15 março 2018

Nandinho, agora só faltam...


... serem convocados para a selecção nacional.


Quem chamou a atenção foi o craque argentino e subcapitão encarnado, Eduardo Salvio, no tweet que escreveu a felicitar a estreia na convocatória da selecção nacional do jovem central encarnado, Rúben Dias, conforme podemos ver de seguida.


Eu acrescentaria a esta lista do Toto o jovem guardião Bruno Varela e o jovem extremo Rafa Silva. E, tenho razões para tal. Em primeiro lugar, penso que já não se justifica a convocatória do guarda-redes Beto. O Rui Patrício é já o veterano da posição, seguido do Anthony Lopes que já é um guardião com alguma experiência. Portanto, a terceira posição deveria ser para um jovem guarda-redes e, neste caso, a lógica vai para o Bruno Varela.


O seleccionador nacional teve o cuidado em justificar os critérios de selecção para esta convocatória, mas também para as futuras. Para além do critério da qualidade e do contexto em que os jogadores estão inseridos, Fernando Santos parece dar muita importância a incorporação do jogador no grupo de trabalho. É por esse motivo, que penso que jogadores como o Beto, o Bruno Alves, o João Moutinho, o Adrien, o André Gomes e o João Mário estão convocados.


É por isso, que jogadores como o João Cancelo, o Rúben Dias e o Gonçalo Guedes entram nesta convocatória da selecção nacional. É necessário que estes se adaptam não apenas às ideias e modelo de jogo do Engenheiro do Europeu, como também ganhem o seu próprio espaço dentro do grupo de trabalho. Contudo, o Fernando Santos deixa a porta aberta a outros que já tinham sido convocados no passado...


E diria, que haverá jogadores nesta convocatória que não estarão em terras russas no próximo verão. Pessoalmente, já tenho um 23 que não deferirá muito daquele que levaria em junho. A baliza entregaria a Rui Patrício, a Anthony Lopes e a Bruno Varela. Na defesa, reside as minhas dúvidas e, não é tanto nas laterais. Para o lado direito da defesa, o Cédric e o André Almeida são regulares e certinhos. O Rúben Semedo não tem jogado no Barcelona, portanto, assim torna-se difícil. Já o João Cancelo, tem muita qualidade, mas falta-lhe ser regular e fiável em termos defensivos. Na lateral esquerda, peso que não merece muita discussão. O Raphäel Guerreiro será o titular, com o Coentrão a ser o substituto. As minhas dúvidas vão para o centro da defesa. O Pepe e o Rúben Dias são para mim indiscutíveis. O Rolando está a fazer uma grande época e depois, gosto do José Fonte, mas ele não está na forma que tinha em 2016. Entre estes dois últimos ou levaria os dois, ou levaria um deles e utilizaria o William Carvalho ou o Danilo Pereira como um quarto central se fosse necessário. Desta forma poderia levar mais um meio-campista. Mas, lá vamos. Como médios-defensivos, levaria o William Carvalho e o Danilo Pereira. Como médios-centro, João Moutinho é um jogador de peso na selecção, mas Pizzi está a outro nível. O Adrien e o João Mário estão muito longe desse nível esta época, o mesmo para o Renato Sanches. Como médios-ofensivos, optaria por Bernardo Silva e o Manuel Fernandes. O agora jogador do City tem jogado como falso extremo direito na equipa de Guardiola, mas acredito que é a fazer de Zivkovic num meio-campo a 3 que poderá partir a loiça toda na Rússia. O Manélélé é um médio portentoso. É um box-to-box que se tivermos necessidade até pode jogar como médio-defensivo, caso só levemos 3 centrais de raíz. Nessa situação, tenho duas soluções para a vaga que se abre no meio-campo: o André Gomes (que poderia ser uma belíssima solução a "6") ou o Bruno Fernandes. No ataque, Ronaldo e André Silva para a posição de ponta-de-lança acho que é consensual (pena o Jonas não ser português...), pelo que para as alas, teremos o Gelson Martins e o Rafa Silva na direita e, na esquerda, o Gonçalo Guedes e o Ricardo Quaresma na esquerda.

Os meus 23 seleccionáveis para o mundial Rússia 2018.

Como podemos ver o entrosamento e espírito de grupo é algo muito importante para o seleccionador nacional. Mas, e se eu lhe dissesse que poderia ter isso e muito mais, como por exemplo, dinâmicas já bem trabalhadas e com provas dadas, se convocasse André Almeida, Pizzi e Rafa? Se adicionarmos Rúben Dias a jogar com central do lado direito, teríamos aqui 4 jogadores completamente automatizados, prontos a actuar no flanco direito da selecção nacional, made in Benfica. Ainda por cima, o Pizzi gostaria de jogar com o Ronaldo... pensa nisto Nandinho! Este seria o presente de Rui Vitória para a selecção rumo ao mundial da Rússia 2018.





P.S.: Parabéns Rúben! Que seja a primeira de muitas convocatórias e que possas trazer o título de campeão mundial para Portugal!

2 comentários:

  1. a forma de jogar do fernando santos nao ajuda muito a entrada do pizzi, quanto ao andre almeida portugal tem cedric nelson semedo e cancelo que tem mais qualidade que ele dai ele nao ser convocado. quanto ao varela penso que e mesmo pela situaçao do beto que ja tem mais experiencia na selecçao e esta habituado ao grupo e ai percebo. mas uma coisa e certa estamos com mais portugueses e qualquer um deles tem qualidade para la estar o que mostra a quantidade de opçoes que portugal tem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, o Fernando Santos só tem de aproveitar aqueles 3 que formam a ala direita do Benfica. Não aproveitar é desperdiçar e ser simplesmente parvo.

      Também não digo entrarem logo a titulares na seleção, mas serem convocados e começarem a entrar já no núcleo para depois antes do verão conquistarem a titularidade, faz muito sentido.

      😉

      Eliminar