08 dezembro 2017

Pensavam que era só...


... jogar e ganhar?


Estive de férias a aproveitar o fim-de-semana prolongado, pelo que ainda não escrevi nada sobre o clássico e a despedida do Benfica desta edição da Liga dos Campeões. Aliás, em ambos os encontros estava em alto voo, pelo que nem sequer consegui ver os jogos. Apenas vi os resumos compactos com os golos e pouco mais. Sendo assim, uma análise mais profunda a esses dois jogos deverá ser feita nos próximos dias (e isto se entretanto conseguir ver esses jogos).

De qualquer maneira, a meu ver é importante trazer à baila este tema dos internacionais brasileiros Douglas e Gabriel Barbosa, emprestados pelo Barcelona e Inter de Milão, respectivamente, porque é também por aqui que começa o insucesso encarnado deste início de temporada começa. E, passo a explicar o raciocínio. Antes demais, a ideia de ir buscar dois talentos canarinhos a um custo relativamente baixo é excelente. O Benfica está a reconstruir uma equipa com muitos elementos jovens e novos no plantel, pelo que é importante contrabalançar com talentos mais ou menos consagrados, ou pelo menos mais experientes a nível internacional, como são o Douglas e o Gabriel Barbosa. Ainda para mais para duas posições que realmente faziam falta. E, perante um custo de investimento igual a 0... melhor ainda, só se vierem com cláusula de compra para evitar que se renderem desportivamente, estaríamos a potenciar para outros. Portanto, o negócio a meu ver esteve muito bem.

Podemos discutir que não seriam bem estes as primeiras opções. Por exemplo, sabemos hoje que o Luís Filipe Vieira tentou a todo o custo o regresso do João Cancelo. Mas, o Valência precisava de um médio nas suas fileiras como o francês Kondogbia, pelo que preferiu uma troca com o Inter. Curioso verificar, que o jovem internacional português, formado no Seixal, passa um período ainda mais conturbado que o Douglas, na equipa transalpina... No entanto, isso também não interessa para nada agora (muito menos para aqueles que acham que o Cancelo no Benfica seria "pegar de estaca").

Por falar em "entrar, jogar e ganhar" é algo que não entendo o porquê de não ter acontecido com o Douglas e o Gabriel Barbosa. Não digo que tivessem uma chegada à "Kandaurov" (internacional ucrâniano que chega à Luz a meio de uma semana de janeiro de 1998 para no fim-de-semana seguinte, e quase sem treinar, jogar o clássico frente ao Porto nas Antas e, mesmo assim, marcar um golo (mal) invalidado pelo árbitro que daria o empate nessa altura), mas que após umas semanas, o Vitória os introduzisse no onze titular. Até porque, as alternativas não eram assim tão boas. Por um lado, o André Almeida vinha acumulando um enorme desgaste e era uma opção mais defensiva, o que faria com que o Douglas pudesse incorporar mais cedo. Por outro lado, o Gabriel Barbosa poderia ser o parceiro de ataque que o Jonas tanto precisava. Verdade que o Douglas também chegou e teve uma lesão e, o Seferovic chegou mais cedo e estava fazendo uma prolífica dupla com o camisola 10 encarnado. Mas, depois desse início embalado encarnado, quando a equipa perdeu de certa forma o gás, o Vitória não soube utilizar esse momento para meter estes dois brasileiros no onze. Preferiu outras opções. E, quando chegou os jogos da Liga dos Campeões, é que se lembrou deles. E, é aqui que para mim está um primeiro erro da equipa técnica.

Opções a mais só atrapalha e é uma bela verdade. Provavelmente, as intenções do Vitória eram excelentes. Tentar dar o máximo de jogos nas pernas dos jovens jogadores e quando as coisas fossem mais a doer, dar um ou outro jogo a estes emprestados, para ganharem ritmo e depois apostar neles nos grandes jogos da Liga dos Campeões. O problema é que isto não é só chegar aqui, ver e vencer. É preciso entrosamento. É preciso criar compromisso. E isso só se cria envolvendo-os verdadeiramente. E, para envolver é preciso tempo. Dessa forma, não posso culpabilizar os jogadores por isso. Nem tão pouco posso exigir que façam aquilo que se calhar nenhum outro jogador do mundo seja capaz de fazer. O mais triste disto tudo, é que no final destes 6 meses, nem potenciámos os nossos jovens (Diogo Gonçalves, Cervi, Zivkovic, Rafa, João Carvalho e , até mesmo o Raúl), como não soubemos integrar bem estes dois jogadores que apesar de todas as lacunas futebolistas que possam ter, seriam de facto reforços dentro de campo se lhes tivessem dado mais oportunidades de jogar.

