo na sua posição assim que sai o Witsel...

      Eliminar