06 outubro 2012

Benfica - Beira-Mar: O meu onze para hoje



A única alteração relativamente ao onze que iniciou o jogo da passada terça-feira, seria a utilização de Carlos Martins no onze, ao lado do Matic, como uma espécie de médio "8". A meu ver Martins não é um "10" para jogar atrás do ponta-de-lança. Vejo-o um pouco à imagem do Deco, um jogador que no meio-campo terá sempre as tarefas mais ofensivas e criativas. Dado o valor e a forma de jogar do Beira-Mar, penso que o Martins como "8", poderá até funcionar como um construtor de jogo de grande profundidade, até porque pode facilmente utilizar uma das melhores armas que tem: passe longo, para um dos rápidos jogadores lá da frente.

Sendo assim, manteria o Bruno César na posição de "10" trequartista, i.e., capaz de ligar o meio-campo ao ataque, como chegar a zonas de finalização. É verdade que o brasileiro esteve muito abaixo do esperado frente ao colosso Barcelona. No entanto, tem-se de salientar que o adversário era de grau elevado e a verdade é que o Bruno não tem tido assim tantas oportunidades de jogar com regularidade naquela posição. Hoje seria uma excelente oportunidade para tal e tenho a certeza que está desejoso para dar outra imagem do que pode fazer. Nenhum jogador deste nível gosta de ser substituído ao intervalo...

Outro jogador que necessita de "lavar a cara" é o Maxi. Pensei em substituí-lo, até pela carga de jogos que ele tem tido neste início de temporada, mas quando percebi que a opção seria a do André Almeida, que mesmo sendo um jogador esforçado, não dá a mesma profundidade atacante para ajudar o Salvio, e que o jovem João Cancelo não poderá jogar por estar em trabalhos com a sua selecção nacional, a única opção correcta será a de dar a titularidade ao Maxi. E, até poderá funcionar da mesma forma como o Bruno César, pois este é outro jogador que muitos dizem ter estado mal (muito embora, acho-o mais vítima do buraco táctico do Jesus, do que por culpa própria, ou falta de qualidade).

Em termos tácticos, até poderá ser positivo para o Jesus manter o 4-2-3-1, pois não teve muito tempo para preparar este encontro frente ao Beira-Mar e o pouco tempo que teve deve ter sido canalizado para recuperar os seus atletas. Noutra perspectiva, penso que é essencial para o Benfica começar a demonstrar algumas rotinas e isso só conseguirá quando houver continuidade durante vários jogos. Reparem, que o Benfica tem ganho jogos, mas muitos deles tem-no feito com imensa dificuldade e com uma clara falta de "fio de jogo". Esta manutenção táctica servirá para resolver esse problema.

É óbvio que a estratégia de contenção usada frente ao Barcelona não irá ser utilizada neste jogo frente aos aveirenses. Se tal acontecesse, muito provavelmente quem ganharia na estatística da posse de bola seria a equipa de apanha bolas da Luz, pois não estaria a ver nenhuma das equipas a querer-la. Por esse motivo, apostaria numa subida das nossas linhas defensivas, mas mantendo a equipa de forma compacta para que os nossos jogadores rápidos, como Salvio, Nico, Lima e Bruno César, pudessem ter espaço para fazer as suas mudanças de velocidade. É importante, que todos os nossos jogadores tenham aprendido algo na última terça-feira, em termos de manutenção de posse de bola e como mesmo fazendo esse estilo de jogo possa haver acelerações e reduções do ritmo de jogo, conforme haja ou não uma abertura na defesa adversária.



PS: Afinal o João Cancelo foi convocado para o jogo de amanhã, Domingo, da equipa B do Benfica... não se percebe como sendo um lateral ofensivo de raiz, e podendo ser útil nesta jornada, porque é que o Jesus não faz uso dele e prefira o André Almeida para essa posição?!

2 comentários:

  1. Manuerl Severina06/10/12, 18:48

    O Benfica não pode jogar de forma defensiva na luz e contra o beira - mar. Existem na equipa alguns jogadores que podem reforçar a aquipa principal como seja o Miguel Rosa. Considero que o Miguel Vitor é superior ao Jardel e nesta fase se entenderá melhor com o maxi mas não foram comprados são da formação. Por mim trocava o Jardel pelo Miguel Vitor e o Bruno César pelo Nolito derivando o Gaitan para o Centro. Que ganhem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Desde já obrigado pela participação, pois gosto de saber a opinião do pessoal que lê o meu blog. :)

      A minha intenção ao colocar este onze não é a de jogar de forma defensiva. Aliás, se reparares bem, no posicionamento da linha defensiva, é bem diferente daquela que coloquei frente ao Barcelona e atendendo ao que o Jesus pensava fazer para esse jogo.

      A colocação de Bruno César, de Martins e de Maxi no onze é para estes poderem também dar os seus gritos de Ipiranga. Não é correcto pensarmos que eles poderiam carburar a 200% frente à equipa mais automatizada do mundo neste momento. O Bruno precisa de uma série de jogos na posição de "10", para poder ganhar confiança e rotinas. Tem de ser uma aposta, tal como tem sido o Rodrigo, por exemplo.

      De qualquer das formas, gostei da tua ideia do Nolito na esquerda e com o Nico ao centro. Por acaso, também era algo que gostaria de ver o Jesus a testar em campo.

      Quanto ao Miguel Vítor... partilho da tua preferência (basta veres outros artigos que já coloquei aqui). De qualquer maneira, o Jardel não tem comprometido e até tem sido uma agradável surpresa, pois faz a função do Luisão.

      Se me perguntares se o Benfica precisa de um central com o mesmo estilo de jogo do Luisão... eu como adepto da filosofia de controlo de jogo do Barcelona, digo que não! Sei que precisamos de um jogador com aquela estampa física mais atrás, mas precisamos igualmente de um jogador que possa construir jogo logo de trás, tal como fazia o David Luiz.

      Por fim, gostava de saber onde é que achas que o Bruno César pode render mais?

      Eliminar