Por vezes, menos é mais. E, penso que isso pode ser aplicado neste caso ao Benfica. Muito provavelmente, se era para esta utilização, ambos estes dois jogadores não deveriam ter vindo. Até no plano financeiro, acabaram por ser caros, pois independentemente do Benfica não ter feito investimento nos seus passes, tem estado a pagar os seus salários que não devem ser baratos. Logo aqui haveria uma poupança. Para não falar que sem ter estas opções, o trabalho da equipa técnica seria muito mais focado, o que provavelmente conduziria a melhores resultados desportivos na Europa e com isso, maiores receitas. Cabe agora, entender um pouco o que correu realmente mal em termos de planeamento. Pois, a imagem que transparece é que a partir de certa ordem, ambos os jogadores só poderiam jogar certos jogos, para evitar adquirir-los. E, isto se aconteceu, jamais em tempo algum deveria ter acontecido, pois é condicionar gravemente o planeamento de uma equipa técnica, isto para não falar que é brincar um pouco com a carreira dos jogadores.

E, quanto ao futuro, eu penso que há espaço para estes dois jogadores na Luz. Ainda para mais com a introdução do 4-3-3. Com três médios centro mais posicionais, o lateral pode ser ainda mais ofensivo o que poderá facilitar a vida ao Douglas que perante a qualidade da maioria das equipas do nosso campeonato não sentirá dificuldades defensivas e pode, inclusive, ganhar a confiança necessária para trabalhar com outro ânimo esse lado do seu jogo. Por sua vez, o Gabigol poderá retornar aos golos jogando como avançado interior num tridente atacante. Mas, tudo isto vai depender de o Benfica realmente querer investir nestes dois jogadores ou não, pois parece-me óbvio que para ficarem e jogarem os encarnados terão que comprar estes jogadores no final da temporada. E, se não era para isto, não se percebe então o porquê destas contratações. É isto que tem de ser revisto.




P.S. 1: Entretanto, a lista de convocados para o jogo de amanhã, frente ao Estoril, no estádio da Luz já saiu. E, pelos nomes indicados podemos verificar que tanto o Douglas como o Gabriel Barbosa não deverão contar para o clube, devendo saírem já no mercado de inverno. Sendo assim, faz todo o sentido o tom crítico que deixei neste artigo, não para os atletas em questão, mas para todos os envolvidos pela transferência de ambos para a Luz. Estava na cara que se a ideia era esta de utilizar apenas o necessário, não iria resultar. Estamos a falar de futebol. Estamos a falar de equipas. Estamos a falar de jogadores. Estamos a falar de pessoas. Não estamos a falar de peças mecânicas e afins.




P.S. 2: Disse hoje o presidente Luís Filipe Vieira, na apresentação da casa do Benfica da Covilhã, o seguinte:
«Antes do fim deste mandato sonho pagar a dívida do Benfica e hei-de conseguir.»
Talvez seja por esse objectivo que neste momento a aposta seja no jovens e não em Douglas e Gabriel Barbosa cujos passes se jogarem mais de uma série de jogos teriam de ser adquiridos em definitivo pelo Benfica. De qualquer maneira, continuo a não entender porque é que fomos buscar estes dois jogadores, mesmo que fosse para jogarem o mínimo possível. É que para mim, nunca poderiam ser solução num espaço competitivo tão exigente como a Champions, com tão poucos jogos de entrosamento com os colegas. Simplesmente não faz sentido e acho que isto merece um reparo e uma explicação, pois a bem da verdade, os jogadores ficaram a ganhar muito dinheiro para pouco tempo de jogo.


28 comentários:

  1. «sabemos hoje que o Luís Filipe Vieira tentou a todo o custo o regresso do João Cancelo» - Sabemos? Porque Vieira o disse meses depois de o Cancelo ter rumado a Itália?

    «Gabriel Barbosa poderia ser o parceiro de ataque que o Jonas tanto precisava» Aqui discordo um bocado. Parece-me que o Emprestado seria mais uma alternativa para dar descanso ao #Pistolas do que o parceiro de ataque. Como já disse noutro comentário, o Gabicoiso não aumenta o nosso leque de capacidades, só o de opções.

