O exercício que proponho a todos os leitores é simples: será que poderíamos adoptar o mesmo estilo de jogo do Barcelona com o actual plantel encarnado?
Reconhecida pela maioria da tribo de futebol, como a melhor equipa dos últimos 5 anos, o Barcelona é hoje em dia um exemplo a seguir em termos da abordagem futebolística. É igualmente, um verdadeiro paradigma futebolístico, uma vez que defende com menos defesas de raiz e ataca com menos avançados que a maioria das equipas de futebol do mundo. No entanto, é invariavelmente uma das defesas menos batidas e um dos ataques mais demolidores.
Para mim é um exemplo a seguir, até porque na maioria dos casos, o sistema de jogo catalão é aquele mais optimizado para jogar frente a equipas muito fechadas e que joguem predominantemente em contra-ataque. Aliás, sempre que vejo um jogo do Barcelona, fico com a clara sensação que é mais um confronto entre "como jogar em posse" contra "como jogar em contra-ataque". Como Benfiquista e habituado a ver a minha equipa como dominadora a nível nacional e internacional, é óbvio que imagino se seria possível termos um Benfica à Barcelona (embora considero infeliz esta expressão, sou humilde o suficiente para reconhecer o mérito da equipa blaugrana), i.e., um Benfica a jogar como o actual Barcelona?
Se dependermos do plantel, a minha resposta é sim! Eu penso sinceramente, que temos jogadores que com a devida orientação seriam capazes de interpretar a mesma filosofia de jogo catalã, muito embora de início poderíamos sentir algumas dificuldades. Se não vejamos o seguinte onze encarnado, versão Barça:
Esquecendo por momentos, sobre o que fazer com Cardozo, Lima e Rodrigo, uma vez que aparentemente neste onze não precisaríamos deles para nada... gostava de colocar as seguintes questões:
- Não acham que neste esquema o Nolito poderia desenvolver muito mais o futebol que tem nos seus pés e quiçá aparecer um Villa em Benfica?
- Quanto ao Nico... quantas e quantas vezes ouvimos vários ilustres do meio futebolístico, dizer que o lugar dele é no centro do terreno e solto? Ah! E não foi o ex-seleccionador argentino que disse que o Nico tinha muito de Messi?!
- E quanto a Aimar? Não acham que ganharia nova vida, numa tarefa ao estilo do que faz Xavi no Barcelona?
Pois amigo não esqueças que colocar jogadores tecnico-taticamente semelhantes a fazer de Barca é uma coisa outra são as rotinas que permitem jogar de olhos fechados coisa que não aconteceria no caso do Benfica. Creio mesmo que seria um suicidio!
ResponderEliminarOlá,
EliminarEu não estou a dizer para jogarmos amanhã com este onze... apenas estava a pensar em como até temos jogadores suficientes para adoptar o sistema do Barcelona.
Agora, será que o Jesus poderia ser o mentor de tal transformação?
Penso que não! Tal como tu escreveste "seria um suicídio"!
Aliás, em Portugal não vejo ninguém com essa capacidade.
Mas, que o estilo de jogo do Barcelona me seduz, isso é verdade. É um estilo de jogo optimizado para jogar contra equipas fechadas. O sistema defensivo deles é qualquer coisa de ultra-eficaz e o ataque deles, sem um ponta-de-lança de raiz desafia os mais de 100 anos de história do futebol...
Enfim, apenas quis fazer um exercício criativo.