04 março 2018

Querem a nossa morte?


Jamais conseguirão!

A morte chega cedo,
Pois breve é toda vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida.
O amor foi começado,
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.
E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto.
Fernando Pessoa

Acho que qualquer Benfiquista não ficará indiferente à obra prima que Tomás Rondão e Guilherme Cabral lançaram ontem. Inspirados no poema de Fernando Pessoa, conseguiram transmitir a mensagem. É interessante como o poema "A morte chega cedo" cola na perfeição ao momento que o nosso Glorioso passa. Engraçado como Pessoa fala do arremedo, ou seja, da aparência, da forma de contrafazer, ou melhor, de macaquear. Quem mais se assemelha a estas qualidades? Pois é, o Porto... Eles são o tal instante "de uma coisa perdida". Que isso seja o campeonato!

E, não acaba aqui. Quem acham que o Pessoa se dirige a "quem tenha alcançado" mas que "não sabe o que alcançou"? Novamente o Porto. A forma como tem estado na competição, a jogar constantemente nos bastidores, fora do rectângulo mágico. A forma como trata os directos adversários, tudo isso é postura de não campeão.

Por fim, o poeta faz alusão ao divino, aquele que nunca dorme e que usa a "morte" para reescrever no "caderno da sorte". Ou seja, é preciso acreditar, ter fé e trabalhar para ter sorte. Por tudo isso, precisamos de acreditar até ao fim. Totalmente focados no objectivo final do P3n7a. Todos juntos conseguiremos!




#RumoAoP3n7a

24 comentários:

  1. A nossa morte nunca conseguirão, nem que o Fernando Pessoa reencarne como neto do Tony Carreira 😏

    Mas a morte do nosso penta, e por inerência do nosso hexa - com que sonho desde o tri e do qual se calhar nunca estivemos tão perto...- receio bem que seja uma realidade, graças a termos dado meio campeonato de avanço e à versão 2.0.

    O que eu espero estar enganado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que este campeonato ainda vai dar uma grande volta... ;)

      Eliminar
    2. Mas como, se mesmo que eles percam na Luz, ainda têm que perder mais dois pontos, com adversários que fazem assim:

      http://palhacosdemerda.blogspot.pt/2018/03/o-campeonato-da-vergonha-jornada-24.html?m=1

      Só se eles estiverem assustados com a investigação do Estorilgate e por isso joguem limpo, para variar. Mas não acredito - a sensação de impunidade deles tem décadas e está-lhes já na massa do sangue...

      Eliminar
    3. Se calhar o PP está a falar da luta pelo terceiro lugar, é que a diferença entre o segundo e o terceiro é quase igual à do terceiro e o quarto, sendo que o terceiro tem de jogar com o segundo e com o quarto.

      Eliminar
    4. Ah e como de costume, apesar de tudo o que se diz aqui, o desejo é o de sempre: tal como o RAP acordar de manhã no Marquês a babar para uma sarjeta.

      Eliminar
    5. Temos de pensar em nós. Focarmos-nos nos nossos jogos, que o resto virá por acrescento.

      Basta uma jogatana do catano por parte do Benfica frente ao Porto para os deixar inseguros.

      Depois, se há coisa que estes casos fora de campo contra o Benfica e pessoas a ele ligadas estão a dizer-me é que o Benfica está de facto a incomodar muito. Tenho a certeza que na estratégia da dupla Porto e Sporting, o Benfica já estaria morto e enterrado esta temporada, mas a verdade é que não está. Por isso, os ataques sucessivos e cada vez mais agressivos.

      Eliminar
    6. O que fazem com que as nossas abébias ainda doam mais. Perder este campeonato, como ninguém aqui quer que aconteça, com as mudanças na Champions para o ano, é possivelmente o maior erro não forçado da História Gloriosa. Campeões este ano e o Benfica tornava-se o Rosenborg português.

      Eliminar
    7. Mas, achas mesmo que o Benfica com esta direcção vai mesmo mudar de rumo? O presidente, ao longo dos últimos anos tem dito sempre que há um rumo bem definido e que mesmo que haja algumas derrotas é para manter.

      O Benfica não faz gestão apenas a curto prazo. Esta é condicionada pela gestão de médio e longo prazo. Obviamente, a esse espaço temporal iremos com naturalidade sermos hegemónicos.