    E mais do que não valorizarmos os que temos, alguns conseguem ainda sair devalorizados. Sim, com Raul à cabeça!

    Não se percebe o porquê destas contratações. Pois não pá, pois, não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As contratações percebesse. A não utilização é que não!

      Eliminar
    2. Não.

      Como já disse noutros comentários, ou o scouting anda a dormir, ou não existe, ou não se percebe Douglas. É mau. Simplesmente mau. Já disse que para ter uma má alternativa ao AA, já cá tinhamos o PP. Douglas devia ser mais. Até ver é mais egoísta e mais velho, só.

      Gabicoiso, concordo que é estranha a pouca utilização, se calhar há coisas extra futebol...

      Mas como disseste anteriormente, Mitroglou está a jogar pouco em Marselha. Para os poucos minutos que lá joga, bem podia cá ter ficado. É que parece que a "insatisfação" de estar em casa era mais administrativa do que do jogador e sempre nos dava mais uma opção...

      Eliminar
    3. Ah, e eu levava menos a sério o que LFV diz. É que segundo ele o Estádio a esta hora já estava pago...

      Eliminar
  2. estes dois sinceramente, o D.D.? pode ser um médio +- mas a defender ? não tem velocidade nem antecipação , o tal Gabigol? estão a brincar ,então a culpa é do treinador? e no Inter ?a culpa era de quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes dois jogam um jogo e passam os 4 seguintes parados. Jogam novamente numa semana para a taça de Portugal ou da Liga e depois ficam os outros dois jogos antes da Liga dos Campeões ou no banco ou na bancada. Como é que se quer que chegam a uma Champions e consigam render de imediato? Para mim, isto é de um amadorismo atroz. Se era para isto, mais valia não terem vindo.

      Eliminar
  3. Contratações teriam sido:

    - Diego Alves GR
    - Bruno Gaspar e Cancelo DD
    - Garay DC
    - Javi Garcia MCF
    - M.Fernandes - Enzo - B.Fernandes - R.Sanches "8"
    - Gaitan MI E

    Reforços, teriam sido estes!!

    O que o Benfica fez esta pré época, foi um FM sem nexo nenhum..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Acho que o planeamento do Benfica foi o correcto. Acho é que o Vitória trabalhou foi com gente a mais... muitas opções atrapalham e não permite ao treinador um maior foco sobre os atletas, nem estes ao modelo de jogo.

      Eliminar
    2. Ora, se houve gente a mais, logo o planeamento correu mal aí ..
      Mas isso, já acontece há muitos anos no Benfica, desde a temporada 2007-08, que o Benfica contrata,contrata é um vicio que parece nunca mais acabar, dp dá nisto, contratasse em quantidade e não em quantidade...

      Por exemplo há quantos anos o Benfica não contrata um GRANDE DD?? Miguel,Maxi e A.Almeida foram adaptações, Nelson Semedo veio da B .. o último "razoável" foi o Nélson que foi contratado ao Boavista em 05 .. Isto sim é um problema! O Benfica para comprar um Rafa por 20M€, não hesita, nem que tenha 10 extremos na A ... mas para comprar um DD à altura .. não há dinheiro..

      Bruno Gaspar, estava ali "ao lado", fez uma época fenomenal, custava muito terem ido buscar o rapaz, ainda por cima, dos nossos e com provas dadas? .. o que fez o P.Pereira no futebol sénior para merecer a sua contratação cerca de uma dzenade jogos interessantes em Itália?

      Garay? Este foi o MAIOR erro da pré época!!Garay, ao vir, é apenas o melhor DC a jogar em Portugal, não brinquemos com coisas sérias sff .. Se Rúben Dias é o futuro, o Luisão esta quase a fazer parte do passado,a vida é assim .. o Jardel é uma incógnita devido ao passado recente de lesões e Lisandro não sabe mais que aquilo, querem me fazer de parvo, a dizer que o Garay, não era necessário? Não,não era, era PRIORITÁRIO!!

      Javi Garcia? Foi para o Bétis por 2M€.. Mas, temos o Fejsa, eu sei que temos, mas o Fejsa joga metade dos jogos num ano,e o Javi faz duas posições e bem, MDF E DC, e fá.las bem,e dp é um líder e um grande jogador..

