16 março 2018

Porque temos de ser factuais


A história de uma pequena, mas grande diferença.




Ainda acerca do último encontro entre o Paços de Ferreira e o Porto, estive atento à conferência de imprensa do treinador dos pacenses. Nela ele acaba por ir buscar uma estatística sobre o tempo de jogo, comparando os tempos úteis de jogo no encontro contra o Benfica (48 minutos) e naquele encontro contra o Porto (40 minutos), conforme poderão ver no vídeo seguinte. Para os mais distraídos e, seguindo a lógica do João Henriques, é uma diferença mínima. Talvez... mas, a verdade é que são mais 20% do tempo. Agora, aqui vai a grande questão, antes que comecem a dizer que o Paços de Ferreira fez mais anti-jogo frente ao Porto: como é que o Benfica conseguiu mais 8 minutos de tempo de jogo? Através de maior e melhor posse de bola. Por maior, falo em maior número de passes completos, os encarnados fizeram 532, enquanto os azuis-e-brancos fizeram "apenas" 371. Engraçado verificar que o Paços em ambos os jogos fez praticamente o mesmo número de passes (embora aqui haja uma dupla influência, tanto do Benfica, como da expulsão de um jogador pacense já no final da partida, aos 91'): 199 frente ao Benfica e 219 frente ao Porto. Por melhor, falo na qualidade e na sequência de vários passes seguidos. Depois, enquanto o Porto quis sempre impor um futebol mais directo e físico, com maior número dos seus passes a ir para o último terço do terreno, entrando em choque directo com o adversário, o Benfica foi mais inteligente e com um jogo mais de passe e cerebral, soube conservar a posse de bola e retirar energia ao adversário, daí o maior número dos seus passes serem no meio-campo, ligeiramente superiores ao número no último terço do terreno. Como podes ver Serginho, no futebol não se ganha por correr mais que os outros, ganha-se jogando mais e com mais cabeça. Bem, e com isto, quero alertar para o facto do que tenho vindo a referir: o Rui Vitória tem vindo a implementar um modelo de jogo muito mais de posse, muito mais dominador, um pouco à semelhança do modelo do Barcelona e do Manchester City. Como é óbvio ainda há muitas arestas para limar, mas penso que este modelo será a chave do nosso sucesso, não só frente às equipas mais pequenas e com maior anti-jogo, como àquelas ditas grandes que jogam o vale-tudo connosco. De qualquer forma, desta maneira o Rui Vitória está a mostrar-se que é actualmente o melhor treinador português, apesar do preconceito ideológico que persiste em contradizer.



24 comentários:

  1. Outro factor... o Benfica esteve a ganhar... aí acabou-se a perda de tempo. Isso também contribuíu para uma subida do tempo útil de jogo. Não muito mas contribuiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi por aí... o golo do Benfica foi aos 88, e nos descontos pouco se jogou...

      Eliminar
    2. Se compararem só os tempos úteis das 2 primeiras partes se calhar os valores são semelhantes. Depois de se identificar a armadilha ao intervalo, a equipa do Benfica mudou o comportamento na segunda parte com o objetivo de aumentar o tempo útil. E isso foi fundamental neste jogo. O Luisão foi um dos mais eloquentes e que teve importância fundamental na mudança de atitude da equipa. O Jonas, que é um jogador inteligente, soube reconhecer essa contribuição do Luisão e expressou isso logo no campo.

      Sérgio.

      Eliminar
    3. O Benfica começou o jogo a perder... Tal como o Porto.

      Eliminar
  2. neste momento penso que o rui vitoria precisa de implementar as suas ideias mais rapidamente, pk nao vai ser em todo o lado onde ele vai ter 2 epocas para o conseguir implementar, ou mesmo em metade duma epoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisas de qualidade para implementar um modelo deste tipo. Repara no City da época passada com o desta...

      E o Rui tem ainda o problema de ter que formar/reformatar muitos jogadores, para este modelo de jogo.

      Não é tarefa fácil. Isto é algo que a maioria dos adeptos não entende, e que os invejosos também não. Mas, ao implementar vamos ter enormes dividendos.

      😉

      Eliminar
    2. nisso tens razao e da para ver nas nossas segundas epocas, o que em nada contradiz com o que disse XD ainda para mais no benfica em que ano apos ano es capaz de perder 3 a 4 titulares...