      A questão das posições na Liga dos Campeões é uma falsa questão. Sabes porquê? Porque os pontos que os clubes fazem na Europa e que permitem termos mais ou menos clubes na Champions tem a ver com o sucesso de todas as equipas nacionais nas competições europeias. Por exemplo, quando o Benfica chega a duas finais consecutivas da Liga Europa, arrecada para o ranking português da UEFA o máximo de pontos. Ou seja, se não formos à Champions, iremos à Liga Europa e muito provavelmente até ao fim dessa competição, para a vencer. Pouco tempo depois já teremos mais clubes na Champions.

      Eliminar
    8. Eu não acho que mude, daí a minha insatisfação com esta direcção. Infelizmente não é natural que a gestão que se faz a médio/longo prazo seja com o carácter de ser hegemónico, daí a minha insatisfação.

      A questão das posições na Champions na próxima temporada, face ao que é sabido das finanças dos clubes não é uma falsa questão. Achas mesmo que o Olival alimenta um FCP sem entrada directa? Quantos anos mais pode o Sobrinho andar a alimentar os do lado Norte da Segunda Circular?

      Caríssimo, o mais importante de sermos campeões esta época nem era o histórico penta, era o limpar a concorrência de tal forma que o penta seria apenas uma paragem para o "deca".

      E se achas que Portugal está na UEFA para ter mais clubes na Champions só te posso recomendar um banho gelado. Mais cinco/sete anos e teremos sorte se não tivermos só direito a duas vagas.

      Eliminar
    9. Mas, acham mesmo que com aquelas (in) competências como dirigentes no Porto e no Sporting irão ganhar alguma coisa a médio e longo prazo, com um Benfica sólido? Podem até ganhar um ou outro campeonato, mas nós iremos ganhar sempre muitos mais.

      Eliminar
    10. PP, se calhar é melhor releres o comentário do RB outra vez...não me parece que penta e respectivas consequências para frutistas e comediantes involuntários do Lumiar rime com 'médio e longo prazo'...

      Eliminar
    11. * peço desculpa pelo erro - se é reler, obviamente é ler outra vez

      Eliminar
    12. BP, eles até podem ganhar alguma coisa a curto prazo, mas isso só vais-lhes alimentar o descuido. Ao longo do tempo, toda a indústria vai começar a perceber o quanto mais tem a ganhar com equipas com a organização e estabilidade de um Benfica do que com as organizações criminosas que são hoje em dia o Porto e o Sporting.

      O Porto e o Sporting são autênticos eucaliptos. Secam tudo à volta. Dessa maneira o futebol nunca cresce. Já o modelo do Benfica é de crescimento.

      Reparem, antes não haviam jogadores portugueses de qualidade para a selecção nacional, agora vejam quantos existem... Vejam o tipo de negócios que o Benfica possibilita a equipas como o Rio Ave. Como é que um clube com a dimensão do Rio Ave conseguiria fazer encaixe de dezenas de milhões por apenas um jogador, se não fosse com um modelo de contrato como estabeleceu com o Benfica? Vejam bem como o Portimonense faz os seus contratos...

      Eliminar
    13. Estás enganado, o Benfica é que é um eucalipto. Não é em vão que em Portugal ou se é do Benfica ou do Anti-Benfica! ;)

      A importância de uma entrada directa na Champions, para clubes que se querem "formadores" ou "portas de entrada" é significativa. Jardel, Falcao ou James Rodriguez são apenas alguns dos nomes de "coxos" que foram descobertos pelos olheiros Benfiquistas e que acabaram noutras paragens porque nos faltava a montra Europeia que conta e os milhões que vêm com ela.

      Não perceber que correr o risco de deixar um clube intervencionado pela UEFA abastecer-se num mercado gourmet em vez de ter de andar ao refugo de supermercados manhosos é oferecer abébias ao adversário, ou de outra forma má-gestão.

      Este ano o Benfica teve um planeamento de amadores. Felizmente os nossos adversários não tardam e isto começa a parecer a época do tri. Esperemos que acabe da mesma forma, mas que se aprenda com os erros e não se ache que giro giro é dar ainda mais abébias. #sefossefacil

      Eliminar
    14. O Benfica não é um eucalipto. O Benfica está a desbravar mercado para todos em Portugal, sem excepção, virem a beneficiar disso.