      M.Fernandes, Enzo, Renato, B.Fernandes, qqer um deles, deveria ter vindo para assumir a posição "8", e todos eles, seriam titulares e dariam uma ao Pizzi a oportundiade onde joga melhor, médio interior direito num losango, como e tão bem, fez o RV na 2ª metade da época de 15-16 ..

      Gaitan, oferecido? Era ir buscá-lo a Madrid, é um dos nossos!! Foi um dos melhores jogadores que vi com a nossa camisola ..

      Enfim, em 2 anos, onde se perde, Sanches, Gaitan, Talisca, Ederson, Lindeloff, N.Semedo,Guedes,Mitroglou ... querem o q,milagres? No futebol não existe, ganha quem for melhor, ganha quem tiver mais qualidade, se o Benfica neste momento tem equipa para ganhar a Liga? Claro que tem,mas!! Nada apaga a VERGONHOSA champions, nem o MISERÁVEL futebol praticado em quase 4 meses de competição..

      Esta é a minha opinião, e nem que o Benfica ganhe o seu 37ºCampeonato, a sua 27ª Taça Portugal, nem a sia 8ª Taça Liga, mudarei de ideias ..

      Eliminar
    3. Há uma coisa que já entendi há muito tempo: o Benfica contrata em quantidade e a baixo custo quando comparado com outros gigantes europeus, porque é a única forma que tem para peneirar o talento necessário para esse nível.

      Ao contratarem vários jogadores de enorme talento na faixa dos 18 aos 23 anos, estamos a aumentar a probabilidade de sucesso de pelo menos um deles vir a ser um grande jogador. Não podemos esquecer que para se ser um grande jogador é necessário primeiro talento. Depois é necessário ter a mentalidade certa. Se apostarmos apenas num desses jogadores poderemos não ter sucesso. E, temos de ver que as nossas receitas dependem muito das vendas de jogadores.

      O Pedro Pereira era mais jovem e já tinha experiência de Calcio. O Bruno Gaspar já era de outra equipa e tínhamos apenas percentagem da venda do seu passe. Acho que foi um excelente negócio.

      O Garay é muito caro. Caro demais para a nossa realidade. É esse o verdadeiro problema que se passa no nosso campeonato. Com um futebol cada vez mais industrializado e profissional, o fosso da nossa Liga para as maiores europeias, é cada vez maior. Hoje em dia o último classificado da EPL conseguia facilmente pagar o vencimento do Garay. É disto que estamos a falar. No eixo defensivo o maior erro é não haver uma aposta séria no Lisandro. Por exemplo, ele está melhor fisicamente que o Jardel, mas a primeira opção para entrar é o brasileiro. Não entendo.

      Javi Garcia voltava cá para fazer o quê? Temos o Samaris que faz bem a posição do Fejsa. Depois, o Manuel Fernandes e os restantes que falaste, para além do vencimento que auferem actualmente, iriam ocupar um lugar de um Krovinovic, ou de um João Carvalho.

      Gaitán a ganhar 5M€/ano limpos, como pagarias? E depois, como e quando apostarias no Cervi e no Zivkovic?

      O Talisca para mim é que deveria voltar se continuarmos a receber propostas destas. Voltar e renovar o contrato com melhoria salarial. Está ali um jogador que poderá dar muito ao clube.

      Acho que o Mitroglou foi bem substituído. Penso mesmo que o Seferovic, para o que tem jogado já tem tantos golos como o grego na época passada por esta altura.

      Sim, nada desculpa a péssima campanha do Benfica na Liga dos Campeões, até porque acho que a equipa técnica teve tudo o que pediram.

      Eliminar
    4. Temos o Samaris... AHAHAHAH! A sério, não desgosto tanto do rapaz como os comentários às vezes deixam transparecer, mas não são jogadores do mesmo campeonato. Não digo que Javi seria a resposta, mas achar que Samaris é uma boa alternativa ao Fejsa, quando não consegue dar metade do que o Sérvio dá, é no mínimo estranho.

      Garay é caro, mas ter o melhor central que actuaria em Portugal não se pagava em campanhas na Champions? E que dizer de Lisandro... É um erro não o termos vendido à mais tempo é, que assim está a tapar vagas a putos que podiam evoluir.