      Eliminar
    3. Acho que iremos todos ver um grande salto qualitativo quando conseguirmos manter mais uma ou duas épocas os nossos jovens mais talentosos, porque é isso que falta. E, quanto a isso, acho que o Vitória é mais vítima que réu.

      Eliminar
    4. «Precisas de qualidade para implementar um modelo deste tipo. Repara no City da época passada com o desta...» Portanto tinha de se investir na equipa em vez de desinvestir? Tinha-se de contratar com critério? Tinha de se dar mais hipóteses de crescimento aos jovens? De que forma se dotava a equipa de mais qualidade?

      Porque a direcção já mostrou que não está numa de «manter mais uma ou duas épocas os nossos jovens mais talentosos», não. Se cheirar a múltiplos de 15, lá se vão os jovens para abater passivo.

      Tens de te decidir. Não dá para dizer "falta qualidade de segurar os mais talentosos" ao mesmo tempo que se desculpam as diatribes de direcção e equipa técnica em sentido contrário...

      Eliminar
  3. Não sei o que se anda a passar ultimamente, que eu ando a concordar muito contigo! ;)

    Subscrevo essencialmente tudo, particularmente o elogio à qualidade futebolística do nosso actual modelo de jogo e ao seu autor - Rui Vitória.

    Sim, sou a mesma pessoa que inventou o 'Rui Derrota' em Julho de 2015 e o 'Mister Fezadas', mais recentemente...não tenho nenhuma posição de princípio a favor ou contra ele; simplesmente, quero o Benfica com um modelo de jogo dominador, a jogar bom futebol e a ganhar convincentemente. Face a isso, tento ser justo, criticando quando não é isso que vejo e elogiando quando é isso que vejo. E o futebol que temos jogado desde Dezembro/Janeiro está no pódio do melhor futebol que vi o Benfica jogar, com o do Benfica de Sven-Goran Eriksson (primeira passagem, início dos anos 80) e certos períodos do Benfica de JJ.

    Assim dá gosto! Assim é à Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Madeira16/03/18, 16:10

      Permite-me a frontalidade: é tão fácil aplaudir e apoiar quando tudo corre bem e as coisas já estão "feitas", não é?
      Apoiar e incentivar quando as coisas correm mal e estão a ser criadas e reconhecer a qualidade e o mérito do que se está a fazer é que é difícil. Essa parte fica para quem ama o Benfica e o apoia nos bons e nos maus momentos, não atira pedras aos seus na esperança que eles melhorem.

      Eliminar
    2. Obrigado pela frontalidade, que retribuo: já ouviste falar no 'Terceiro Anel'?...achas que o Terceiro Anel não 'ama o Benfica'???...

      Amar o Benfica é ter exigência e sentido crítico. É não aceitar que o Benfica não seja Benfica. É ficar como se se tivesse acabado de perder um pai quando o Benfica joga como equipa pequena - mesmo que acabe por ganhar. Não é aceitar tudo e 'apoiar' cegamente, deixando a exigência e o sentido crítico no mesmo sítio onde os deixam os norte-coreanos. Isso é mais para o outro lado da Segunda Circular - ou para os do lado certo da Segunda Circular que só começaram a ver o Benfica na altura de Manuel Damásio...

      PS No Benfica como em tudo, não é abafando o espírito crítico que as organizações progridem - partindo do pressuposto de que estamos a falar de organizações democráticas...como o Benfica sempre foi, mesmo quando o país não era! Nem é apesar do espírito crítico que elas progridem. É, também, graças ao espírito crítico que elas progridem!

      PS1 Tenho Red Pass na Luz há anos e anos e juro-te que não me lembro de ter assobiado a equipa, uma única vez que fosse. Nem a equipa nem jogadores individualmente. Fdx eu nem o Beto ou o Bynia assobiei! ;)

      Eliminar
    3. Sabem quantos jogadores este modelo do Benfica coloca em posições de finalização?

      5! Por isso chamo o sistema do P3N7A!