      Repara apenas no acordo dos direitos televisivos. Não fosse o Benfica a negociar por alto o valor do contrato, jamais as operadoras dariam o que deram a Porto e Sporting, e até mesmo a outros clubes menores.

      A Champions é muito importante, mas mais importante é conseguires sustentabilidade nas tuas contas sem depender em demasia da Champions. O Benfica de LFV durante muitos anos teve que saber gerir sem essa rubrica. Por isso, é que quando falam que o Benfica controla tudo, só apetece-me rir com isso. Pois se assim fosse teríamos sempre dependentes dos dinheiros da Champions, como o modelo de negócio do Porto sempre esteve, e não foi isso que aconteceu connosco.

      O Benfica teve um excelente planeamento. Teve um planeamento sustentável. E, os resultados comprovam. Temos o plantel mais barato dos 3 grandes, não só em termos de investimento como de custo mensal e temos tido os melhores resultados no que realmente importa. Saímos da Champions só com derrotas é verdade. Mas, olhando friamente para a Taça da Liga e Taça de Portugal, não perdemos qualquer jogo em 90 minutos, algo que não têm falado, mas que é o facto.

      Eliminar
    15. Mas lá está sendo os outros dependentes do negócio Champions, não só pelo dinheiro mas pelos jogadores que isso atrai, mais importante fica para a afirmação do Benfica que a fonte dos outros seque.

      Não sei quais os resultados que o comprovam. Desportivamente entraste, pela primeira vez nos últimos, lá está 5 anos, nas últimas 10 jornadas a depender de terceiros para poder ser campeão, ao mesmo tempo que estás arrumado de tudo o resto. Ah e o valor de abatimento do passivo... Marginalmente superior ao clube do Sobrinho e depois de tudo o que nos venderam sobre o destino dado às verbas das vendas (não tão) milionárias, de que outra forma se justificava o desinvestimento na equipa e a má preparação? Aqui há várias culpas, mas falamos em Maio no Marquês.

      Eliminar
    16. RB, nunca ouviste falar em "se não sabes gerir 100 euros, não vais saber gerir 100M€"? Eles vão implodir por eles próprios, porque não são competentes para o nível de profissionalização em que estamos. A diferença será do mesmo nível que aquela que assistimos quando o futebol passou do amadorismo para o profissionalismo. Até mesmo os restantes agentes da modalidade vão sentir a diferença e, eles próprios, vão querer trabalhar mais e melhor com o Benfica, pois nós queremos a situação "win-win" para todos.

      Basta vermos a nossa conduta com o caso do Talisca. Daqui a umas temporadas, quando o baiano pendurar as suas chuteiras, iremos ouvir-lo falar bem do Glorioso e de como tem de agradecer a forma como o trataram e conduziram a sua carreira.

      Num campeonato a sério, não estarias a depender de terceiros a 10 jornadas do fim, sobretudo, para aquilo que temos jogado. Tu estás arrumado de tudo o resto, mas já olhaste bem como foste eliminado? Na Champions sim, concordo que ficou muitíssimo aquém das expectativas. Mas, bolas, olha para o facto de que neste momento tens de desenvolver o João Carvalho e o Diogo Gonçalves. Mas, se calhar o desinvestimento que fizeste em contratações neste defeso, permitiu para que estes miúdos quando começarem a jogar muito bem, não saiam como os Guedes e os Sanches do passado recente. E aí sim, vais ver o retorno que mais uma ou duas épocas trarão para o clube a nível internacional.

      Quanto à Taça da Liga, saíste sem perder qualquer jogo. E, na Taça de Portugal, achas mesmo que perdirias no prolongamento 11 contra 11?!

      Falas em má preparação por causa dos resultados de início de época. Mas, esse tem sido o custo desta nossa política. É um custo marginal apesar de tudo. Tem parecido agravado por tudo o resto que os nosso adversários directos internos têm feito. Mas, repara que no início da temporada, o Rui Vitória tem de contar com os mais experientes para assegurar a continuidade das vitórias da equipa. Repara que por exemplo, o Luisão, o Jardel, o Eliseu, o Grimaldo, o Pizzi, o Salvio, o Fejsa, o Jonas, o Samaris, esta malta mais experiente, ora estava lesionado, ora estava em baixo de forma, ora tardava em ganhar forma. Depois, tinhas jogadores que estavam pouco enquadrados, como o Raúl, o Cervi, o Zivko, o Krovi, o Rafa, o Sefero,... e, depois tinhas os miúdos. Restava-te quem? O André Almeida... não é à toa que é um dos com mais titularidades esta temporada.