      Mas tu tens uma lógica estranha. Talisca de regresso... Às vezes penso que o teu 11 de sonho dos últimos 5 anos seria qualquer coisa à volta de Roberto; Douglas, Lisandro, Bruno Cortez; Samaris, Sálvio, Felipe Menezes e Jara...

      Eliminar
    5. Hoje és tetracampeão porque quando o Fejsa se lesionou e ficou uma época sem jogar, foi com o Samaris no meio-campo que foste campeão, portanto, mais respeitinho. Para além disso, o grego tem entrado muito bem.

      Quando tinhas cá o Garay nem sequer ias aos oitavos de final da Champions, por isso, como queres pagar com campanhas na Champions? Depois, já alguma vez passou pela cabeça que o jogador pode querer estar é em Espanha?!

      Com o Talisca no plantel, muito provavelmente não estaríamos a jogar em 4-3-3 neste momento. Provavelmente, o Rui Vitória conseguiria manter o 4-4-2.

      O teu último parágrafo é simplesmente desconversar, para não dizer aparvalhar.

      Eliminar
  4. como disseste, as contrataçoes foram acertadas no ponto de vista duma lacuna que tinhamos no plantel (douglas para dd) e de um jovem com tremenda qualidade e potencial de valorização/ oportunidade de negócio (gabigol. o problema para o (falta) rendimento de ambos deve ser mental e aqui destaco por exemplo a chegada do douglas em que pediram para ele nao dizer nada e ele começa com declaraçoes em espanhol para a imprensa e as noticias das noitadas do gabigol... no caso do douglas alem da cabeça havia muita falta no aspecto defensivo que poderia ser trabalhado caso o problema nao fosse atitudinal mas ja vimos que e. no caso do gabigol ele so tem problemas com movimentos sem bola na fase de construção mas ai esta a cabeça nao ajuda e num clube como o benfica isso reflete-se. dai tb o cancelo nao estar hoje num barcelona por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em campo, não vejo falta de atitude por parte destes dois. Aliás, vejo muita atitude. O problema é que os vejo muitos conectados do resto da equipa e vice-versa.

      Acho que esta temporada fomos demasiado ambiciosos em tentar meter a quantidade de jovens no "pipeline" da valorização e potenciação do Benfica. Por exemplo, o João Carvalho e o Diogo Gonçalves não se justificam, neste momento.

      Temos um Filipe Augusto que precisa de jogo para render o que sabe, pois ele sabe e tem um pé esquerdo fenomenal que nos pode trazer muitas coisas a meio-campo que mais nenhum pode oferecer. Contudo, ainda não está àquele nível de que pode carburar. O mesmo se passa com o Cervi, o Zivkovic, o Rafa e o Raúl. Para não falar, no Krovinovic que acabou de chegar.

      A meu ver a ideia deveria passar por incorporar rapidamente estes dois brasileiros, pois têm outra experiência e maturidade futebolística, para depois sim ir trabalhando os outros.

      Eliminar
    2. se vires eles não tem essa experiencia e maturidade que dizes, o gabigol tem 1 temporada de inter e o douglas 1 de barça e 1 de gijon, nao e nada de especial. a atitude no campo nao se ve pk todos querem jogar, mas para jogar e preciso justificar a aposta (as oportunidades sao no treino..) penso que e dai o problema de ambos. sim quanto ao joao e diogo penso que desde o ano passado fazia lhes bem um emprestimo a clube de liga, entretanto plo que vi do joao na champions ele tira o lugar ao pizzi da forma como se apresenta

      Eliminar
    3. quanto ao felipe augusto, acho que ele e bom jogador mas nao e nada por ai alem e ainda por cima nao caiu no gosto dos adeptos dai o melhor e ele sair mesmo

      Eliminar
    4. Pois é alexanderson, mas não te esqueças do capital de experiência acumulado de épocas passadas que os miúdos ainda não têm e esses têm. Por outro lado, podes sempre argumentar a questão do desempenho do treino, mas é aí que depois coloco-te a questão: se não serve para o campeonato nacional, pela atitude no treino, vão servir para a Liga dos Campeões?! Não bate a bota com a perdigota, se me faço entender.

      Eliminar
    5. O João Carvalho tirar o lugar ao Pizzi?! Opá, e que tal gostarem mais do jogo e menos dos artistas?!