      Eliminar
    4. Lá estás tu com a Numerologia e tal...😉

      Eu como só descanso com o hexa de 2019, até sublinho que, na verdade e o mais das vezes, pomos 6 jogadores em posições de finalização/dentro da área: os teus 5 (os 2 interiores, os 2 extremos e Mestre Jonas) e o lateral do lado da bola! 😜

      Eliminar
    5. António Madeira18/03/18, 07:34

      Eu sei bem o que é o Terceiro Anel. Estive lá no meio durante anos a fio, ao frio e à chuva, muitas vezes.
      Mas essa treta de que o Terceiro Anel é exigente a mim nunca me disse nem nunca me há de dizer. E sabes porquê? Porque ser exigente é uma coisa, ser parvo é outra.
      Eu sou exigente com um filho, mas não lhe mando uma pedra à cabeça à espera que ele melhore. Não o insulto, não lhe arranjo nomes e muito menos os distribuo por aí para que todos vejam como eu sou "exigente". Ser exigente começa por chamar a atenção, mas sem deixar de apoiar, incentivar, acarinhar, dar o benefício da dúvida. É a minha forma de ver as coisas. Cada um tem a sua. O que eu tenho a certeza é que a forma como o Rui gere o seu grupo de trabalho é muito melhor e mais eficaz do que a forma como o mestre da chicla fazia. Mas esse só me enganou uma época.

      E ainda bem que não assobiaste ninguém na Catedral. Serias certamente um daqueles que eu já mandei muitas vezes para o alto do mastro por o terem feito mesmo ao meu lado. Seja no Terceiro Anel, seja na bancada Sagres.

      Eliminar
    6. Por acaso é capaz de haver pouca coisa mais parva do que ainda falar do 'mestre da chicla', quase três anos depois.

      Jesus, when will you get over Jesus?

      Eliminar
    7. Sobre o Jesus apenas digo o seguinte: em terra de cegos, quem tem olho é rei.
      😉

      Eliminar
    8. Benvindo ao Guerreiro da Luz Benfiquista Primário, de facto vir falar mal do RV agora que ele treme (novamente) e não andar aqui a comentar, criticar e elogiar o RV há três anos (e o JJ antes dele) é de muito mau tom da tua parte... O que vale é que a grandeza do Benfica nos permite rever o ano em críticas em Maio no Marquês!

      BP não arrumes ainda o Fezadas. Eu ouvi o RV falar em mudanças tácticas em Abril/Maio de 2017, mas só as vi a sério quando o cuzinho ficou apertado. Eu agora vejo Rafa e Ziv a brilhar, mas onde andavam eles quando o Sálvio estragava jogada atrás de jogada e o Filipe Augusto era o parceiro de eleição do Pizzi. Nem nas taças viste esboços disto é o que é!

      Quanto a descansar... Rumo ao #miriacampeonato! :P

      E quanto ao Jesus subscrevo, get over it!

      Eliminar
    9. Obrigado, RB...;)

      Quanto ao teu segundo parágrafo, sabes bem que subscrevo essas críticas, como ficou claro da última vez que elogiei este novo modelo de jogo, aqui há umas semanas. Como disse na altura, se o novo modelo em 4x3x3 tivesse sido trabalhado na altura normal - pré-época - talvez não tivéssemos dado meio campeonato de avanço...é verdade que se formos penta depois de dar meio campeonato de avanço vai dar ainda mais gozo, mas e se esse meio campeonato de avanço nos custar o penta? Da proscrição de Rafa e Ziv durante ano e meio, acho que já vociferei mais do que o suficiente (foi também durante um ano e meio, curiosamente...), agora quero mesmo é disfrutar de vê-los finalmente no onze. Quanto ao cuzinho apertado, já na primeira época foi a mesma coisa, parece ser um padrão do RV. O que significa que, se formos penta, é graças a nós, que andamos a apertar-lhe o cuzinho com regularidade e rigor - e apesar dos sabujos que chamam parvos a quem pensa pela própria cabeça e o expressa livremente! ;)

      Eliminar
  4. entretanto, pelo quarta vez este ano, o porto marca depois de um adversario isolar o seu avançado: mano, cassio, sulley e agora vagner. e ontem o vagner viu claramente que o herrera estava ali antes do passe. e ainda se atira para o lado sem o herrera simular nem ameaçar remate.

    esses quatro golos foram todos decisivos. 3 deles a abrir marcador, ontem o 2-0.

    podiam ser mais discretos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra tudo e contra todos... Dizem eles... Lol

      Eliminar
    2. E mesmo assim basta o Ruben Dias ou o Jardel não fazerem disso...

      Eliminar
    3. Por falar no Rúben... que azar!

      :(

      Eliminar
    4. Quando disse que não o queria na selecção não era esta a forma que eu tinha e mente...

      E sim claro que acontece, mas é mais difícil sofrer uma entrada bruta ou torcer um pé à beira de uma piscina nas férias.

      Eliminar