      Mas, olha que nenhum dos que chegaram esta temporada ao Porto e ao Sporting no verão têm sido uma mais valia significativa. O Coentrão só agora dá uns piques que os fazem de chamar de Leão. Mas, lá em cima... Ou seja, repara que estes clubes mesmo com grandes "all-ins" financeiros para o orçamento do futebol, não foram buscar grandes craques.

      E, aqui vai a minha crítica para o Rui Vitória, quando à Champions. Talvez se o RV tivesse optado por um modelo de jogo mais de transição a nível europeu, teríamos tido mais sucesso. Senti isso, quando vi os dois jogos do Benfica com o Basileia, e agora mais recentemente, o Basileia - Manchester City. O City jogou com uma equipa secundária no Ethiad frente aos suíços e perdeu em casa 1-2, com golos de contra-ataque, muito em linha das nossas derrotas. O que me saltou à vista foi que o nosso modelo de posse não estava suficientemente seguro e robusto para enfrentar a robustez defensiva dos suíços. Mas, a primeira mão da equipa de Guardiola em terras helvéticas faz-me salivar pelo que o Benfica poderá fazer com este modelo devidamente implementado e enraizado. Acredito que podemos atingir outros grandes voos e quiçá fazer os mesmos feitos na Champions que um Ajax em 1995.

      Vê o que os miúdos do Van Gaal fizeram ao poderoso e experiente Milan na altura:

      https://www.youtube.com/watch?v=v-lQJir_2yU

      ;)

      Eliminar
    17. Ainda hoje surpreendo alguns fãs mais acérrimos do Ajax ao saber melhor que eles essa equipa. (Para mim é tão só a equipa que mais gozo me deu ver até ao Benfica de 2010.)

      Agora mais a sério. Não me vou repetir sobre os motivos pelos quais acho que a época foi mal preparada, da "estrutura" à equipa técnica (bear with me here...), porque já o fiz em três extensos comentários noutro post.

      O meu comentário do Benfica ser um eucalipto era um pouco jocoso, mas a verdade é que repara a questão dos direitos televisivos. O único clube em Portugal que tem dimensão para se autonomizar em termos de emissão dos jogos quem é? Factualmente, por muito que estivesse a custar ao clube, o facto de a BTV passar os nossos jogos em casa estava a sufocar financeiramente o grupo que controla a Sport(ong)TV. Eu, que andava por cá nos anos 90/00 não aceito que o Benfica dê a mão aos Oliveirinhas da vida. É inadmissível para qualquer pessoa que se chame benfiquista, mas é isso mesmo que o contrato da NOS representa, uma bóia de salvação para quem só sabe viver do Benfica para alimentar outras máquinas.

      Vamos dar de barato que podemos passar um ano sem ir à Champions, agora de entrada ainda mais restrita. Podem os outros passar por isso? É que até o Sobrinho já começa a perceber que os movimentos financeiros em Portugal começam a ter de dar mais voltas... E do ponto de vista puramente empresarial porque hás-de estar a dar um balão de oxigénio à tua concorrência? Estamos a falar de um caso em que eles geram uma concorrência saudável?

      Muitas vezes no passado me confrontei com malta a dizer que na Europa temos de apoiar é as equipas portuguesas. Malta que não compreende que eu diga que me estou a cagar para quem não é o Benfica (minto, sigo o West Ham e o BVB) porque não me interessa que o futebol português leve(asse) 7 equipas à Europa para no final da primeira ronda ficarem 2 ou 3. Serve isto para dizer o quê? Que prefiro um Benfica que ajude ao crescimento de Braga, Chaves ou Rio Ave para poderem dar luta aos dois estarolas e fazerem brilharetes lá fora, do que um Benfica que ajuda os dois estarolas que depois sufocam o crescimento destas equipas.

      Olha o exemplo do campeonato alemão. Uma equipa acima de todas, que de vez em quando tropeça e lá deixa outros ganharem, mas do segundo lugar para baixo umas 7 equipas todas ao mesmo nível e niveladas por cima. Se não pudermos ser um Rosenborg, porque pronto, o campeonato norueguês é fracote, não dá ao menos para sermos um Bayern dos pobrezinhos?