      Eliminar
    6. lembra te que na champions o douglas tinha que jogar pk o andre almeida estava com vermelho, ja o douglas jogou este ultimo que foi mais para desenfadar... e da forma como levamos a champions sinceramente ate podiam por os miudos da youth XD eu gosto do pizzi mas ele esta muito em baixo esta epoca do que nos habituou e o joao na champions mostrou ser interessante

      Eliminar
    7. O Pizzi está em baixo porque tem de fazer o trabalho dele mais os dos outros sem bola. Essa é que é a verdade e que pouca gente fala. Por isso o Vitória compreende a frustração do #21.

      Eliminar
    8. Desculpem intrometer-me no vosso debate, mas eu acho que o Pizzi está em baixo porque quer..porque está farto do Mister Fezadas até à ponta dos cabelos.

      Desde o jogo de Baileia que me parece que os jogadores não estão com o treinador. E também me parece que o expoente máximo dessa eventual intenção de entalar o treinador é o Pizzi.

      Se não for isso, alguma coisa de 'anormal' se passa com o Pizzi seguramente: não é normal uma quebra de rendimento tão drástica, depois de 3 anos seguidos a ser o cérebro do nosso meio-campo!

      Eliminar
    9. Ele não está em baixo por estar farto do Vitória ou coisa que pareça. Até porque foi com o Rui que o nível do Pizzi subiu de forma exponencial. É bom que recordemos disso...

      A questão é que ao Pizzi é exigido muito trabalho sem bola, porque os restantes colegas (tirando o Fejsa), ainda não entenderam bem o trabalho sem bola que têm de fazer.

      É por isso que se critica muito o Salvio e o Cervi, mas estes são neste momento, os extremos que melhor interpretam o trabalho sem bola.

      O Krovinovic, é outro que mais do que elevar o nível técnico, tem sabido combater sem bola no meio-campo. Por isso é que o 4-3-3 com ele ganha vida.

      Eliminar
    10. É meter o Lisandro no lugar do Pizzi. O homem tem uma noção de jogar sem bola sem rival no plantel!

      Carvalho no lugar do Pizzi, se não serve para um Estoril como o de Sábado passado, então não sei para que serve.

      Depois gosto de uma certa retórica que por aqui perpassa. Para uns Lisandros da vida, o que faz falta é apostar, para os Carvalhos ou Zivkovics ou mostram em 15 minutos que têm o que é preciso ou é ceder o lugar aos Red Passes da vida... #coisas

      Eliminar
    11. Tu estás a querer formar um onze titular e dar-lhes minutos de jogo para entrosá-los bem e tu agora queres meter o João Carvalho porque ele agora é a última bolacha do pacote?!

      Precisas de ser muito mais elaborado que isso, RB.

      E, quanto à retórica que por aqui perpassa, já olhaste bem para aquilo que pedes? Neste momento, o Rui Vitória está a incorporar o Krovinovic e em certa medida o Cervi e Zivkovic. Mas, tu queres ainda mais?! Isto são processos que estão muito longe de terem os mesmos tempos instantâneos que o pessoal do nesquick está habituado.

      Mais, muito longe está o João Carvalho de merecer uma titularidade, depois do jogo que fez frente ao Basileia.

      Eliminar
    12. Porto-Setúbal-Guimarães: os jogos em que actuaste com Fejsa, Pizzi e Krovinovic no último mês. Claro que não podemos contar com dois jogos da Champions para, mas de quem é a culpa? A juntar a estes, o par Pizzi-Krovinovic tem mais um jogo com o Setúbal para a taça. E não vou até ao período em que Krovinovic integrou os treinos em pleno porque não estou para me dar ao trabalho.

      Eu acho, mas claro que sou só eu, que não havia problema nenhum em meter o JC ou o Keaton Parks, que também lá estava no banco, no lugar do Pizzi frente ao Estoril, uma equipa fraca a vários níveis. O que eu acho é que este jogo era melhor para dar minutos a uma proto-alternativa do que andar a desgastar os mais rodados. Até podias ter feito outra coisa tiravas o Pizzi e metias o Krovinovic, deixando Samaris e JC em relação ao jogo com o Basileia. Pelo caminho davas minutos a titular a Samaris, um tipo que se sai menos mal quando entra de início do que quando sai do banco. É que o Fejsa também convém ser bem gerido... Sobre Samaris, algo mais à frente.

