01 outubro 2012

Um Benfica à "Barça style"

O exercício que proponho a todos os leitores é simples: será que poderíamos adoptar o mesmo estilo de jogo do Barcelona com o actual plantel encarnado?

Reconhecida pela maioria da tribo de futebol, como a melhor equipa dos últimos 5 anos, o Barcelona é hoje em dia um exemplo a seguir em termos da abordagem futebolística. É igualmente, um verdadeiro paradigma futebolístico, uma vez que defende com menos defesas de raiz e ataca com menos avançados que a maioria das equipas de futebol do mundo. No entanto, é invariavelmente uma das defesas menos batidas e um dos ataques mais demolidores.

Para mim é um exemplo a seguir, até porque na maioria dos casos, o sistema de jogo catalão é aquele mais optimizado para jogar frente a equipas muito fechadas e que joguem predominantemente em contra-ataque. Aliás, sempre que vejo um jogo do Barcelona, fico com a clara sensação que é mais um confronto entre "como jogar em posse" contra "como jogar em contra-ataque". Como Benfiquista e habituado a ver a minha equipa como dominadora a nível nacional e internacional, é óbvio que imagino se seria possível termos um Benfica à Barcelona (embora considero infeliz esta expressão, sou humilde o suficiente para reconhecer o mérito da equipa blaugrana), i.e., um Benfica a jogar como o actual Barcelona?

Se dependermos do plantel, a minha resposta é sim! Eu penso sinceramente, que temos jogadores que com a devida orientação seriam capazes de interpretar a mesma filosofia de jogo catalã, muito embora de início poderíamos sentir algumas dificuldades. Se não vejamos o seguinte onze encarnado, versão Barça:


Esquecendo por momentos, sobre o que fazer com Cardozo, Lima e Rodrigo, uma vez que aparentemente neste onze não precisaríamos deles para nada... gostava de colocar as seguintes questões:
  • Não acham que neste esquema o Nolito poderia desenvolver muito mais o futebol que tem nos seus pés e quiçá aparecer um Villa em Benfica?
  • Quanto ao Nico... quantas e quantas vezes ouvimos vários ilustres do meio futebolístico, dizer que o lugar dele é no centro do terreno e solto? Ah! E não foi o ex-seleccionador argentino que disse que o Nico tinha muito de Messi?!
  • E quanto a Aimar? Não acham que ganharia nova vida, numa tarefa ao estilo do que faz Xavi no Barcelona?

2 comentários:

  1. Pois amigo não esqueças que colocar jogadores tecnico-taticamente semelhantes a fazer de Barca é uma coisa outra são as rotinas que permitem jogar de olhos fechados coisa que não aconteceria no caso do Benfica. Creio mesmo que seria um suicidio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu não estou a dizer para jogarmos amanhã com este onze... apenas estava a pensar em como até temos jogadores suficientes para adoptar o sistema do Barcelona.

      Agora, será que o Jesus poderia ser o mentor de tal transformação?

      Penso que não! Tal como tu escreveste "seria um suicídio"!

      Aliás, em Portugal não vejo ninguém com essa capacidade.

      Mas, que o estilo de jogo do Barcelona me seduz, isso é verdade. É um estilo de jogo optimizado para jogar contra equipas fechadas. O sistema defensivo deles é qualquer coisa de ultra-eficaz e o ataque deles, sem um ponta-de-lança de raiz desafia os mais de 100 anos de história do futebol...

      Enfim, apenas quis fazer um exercício criativo.

      Eliminar