      Eliminar
    18. Eu acho que não estás a perceber o que tenho estado a escrever RB. Percebo o teu ponto de vista, mas acho que não estás a ver mais adiante. Estás mais preocupado em impedir que o Porto ou o Sporting vá à Liga dos Campeões. A meu ver, o problema não é esse. Eles até poderiam ter um príncipe das arábias a financiar-lhes as equipas, que não teriam capacidade para gerir-las, porque eles são muito, mas mesmo muito incompetentes. Podem até ganhar este ano, que tenho a certeza que o Benfica retornará ainda mais forte.

      A questão inicial desta troca de comentários, prendeu-se com o facto de o Benfica poder vir a perder capacidade económica no futuro devido ao menor número de clubes portugueses na Champions. A questão é que se o Benfica não vai à Liga dos Campeões, vai à Liga Europa, onde a meu ver será sempre candidato ao troféu. E, é aqui que vamos fazer dinheiro. Não tanto com os prémios de jogo, mas sim na montra que essa competição acaba por ser para os nossos atletas, uma vez que nos próximos anos continuaremos a ser mais exportadores que importadores de jogadores.

      Com as boas campanhas, Portugal irá beneficiar de pontos, e com isso irá regressar mais lugares para a Champions. Já vi esse ciclo acontecer umas 4 ou 5 vezes desde que este sistema existe na Champions.

      Eliminar
  2. Começando pelo fim, a questão é que o sistema de acesso mudou, daí a importância inusitada em secar a fonte à concorrência logo à partida.

    Tudo o resto eu compreendo. E quando dizes « E, é aqui que vamos fazer dinheiro. Não tanto com os prémios de jogo, mas sim na montra que essa competição acaba por ser para os nossos atletas, uma vez que nos próximos anos continuaremos a ser mais exportadores que importadores de jogadores.» é óbvio e resultou bem quando o JJ por cá andou. Mas ignorar que a montra da Champions ajuda a pôr uns milhões a mais... Olha o negócio Renato. Se as exibições frente ao Bayern tivessem sido feitas frente a um Bayer achas que o negócio era tão irrecusável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quis desprezar o dinheiro da Champions. Mas, a questão é que o nível de organização do Benfica impossibilitará que passemos longos períodos ausentes da Champions. Por isso, se passarmos de vez em quando fora da Champions, estamos salvaguardados. Os outros é pior. Porque a gestão deles é a muito curto prazo. É do tipo, chapa ganha, chapa gasta. Não têm sequer nenhum plano estrutural.

      Eliminar
    2. Isso está para ser visto. O que achas que campanhas ao nível da deste ano fazem para valorizar activos? É que sendo certo que não precisamos do dinheiro da Champions, como será se caímos no erro de nem dinheiro da Champions nem jogadores vendidos?

      O que me parece é que tu continuas a olhar para a administração do Benfica e vês um bando de altruístas que dão o que podem e o que não podem ao clube. Eu não consigo olhar e ver esses génios da finança corporativa que tu vês. Se o Benfica está melhor do que os outros? Se calhar está, mas isso não quer dizer que esteja bem nem que tudo o que fez tenha sido bem feito.

      Reconhecer que este ano correu mal desde Abril não ficava nada mal a ninguém, mesmo que como todos esperamos acabemos o ano no Marquês outra vez.

      Eliminar
    3. E, já não o reconheceram? É óbvio que a campanha na Champions foi péssima. Ninguém fugiu a isso. Agora, colocar tudo em causa... não.

      Há lições a serem retiradas. Uma delas nem é tanto na formação do plantel, pois acho que tentámos ter as opções correctas. Agora, acho que não se pode ter emprestados como o Douglas e o Gabigol e não lhes darmos minutos e continuidade de jogos, porque estamos a forçar a entrada de miúdos nas competições internas, como foi o caso do Diogo Gonçalves.

      Depois a intermitência da utilização de certos jogadores, como por exemplo do Filipe Augusto. Sei que muitos não gostam dele, mas penso que também foi um pouco o bode expiatório. Acho que a nossa defesa no início da temporada jogava muito atrás. O Jardel e o Luisão têm começos fracos da temporada. Teria optado logo pela utilização do Rúben Dias e até mesmo do Samaris como central.

      Eliminar