      Eu não quero o JC por ser a última bolacha do pacote. RV no jogo da taça com o Setúbal faz 5 alterações não forçadas em relação ao 11 que defrontou o Guimarães no jogo anterior (a saber Varela por Svilar, Douglas por AA, Samaris por Fejsa, Cervi por DG e Rafa por Red-Passálvio). Ora o Setúbal era uma equipa muito mais estável, no sentido de ter os mecanismos mais bem treinados e assimilados, do que o Estoril nesta fase. Era uma equipa muito mais moralizada do que o Estoril. E nessa altura não houve problema de tirar alguns regulares, dar-lhes descanço e dar o lugar a outros. Varela por exemplo engatou aí para a titularidade que mantém. Cervi ganhou aí os pontos para ser neste momento a aposta regular. Samaris pelos vistos fez o suficiente para merecer a chamada à titularidade em pelo menos mais dois jogos desde lá. Tudo o resto estando bem e rodado, seria este um jogo muito mais útil para se perceber se JC está ao nível de concorrer para o 11 da equipa principal ou não, do que o jogo com o Basileia (com as entradas de Douglas, Lisandro, Eliseu, Ziv, Diogo e Haris).

      E chegamos enfim à retórica que por aqui perpassa. Para Lisandro são precisas mais oportunidades e pelo menos N jogos a titular para mostrar o que pode valer, apesar de estar nos quadros do clube há 4/5 anos e no plantel principal pelo terceiro consecutivo. Para JC, como não levou a equipa aos ombros frente ao Basileia já tem de ir comer mais sopinha. Não alinho nos salvés ao JC em relação ao jogo com o Basileia, mas daí ao jogou mal ou não jogou nada que tu perpassas vai uma grande distância e não concordo nada. Até porque, pela defesa sem fim que fazes de gajos que coleccionam má decisão atrás de má decisão esperava um pouco mais de tolerância.

      Eliminar
    13. Respondendo entretanto ao comentário lá de cima. Não sei se sabes ler bem, mas deixo aqui uma citação minha: «A sério, não desgosto tanto do rapaz como os comentários às vezes deixam transparecer,».

      Samaris é, ou aparenta ser, em alguns aspectos o jogador de sonho para qualquer treinador minimamente exigente. Não se vê aí em noitadas, não se vê aí em entrevistas da treta, quando fala tem sempre uma mensagem positiva e de luta, consegue criar uma boa ligação com a malta adepta, grosso modo tem a mesma atitude quer jogue 5 minutos quer jogue o jogo todo e acredito que treina sempre no máximo. Parece ser a nível de profissionalismo um exemplo. O tipo de jogador que não é uma vedeta e é fundamental quando queres pegar em putos e torná-los homens.

      O senão é que Samaris só tem entrado muito bem se ignorarmos quem é o homem que ele substitui e o que ele faz. Samaris não tem metade do sentido posicional de Fejsa e constrói com menos critério. Por muito que magoe a alma, neste momento Filipe Augusto é melhor alternativa ao lugar do que o Grego. Mesmo assim, repito o que já disse, os dois juntos não fazem um Fejsa.

      O mesmo pode ser dito do Talisca. Tu que segues o campeonato turco, ou a campanha do Besiktas na Champions, consegues dizer que o sentido colectivo do brasileiro melhorou, ou continua a ser o mesmo que tinha na Luz? É que para isso já temos Douglas ou Sálvio. Aliás, para segundo avançado, prefiro o Argentino. É que eu não quero saber se a equipa joga em 433, 442, 244, 451, 4141 ou 306, quero é que a equipa tenha um comportamento em campo à Benfica. O que temos visto não é isso, nem de perto.

      Eliminar
  5. Época mal planeada!Quando quiseram emendar a borrada,só trouxeram refugo e a pressa!Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não foi mal planeada. Para mim, quiseram foi esticar a corda no que ao número de jogadores a potenciar diz respeito.

      Na primeira época de Rui Vitória, foi possível potenciar Lindelöf, Semedo, Sanches e Guedes, porque tudo o resto eram jogadores já feitos e consagrados. Hoje, tens que potenciar, Filipe Augusto, Krovinovic e João Carvalho (3 para posições idênticas), Cervi e Zivkovic (2 para a mesma posição), Rafa e Diogo Gonçalves (2 para a mesma posição), para não falar em Raúl Jiménez...

      Eliminar